Desencantada

Desencantada Carina Rissi

Resenhas -

Fran 22/12/2023

Temi que esse livro fosse se mostrar uma espécie de “clone” do anterior, vendo que a premissa dos dois era muito semelhante. O início do livro me dava a mesma impressão, até que aconteceu a grande reviravolta que faria a história andar, e… ela não andou.

Grande parte do enredo de Desencantada é a insistência no mesmo conflito. Apesar da ideia da trama parecer interessante, essa repetição logo se torna sem graça e maçante. Até as novas guinadas e dramas que surgem não passam de um ângulo diferente para a mesma situação, deixando em falta a sensação de novidade, mudança e avanço durante a leitura.

Leon é um dos poucos personagens masculinos de que gostei nessa saga, com uma personalidade divertida e cativante, além de um passado envolvente. Valentina, no entanto, de alguma forma se tornou uma cópia de Elisa em Destinada. Sou completamente a favor de personagens femininas rompendo os padrões e buscando controlar a própria vida, mas, levando em conta o contexto histórico, é muito estranho tentar convencer o leitor de que é natural todas as protagonistas agirem desse mesmo modo, inclusive com personalidades ousadas parecidíssimas, até mesmo as que se mostravam mais contidas e tímidas.

Em resumo, eu diria que esse livro falha no mais importante para uma história: despertar emoções no leitor. É uma experiência mediana e um tanto tediosa.

Karen523 20/12/2023

Eu sou muito apegada a essa série, então sou suspeita pra falar, mas acho que foi muito enrolação, poderia ter resumido mais...
A história foi muito interessante, e me pegou de surpresa no fim, fiquei chocada kkkkkk

~Lana  16/12/2023

En fin, tú ?
QUE LIVRO AMIGOS E AMIGAS!!!
Sinto dizer que quando terminei os outros 4° primeiros não estava nem um pouco a fim de começar esse, porque estava muito apegada a família Clarke, então quando vi que esse livro seria sobre Valentina não me interessou muito e assim demorei para começar a ler... mas como sempre Carina Rissi não deixa a desejar EM NENHUM LIVRO, como pode eu amar todos os livros que essa mulher escreve??
O livro me ganhou desde os primeiros capítulos, eu senti um pouco de enemies to lovers (o que com certeza não é, porque o casal já se ama desde o começo!!!) E como eu amo essa coisa de implicância, já adorei o casal, eles são maravilhosos, tem uma química que ultrapassa páginas e nos faz apaixonar por eles cada vez mais!!
Teve partes que queria esganar os dois, quando eles não se abriam e me confundiam e a eles mesmos, xingava muito as decisões que Valentina tomava (ELA NÃO PARAVA QUIETAA) mas adorei a personagem demais, toda história da família dela foi bem explicada, eu achei o plot do real assassino um pouco óbvio para quem prestar atenção (eu achei que não era ele por dó KKKKKKKKK criei cada teoria absurda) mas eu amei muitooo o desenvolvimento da história e não poderia ter amado mais o final com a participação da família Clarke, e como sempre Sofia roubando a cena e sendo parente deles (DE NOVO).
Vale muito a leitura desse, achei a escrita da Carina perfeita como sempre e sem excessos, virou um dos meus favoritos dela sim!!

Helô 15/12/2023

A leitura aquieta minha mente ?
LINDO! Enrolado em partes, mas lindo. Desculpa fãs, mas superou Ian e Sofia. Valentina não é aquela menininha que a Sofia descreve no início e depois parece que a Carina forçou a Sofia a gostar dela, sei lá... Mas que romance de tirar o fôlego! Leon, um capitão de navio irritante, Valentina, fortíssima em ter perdido a mãe e ter perdido o pai em vida, afinal ele esquece da existência dela. E o plot sobre a vida da Valentina? Meu Deus! Muito bem construído, caramba! O plot de quem era o assassino também. Carina conseguiu se superar. Valentina sofre um acidente e sua vida de cabeça para baixo, justamente quando ela fica noiva de Leon, também por acidente kkkk desesperada, Valentina faz meio que uma troca de identidade. E faço das palavras de Leon, as minhas "A leitura aquieta minha mente." ??

Hellô 13/12/2023

Superou as expectativas!!
Demorei para ler esse livro pq não se tratava da família Clark, mas me surpreendi com a história. Foi bem desenvolvido, percebi uma certa militância em algumas partes mas nada muito grande, em algumas partes tive vontade de bater em Valentina por causa da teimosia. Oh, Céus! A bicha é mais teimosa que uma mula.

Luiza 11/12/2023

Bom!
Foi bem divertido conhecer um pouco mais da Valentina e desvendar o Leon, mas achei que em algumas partes houve muita enrolação.

Michelle C. 05/12/2023

Valentina muito infeliz e seu amado Leon, o capitão
O quinto livro da série Perdida foi para mim um grande desperdício de tempo e paciência. Sinto muito, Carina Rissi, mas só posso pensar que houve muita pressão para terminar o livro e a história não fluiu de dentro como os anteriores. O livro até começa bem, os primeiros 30% parecem promissores. Só parece.

Valentina é a mocinha mais burra e azarada da história dos romances de época. Simplesmente ela entende e faz tudo errado, ela mente tanto e se afasta tanto do bom senso que até pensei que a autora estava tentando falar de algum problema de personalidade? Leon não é metade do homem que deveria ser para se eleger mocinho de romance. Foi muito irritante, frustrante e aborrecido acompanhar esses dois, com raras páginas nas exceções. (A autora no final do livro agradece ao leitor e diz que foi muito divertido escrever esse livro? pergunto, divertido irritar assim o leitor ?)

Tanta coisa para reclamar que prefiro não dar spoiller, mas a Valentina sofreu demais e fez sofrer seu amor de um jeito que não se justificou no texto. Perto do final, não tem o que se aproveitar ! É uma salada de temas misturados, o pai que radicalmente muda seu comportamento de uma vida com a filha, a progenitura surpresa sem noção e sem encaixe que o valha, Leon que espera semanas e semanas para se declarar (ele sabia o que ela queria, pra que esperar tanto !? Me bata um abacate !!) . O livro se perde, dá voltas, se arrasta, se enrola, nada é significativo e muito da historia fica sem um bom encaixe.

Pena.

Isa 04/12/2023

Eu ameeei esse livro!!! Muito emoção, mistério, plot twist, romance, clichê, tudo é bem construído. E saber mais da história da Valentina é muito legal, principalmente nos momentos finais em q se mudam pra Argentina kkkk dei uma risada sincera.

nono 03/12/2023

Tenho uma queda por espanhóis
Aí gnt? a odeio admitir, mas a história é legal. a mais onteressante pelo menos, não é meu casal favorito, mas a história é a mais empolgante. e ainda tem o bônus do leon falando em espanhol q me deixava toda hora ??

Heloiza34 30/11/2023

5° de perdida
Muito bom .Amei o Leon ser este estilo "moreno sarcástico do século 19 ....
Dei quatro estrelas pq não foi o " melhor livro' de série ,porém, a história é incrível e o romance,tirando a enrolação de sempre, é maravilhoso então sim é incrível.

Vic Wonder 27/11/2023

APAIXONADAAA??
Esse é o meu segundo livro favorito da saga, perdendo apenas para Perdida (óbvio né rs).
Valentina, você me surpreendeu mais de uma vez. Sua história merecia ser contada. Fico feliz que a Carina tenha te dado voz. Claro que no começo te achei bem irritante e superficial.
Nossa, como quase pulava seus textos em Perdida kk
Leon, até o seu nome eu amei?? me lembrou de Violetta! Você é inimaginável, cara.
Vale muito a pena ler esse romance. Tem suspense, teoria da conspiração, muitos beijos kkk tem tudooo!
Se superou, Carina??
Segundas chances são tão importantes quanto amores a primeira vista.

SPOILERSSSSS

Começar esse livro foi difícil. Estava sofrendo de ressaca literária e ainda por cima com pouco tempo. Demorei bastante para avançar, mas valeu a pena persistir.
A Valentina foi totalmente explorada e explicada nesse livro. Entendo tanto agora. E envolver a Lady Catarina, GENIALLLL.
O LEON, SURTEI DEMAIS.
Cabeça dura e ignorante? Sim.
Mas um sonho também.
Ele com ciúmes do Ian, ri demais kkk

Que bom que Valentina e o pai se resolveram, foi importante pra mim ler sobre isso. Não apaga tudo que ele fez ou deixou de fazer, mas muda o presente. É essencial.

A madastra, aaaaah. Queria algo diferente.
A prima da Valentina e a amiga, gostei demais ??

Maria21150 24/11/2023

Esse, com certeza, é um dos meus preferidos da série. Sou muito rendida pela Valentina e pelo Leon, eles são tudo pra mim. Com essa releitura, percebi algumas coisas que não tinha notado antes e fiquei ?, pontos que se encaixam com outros livros da série e até mesmo com outros livros da autora.
Clara.Mazetto 28/12/2023minha estante
Quaissss pontos?? Quero saberrrrr

Maria21150 29/12/2023minha estante
É spoiler, quer saber mesmo assim?