Gorda não é palavrão

Gorda não é palavrão Fluvia Lacerda

Resenhas - Gorda não é palavrão

beaney 02/06/2020

Um livro necessário para que possamos compreender o nosso corpo (gordo ou não) um livro sobre gordofobia e principalmente aceitação

Bi Faria 14/03/2020

Capa maravilhosa! E foi uma leitura muito prazerosa, que trouxe muitas reflexões, questionamentos e todo o universo da mulher. É favorito de 2020!
Fluvia nos conta como foi a sua vida, nasceu no Rio de Janeiro e com dois anos foi morar em Roraima, e da sua vontade de morar fora e conquistar todos os seus sonhos.
Com uma tia morando fora, ela viu a possibilidade de viver novos ares, e quando conseguiu ela pode conhecer, presenciar e conhecer novas pessoas.
Trabalhou como babá, dando faxina e conheceu o amor. Até ser vista em um metrô, por uma mulher do mercado plus size.
Ela entregou lhe um cartão e disse para entrar em contato, pois ela tinha um perfil perfeito para ser uma modelo. Isso nunca tinha passado pela cabeça dela, mas resolveu arriscar.
E com isso surgiu uma modelo sem medo das suas curvas, sem medo de ser gorda, de mostrar quem ela realmente é.
E com isso, ela pode conhecer várias histórias de várias mulheres, pois rodou o mundo para fazer trabalhos. E no Brasil ela ficou chocada com a falta de representatividade da mulher gorda, sem ter opções de roupas que lhe caíssem bem e vários modelos.
Além disso tudo, ela nos mostra o quanto nosso corpo é algo especial por ser nosso e por ser único. E o quanto gostar de nós mesmas nos traz felicidade, autoestima e nós recebemos tudo isso em troca.
Não é fácil, mas pode ser um exercício diário, que só vai trazer sentimentos bons. E que não existe padrão, isso é a mídia que quer pessoas infelizes que vão gastar com dietas, tratamentos de estética e psicológicas.
Desde que sua saúde esteja bem, o restante é só alegria!
E a sororidade que deve haver entre nós mulheres, pois juntas somos mais fortes .

Ela tem uma forma muito simples e direta de escrever, você se vê envolvida com que ela representa e você começa a questionar sua vida e como ela pode mudar e a sentir que pode sim, e deve ser feliz. "Sua vida não se resume a aparência." "Ainda há muito o que fazer até chegarmos o dia em que os dígitos da balança ou o tamanho do manequim não vão comandar a felicidade e a autoestima de uma mulher."

Ana Lyra 16/12/2021

Livro pra guardar do lado do coração
Sinto como se o livro tivesse sido escrito pra mim... por praticamente eu ter passado por muito do que ela passou na questão da gordofobia, de as pessoas diminuírem muito das minhas qualidades por eu estar acima do peso ( até hoje não entendo a lógica disso...), nunca me impediu de ser brilhante na carreira nem nada do que eu queria fazer, porém é algo que incomoda nossa auto estima de certa forma. O jeito que Flúvia aborda essa questão é muito maduro, imponente, sincero, "na lata" e sinceramente, deveria ser leitura obrigatória em escolas, para que as pessoas soubessem respeitar as diferenças desde cedo, pouparia muito sofrimento. Adorei, será aquele livro que fica na cabeceira que vou consultar sempre que precisar de lembrar da mulher incrível que sou.

Dressa Oficial 22/05/2018

Resenha - Gorda não é Palavrão
Olá, tudo bem com você?

Resolvi ler "Gorda não é palavrão" sem grandes pretensões e não é que o livro me surpreendeu e muito?

Esse livro serve como uma injeção de auto estima para qualquer pessoa, pois aborda assuntos diversos e não tenho dúvidas que agradará qualquer tipo de pessoa.

Apesar de falar pouco sobre a vida da autora Fluvia Lacerda uma modelo plus size, ela injeta doses de amor próprio a cada página virada, eu amei esse livro e só posso recomendar que você leia e se surpreenda assim como eu me surpreendi muito.

Fluvia conta suas dificuldades em como achar uma roupa para ela aqui no Brasil, e fala que lá fora os tamanhos são totalmente diferentes lá fora não precisa comprar roupas maiores em lojas especiais, qualquer loja de roupas vende diversos tamanhos diferentes e concordo com ela que deveria ser assim em qualquer lugar do mundo, não sei porque toda a indústria seja ela de moda, varejo, comidas e afins sempre costumam ser voltados para o padrão magro e saudável, sendo que a cultura e o tipo da maioria dos brasileiros é não ser tão magro assim, temos peito, bunda e temos que ser felizes com o nosso corpo e assumir sim ser gorda ou assumir seu biotipo seja ele qual for.

"Fomos educados a acreditar que nosso valor como ser humano diminui ou aumenta de acordo com a aparência física. Isso é loucura!
É como se qualquer atributo nosso viesse acompanhado de uma condição que reduz o seu valor. "Ela é tão inteligente, mas é gorda!", "Ela é tão boa mãe, mas é gorda!", "Ela é tão bonita, mas é gorda!". A lista não tem fim. Mas, ainda que esteja na cabeça dos outros, essa loucura toda não pode estar na sua.

Confesso que sempre fiquei e ainda fico chateada se alguém me fala que voltei a engordar, ou como estou fortinha e por ai vai, sempre falo, que sou muito mais feliz agora do que antes, e também não tem nada haver ser mais gordinho ou mais magrinho, continuo a mesma pessoa de sempre, e é isso que a Fluvia nos diz no livro, não serei melhor profissional, melhor mãe, melhor amiga, melhor esposa se eu emagrecer e ficar magra, eu serei quem sempre fui, sendo magra ou gorda, agora ficar refém de uma "moda" que não entra na minha estrutura corporal apenas para ninguém falar nada não vai me deixar feliz, estarei fazendo outras pessoas satisfeitas mas a felicidade não virá de ambas as partes.

Bem da verdade acho que ser feliz incomoda muita gente, muitas pessoas não acreditam que a pessoa sendo gorda seja feliz e realizada com seu corpo e creio que quem fala que o outro esta gordo é porque não se ama.

Depois de explicado os motivos do livro ser maravilhoso, e eu falei que serve para qualquer tipo de situação, estava falando em relação a opinião alheia que dão em nossas vidas, porque não escuto só que sou gorda, escuto que já sou casada a muito tempo e porque não vem logo os filhos, porque não compro uma casa mais perto sou a única que mora longe, a pessoa vai me ajudar a pagar mais caro em uma moradia se eu morar mais perto? vai custear os gastos de uma criança se eu resolver ter um filho? São situações diferentes e lendo esse livro paro para pensar em como as pessoas são preconceituosas com tudo.

Adorei ler esse livro e saber que eu e mais ninguém é responsável pela minha felicidade e se eu quiser ser gorda, não ter filhos e morar longe de todos é uma escolha minha que me faz feliz e pronto acabou, nada de se importar com a opinião alheia e bora ser feliz meu povo.

Beijos

Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2018/01/resenha-gorda-nao-e-palavrao.html

Gracielle.Lopes 18/10/2019

Inspiração
Fluvia nos conta sua trajetória e visão de mundo de forma leve, real, de leitura fácil, nos inspirando com sua coragem e alegria de viver, expondo a gordofobia existente no mundo da moda e tbm em outras áreas da vida.