Gog Magog

Gog Magog Patrícia Melo

Resenhas - Gog Magog

Bruno Malini 06/02/2022

Adorei
Nunca tinha lido essa autora, uma grata surpresa. Quero ler mais. Adorei a escrita, o sarcasmo e o argumento.

pabloviniciusra 24/01/2021

Temática interessante porém...
O tema é muito interessante e nunca havia visto alguma literatura que abordasse esse incoveniente que é o barulho e como ele nos afeta, principalmente com relação aos insuportáveis barulhentos vizinhos, é realmente algo enlouquecedor. Entretanto achei o livro mal trabalhado, o início da trama dá um salto para o para o início do clímax sem explorar o contexto que leva o personagem a chegar em tal nível de delírio. O livro acaba focando mais o pós clímax, o que torna bem chata e arrastada a leitura, sem falar no final insatisfatório. Trama mal construída e que não desperta a vontade de continuar a leitura.

Maria 28/08/2020

Quem nunca desejou que o vizinho barulhento fosse estudar a geologia dos Campos Santos que atire a primeira pedra!

Mais uma trama forte, fluida e inteligente que confirma o talento de Patrícia Melo como a maior autora brasileira de sua geração!

Dez!

Carol Nery 27/02/2023

Nacional de respeito
Patrícia Melo me ganhou nesta primeira leitura de algo escrito por ela. A história é pungente e visceral. É real, no ponto de vista de que quando as merdas são jogadas no ventilador, atira para todo lado. Desgraças acontecem. Às vezes somos pegos por situações que não esperávamos, nem imaginávamos que passaríamos um dia.
E dessa forma, Patrícia ousou em escrever uma trama curta, cheia de sentimentos, de sensações, de perturbações e principalmente, cheia de motivos...

Rodrigo de Lorenzi 24/08/2020

Barulho infernal
Livro curto, objetivo e tenso. Patricia Melo consegue falar sobre classe média, educação pública brasileira e relacionamentos em uma tacada só. Em tempos de isolamento social, é uma experiência interessante ler um livro sobre o barulho alheio. Recomendo mil vezes.

site: https://www.youtube.com/VinoSerie

Gilberto.Custodio 09/01/2018

Cativante como sempre.
Uma das melhores escritoras do país, a Patricia Melo nos presenteia com mais um livro cativante que se passa em São Paulo, mais uma vez enumerando problemas da grande metrópole como barulho, violência e cinismo. Recomendo ainda mais se tiver algum vizinho chato.

Jaque.Santos 29/12/2021

Leitura interessante
Bastante curioso como um ser humano de personalidade amigável muda tao bruscamente
após ser irritado, vale a leitura e reflexão

Rodrigo.Vieira 22/01/2018

GOG MAGOG
GE-NI-AL. Maravilhoso acompanhar a perspicácia da autora, sem se render a julgamentos fáceis e conclusões rasas, ao destrinchar uma mente doente, decorrente de um mal tão sério, e tão pouco levado em consideração nas grandes cidades, que é a poluição sonora, o excesso de barulho, do caos pela ausência do silêncio. Surpreso pela escrita ágil, e em como a leitura fui. Não consegui largar. Minha primeira leitura da autora, e já está entre os melhores livros que li nos últimos tempos.

Carolina 20/07/2021

Sr. Irritante
Eu comecei lendo isso aqui e já tava querendo socar o professor por ser tão insuportável, mas aí veio um plot que fez a história ficar interessante e me fez querer devorar o livro, até chegar numa página quase na meta do livro, e me deparar com uma expressão totalmente errada, o que me fez perder o pique da leitura, e após retomar veio uma enxurrada de falas racistas, gordofobicas e lgbtfobicas que me deixou pensando: essas falas são do personagem ou são da autora disfarçando ser do personagem?
Marco.Pinheiro 14/12/2021minha estante
Carolina, sempre é bom separar o personagem do autor. Tenha esse cuidado.
Um autor pode trabalhar a mente de um sociopata, sem ser ele mesmo um.

Robin 05/05/2020

Não confio em quem não se identificou com esse protagonista
Se você mora em apartamento, já quis, em algum momento, assassinar violentamente o seu vizinho de cima.
É provável que você não tenha feito isso e que esse barulho nem afete tanto a sua vida, mas esse livro ironiza essa situação ao máximo e vale muito a pena ler.
Veja a resenha completa no instagram @paginometro

site: https://www.instagram.com/paginometro/

Deja 25/02/2023

Movido pelo ódio
Início do GoG MAGOG é engraçado o professor de magistério parece um velho ranzinza implicando com os barulhos do vizinho Igor que logo ganha um apelido pela insatisfação com a felicidade que o vizinho tem, sério parece que a inveja consome o professor, ele coloca todas as limitações e problemas da vida dele na profissão. Tem uma questão racial e social em relação aos acontecimentos...

Gustavogl 27/06/2021

Primeiro eu senti empatia pelo protagonista porque todo mundo já passou raiva com vizinho barulhento. Depois eu senti que ele estava exagerando porque todos nós fazemos certos barulhos mesmo e há de se tolerar. Então eu passei a sentir raiva dele porque era uma pessoa horrível, da autora também porque a gente pensa que uma história em primeira pessoa é uma autoficção. Em nenhum momento deixei de torcer pelo filho da ****. Ao término da primeira parte eu pensei que aquela história havia sido contada em O Estrangeiro de Camus. No começo da segunda parte eu tive certeza disto. Enquanto estava incomodado pela "livre adaptação" o texto continuou puxando a minha atenção, minha curiosidade. Recordei que muitas histórias são repetições de clássicos mesmo e já estava interessadíssimo no triste fim daquele homem péssimo.

Luciana 23/04/2020

Segundo livro que leio da autora e tô gostando bastante do estilo dela, sem meias palavras, direta e com uma boa narrativa.
Nesse livro ela expõe como os barulhos urbanos podem influenciar as pessoas, a importância do silêncio, atual situação dos professores no Brasil e várias outras questões sempre bem colocadas dentro da história.

Ernani.Maciel 23/07/2019

Não tem pressa quem sabe como contar a história.
Não importam se são 100 ou 1.000 páginas, o bom escritor nunca atropela a narrativa. Melo utilizou poucas palavras para desenvolver uma história agradabilíssima.

O protagonista vivenciou situações absurdas, porém factíveis. Situações que nós, pobres mortais, também estamos sujeitos a enfrentar caso percamos o controle.

Muito mais do que um livro policial, discute questões como tolerância, diálogo, autoconhecimento e autocontrole.

As personagens são quase palpáveis de tão reais.

Nota 5.

Edição: muito boa.

Elias.Fernando 18/08/2021

Gog matsunaga
Só li Gog Magog porque era uma leitura importante da aula de um curso que participo. Achei bem interessante toda a trama, fiquei pensando sobre o caso de Elise matsunaga, mas não darei spoiler. Recomendo a leitura.