50 Discursos Que Marcaram O Mundo Moderno

50 Discursos Que Marcaram O Mundo Moderno Andrew Burnet

Resenhas - 50 Discursos Que Marcaram O Mundo Moderno

Thaise.taylors 29/03/2024

Por mais que alguns sejam meio chatinhos me fazendo questionar porque estavam ali, a maioria são discursos memoráveis como o "eu tenho um sonho" de Martin Luther King, Steve Jobs e o de Che Guevara.

Na minha opinião, o mais legal do livro é a contextualização dos discursos. Aprendi muita coisa aleatória legal sobre história.

Além desses discursos memoráveis, diversos outros tiveram trechos interessantes como, por exemplo:

"É melhor morrer de pé do que viver de joelhos." - La Pasionaria

"Paris ultrajada! Paris arruinada! Paris martirizada! Mas Paris libertada!" - Charles de Gaulle

"Que ele saiba que deve ser o voto ou a bala." - Malcolm X

"Este se revelou um annus horribilis" - Rainha Elizabeth II

Lindélia 26/03/2024

O amor salva.
Uma das falas de Mary Fisher, artista plástica fiz questão de sublinhar. "Nós matamos uns aos outros com a nossa ignorância, o nosso preconceito é o nosso silêncio". Um dos grandes discursos do livro.

Affonso 13/10/2023

Mais ou menos
Os discursos são mistos, ums são muito bom outros muito chatos. O problema não é ser ruim mas sim chato, o discurso do Lene não é bom mas não é chato.

Kethiza 03/03/2023

Para quem gosta de história é uma leitura bem interessante.
Antes de cada discurso há uma apresentação de cada do personagem do capítulo e em qual contexto aquele discurso ocorreu.
Acho impressionante o poder das palavras, dependendo de quem fala, quando fala e como fala, podem iniciar uma guerra ou promover a paz, ou ainda uma convocação ao desenvolvimento e comprometimento com a sua nação.
Matheus_Lago 10/03/2023minha estante
Eu ainda não parei para analisar discursos históricos e como estudo narrativa e escrita criativa, imagino que a construção de um discurso comovente e inspirador passe por uma narrativa bem construída de forma que provoque os mais instintivos sentimentos. E aqui considero os vícios humanos no mesmo patamar das virtudes?

Ju 12/01/2023

Interessante
Dos 50 discursos posso dizer que alguns ficaram como preferidos. Gostei muito do Arafat falando sobre imperialismo e exploração de países como EUA e Inglaterra? vale muito a leitura!

Ramon 20/08/2022

...
"[...] matem o cachorro, matem-no, estou lhes dizendo, matem o cachorro. Eu digo, ainda que me ponham na cadeia amanhã, matem o cachorro. Assim vocês colocarão um fim nisso" - Malcolm X

"Agora, se esses brancos aqui não quiserem ver esse tipo de ação, saiam e digam ao prefeito para ordenar que o departamento de polícia prenda seus cachorros" - Malcolm X

gabikasai 06/07/2022

Discursos atuais
Discursos que ocorreram no século passado, porém, mto atuais! A oratória, de fato, é poderosa. Vale a pena rever acontecimentos e discursos históricos tão marcantes.

rafaroehrs 11/11/2021

Vale a pena ler!
Os discursos apresentados são muito atuais! Trazem boas reflexões! E um livro que pode ser lido aleatoriamente 1 discurso por dia ou em sequência!

@lucianoasilva_ 18/07/2020

Mergulho em grandes momentos da história.
Não é segredo pra ninguém o meu interesse pela oratória, e sei que não é algo exclusivo. Muitos dos colegas que me seguem partilham desse mesmo entusiasmo e almejam carreiras que exigem uma boa oratória. Por isso, aqui vai uma indicação de leitura.

A maior virtude desse livro é que ele de fato te joga pra acontecimentos históricos marcantes, cenários, multidões, aplausos e palanques, além de trazer o contexto político, social e cultural de cada discurso. Pois, de fato, é imprescindível entender onde, quando, porquê e pra quem o orador está falando. Através da coleção, me interessei imensamente pela história de Gandhi, ouvi discursos inspiradores do Churchill, descobri fatos vergonhosos da vida do Bill Clinton e ouvi as palavras inflamadas ditas por Ulysses Guimarães quando promulgada nossa Constituição.

O mais interessante é que como a maioria dos clássicos que eu costumo ler, mesmo sendo discursos do decorrer do século passado, eles sempre parecem ser muito atuais. Prova disso, é o discurso da artista plástica e ativista Mary Fisher, em 1992, quando o mundo enfrentava um vírus devastador que levou milhares de pessoas a óbito: o HIV. No site que tá na bio, deixo o link com o discurso completo, em vídeo, com trechos grifados por mim. Acredito que não vai ser difícil encontrar semelhanças com o que estamos vivendo hoje...

Instagram: @lucianoasilva_

site: www.lucianoasilva.com