Impressões da Idade Média

Impressões da Idade Média Ricardo da Costa

Resenhas - Impressões da Idade Média

Carlos_e_Bianca 20/03/2021

"Uma voz que clama, solitário, no deserto da ideologia"
Que livro fantástico!! O prof. Ricardo da Costa nos apresenta o que realmente interessa ao mundo de hoje, pois, se não pouco explorado, ao menos não divulgado o quanto merece: a Alta Cultura Medieval que ajudou a moldar as bases da Civilização Ocidental.

O livro se separa em quatro seções que são História, Literatura, Filosofia e Artes, e em cada seção tem três artigos sobre assuntos diversos dentro daqueles respectivos temas. Alguns artigos se encontram no site do professor e outros são artigos inéditos.

Recomendo demais!

vcheliga 23/03/2018

Um Ótimo Livro Sobre Idade Média
Um bom livro sobre a Idade Média, que nos dá um panorama geral daquilo que é a Idade Média. O grande ponto do livro é a ponte que ele cria com o mundo atual e nos mostra que fomos roubados durante o caminhar histórico daquilo que seria a evolução natural do que foi a Idade Média. E a herança atual que temos é muito pior do que se continuássemos a caminhar e crescer dentro do espírito medieval. "Seja como for, o que as sociedades tradicionais, pré-industriais nos mostram é que os sentimentos eram muito mais sentidos, e que a vida era muito mais intensa do que muitas vezes costumamos pensar. Por isso, a dor do luto também era mais vivida, mais sofrida, mais sentida. O mundo era mais intenso. Era.

HenriqueV5 30/06/2020

Essencial para compreender a civilização medieval
Ricardo da Costa reuniu neste livro artigos que ele mesmo escreveu relacionados a idade média, todos muito bem escritos, recheados com uma vasta biografia. Este não é um livro com assuntos "batidos" sobre a idade média, nada de batalhas, cruzadas, ou traições nas cortes. O autor trás do fundo do mar da história algo mais belo e pouco visto. Para se compreender a história de qualquer época é preciso, além de estudar os aspectos políticos e sociológicos, estudar a literatura da época, a música, a arte e a filosofia. Infelizmente, poucas pessoas hoje se interessam por esses aspectos tão essenciais, principalmente quando se trata do período medieval.

O autor presenteou-nos com 12 maravilhosos artigos -- todos com imagens -- que tratam sobre: o luto das mulheres; Maomé e o Islamismo segundo a visão do Cristãos; a música; a língua e os poemas (Catalã, Castellano e Portuguesa); a novela Curial & Guelfa (clássico da literatura medieval); epistolários medievais e o Eu amoroso de Bernardo de Claraval; filosofia clássica (fonte dos medievais); a Eternidade na filosofia de Ramon Llull; a anamnese estética de Umberto Eco (a beleza na idade média); a arte gótica nas catedrais de Chartres e Amiens; a estética do corpo na filosofia e na arte; a incrível história do Martir Tomás Becket e suas representações na arte.

Este é um livro fundamental para quem quer compreender a civilização medieval. Leia de forma atenta, saboreie aos poucos. Analise as imagens devagar. E lembre-se: o período medieval é de 1000 anos, a escola nunca nos ensinou de forma correta, esta obra talvez mostre para alguns algo que jamais imaginasse que existia.

Pontos positivos:
- Linguagem fácil e agradável.
- O repertório de imagens é primoroso.

Pontos negativos:
- As imagens se encontram todas no meio do livro, acho que ficaria melhor se estivessem juntas com os artigos.

Vicent 07/06/2020

Ponto de partida para uma outra época
O livro traz vários artigos, alguns exclusivos outros já disponíveis por aí, sobre temas variados relacionados à Idade Média. Não só por isso, mas também por possuir muitas referências bibliográficas, o livro serve como um ótimo ponto de partida para quem quer se aprofundar em algum tema. Admito que alguns artigos achei confusos e o estilo não me foi normal, mas em geral foi uma boa leitura.