Ascensão

Ascensão Thiago Drumond

Resenhas - Ascensão

Vanessa Boedermann 19/12/2017

Ascensão | Blog Corredora Literária
Adentramos no continente de Kargeth mais precisamente no Deserto Negro, local onde agora vivem os Orcs Negros sob forte opressão de Tardash.

Nosso protagonista é Blorgk que não é o orc mais forte, porém é o mais inteligente, persuasivo, idealista e “humanista” que já pude presenciar em uma leitura.

Nesse livro temos a possibilidade de ver com outros olhos a vida comum que os orcs levam, conhecemos suas famílias, forma de sobrevivência, como funciona o comércio entre eles, a interação com as demais raças e até mesmo a divisão de classes sociais.

Eles deixam de lado aquele papel de seres perversos e sem escrúpulos para se mostrarem seres comuns com sentimentos e ideais plausíveis.

A narrativa se inicia freneticamente com cenas de combates que são bem descritas pelo autor e deixam tudo muito real, há até mesmo uma orc fêmea nas batalhas.

Ao longo da história depois de vários corpos ao chão Blorgk consegue algumas alianças bem sucedidas e outras nem tanto, para entender o porquê você terá que ler.

Quando os personagens necromantes e mágicos entram em cena transbordam a realidade das batalhas do livro.
A propósito o autor inseriu uma espécie na trama que eu nunca havia visto em outras obras e confesso que fui surpreendida.

Quero ressaltar o capricho do autor com essa obra, a ilustração da capa é muito bonita, diagramação perfeita o que faz a leitura fluir. Cada início de capítulo há uma ilustração, os mesmos são bem divididos o que também colabora para não perder o ritmo.

O autor me deixou querendo ler o livro seguinte, pois algo acontece no meio para o final da trama que me fez pensar se o protagonista irá continuar no caminho correto ou desviará seu caráter mesmo que inconscientemente.

Adorei a proposta de um livro focado na vida dos Orcs. Cheguei a ficar com pena deles diante de suas diversas dificuldades no convívio em sociedade. Na verdade durante a leitura comparei a nossa vida, as alianças políticas e troca de favores que são feitas em benefício e conforto próprios, onde sempre tem alguém no topo querendo tomar vantagem pisando em cima dos demais.

O livro é curto e muito intenso, mostra muito o potencial da escrita do autor. Pra quem ama batalhas frenéticas esse livro é um prato cheio.

Uma trama envolvente que tem que ser lida por você! Mais uma obra nacional com muita qualidade e criatividade.

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com
Thiago Drumond 19/12/2017minha estante
Muito obrigado pela resenha Vanessa !! :)

Caieera 26/12/2017

Muitas vezes - para não dizer sempre - os orcs são considerados vilões, cruéis, selvagens sem honra e misericórdia. Mas na obra de Thiago Drumond, nós temos uma outra visão.
No livro acompanhamos a história de Blorgk, um orc negro cansado de ver seu povo vivendo na miséria, explorado e humilhado por outras raças e com sua honra ferida. Assim, ele toma a iniciativa de unir os orcs espalhados pelo Deserto Negro e lutar para derrubar seu atual líder. Sua fama se espalha por Kargeth a ponto de conseguir apoio de outras raças, e importantes contribuições para sua força militar.
Como uma grande fã dos orcs do Warcraft, fiquei bem empolgada com o livro. Em Ascensão a história flui facilmente, os personagens principais interagem muito bem e consegue entregar o que promete: uma raça menosprezada buscando apenas a sua sobrevivência, e disposta a lutar até a morte para alcançar seu objetivo. Chamo atenção para alguns detalhes que precisam ser trabalhados pelo autor, como a narrativa e desenvolvimento de mais alguns personagens. Mas é uma história promissora e acredito no futuro dos Orcs Negros na literatura nacional! Ansiosa pelos próximos volumes
Thiago Drumond 26/12/2017minha estante
Obrigado pelo carinho e avaliação !! Que bom que gostou. :)

Gleyzer.Wendrew 13/01/2018

Geralmente, quando pensamos em orcs, seres grotescos vêm à nossa mente. Dentes podres, sujos, nojentos, pulando para fora de bocas descarnadas. Pensamos em seres das trevas, burros, meros coadjuvantes. Essa é a imagem que me vem à cabeça. Aposto que na sua também...

Esqueça isso. De uma vez por todas...

Em Ascensão, o autor quebra essa imagem; despedaça-a em milhares de pedaços. Mas o Thiago não apenas destrói. Ele vai além, inova. Faz o que poucos fizeram.

Ele dá vida.

Seus orcs fogem do convencional. Não são criaturas, são criadores. Não são escravos, são mestres. Não pertencem às trevas. Eles são as trevas. E por isso eles são tão... humanos. Seus gestos, suas vozes, seus hábitos, suas ambições... Tudo é tão natural que você até mesmo se esquece que está acompanhando a jornada de seres que eram desprezados pelo Universo da Fantasia.

Sim, "eram". Depois desse livro, você reverá seus conceitos.

GW
Thiago Drumond 01/02/2018minha estante
Obrigado pela resenha Gleyzer. TMJ

Evandro.Atraentemente 31/01/2018

Ascensão – Crônicas dos Orcs Negros é o primeiro livro do autor Thiago Drumond em 2017. Em um reino dividido entre Homens, Anões, Elfos e Orcs, a paz aparentemente prevalece se firmando na desigualdade entre os povos, privilegiando os poderosos.

Kargeth é um grande continente onde quatro raças travaram uma enorme batalha anos atrás. Anões, Elfos e Homens se uniram para combater os Orcs Negros, evitando que expandissem seus domínios e os expulsando das áreas mais produtivas, onde os recursos eram abundantes. Após a morte de seu líder nessa grande guerra, um novo Orc subiu ao poder e se submeteu aos inimigos através de um acordo que o favorecia diretamente, enquanto o resto de seu povo sofria com humilhações, fome, miséria e escassez de água.

Os Orcs Negros viviam, desde então, exilados ao sul do continente de Kargeth, em uma região conhecida como Deserto Negro. Lá vivia Blorgk, um jovem ferreiro que não aceitava as condições miseráveis de seu povo, enquanto o tirano Tardash, o novo líder de seu povo, vivia cercado de regalias dentro de um castelo na cidade de Oásis Negro. Dessa forma, Blorgk acaba reunindo bravos guerreiros dispostos a tomar o poder e reconquistar os Campos Verdejantes, um território ao norte do Deserto Negro que foi tomado pelos Homens na última guerra.

Mirka, Vrash, Rark e Trarg, cada um com suas características e diferenças terão que unir força e inteligência para enfrentar juntos com Blorgk seus piores inimigos, contando com o apoio dos poderosos Necromantes. O poder de novas alianças pode surpreender um mundo dominado pelos fortes que governam impondo medo e violência. Thiago Drumond, fascinado por livros de fantasia e medievais desde criança, insere o leitor em uma jornada em busca da liberdade em uma terra fantástica com direito a Goblins e Draconianos.

Em cada etapa percorrida por Blorgk e seus amigos, novos desafios são apresentados mostrando que a batalha não será tão fácil. Em um enredo repleto de lutas e magias o autor nos mostra os Orcs de uma forma diferente dos ângulos que normalmente são retratados. Além de exímios guerreiros, eles vivem em sociedade, são inteligentes e buscam viver em harmonia com as outras raças formando alianças de forma igualitária, mas serão capazes de tudo para reconquistar a dignidade perdida. Aqui, acabamos realmente torcendo por essas criaturas.

O livro tem 200 páginas, letras confortáveis, folhas amareladas e papel de qualidade. A capa está linda e cumpre o papel de nos inserir no universo dos Orcs. A diagramação está muito bem feita, com a imagem da capa em preto e branco na abertura de cada um dos 16 capítulos (a imagem poderia ter ficado um pouco mais clara, mas passa exatamente a ideia do que podemos encontrar no enredo). A revisão cometeu alguns deslizes, mas nada que atrapalhe a leitura. O autor tem uma escrita simples e dinâmica, focando no essencial. No enredo tudo acontece rapidamente, com ênfase nas ações e batalhas, que poderiam ficar ainda melhores com uma pitada de suspense antes e durante os grandes confrontos. Esse fato agradará àqueles que gostam de um ritmo de leitura mais ágil, mas por outro lado deixa a vontade de conhecer com mais detalhes cenários e personagens em sua individualidade. Falando em personagens, todas são bem construídas e apaixonantes, a ponto do leitor se lamentar ao perder alguém pelo caminho...

O enredo nos mostra a possibilidade de que raças diferentes possam viver e compartilhar seus objetivos em prol de um bem maior, embora nem sempre seja fácil. Também mostra que o poder que se tem nunca basta e sempre haverá o que conquistar. O enredo é bem finalizado, e nos faz imaginar o que teremos pela frente no segundo volume, prometendo mudanças e um novo rumo para Blorgk e seus aliados. Pelo que parece o volume 2 sai ainda esse ano.

site: http://www.atraentemente.com.br
Thiago Drumond 01/02/2018minha estante
Obrigado pela resenha Evandro, fico feliz que tenha gostado. Abraços.

Vita Literária 07/01/2019

Resenha “Ascensão Crônicas dos Orcs Negros - Thiago Drumond” Editora Kimera, 196 páginas/2018 - Fantasia
⚔️Uma aliança feita entre os Elfos, Anões e Homens acabou marginalizando e oprimindo os Orcs Negros e demais raças. Seu líder atual além de corrupto visa o próprio bem.
Um guerreiro inconformado com a miséria que os Orcs passavam decide começar uma rebelião, tomar o poder, retomar o que foi retirado e melhorar a vida do seu povo. Com a ajuda de seu amigo necromante, será que Blorgk vai conseguir aliados para essa missão e enfrentar essa situação?
. . 👩🏻‍💻 O autor criou uma mitologia diferente, interessante e incrível envolvendo os personagens com um protagonista Orc forte e decidido. Focado nas conquistas a narrativa é direta mas um tanto previsível, a escrita é simples permitindo acabar rápido a leitura. O final deixa um gancho perfeito para a continuação da trilogia. Acredito que o autor aprofunde mais a história, os seres míticos, os desafios e a mitologia criada, nos próximos livros. Uma edição super caprichada com ilustrações muito bem feitas e ainda um mapa para acompanhar e se situar nas batalhas.
👨🏻‍💻Curiosidades/Autor:
minha inspiração foi que geralmente nos livros, filmes e séries os orcs são apresentados como maus. mas não mostram o motivo por serem maus. a maldade é atribuído a natureza deles. Achei que podia fazer uma história diferente mostrando que eles não são maus, pois toda história tem 2 lados. Levou 8 meses para escrever o livro.
👨🏻‍💻O autor mora no Rio de Janeiro com sua esposa e filhas. É Biólogo Marinho mas desde criança é fascinado por livros de fantasia e medievais. Deixou de ser leitor para se aventurar a escrever o gênero que mais gosta. É seu 1º livro de fantasia, o 2º foi lançado em Outubro de 2018 e quer lançar o 3º e último da trilogia esse ano.

site: https://www.instagram.com/vicioliterariobylu/

Juliana 16/01/2019

Ascensão, primeiro volume da saga Crônicas dos Orcs Negros, é ambientada na fictícia Cidade do Oásis, no continente de Kargeth. A cidade passou a ser governada por Tardash após uma guerra entre as quatro raças de Kargeth, na qual homens, anões e elfos haviam se juntado contra os orcs negros. Com a morte antigo líder e a desvantagem dos orcs, Tardash desistiu da batalha, fechando acordos econômicos com as outras raças e conseguindo a paz entre as raças, o que custou aos orcs negros impostos abusivos e péssimas condições de vida. Enquanto seu líder morava em um belo palácio desfrutando do bom e do melhor, a população sofria com a fome e a miséria.

É nesse contexto que nasce a revolta e insatisfação de todo um povo, personificadas em Blorgk. Esse trabalha como ferreiro com o tio e sonha com melhores condições de vida. Após participar de um torneio que ocorre a cada estação, Blorgk reúne um pequeno grupo de orcs negros que conheceu no evento para tomar o poder de Tardash e dar igualdade ao povo da Cidade do Oásis.

“ – Simples! Vamos começar uma rebelião e se der tudo certo, tomar o poder para nós.

(…)

– Você só pode estar de brincadeira, o que simples orcs como nós podemos fazer para mudar a situação?

– É por causa desses pensamentos que nada muda, (…)” – pág. 34

O livro tem um claro teor político que, de cara, conversa muito com todos nós. A sensação que tive enquanto passava as páginas é que Thiago Drumond colocou em sua obra nossas maiores insatisfações diante de altos impostos e falta de políticas que nos atendam, enquanto que nossos governantes vivem no luxo de enormes casas, desfrutando de refeições abastadas. Thiago, porém, deu um herói à sua história, que, ao contrário das outras pessoas, não se achava pequeno demais para fazer a diferença por si e pelos outros.

Blorgk toma o poder de maneira icônica, invadindo o castelo de Tardash e enforcando-o na frente de toda a população. Com isso, toma as devidas providências para dar ao povo uma vida digna: ninguém compra nada, todos plantam e trocam uns com outros; todos possuem um lugar para morar e o líder não mais vive num castelo isolado de todos por uma enorme fortificação – Blorgk e sua companheira Mirka passam a viver em uma tenda como todos os outros, de fácil acesso a quem quiser falar com eles e comendo das mesmas refeições que seu povo.

A história narrada em Ascensão atrai não só por ser protagonizada por um ser que geralmente é colocado na parte ruim da história, um orc, mas também por ser “apenas um orc” lutando para fazer a diferença. Porém, senti falta de um pouco mais de detalhes dos processos de tomada de poder e territórios e das normais fatalidades e falhas, pequenas ou grandes, nesse tipo de plano, o que em geral não aconteceu nas batalhas de Blorgk. Desde o início, as coisas ocorreram muito bem e de maneira muito rápida, de forma que eu esperei um final no qual tudo dava errado, mas que só deu errado na vida pessoal do protagonista.

Histórias com orcs, elfos e anões não costumam povoar a minha estante, e por isso ter lido Acensão me fez sair da zona de conforto, e de maneira positiva. Ainda que de maneiras romantizadas, Blorgk manda uma mensagem de que não somos pequenos demais para lutar pelo o que acreditamos.

site: https://cafepoetisa.wordpress.com/

Wesnen Tellurian 25/08/2019

ORCs: VILÕES POR MOTIVO OU PELA APARÊNCIA? | Ascensão: Crônicas dos Orcs Negros (Thiago Drumond)
Quem disse que ORCs não podem ser protagonistas? Eles não têm culpa de nascerem com a aparência que possuem. Mesmo assim, foram subjugados por outras raças, que se julgaram na condição de serem o privilegiados. Confira essa treta racial e de poder na resenha do livro "Ascensão: Crônicas dos Orcs Negros", do escritor Thiago Drumond.

A resenha é em vídeo e está no vídeo do Canal KrossOver, no Youtube, e disponível aqui no link e na aba de vídeos.

site: https://www.youtube.com/watch?v=BZDAH5FJd4E