The White Book

The White Book Han Kang

Resenhas -

Bruno.Dellatorre 05/11/2023

O livro mais difícil dela, talvez
Han Kang é imprevisível. Já li seus outros livros lançados no Brasil, e é impressionante como eles não tem nada a ver um com o outro. Cada um é um ponto fora da própria curva.
Em 'O livro branco', ela escreve sobre essa que é a cor do luto na cultura coreana. Em capítulos curtíssimos (que pareceriam microcontos se não estivessem conectados pelo mesmo fio e poesia se não estivessem em prosa), ela traz imagens brancas, momentos de quietude, instantes que não significam nada, pelos quais passamos em total mudez e solidão.
Pesadíssimo, embora não da forma como você espera.
É uma obra permeada não por acontecimentos desagradáveis, mas por uma atmosfera densa, negativa, enevoada, branca.
Limpa, bonita, deprimente.
E estranha.
Não é pra todo mundo. Mesmo.
França 09/11/2023minha estante
Nem passo perto....

França 09/11/2023minha estante
Nem passo perto....

Bruno.Dellatorre 11/11/2023minha estante
Kkkkkkkk

maria 24/10/2023

Muito bom!!
?Each moment is a leap forward from the brink of an invisible cliff, where time's keen edges are constantly renewed. We lift our foot from the solid ground of all our life lived thus far and take that perilous step out into the empty air. Not because we can claim any particular courage, but because there is no other way. Now, in this moment, I feel that vertiginous thrill course through me. As I step recklessly into time I have not yet lived, into this book I have not yet written?

Esse trecho logo no início já me pegou, o resto é igualmente bom!

Primeiro livro da Han Kang que leio e com certeza não vai ser o último!

Lorena Almeida 06/07/2023

Poético
Eu não entendi muito a razão desse livro existir, talvez pro autor superar o luto de uma irmã que ele nunca conheceu, mas eu achei a leitura fraca,talvez pela poesia do coreano se perder na tradução, mas certo ponto eu achei que o autor ficou sem nada para escrever e começou a mencionar coisas aleatórias,ainda mais que esse livro é bem curto, eu não recomendaria.

Sabrina758 06/03/2023

Han Kang é uma das autoras que pretendo ler absolutamente tudo que publicar, por amar a sua escrita e visão de mundo. Em The white book ela vai discorrer sobre objetos, situações e lembranças que a remetem à cor branca.

Cheio de relatos intimistas e pessoais, ela vai traçando um caminho, de forma poética, e o leitor é convidado a compreender e refletir sobre as nuances dessa atração pelo branco e a história além disso. Muitas vezes se tratam de dor, vazio e solidão, especialmente tocando no ponto da primogênita da mãe, um bebê natimorto do qual ela só pôde imaginar, mas que cresceu ouvindo a respeito.

Han Kang também traz a força da natureza, delicadeza e felicidade associadas a cor branca, de um jeitinho único e original. Esse livro me pegou de surpresa, pela simplicidade carregada de significados. Não é o meu favorito dela, mas me rendeu boas marcações.

woannabe 08/02/2023

Poesia em prosa
"(Though this eternity is in fact illusion: the earth will one day vanish, everything will one day vanish), the fact that our lives are no more than brief instants is felt with unequivocal clarity."

Esse livro é de uma poesia tão sutil que é lindo. Mesmo falando sobre coisas normais do dia a dia e sobre a vida é tão bonito de graça.

Terceiro livro da Han Kang que leio e ela conseguiu mais um vez me impressionar. Han Kang meu amor, vc é tudo para mim, mesmo que as vezes eu não entenda nada. Saiba que eu te amo.

gabrielly 15/10/2022

han kang
eu conheci essa autora quando o namjoon recomendou/citou o ?human acts? que também é dela, eu comecei a ler e gostei bastante mas do nada me deu vontade de ler esse, então? ?

gostei bastante do livro, é uma escrita bem poética e interpessoal, já logo imagino que o trabalho de tradução seja bem complicado já que coreano pra inglês tem a estrutura bem diferente

ser honesta não costumo ler livros assim mas gostei, pretendo ler os outros livros dela (terminar human acts).

?If she believes that she has never been shattered, she can believe that she will be shattered no more.?

juhandbooks 07/08/2022

Boa surpresa
Sempre tive curiosidade de ler algo da Han Kang e decidi começar por esse já que ele é mais curtinho. A escrita da autora é super poética, muito linda mesmo. Gostei do livro, só fiquei um pouco perdida no início. Foi interessante saber mais sobre pensamentos da autora em relação a cor branco, e em como ela tem papéis e impactos diferentes em diferentes cenários e circunstâncias da vida. Acho que esse é um livro que merece uma releitura no futuro (que já planejo fazer!) para conseguir absorver tudo que a autora quer nos mostrar.

Jorel 08/11/2021

Sangue de Patativa
A primeira lamparina emperra sempre na lágrima do ressalto da madeira
Sua palavra a procurar caminho no enforco da pele-língua
o grito num contorno de solitude deslapidada, genuína,
Inteiriçada sepultada entre ossuários de um rubro pretérificado,
A lembrança esfumaça o impermeável abotoado de germinações,
Abre nova amplidão no compartimento de limbos-caracóis,
antes aqueles círculos tentavam crucificar o tempo,
Tal qual Ninho de ovos quebrados, substância do pavio corporal
O translúcido presidindo ao nada, o amarelo dos quase-bicos
As chamas se moviam em piparotes cardumênicos,
pobre arrozal submerso
Incapaz de presenciar a dança que arrepiava as lápides das almas.

Lud 23/06/2021

poesia pura
han kang eu queria que você entrasse aqui em casa e me socasse, só que com palavras. um beijo amor
Amanda 11/02/2022minha estante
oi lud!! onde vc comprou esse livro? pediu online?

Lud 13/02/2022minha estante
oii amanda!! então, peguei um pdf em um bot do telegram e passei pro kindle, quando fui procurar só encontrei versões físicas muitooo caras?

Amanda 13/02/2022minha estante
exatamente ? 500 reais na amazon... (em português), vi uma versão mais barata na estante virtual, em inglês. pensando em comprar

Lud 15/02/2022minha estante
É UM ABSURDO!! eu li em inglês msm e achei uma leitura super fluída, se você tiver interesse mesmo, compra!! é um livro incrível

gabi 09/04/2021

Amei esse livro!!
Tem poemas incríveis e a autora possui uma voz bem única. É um livro muito pessoal  e vulnerável, é muito interessante a visão dela sobre a cor branca e sobre o impacto dessa cor na vida das pessoas. Esse livro me deu uma visão totalmente diferente e nova. Tem alguns poemas e assuntos bem pesados, aconselho dar uma pesquisadinha antes de ler ;)

eduarda2470 06/03/2021

...
achei chato porque não gosto muito desse literatura poética e pessoal, prefiro uma ficção mesmo (mas faz parte cair nesse tipo de livro uma vez que não costumo ler sinopse antes de começar um livro novo kkkkkk). gosto dessa autora então não foi problema ler.