A modelo do ano

A modelo do ano Carol Alt

Resenhas - A modelo do ano

Indi 19/01/2021

Esperava mais desse livro, achei ele muito sem ação e não teve nada que me prendeu.

Samillymiranda 19/06/2020

Ainda tentando entender.
Comecei não dando nada por ele, acho que nem preciso dizer o porquê. Foi uma leitura que eu precisava nesse momento: dei boas risadas, passei MUITA raiva e fiquei triste com a retratação nem tão fictícia assim do mundo da moda.
O livro tava indo tão bem mas desandou conforme foi chegando ao fim, inclusive preciso falar sobre esse "final". A Mac é bem carismática, toda aquela vibe de mocinha do interior que tenta o sonho na cidade grande sem nunca ir contra seus princípios, e têm partes bem interessantes nas quais ela fica naquele dilema de continuar sendo ela mesma e perder grandes oportunidades ou simplesmente abaixar a cabeça e fingir, como todos parecem fazer?
A única coisa que eu achei que estragou um pouquinho essa jornada foi o romance sem necessidade, mas não irei entrar em detalhes.
Quando eu terminei de ler, pensei por um instante que tinha alguma página faltando, não gostei.

Luskieny 15/02/2020

Até que eu gostei
Comecei a leitura na esperança de sair de uma ressaca literária, não esperava tanto desse livro mas ele é até legal. Não me surpreendeu e deixou algumas coisas a desejar, porém, é uma boa pra quem quer ter uma leitura rápida e agradável.

Bia 27/02/2019

ruinzinho
esse livro foi exatamente como eu tinha imaginado, uma menina que ao entrar nesse mundo das top models se vê totalmente hipnotizada e só quer mais e mais daquele universo e tudo o poder que ele tem.

eu teria amando que essa história tivesse tido a jade como narradora porque a mac é bem entediante e chata.

Nana 19/02/2017

Quantas calorias cabem numa revista de moda?
Livros são momentos. Depois de ler dois livros péssimos (um atrás do outro), eu precisava de algo leve, mas ainda interessante, para restaurar minha fé na humanidade e na literatura. Talvez tenha sido por isso que gostei tanto de A Modelo do Ano. Foi o momento certo de ler esse livro.

A história começa de trás pra frente, quando somos apresentados à Mac Croft, uma supermodelo que, recentemente, foi capa da Sports Illustrated, revista famosa que é um trunfo para a carreira de qualquer uma e que, basicamente, atesta que você tem um dos melhores corpos da indústria. Encontramos Mac no aeroporto, quando está prestes a embarcar na primeira classe (a convite de Calvin Klein) e é reconhecida por uma fã, que também quer ser modelo e se espelha nela. Mac responde às perguntas deslumbradas da garota, ao mesmo tempo em que pensa consigo mesma o quanto ela trabalhou para chegar até ali. E é aí que tudo começa.

Oito meses atrás, Melody Ann Croft é uma garota que acabou de terminar o colegial e trabalha como garçonete em sua pequena cidade para juntar algum dinheiro, caso a bolsa que ganhou para a Universidade da Pensilvânia acabe não acontecendo. Melody sempre foi atlética, tendo participado de torneios de tênis e sendo capaz de acabar com seus irmãos no basquete, mas o que ela realmente quer é ser uma médica ou nutricionista da área dos esportes. Até que num belo dia (ou melhor, noite), ela acaba atendendo um cliente excêntrico, que fica encantado por ela. Melody tenta despistá-lo, achando-o até um tanto inconveniente, mas tudo fica explicado quando ele se revela como um famoso fotógrafo do mundo da moda que a acha perfeita para ser modelo. Assim, ele lhe entrega alguns cartões de agências de modelo e praticamente suplica para que entre em contato com elas, podendo dizer até mesmo que foi mandada por ele.

Mas Melody é uma menina centrada e está determinada a cursar a faculdade que tanto sonha. Ela reluta um pouco, mas analisando pelo lado financeiro, até que seria bom ganhar mais algum dinheiro para custear seus estudos, não é mesmo? Logo, ela marca algumas entrevistas e vai para Nova York atrás delas. Para sua surpresa, ela é aceita logo de cara na primeira agência em que entra e em questão de dias já está indo a seu primeiro go-see. Porém, Melody sempre foi uma esportista, então nem um go-see ela sabe o que é! (é o que equivalente a audição dos atores, as modelos vão no set das fotos para ver se vão servir para aquele ensaio) Mas, chegando lá, ela acaba sendo aceita mais por falta de opção mesmo... e tem que fotografar ali mesmo. Por sorte, uma das modelos acaba se tornando sua aliada, dando dicas e toques sobre o trabalho. Aos 19 anos, Jade Bishop tem 15 de carreira, visto que foi modelo infantil e nunca mais parou (na minha cabeça ela é a Gigi Hadid e Melody é a Bella Hadid, que inclusive foi eleita a modelo do ano de 2016 #gossipgirl). E assim começa a carreira de Melody Ann Croft.

Essa e outras resenhas na íntegra você confere em Nas Quartas Usamos Rosa!

site: http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/2017/02/quantas-calorias-tem-uma-revista-de-moda.html

Leila 20/01/2017

É raro eu dar três, mas dou...
Achei o livro fraco, muito "medroso", como a personagem. Cadê todo aquele mundo de sexo, drogas e rock'n'roll das top models? Eu sei de boatos/fatos que fariam esse livro parecer um livro infantil.

Leonardo 30/07/2012

Divertido
"A Modelo do Ano" é puro entretenimento, com reviravoltas previsíveis e personagens cativantes. A protagonista envolve o leitor com a narração em primeira pessoa e tora obrigatória a leitura do próximo capítulo ao fim do anterior.

Andreia Santana 15/10/2011

O mundo das tops visto por dentro e sem concessões
Melody Ann Croft é só uma garçonete tentando ganhar dinheiro suficiente no verão para realizar o sonho de estudar medicina. Mas seus planos mudam radicalmente quando um fotógrafo famoso a vê trabalhando na lanchonete e a convence de que tem tudo para “acontecer” como top model. E a partir daí, a vida da menina casta, de família classe trabalhadora de Nova Jersey nunca mais será a mesma.

Usando Melody como espécie de alter-ego de todas as moças de origem simples que do dia para a noite são alçadas aos píncaros da glória e das passarelas, Carol Alt (ex-modelo e atriz) estreia na ficção com o romance A modelo do ano, lançamento do selo Galera, segmento juvenil do Grupo Editorial Record.

Melody é cheia de valores éticos e de pudores, que ela tenta manter a todo custo, mesmo cercada de aves de rapina. À primeira vista, é doce, ingênua, típica heroína de comédia romântica e não poderia ser menos talhada para lutar na selva de pedra nova-iorquina pelo posto de modelo mais badalada da estação. Sua amizade com a transloucada Judy, uma modelo já famosa que se torna uma espécie de mentora da estreante, só ajuda a reforçar os contrastes.

E é com um jogo bem marcado, dicotomia entre o universo frio e solitário das celebridades e a vida aconchegante em família, que a autora joga o tempo todo, como se fizesse uma catarse dos seus anos de modelagem. Em algumas passagens, soa ressentida, em outras, tão ingênua quanto sua personagem. Mas, no contexto geral, a obra é bem interessante, pois traça um panorama das vidas das top visto pelo lado de dentro e sem concessões.

Se por um lado Carol Alt mostra o quanto Mac Croft (ela muda o nome porque Melody Ann, convenhamos, não é o tipo de nome que “acontece”) fica deslumbrada com o glamour e o luxo da vida de top, por outro, não deixa de enumerar todas as dificuldades que as iniciantes enfrentam rumo à glória. Muito menos se furta de atirar farpas para todos os lados, não perdoando as pequenas – e as grandes – mesquinharias do meio. Nem mesmo temas tabu no universo da beleza, como anorexia nervosa e uso de drogas por muitas modelos (vide as atribuladas vidas das divas Naomi Campbell e Kate Moss); além das crises de identidade dos modelos masculinos e a homofobia de muitos deles, ficam de fora do texto de Carol Alt.

A modelo do ano trabalha com alguns chavões e em certa medida ajuda a reforçar estereótipos, mas por outro lado, é uma leitura prazerosa, divertida em muitas passagens e que no fim das contas faz também uma homenagem às garotas que ano após ano sonham em se tornar a Gisele Bündchen da vez.

===============================================

Escrevi essa resenha originalmente para publicação no Grupo A TARDE, dentro de uma reportagem especial sobre o gênero literário chick lit.

House of Chick 11/08/2011

O livro começa mostrando a personagem principal Melody Ann Croft trabalhando como garçonete em Nova Jersey para conseguir juntar dinheiro e pagar a sua tão sonhada faculdade de medicina. Até que surge um cliente mais velho, um fotógrafo, que inicialmente a faz pensar que é louco, mas que acredita que ela deva ser modelo e insiste para que ela vá à Nova York tentar a carreira.
Primeiramente ela ignora totalmente a proposta, mas de repente resolve ir tentar a sorte. Chegando a Nova York ela vê que esse homem realmente tinha razão e logo é contratada pela primeira agência em que passa, a grandiosa Delicious e então muda seu nome para algo muito mais glamouroso: Mac.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2010/11/modelo-do-ano-carol-alt.html

Andresa 01/08/2010

Achei o livro diferente (nunca tinha visto ele em site, blogs ou nada do genêro), comecei a ler e gostei. Retrata bem a vida de uma modelo, os altos e baixos.
O final me decepcionou um pouco, mas se você é uma pessoa que gostaria de conhecer o lado verdadeiro, aquele que não detalha só o glamour na vida de uma modelo, acredito que vale a pena ler.

Amanda 05/07/2010

Não sei se gostei ou não desse livro. Não fui com a cara da personagem principal logo no início e achei que a Carol poderia ter desenvolvido muito mais a história! Do começo até o meio foi legal, mas depois disso senti que ela começou a tropeçar. Esperava que o livro fosse mais interessante, tendo em vista que foi escrito por uma modelo DE VERDADE. O fim me decepcionou bastante, foi completamente diferente do que eu esperava. Enfim, a minha conclusão é que a Carol tinha uma história interessante em mãos, mas não soube escrever.

Cassi 01/05/2010

Poderia ter sido melhor
Esse foi um livro que eu queria ler há muito tempo e quando realmente consegui lê-lo não foi tudo aquilo que imaginei...

A história é cheia de altos e baixos e é contada de uma forma muito superficial. Muitas cenas legais poderiam ter sido exploradas. Na verdade só gostei de duas cenas, mas me decepcionei com o desenvolvimento delas mais adiante no livro.

Enfim, acredito que outras pessoas gostarão do livro, mas ele não me agradou muito.

Agora a capa dele é realmente muito bonita.

Liv 08/02/2010

Os bastidores da moda
Em A modelo do ano, somos apresentadas à Melody Ann Croft, uma garota de 18 anos que vive em Morristown, Nova Jersey, e trabalha duro como garçonete para pagar a faculdade de medicina. Um dia, um cliente insiste que ela tem o talento e deve seguir carreira de modelo. Tentada com os lucros que pode obter com essa vida, ela vai atrás e é contratada logo na primeira tentativa.
Mas então Melody, agora conhecida como Mac, vê sua vida mudando completamente. Com uma narrativa simples, envolvente e divertida, que nos faz querer saber o que vem a seguir, e personagens marcantes, acompanhamos os bastidores cheios de conflitos, drogas e mentiras do mundo da moda. Mac descobre que esse “universo paralelo” pode ser muito cruel, e não há como ter certeza de quem está ou não do seu lado.
Será que Mac conseguirá passar ilesa por todas as tentações e armações que aparecerão por seu caminho?

Camila 08/02/2010

A Modelo do Ano
Aparentemente é um livro meio fútil, que trata sobre a vida de uma garota meio caipira que realiza o sonho de se tornar uma super modelo. Mas não se deixe levar pelas aparências. Esse livro me conquistou de verdade por mostrar o dia a dia penoso de quem quer conseguir seu espaço na indústria da moda! Carol Alt criou uma personagem cativante que ensina que devemos manter nossa integridade acima de tudo e que uma amizade de verdade não se encontra por aí!

viglione 06/12/2022minha estante
eu não consegui terminar de ler, extremamente ruim! admiro quem gostou!

Mandy Porto 02/02/2010

Ótimo *-*
Esperei tanto por este livro e posso dizer que não me decepcionei nem um pouco. As primeiras páginas são deliciosas e elas continuam sendo até as últimas. Pensei que o livro seria daqueles que a personagem principal seria esnobe e convencida, mas a escritora super modelo Carol Alt a escreveu muito bem, diria que Mac foi a minha personagem favorita do livro.

Para mim a história não foi nem um pouco cansativa, na verdade eu li o livro todo em um dia e sem intervalos. hihi Me prendeu muito e não vejo a hora de ler a continuação.

Eu sou fotógrafa e adoro tirar fotos, então acho que eu me encontrei no livro, adoro as sessões que as modelos fazem, pena que não tem fotos no livro, hihi, eu iria adorar de ver. Adoro fotos de modelos para revistas, são tão únicas e criativas.

Carol Alt, a escritora que estampou as capas de inúmeras revistas escreveu muito bem para seu primeiro romance. No livro podemos ter a noção do que as modelos passam no dia a dia e acho que a Carol mostrou muito bem. Pra quem gosta e assistir American's next top model e moda vão adorar. Eu amei *-*

mais resenhas em: www.mylittleworldofbooks.blogspot.com