Tresvario

Tresvario Epitácio Carvalho

Resenhas - Tresvario

fabio.bahia.167 30/10/2017

"Tresvario", um fascinante romance de Epitácio Carvalho
A mim, muitos referenciais impressionaram na leitura e tentativa de análise deste romance. Desde a escrita com ricas variações estilísticas e lexicais que propiciam uma agradável leitura rítmica, diria até musical, como também dotadas de importante poder, de afastar temerosos fantasmas das obras romanescas: períodos monótonos ou tediosos. Perpassando por boa temática e enredo além da esmerosa tipificação qualitativa de personagens em descrições equilibradas e apropriadas para a importância específica de cada personagem na trama, que modulam em profundidade ou traços físicos ou ainda características marcantes que se tonam em identidades plausíveis.
Adicionalmente, o autor, conseguiu o que ponho em maior mérito, na função de escritor-equilibrista conseguiu equacionar um linguajar misto de erudito e popular regionalista, de forma tão cômoda que não causará problemas a leitores iniciantes nem desencanto a experimentados.
Pude identificar e associar muito traços regionalistas de vossos personagens a pessoas de minha própria vivencia como também personagens ficcionais típicos que se avivaram em minhas saudosas lembranças (por sinal, sou-lhe grato por isso), durante esta leitura. Audaciosamente, concluí que provavelmente, muitos lhe devem ser também, a seu modo, familiares, pois supostamente deve tê-los aqui posicionado pela similaridade e caráter marcantes.
Excelente história, o livro Tresvario. Um realístico drama humano com boa gama de personagens, que transmitem verossimilhança ao ambiente que permeiam o personagem cerne, como também nos parecem acessíveis ao nosso dia a dia, mas sem que, no entanto, denotemos tantos traços distintos que o autor nos revelou. Congratulo também, o autor, pela forma habilidosa com que fez uso dos vastos recursos empregados, mantendo a coesão ativa e respaldo nas atitudes e dos personagens.
Leitura recomendadíssima!