A Ciência da Meditação

A Ciência da Meditação Daniel Goleman
Richard J. Davidson

Resenhas -

Gabriel Seixas 05/05/2020

A prática é o caminho, o início, o meio e o fim
Antes de começar este livro, já havia acumulado algumas horas de leitura e prática em meditação. É sabido popularmente seus benefícios como também suas dificuldades para começar. Acredito que muitas pessoas possuem essa vontade mas não sabem por onde, ainda mais em tempos de excesso de informação e aplicativos no celular. Ao me deparar com esta leitura nos tempos atuais, consigo perceber uma relação dela com livros bastante vendidos atualmente, como "Foco", "O Poder do Hábito", "Homo Sapiens", "A sutil arte de ligar o f*da-se", "Inteligência Emocional", "A Única Coisa" entre outros. Histórias de dedicação exclusiva num objetivo só. E qual o resultado? Chegar mais próximo daquilo que deseja.

Parece simples né? Dentro de nós existe uma cadeia complexa que mistura desejos, necessidades, vontades, direitos, deveres, sonhos, pensamentos, passado, presente, futuro, ambições, medos, angústias, alegrias, tristezas, raiva, orgulho, compaixão e muito mais. Como lidar com tudo isso? Segundo os autores: "seja qual for a forma específica assumida, praticamente todo tipo de meditação exige um retreinamento da atenção."

Esse acredito ser o ponto chave: retreinamento da atenção.

Eles também pontuam algumas consequências desse retreinamento:
Atenção seletiva, a capacidade de focar um elemento e ignorar os demais;
Vigilância, manter um nível constante de atenção no decorrer do tempo;
Alocar atenção de modo a notar mudanças pequenas ou rápidas no que vivenciamos;
Foco na meta, ou “controle cognitivo”, mantendo uma meta ou tarefa específica em mente a despeito das distrações;
Metaconsciência, ser capaz de acompanhar a qualidade da própria consciência — por exemplo, notar quando a mente divaga ou cometemos um erro.

Mente de macaco e Metaconsciência. Dois novos termos que o livro me apresentou. Acredito que mais leituras e contato com meditadores me façam compreendê-los ainda mais. Já tive momentos onde meditei mais e outros menos. A prática constante é realmente transformadora. Essa leitura me deu um ânimo para retornar a frequência. E o livro ainda traz vários exemplos onde estudos com monges e iogues participam com exames de imagens cerebrais e testes de atenção. Realmente é impressionante, vale a leitura!

Por fim, Daniel Goleman e Richard J. Davidson encerram positivamente a obra: "prevemos uma época em que nossa cultura tratará a mente da mesma maneira que trata o corpo, em que exercícios para cuidar da mente se tornarão parte de nossa rotina diária."

Cris609 24/04/2021

Não é um livro ruim, mas tinha outras expectativas.
Trata-se de explicações sobre tentativas de pesquisas sérias a respeito do tema. Poucas conclusões se extraem das quase 300 páginas.
Um dos trechos que mais me chamou a atenção foi quando mencionaram a dificuldade de avaliar e mensurar cientificamente os benefícios da meditação. E que a melhor forma de constatar tais efeitos é pelo fato de o meditador ter se transformado em uma pessoa melhor.
E é isso que acreditamos. Meditamos com esperança de mudar o mundo, olhando para a vida por um lado mais humano e generoso.

Eduardo 19/01/2023

Massante
O livro apresenta estudos e informações sobre um assunto muito interessante: a meditação.
Porém, é uma leitura muita massante, pois é repetitivo e muito técnico!
Creio que existam outras leituras mais agradáveis sobre o tema...

Gilson.Cavalcanti 21/12/2017

Vá fundo!
Esse livro se tornou o meu referencial de excelência para livros de divulgação científica.
Escrito pelos pesquisadores, que todo tempo demonstram um cuidado e rigor detalhado na exposição dos estudos e suas conclusões com a devida cautela e ceticismo que a ciência exige.
São dois pesquisadores que adotaram meditação em suas vidas desde muito cedo e fazem neste livro um apanhado geral sobre o que a ciência sabe até o momento sobre a meditação e seus efeitos.
É um orgasmo expositivo para uma mente analítica que busca calços sólidos e evidencias que possam afirmar alguns palpites que a sua alma vem fazendo. Explico: se algo dentro de você o faz gravitar para o Budismo ou outros corpos filosóficos que incorporem práticas meditativas, este livro é a chancela acadêmica que faltava para apontar que você está no caminho certo!

Vá fundo e comece o treinamento da sua mente, antes que seja tarde!

Bruno 31/05/2020

Entendendo a ciência da meditação
O livro é bom para entender os estudos que foram e estão sendo feitos para entender mais a fundo os benefícios da meditação. A leitura se torna um pouco cansativa em algum momento, mas cumpre bem com seu papel de apresentar a evolução e as expectativas dos próximos passos quanto a ciência que explica a meditação.

Sergio 16/06/2020

Bom, mas prolixo
O livro é bom, mostra muitos estudos feitos pelos autores e outros pesquisadores ao longo de 40 anos sobre a meditação.
São até colegas do Dalai Lama e conhecem várias pessoas proeminentes nesse área.
Se você só está querendo aprender sobre meditação talvez esse não seja o livro certo.
Mas se está querendo saber mais sobre a abordagem científica a as comprovações de suas práticas, aí sim, leia.

Elisio Rebouças 27/04/2022

Uma visão mais racional
Contando a história do início das pesquisas sobre meditação e sobre a própria história de 40 anos de pesquisas dos dois autores, esse livro mostra o desbravamento da área da ciência na pesquisa sobre meditações. De medidas indiretas da atividade cerebral a ressonância magnética funcional, demonstra como alguns tipos de meditação realmente mudam comportamentos e tratam doenças. Tudo que é real e o que ainda não está totalmente evidenciado. Um modo científico de encarar a prática da meditação.

Manlei Santeoni 17/11/2019

Livro de cabeceira para meditadores
Livro riquíssimo. Sem dúvidas o livro mais completo sobre o tema atualmente. Já li uma meia dúzia de livros sobre meditação e nenhum se iguala a esse. Os autores são especialistas em suas áreas, o que só aumenta a credibilidade do livro.
Eu sou um entusiasta da meditação há longas datas, e esse livro foi um grande achado.

É um livro nada parcial. Aborda todos os lados possíveis da meditação, apontando seus benefícios, os "placebos" relacionados, e as falácias existentes.

De verdade, é um livro para todo meditador, dos iniciantes aos mais experientes.

Biblioteca Álvaro Guerra 07/01/2020

Neste livro, os autores explicam como e quando meditação e treinamentos da mente de fato nos beneficiam. Além da sensação de calma e tranquilidade, os exercícios menais produzem mudanças positivas e duradouras em traços da nossa personalidade. O livro revela a verdade sobre o que a meditação pode fazer por nós e como uma prática bem-feita pode transformar seu cérebro para sempre.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788547000509

Bruno Passuello 01/08/2020

Decepcionante
O livro na verdade é um diário dos cientistas fui com a mente aberta para descobrir os benefícios já comprovados pela meditação porém este livro trata nada mais do que as pesquisas que eles fizeram com muita teoria e pouca pratica apenas uma página de quase 300 realmente foi reveladora possuem outros títulos

Del Oliveira 26/02/2024

A ciência da meditação, livro de Daniel Goleman e Richard J. Davidson, é o resultado de anos de pesquisa acerca do tema. Como praticantes de meditação, os autores apresentam alguns resultados científicos que compravam os benefícios da prática meditativa e como ela pode transformar nossa maneira de pensar, agir e sentir. O livro apresenta alguns termos técnicos, o que não o desqualifica, ao contrário, se a proposta é uma comprovação científica dos benefícios da prática meditativa, seria inevitável a utilização dos mesmos. É um livro muito mais conceitual do que prático, sendo assim, apresenta-se mais como teoria do que prática.
Esse é um tema que tem me despertado muita curiosidade. Busco constantes leituras e sou iniciante na prática meditativa. Adorei o livro, achei a leitura fácil e recomendo para aqueles que querem aprofundar os conhecimentos.