A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa

A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa Nicola Chalton...

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Silas-sama 26/04/2022

Corrido!
É, esse último século foi corrido, um boom em diversos aspectos da nossa história. Veio a tecnologia, ciência, lazer, matemática, tudo, como diz a estatística, crescendo exponencialmente, até o que há de ruim, como poluição e desgraças adjacentes.
David AJ 30/04/2022minha estante
Eu penso que não foi corrido, apenas que muita coisa histórica e relevante aconteceu, foi bem movimentado.

JenniferIRSouza 18/11/2022minha estante
Se foi corrido então tá certo. O livro é 'pra quem tem pressa'

Silas-sama 19/11/2022minha estante
Boa ?

Su Martins 18/07/2021

Super recomendo
Terceiro livro que leio da série quem tem pressa. Leitura rápido, interessante e fácil. Recomendo a todos que gostam de história.
Marcos.Santana 19/08/2021minha estante
Como eu faço pra ler o livro

Carlão 10/01/2022minha estante
Muito interessante, recomendo?

@Caroline 22/02/2024

Gostei bastante do livro. Dos que eu li da série até o momento, esse ocupa a posição de 2º melhor livro.

Recomendo principalmente para quem enseja saber mais sobre as Guerras Mundiais. A leitura é rápida, com uma escrita interessante e atual.

Queria Estar Lendo 07/02/2018

Resenha: A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa
A História do Século 20 Para Quem tem Pressa, lançado pela Editora Valentina e cedida para resenha por ela, é uma escolha excelente para quem tem curiosidade sobre os principais pontos históricos do século que mudou o mundo.

Mais um volume lançado para a coleção Para Quem Tem Pressa; é surpreendente o quanto as autoras não perdem os elementos de uma escrita prática e rápida que consegue abordar inúmeros detalhes, como datas e nomes sem tratá-los de forma superficial ou sem importância. Os tópicos podem ser breves, fáceis de ler, mas nunca incompletos. E esse é um dos motivos pelos quais eu gosto tanto dessa coleção. Sempre há algo a mais para saber e um livro assim permite que isso seja feito com muita facilidade.

Antes de cada tema ser abordado propriamente, há contextualização e explicações que nos colocam em pontos que permitem o seguimento da narrativa sem dúvidas ou com falta de informações. Há também notas de rodapé que ajudam a deixar o texto mais completo.

"Espiões, espaço e esteroides:O clima de desconfiança da guerra fria criou a era dos espiões. Agentes secretos, agentes duplos e até agentes triplos estavam por toda a parte. Um deles foi Anthony Blunt, supervisor dos quadros da rainha Elizabeth II, que em 1964, teve reveladas as suas atividades como espião soviético. As polícias secretas dos países comunistas viviam à caça de dissidentes."

O livro se inicia contextualizando o final do século XIX, passando pelas guerras que modificaram a história, o fim do colonialismo e até chega ao início dos anos 2000, com um breve relato do início do século atual e expectativas do novo milênio. Passando por diversos temas, convenientes e relevantes para o século 20, a narrativa mostra um pouco de cada, seus pontos chave e partes mais importantes, dando uma boa base geral de fatos e acontecimentos que não podiam passar em branco nesses 100 anos.

Adoro o tom “jornalístico” da capa, a edição é bonita e bem organizada, mesmo que as folhas sejam brancas, a fonte, margem e espaçamentos facilitam uma leitura rápida e fluida. Além das 200 páginas é claro, o que acho ótimo para quem quer aprender mais sobre a história e não tem muito tempo sobrando.

"Um novo mundo móvel e consumista: Em 1901, a sociedade ocidental era sacudida pelas mudanças sem precedentes do século anterior. Economias agrícolas haviam sido transformadas pela Revolução Industrial: motores a vapor substituíram a energia hidráulica e a de tração animal, sendo agora utilizados em navios, trens e nos primeiros veículos movidos a motor de combustão interna, que os automóveis introduziram por volta do ano de 1890. Máquinas de fiar e tecer transformaram a indústria têxtil. Novos processos criaram produtos de ferro forjado e aço, desenvolveram a mineração do carvão. Estradas foram aprimoradas, ferrovias e canais, construídos. A invenção do telefone e do telégrafo transformou as comunicações."

Cumprindo o que promete, A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa, nos apresenta o essencial para agregar conhecimento à leitores curiosos sobre esses 100 anos tão importantes na história do mundo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/02/resenha-historia-do-seculo-20-para-quem.html

Titi 11/10/2021

Eu estou lendo a série, e esse foi o que mais gostei, as escritoras escrevem bem, e como o livro fala, é um breve resumo, mas tem várias informações e fatos interessantíssimos, o livro foca bastante em politica, então senti falta de alguns elementos, como culturais, que foram muito importante para o século 20. Em alguns momentos da para perceber que as escritoras estão sendo tendenciosas, mas não é algo que atrapalha a leitura.

Passos 25/12/2021

A História do Século XX para quem tem Pressa
Ótima leitura, onde as autoras passam pelos acontecimentos mais importantes do século XX de uma forma simples e objetiva.

Pedrohenriqp 20/05/2021

Bom, mas esperava mais.
Considerando os outros, como "A História do Brasil para quem tem pressa" e a "História do cinema para quem tem pressa", achei esse bem mediano. Apesar de retratar bastantes acontecimentos ao longo do século, os capítulos ficaram enormes e alguns desconexos! Parecia um monte de histórias soltas e o texto acabou confuso, porque ia e voltava em alguns assuntos, levando à monotonia. Demorei consideravelmente para terminá-lo, o que não ocorreu com os outros dois acima. A proposta foi boa, mas acredito que a extensão do assunto não ajudou.

Pri229 17/01/2024

Foi certamente uma boa leitura! Muitos dos acontecimentos descritos foram informações completamente novas para mim por nunca ter visto na escola. Um dos principais pontos positivos é q o livro busca ao máximo dar uma visão do mundo todo e não focar apenas no eixo EUA&Europa.
Infelizmente esse período da história contém inúmeros eventos trágicos e violentos, então a maior parte da síntese é muito dolorosa e triste de se ler.

"De muitas formas, o século 20 foi um século de guerras. Dois devastadores conflitos mundiais, incluindo o Holocausto, foram seguidos por sangrentas guerras civis, ações militares localizadas e genocídios na Iugoslávia e em Ruanda, para citar apenas dois. Muitas das guerras refletiram dois dos assuntos mais inquietantes do século: o nacionalismo militante e o aumento do terrorismo."

Ainda assim, é importante conhecer a história. Recomendo este livro.

Gabriela Leite 20/07/2018

Cansativo
Não é uma tarefa fácil tratar a história de um século inteiro em 200 páginas (na vdd 192). Muita informação, pouca didática. Amo história, mas não achei interessante essa obra não.

Livro razoável pra não dizer ruim, não recomendo!

Arsantes 01/04/2021

Interessante
Me ajudou a ter um panorama geral do século, não tem muitos detalhes, mas a proposta do livro não é essa. No geral estou satisfeito.

Greco 24/07/2021

O livro deveria chamar - A história de como os EUA destrói o mundo. Livro totalmente parcial, que ataca o capitalismo e oculta muitos fatos do Socialismo/Comunismo. Dizer que o Comunismo morreu foi a piada pra finalizar o livro com chave de lata.

Harry.Kitzinger 12/08/2020

Didático
Pode ser um ótimo livro para auxiliar naqueles trabalhos de história.

Kelly899 24/08/2021

A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa, é realmente para quem tem pressa rsrs... Conta resumidamente, fatos que marcaram o século 20, o que permite ao leitor ter uma visão panorâmica sobre tudo e, depois, caso tenha se interessado, se aprofundar, através das leituras de outros livros, nos assuntos que queira.

abrahao.dias 23/04/2021

Bom resumo
O livro cumpre ao que se propõe, ser um resumo da história do sec. XX. O que se torna mais interessante é pelo fato de ser uma leitura rápida você consegui ter uma visão geral do século XX. O livro dá ênfase nas questões políticas e governamentais.

Leandro.Margotti 31/03/2023

Guerras e mais guerras
O livro basicamente relaciona as guerras durante o século XX. Não aprofunda em nenhuma guerra específica e não fala nada sobre outros temas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5