Gog Magog

Gog Magog Patrícia Melo

Resenhas - Gog Magog

malu 06/03/2024

"Se bem que nada do que estou citando como exemplo tem validade, agora que o Brasil regrediu. Voltamos para a fase pré-frango. Pré-sapato também. Mas o que quero dizer é que precisamos saciar nossa fome, estarmos vestidos e calçados, termos o básico bem provido, antes de ficarmos loucos."

Fabi 14/06/2023

Rápido e direto ao ponto
Sem floreios, sem digressões, tudo muito cru, aparente, exposto.
Gostei da escrita da autora e de como o tema foi desenvolvido, mas achei que ficou faltando alguma coisa.
A rapidez dos fatos, pensamentos e descrições me irritou um pouco, mas talvez tenha sido um recurso proposital.

mans 04/03/2023

Uma história sobre ?agir com o fígado?
Sabe quando a gente tá com uma raiva incontrolável e simplesmente não conseguimos controlar? Damos um chute em alguma coisa, xingamos em voz alta ou coisas do tipo? É exatamente isso que acontece com o protagonista de ?Gog Magog?. Ele odeia o vizinho. Odeia o barulho do vizinho, acima de tudo. E, quando não aguenta mais, explode. Age com o fígado. E o resultado é um livro estranho, bastante frio e duro, gerando momentos que transitam entre o perturbador e o constrangedor. Uma pena, porém, que a segunda metade seja tão aquém da primeira ? perde em ritmo, força e, acima de tudo, no fator surpresa. Se torna até um pouco banal e me perdeu na leitura.

Carol Nery 27/02/2023

Nacional de respeito
Patrícia Melo me ganhou nesta primeira leitura de algo escrito por ela. A história é pungente e visceral. É real, no ponto de vista de que quando as merdas são jogadas no ventilador, atira para todo lado. Desgraças acontecem. Às vezes somos pegos por situações que não esperávamos, nem imaginávamos que passaríamos um dia.
E dessa forma, Patrícia ousou em escrever uma trama curta, cheia de sentimentos, de sensações, de perturbações e principalmente, cheia de motivos...

Deja 25/02/2023

Movido pelo ódio
Início do GoG MAGOG é engraçado o professor de magistério parece um velho ranzinza implicando com os barulhos do vizinho Igor que logo ganha um apelido pela insatisfação com a felicidade que o vizinho tem, sério parece que a inveja consome o professor, ele coloca todas as limitações e problemas da vida dele na profissão. Tem uma questão racial e social em relação aos acontecimentos...

Nemec 27/01/2023

Excelente narrativa
Li Gog Magog em ritmo acelerado, quase de uma só vez. Primeiro livro que leio de Patrícia Melo, novamente na plataforma Bíblion, e vejo porque é uma autora premiada.

A narrativa flui maravilhosamente, as nuances e limitações do pensamento do protagonista, na narrativa em primeira pessoa nos faz perceber que existe uma outra narrativa desapercebida por ele.

Há algumas críticas sociais interessantes, visões diferentes de mundo e um toque generoso da brutalidade urbana brasileira, do início ao fim do livro.

Recomendo a leitura

Clau Melo 05/01/2023

O que fazemos nesse mundo sem lei quando um vizinho nos incomoda?
Gog Magog, 2017, romance policial/thriller psicológico, da Paulista Patrícia Melo.
"Dominar a si mesmo é uma arte mais complexa do que a arte de cometer um crime."

Que livro!
Adorei, principalmente a parte do tribunal.

"O que fazemos nesse mundo sem lei quando um vizinho nos incomoda? Nós o matamos. E depois o esquartejamos. Somos como os monstros míticos Gog Magog, que se alimentavam de carne humana, fetos e cadáveres."

A barbárie e a crueldade que o título evoca nas diversas lendas e racontos religiosos são os temas centrais do novo romance de Patrícia Melo. O truculento embate com a polícia nas manifestações rotineiras de greve, o casamento tóxico com a enfermeira Marta, que gosta de fotografar seus doentes terminais, ou a realidade violenta que enfrenta na escola pública onde leciona biologia para analfabetos funcionais – que ameaçam e espancam professores com frequência assustadora – não são capazes de alterar o ethos resignado e pacífico do professor e protagonista sem nome dessa narrativa insólita. Mas os constantes ruídos provocados por Ygor, ou o senhor Ípsilon, como o professor gosta de se referir ao novo vizinho, vão acordar seu “lobo interior” e provocar uma espiral de violência e uma guerra de dimensões apocalípticas, na qual o criminoso acaba por se tornar a sua própria vítima. Com seu ritmo frenético, sua linguagem ácida, irônica e repleta de humor, Patrícia Melo penetra na mente de um homem aturdido com o mundo a sua volta, incapaz de conviver com o barulho da vida contemporânea, e constrói uma trama – e uma teoria – em torno dos efeitos que o ruído e o silêncio são capazes de produzir no comportamento humano: “Não somos só o que comemos. Somos também o que escutamos”, diz o personagem, sobre as letais capacidades de escutar, odiar e reagir. (Sinopse Amazon).

talitapolaka 17/10/2022

Imagine que seu vizinho de cima é barulhento...
E você é um cara tranquilo...mas todo mundo tem limites né? Ou não tem? Mas que vizinho folgado meu Deus, dar algumas vassouradas no teto sempre será a solução perfeita para o vizinho mala se tocar.

Gal 10/09/2022

Odiei. 4 estrelas!.
Um livro realista, para passar raiva com quase todos os personagens (incluindo o protagonista) e acabar dizendo. "E não é que eu gostei". A leitura em si é rápida, apesar de ter parado no meio por estar passando muita raiva e voltado duas semanas depois. Justo por ser realista, os acontecimentos no final são "comuns".
No começo me identifiquei bastante com o protagonista, porque também tenho vizinhos que me deixavam louca de ódio por causa de barulho, mas o protagonista vai só ladeira abaixo e mostra seu lado mais preconceituoso (em vários sentidos). A verdade é que são personagens bem humanos no melhor e no pior sentido.
Só tem um personagem, que apareceu pouco, que eu senti que acabou sendo só uma representação estereotipada. O que me deixou desconfortável com a escolha da autora, já é o único personagem com aquelas características que aparece no livro inteiro.

Nina Pina 23/05/2022

"Viver é barulhento"
Segundo livro que leio da Patrícia Melo, GogMagog é uma leitura ótima.
Um professor de biologia entra em atrito com um vizinho novo, que o irrita constantemente com barulhos excessivos, de todos os tipos, deixando o cada vez mais irritado e nervoso, sem poder descansar e dormir. O mestre e sua esposa tentaram resolver a situação, mas, o vizinho os tratou com escárnio e zombarias. Certo dia, não aguentando mais, o professor calmo e pacato acabou cometendo algo, que mudou a sua vida para sempre.

Bruno Malini 06/02/2022

Adorei
Nunca tinha lido essa autora, uma grata surpresa. Quero ler mais. Adorei a escrita, o sarcasmo e o argumento.

Dan 12/01/2022

Incrível...
Patrícia Melo consegue fazer de um personagem sem grande valor literário, um protagonista não só de seu livro, mas também da nossa atenção. GogMagog é daqueles livros que você devora, simplesmente porque a trama não te deixa distanciar.

Jaque.Santos 29/12/2021

Leitura interessante
Bastante curioso como um ser humano de personalidade amigável muda tao bruscamente
após ser irritado, vale a leitura e reflexão