À Sombra de Romeu e Julieta

Resenhas - À Sombra de Romeu e Julieta

1 | 2 | 3 | 4

Luå 28/12/2023

Uma homenagem a Shakespeare

O que aconteceu após a trágica morte de Romeu e Julieta? É o que a autora promete revelar.

Em sua obra "À Sombra de Romeu e Julieta", a autora Melinda Taub faz uma linda homenagem ao célebre escritor William Shakespeare. Sendo assim, me senti em casa lendo esse livro, como se estivesse entre velhos amigos, há diversas referências de outras peças do dramaturgo, como Hamlet, Júlio César, Muito Barulho por Nada, Otelo e entre outras peças que são citadas.

O meu favorito dos Montecchio sempre foi Benvólio, quer dizer, nem sempre. O meu favorito era Romeu, mas eu fui apaixonada pelo Romeu das adaptações. Quando finalmente comecei a ler a peça, me decepcionei com o personagem. Sim, é muito fácil se apaixonar por Romeu nos filmes, mas na peça é outra história, pois nela há mais detalhes, é bem mais profundo e conhecemos melhor todos os personagens envolvidos na trama. Por mais que eu diga que não goste mais de Romeu, eu gosto sim (gosto principalmente de implicar com o personagem hahaha). Romeu é o meu neném impulsivo e dramático ao extremo, mas hoje prefiro seu primo Benvólio, muito mais sensato, centrado e maduro.

Foi uma adorável surpresa conhecer Rosalina, pois ela é apenas citada na peça original, a bela jovem Capuleto não chega a aparecer de fato em "Romeu e Julieta". E como eu amei conhecê-la! Não sei o que eu esperava de Rosalina, mas com certeza não esperava uma moça com uma personalidade tão forte, uma língua tão afiada e que diz tudo o que pensa sem medo. Rosalina, assim como a sua prima Julieta, se tornou uma das minhas heroínas favoritas.

Em suma, há sombras misteriosas se esgueirando pelos cantos sombrios de Verona querendo vingança e fazendo "justiça" com as próprias mãos. Uma narrativa envolvente e apaixonante, e a ação manterá os leitores em alerta e fascinados.

Tudo muito bom até agora, mas gostaria de ressaltar dois pontos negativos da história:

Em primeiro lugar, o que aconteceu com o príncipe Escalo? Parece que a autora usou o personagem até onde ele foi útil e depois o descartou como se o príncipe não significasse nada na história, mas ele significa MUITO para mim! E eu quero saber como ele ficou, o que aconteceu, se meu nenê está triste, chorando ou se ele ergueu a cabeça para a coroa não cair e seguiu em frente. Oras, quero saber o que aconteceu! Recuso-me a acreditar que o final dele foi interrompido tão abruptamente. Escalo não merecia esse final.

Em segundo lugar, achei o plot twist muito previsível. Eu já sabia quem era o mascarado muito antes dos próprios personagens começarem a suspeitar que havia alguém determinado a reacender o conflito entre os Montecchio e os Capuleto. Poderia ter dado menos pistas para assim manter o mistério do livro ou jogado as pistas em outro personagem, deixando os leitores em dúvida. Porém, nem tudo foi previsível, é claro, houve vários momentos inesperados. A última página da parte 5 antes do epílogo quase fez meu coração sair pela boca de tão nervosa que fiquei. E, de fato, o final foi um pouco inesperado porque eu não sabia com certeza qual seria a escolha de Rosalina.

Se eu amei o livro? Sim! Sim! Sim! Mas eu quero mais, gostaria que tivesse o depois do depois. Afinal, o que aconteceu DEPOIS de À sombra de Romeu e Julieta? Um spin-off do príncipe Escalo, talvez? EU IRIA ADORAR.

"O dia já chegou, senhorita. Não ouve a cotovia?"

Fiquei toda boba com essa simples frase! Romeu disse a mesma coisa para a sua Julieta.

Carla.Oliveira 01/10/2020

Nostálgico
Esse livro me trouxe um sentimento bem interessante.... Qd comecei a ler, me diverti com a personalidade de Rosalinda e Benvólio, mas com o passar dos capítulos, percebi uma saudade imensa de Romeu e Julieta não só nas falas de Benvolio como no clima da cidade. Vc sente realmente que toda a história é desenvolvida à sombra deles. Como se suas presenças norteassem cada página transcorrida.
Março 18/04/2021minha estante
Á sombra de Romeu e Julieta demonstra que hot não é um recurso necessário para a construção de um romance inteligente e divertido. A autora utilizou a história de Romeu e Julieta como forma de demonstrar que toda história tem uma consequência, ela fez isso de forma inteligente e criativa. Utilizou personagens cativantes e muito bem construídos como protagonistas. Benvólio já apresentado na épica obra de Shakespeare tem a personalidade de um verdadeiro cavalheiro, e Rosalina apenas mencionada na mesma obra tem a língua afiada o que a torna uma protagonista forte e cativante assim como seu parceiro e protagonista Benvólio, eles realmente tem muita química e é muito divertido ver Benvólio que frequentemente irritava Romeu por sua paixão por Rosalina conversar com a mesma, o enredo é muito bem feito, a conspiração narrada faz com que você não consiga parar de ler. Por fim posso dizer, esse livro é perfeito.

Nice.Rodrigues 28/06/2021minha estante
Gente do céu não sabia desse livro, sou apaixonada por Romeu e Julieta ??

Carla.Oliveira 28/06/2021minha estante
Aaaaa vc vai amar essa historia.

shayerahol 07/01/2024

Mediano
Eu achei genial a ideia de uma história que se passa no mesmo universo que Romeu & Julieta, e mais genial ainda um romance entre Rosalina e Benvolio. Só que, apesar da escrita ser boa, o mistério é extremamente previsível, do tipo que vc para e pensa ?não acredito que a autora meteu essa?. E ainda tem aquela forçação de triângulo amoroso super desnecessária com o príncipe. Também achei o Benvolio raso (ele é fofo mas faltou o tempero sabe?), e a Rosalina bem irritante em alguns momentos.

Mas o grande motivo de eu não ter amado esse livro com certeza é pq ele é YA, se ele fosse voltado pro público adulto e com personagens melhores desenvolvidos, eu com certeza teria favoritado.

Nick 24/06/2022

Perfeitoo
Meu Deus gente eu tinha expectativas pra esse livro mais com certeza ele superou tudo sério, que perfeição só no fim que eu esperava mais, porém acredito que a ideia foi exatamente essa lembrando claro que esse livro é como se fosse uma continuação inventada do livro Romeu e Julieta de Shakespeare ou seja uma fanfic incrível eu diria eu tô apaixonada nesse livro tá no meu top 3 com certeza

Luellen 20/12/2023

AMEI
Precisava de um livro assim com romance rápido e leve, esse livro se tornou um dos meus favoritos da vida, amei a escrita os personagens a história e tudo

SassA 16/06/2022

Uma ótima continuação para o maior romance já escrito ??
Rosalina e Benvólio foram um casal incrível de se acompanhar, mas minha personagem favorita foi com certeza a Lívia ?

A autora trouxe um clima Shakespeariano com um ar mais dinâmico, e diálogos divertidos. Mas sou suspeita pra falar pq amo Romeu e Julieta desde sempre kkkkkk

Uma ótima leitura! Especialmente pra quem ama a Itália ???

Nat 29/04/2022

Rosalina e Benvólio os maiores!
Eu como uma boa fã de Romeu e Julieta não poderia deixar de ler essa continuação escrita pela Melinda Taub.
Algumas pessoas me perguntaram se eu achei que Rosalina é Benvólio são melhores que Romeu e Julieta, bem os dois casais são lindos e é muito bom acompanhar a trajetória de ambos, porém, enquanto Romeu e Julieta é um amor genuíno, arrebatador (a primeira vista né) e trágico, Rosalina e Benvólio é um carinho no nosso coração, é um romance que progride, aos poucos eles vão encontrando algo para amar um no outro, além de ser um romance enemies to lovers!
Eu amei a forma como a Melinda me fez ter dejavu em muitas partes do livro. Conexões com o livro inspiração sem perder a marca criativa dela.
Não dei 5 estrelas pois achei que tiveram algumas (poucas) pontas soltas, mas tudo bem kkkkk.
Se você quer um livro que não é um completo clichê (que o casal fica junto logo de cara), que te faz sentir todas as sensações e sentimentos dos personagens, esse é o livro para você!

Cristiane.Rocumback 26/06/2021

Comecei esse livro ontem e com um pé atrás, achando que ia ser uma leitura arrastada. Puro engano meu!

Depois dos primeiros 4 capítulos, engatei numa leitura super fluída, bem construída, criativa e com muitas tramas.

A autora que ama a peça Romeu e Julieta, criou essa história nos introduzindo numa trama que começa semanas depois da tragédia do casal mais romântico e famoso da literatura.

Os Montecchios e Capuletos, por ordem do Príncipe, se comprometeram em manter a paz e largar a rixa de lado. Até fizeram estátuas em homenagem a Romeu e Julieta, dispostos em seus túmulos. O Príncipe também tem. mais uma proposta para unir os rivais, mas então, mesmo com suas ordens tão claras, recomeçam mortes e novas acusações. Até que surge a ideia de que há alguém conspirando para que as confusões não acabem. Mas um rapaz Montecchio e uma moça Capuleto vão ir atrás de repostas.

Esse livro é muito bom e indico a leitura. É repleto de disputas, brigas, romance, aventura, ação e tem um toque de mistério.

Cleo 17/03/2020

Interessante
Faz muito tempo que queria ler esse livro , não conheço a série mas esse livro é muito bom , o romance mais proibido e lindo de todos continua mesmo depois da tragédia que foi o fim de Romeu e Julieta . A rivalidade entre as famílias continuam , agora é a vez dos primos arcar com a maldição do amor impossível e quebrar de vez essa maldição e unir as duas famílias mas não será fácil , pois uma das pessoas não quer casar nem quer nada do tipo. Mas tudo pode mudar , talvez essa maldição esteja no fim e eles nem imaginam .

Rafa251219 15/07/2021

A Sombra de Romeu e Julieta
Gostei bastante do livro é maravilhoso . Os personagens são bastante sensíveis e bem elaborados. Ameiiiiiii de verdade

Aione 08/03/2018

À Sombra de Romeu e Julieta, primeiro romance de Melinda Taub, é o livro que deu origem à série de TV Still Star-Crossed, produzida por Shonda Rhimes. Publicado no final de 2017 pela editora Verus, a obra dá vida aos acontecimentos posteriores do clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

Após a trágica morte dos jovens Romeu e Julieta, as famílias Montecchio e Capuleto prometem trégua em Verona. Contudo, acontecimentos apontam que o ódio entre as famílias permanece, forçando o príncipe Escalo a tomar uma medida drástica: forçar uma união entre Benvólio e Rosalina, representantes das duas casas, para que a paz enfim seja selada. Como nenhum dos dois está interessado em se casar, mas querem que os conflitos se encerrem, ambos se juntam em seu objetivo em comum, incapazes de supor tudo que passará a fazer parte dessa difícil jornada.

A escrita ágil de Melinda Taub aliada aos inúmeros acontecimentos narrativos permitem que À Sombra de Romeu e Julieta seja lido bastante rapidamente. Não foi difícil imaginar o porquê da obra ter sido adaptada para um seriado: o romance, que conta também com uma presença significativa de diálogos, foca na ação, o que favorece a transposição da narrativa para a estrutura de um roteiro. Ainda, foi interessante observar como a autora procurou manter em sua escrita características que remetessem ao texto original, mas não se prendeu a elas, permitindo, inclusive, o uso de uma linguagem bastante atual, mantida no trabalho de tradução.

Embora tenha achado a premissa interessante, infelizmente não consegui me envolver com a leitura de À Sombra de Romeu e Julieta. Acredito que o foco na ação aliado à escrita em terceira pessoa, deixando de lado um aprofundamento maior nas personagens, não permitiu que eu de fato me sentisse cativada pela leitura. Senti que a história é bem trabalhada, no sentido de conter vários plot twists, mas também tive a impressão de que ela funciona melhor no formato visual — como o da série ou em um filme — do que como leitura, mesmo sem ter assistido à adaptação.

Mesmo que o livro não tenha me proporcionado uma excelente leitura, ela também não foi ruim — apenas não me cativou. De qualquer maneira, acredito que À Sombra de Romeu e Julieta seja uma ótima indicação a um público mais jovem, especialmente pela agilidade narrativa e pelos muitos eventos da trama serem bons candidatos a uma leitura que capta a atenção do leitor.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2018/03/08/resenha-a-sombra-de-romeu-e-julieta-melinda-taub/

Thambooks 10/04/2024

Estou apaixonada por um Montecchio e não é o Romeu
Merece 5 estrelas? Provavelmente não MAS como eu sou uma odiadora de Romeu e Julieta desde os meus 14 anos não tem como eu dar uma nota diferente, o livro é muito bom! Ele me fez mudar de ideia. O crescimento dos personagens e as migalhas do romance me deixaram apaixonada por essas duas famílias que antes eu tanto odiava.
Agora tenho um crush em um personagem do
Shakespeare, quem diria? Minha eu de 14 anos nunca acreditaria

Mayara_Nadal 10/04/2021

Que livro incrível, confesso que não tava esperando muita coisa mas acabou me surpreendendo, a escrita da autora não se perdendo da obra de shakespeare porém de um jeito totalmente original. Um livro que te prende, eu não conseguia parar de ler, ganhou um pedacinho do meu coração, eu com certeza recomendo.

Gisele231 07/08/2020

A sombra de Romeu e Julieta
Maravilhoso ver como a autora conseguiu continuar a história a partir do final do livro romeu e julieta. Criando personagens e dando vida a outros muito pouco falados no livro o qual a história é baseada.

1 | 2 | 3 | 4