Guerreiros de Deus

Guerreiros de Deus James Reston Jr.

Resenhas - Guerreiros de Deus

otniel.depaula 01/12/2015

Ótimo livro
Trata-se de um relato detalhado da terceira cruzada, o autor descreve de forma instigante a vida dos dois maiores personagens dessa verdadeira saga medieval, cheia de intrigas e brigas politicas. O livro nos apresenta detalhes da biografia de Saladino, o grande herói muçulmano e sua determinação em unir o povo islâmico, e também do rei inglês Ricardo Plantageneta ou Ricardo coração de leão como ficou conhecido devido a sua bravura no campo de batalha, bravura esta que lhe valeu o apelido de “Melek ric”. Uma aventura épica narrada de forma envolvente do inicio ao fim.

Shaftiel 18/01/2010

História romanceada
Guerreiros de Deus conta a história de dois dos principais líderes que batalharam nas Cruzadas. Um deles, do lado cristão, é o rei inglês Ricardo Coração de Leão, um homem controverso, talvez mais interessado em guerrear pelo seu país do que em governar o mesmo. O outro é Saladino, representante do islã, respeitado até mesmo entre seus oponentes.

Os eventos que marcam o encontro desses dois líderes são cruciais para as cruzadas, ocorrendo logo após a batalha de Hattin, quando Saladino massacrou os cristãos. Desnecessário dizer que, apesar do poderio do líder muçulmano, a estupidez cristã foi uma das maiores aliadas para a vitória.

Ricardo não foi tão estúpido no sentido idiota como seus predecessores como Guy de Lusignan, mas teve sua dose de estupidez assassina, algo nem sempre bem demonstrado nesse livro. Mesmo assim, a história de Guerreiros de Deus é interessante de ser lida. Não tem um conteúdo acadêmico, mas sim de demonstração dessas duas personagens ao público leigo. Justamente por isso, eu recomendo a leitura para so interessados na história das cruzadas e na introdução a essas duas figuras.

Drica Bitarello 16/11/2009

Leia e releia
Apesar de ser classificado como um documentário, o livro foge completamente da linguagem acadêmica. A narrativa é ágil e entremeia objetividade histórica com passagens romaceadas que revelam, muito mais do que elaborados perfis psicológicos, as personagens fascinantes de Saladino e Ricardo Coeur de Lion.
Um livro delicioso de ler, repleto de informações, curiosidades e detalhes, embasado numa extensa bibliografia.
5 estrelas para ele!

Wes Janson 18/01/2009

A vida de dois grandes guerreiros e líderes em lados opostos
A Terceira Cruzada reuniu em lados opostos dois dos maiores líderes e guerreiros que a História já viu: Ricardo Coração de Leão e Saladino. Homens que inspiravam o melhor de seus comandados, e agiam acima de tudo com honra.
Grande lição para os líderes munciais de hoje.