Amal Unbound

Amal Unbound Aisha Saeed

Resenhas - Amal Unbound

Monica 16/08/2022

A educação é a chave essencial para o desenvolvimento: quer falemos da diminuição do fosso entre ricos e pobres, da discrepância entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, ou até, como nos surge em Amal Unbound, de emancipação feminina, a educação é indiscutivelmente uma dádiva que nós tomamos por garantida (porque, cá, ela o é), mas que funciona como uma varinha de condão na transformação de vidas.

Nesto livro de transição entre o infantojuvenil e o jovem-adulto, Aisha Saeed conta-nos a história de Amal, em grande parte influenciada pela Malala Yousafzai, uma menina de doze anos que é inteligente, curiosa e bondosa. Amal e a irmã são as alunas mais inteligentes da escola, e orgulham-se disso, tendo elas ainda um amor-paixão intenso pela aprendizagem. Todo este amor é abalado quando a mãe de Amal dá à luz à sua sexta menina e todos os adultos naquela casa e na vizinhança encolhem-se numa vaga de tristeza. Certamente amarão a menina, isso não se coloca em questão. Fizeram-no antes, com Amal e as irmãs. Mas a escassez de um filho varão é ainda um entrave no seio das famílias paquistanesas nos dias de hoje. A mãe de Amal parece ingressar numa profunda depressão pós-parto que retira Amal da escola para que esta possa ajudar com todas as lidas domésticas. Amal tem um espírito de criança curiosa, corroído pela responsabilidade e os problemas da vida adulta. Ela fica intrigada com a sua situação, claramente é consciente que o facto de ter nascido menina é um obstáculo a que possa caminhar em frente. Numa passagem, o pai questiona-a do que mais precisa ela fazer, que mais precisa aprender, se já sabe ler e escrever. Para uma menina na sua condição, destinada a casar e procriar, não é necessário evoluir. Amal percebe que na sua pequena vila no Paquistão, em que todos partilham o mesmo espírito, em que todas as mulheres atravessam as mesmas pedras no caminho, não há muito por onde fugir. A árvore tem poucas ramificações para ela.

Contudo, tudo muda quando a pouca liberdade que Amal têm é-lhe retirada. Ela é afastada da família, reduzida a uma mera criada numa família com enorme poder económico, e cujo destino é pagar as dívidas que a família teve de contrair, para sobreviver.

É na educação que teve, nos livros que lê, nas pessoas que vai conhecendo ao longo do caminho—velhas ou novas—que Amal aprende a manobrar a sua nova vida e, ainda, procura uma forma de se libertar.

Amal Unbound relata a experiência tão real de milhares de meninas e mulheres, vítimas de uma sociedade que lhes coloca rédeas desde o primeiro dia, e que procuram, às vezes em vão, se libertar, elevar a sua voz, mostrar ao mundo que têm valor. Quantas Amals há por aí no mundo, que se refugiam nos livros, nas revistas, nos amigos, sem perceber ao certo porque é que o mundo funciona da maneira que funciona, sem compreender tenazmente a razão pela qual estão condenadas por simplesmente existirem? É um livro refletivo, que oferece uma mensagem de esperança, mas também um grito de revolta para as idiossincrasias mais nefastas do planeta em que vivemos, das sociedades que criamos, das pessoas lá no alto que vangloriamos e alimentamos. É uma proposta para a maior valorização da nossa educação, um manifesto contra a ignorância. Acima de tudo, é a história da Amal, a menina que sonhou grandes e diversos sonhos e lutou para os alcançar.

Mirella | @readingmirella 31/05/2021

não era o que eu esperava;
peguei esse livro achando que ia ser um middle grade bonitinho, mas ele é um livro TRISTE. a protagonista passa por umas situações absurdas demais e é mais triste ainda pensar que é a realidade de muitas crianças, apesar disso o livro é incrível e o final tem uma mensagem tão positiva :((