Livro das Mil e Uma Noites

Livro das Mil e Uma Noites Anônimo

Resenhas -

Aline Oliveira 31/03/2023

1001 Noites
Demorei um pouco pra me adaptar ao ritmo da narrativa, mas foi bom pra passar o tempo e tem histórias bem engraçadas.

Grazi 02/08/2020

Esperava uma narrativa mágica, mas não foi o que encontrei.
Desde o início do livro me irritou a introdução de cada um dos dias e as histórias achei quase igual, mortes, mulheres, homens que perdem tudo por causa das mulheres, enfim, este primeiro livro do ramo sírio não me agradou, talvez o egípcio seja mais interessante.

brunaentrelivros 30/08/2023

Interessante
O livro começa nos introduzindo a cultura e ao idioma, o que ajuda demais ao decorrer da história, pois existem muitas palavras diferentes e traços da cultura que precisam de um contexto.
A história é antiguissima e eu tenho que dar os parabéns a tradução da Biblioteca Azul que deixou o texto super atual sem perder a originalidade da obra.
Tudo começa de uma história absurda e se transforma em uma grande metalinguagem. A história dentro da história dentro da história.
A diferença de costumes e a cultura totalmente diferente vão te dar um choque em alguns momentos, mas acho importante não usar de anacronismos em uma obra como essa.
Essa é apenas a primeira parte, que mesmo cansativa em algumas vezes, nos leva a diversos lugares e nos apresenta a personagens muito interessantes. Mesmo que tenha demorado muito pra concluir, me sinto instigada para ler o restante dessa (longuíssima) história.

Amanda.Faccin 31/07/2023

As mil e uma noites?
Apesar de um livro muito antigo, do século X d.C, é de fácil entendimento, acredito que seja por causa da tradução que é cheia de notas de rodapé pra auxiliar e tbm pq tem várias adaptações que tbm são avisadas nas notas de rodapé.
Eu achei um livro muito criativo, e algumas histórias são até cômicas, porém, ao decorrer fica chato e cansativo pq é bastante repetitiva as falas da sherazade.
Mas sobre a história em si, se inicia com um sultão, que após ser traído e por ver que seu irmão q tbm foi traído, decide matar a esposa e fala que nenhuma mulher é fiel e que toda noite irá casar com uma e pela manhã irá matá-la. E assim ele fez por alguns anos até que a Sherazade, com um plano em mente, se casa com ele e pede a sua irmã para que peça a ela quando estivesse junto com o sultão, que contasse uma história, assim ela inicia uma história q não tem fim, ela inicia e no clímax ela interrompe e diz que irá continuar na noite seguinte se o rei preservar a vida dela, e por ser muito interessante ele acaba cedendo.
Gostei muito da leitura, apesar de lenta, e estou ansiosa pela continuação, assim que estiver com ela em mãos( tá muito caro o volume 2 KKKKK)

Carol.Coutinho 05/02/2023

As noites se prolongam com histórias dentro de histórias. Algumas interessantes, outras nem tanto, porém acho que vale a pena a leitura.

Literatura Policial 05/04/2018

Clássico da literatura, o “Livro das Mil e Uma Noites” traz contos identificados a partir da segunda metade do século XIII, e voltou às livrarias em nova edição pela Biblioteca Azul (Globo Livros). Como é uma coletânea de histórias populares, há temas e personagens variados, como gênios, ifrits (espécie de demônio), mágicas, bruxas, maldições, animais e cidades encantadas, gente se transformando em bicho, bicho se transformando em gente e por aí vai. É um livro para ler com calma, feito para saborear cada conto devagar.

site: https://literaturapolicial.com/2018/03/21/livro-das-mil-e-uma-noites-e-uma-viagem-ao-mundo-do-fantastico/

Wanessa135 23/10/2019

O primeiro volume contém as 170 primeiras noites do ramo Sírio. Foi uma experiência totalmente diferente dos livros de fantasia que li, meu primeiro contato com o mundo árabe/oriental.
A beleza do livro em si fica por conta da tradução pioneira diretamente do árabe e notas explicativas que nos ajudam a compreender um pouco desse universo.
Simplesmente incrível.
Algumas estórias agradam mais que outras, isso é natural. Certamente darei continuidade à leitura para prestigiar o trabalho do tradutor e me aprofundar nesse verdadeiro clássico, que é "as mil e uma noites".

Brnoliver 04/12/2019

As primeiras 170 noites
Achei o livro fantástico, um viagem a uma cultura e tempo completamente diferente do que estou acostumado. A edição e tradução do livro também é impecável, todas as notas do tradutor são bem pertinentes e agregam muito na leitura.
O livro deixa ansioso para o que vem pela frente, quais serão as outras histórias dos demais volumes?

O único ponto negativo é a questão dos personagens das histórias contarem histórias, chegando num nível 5 histórias, uma dentro do outra, exigindo bastante da memória do leitor (risos).

Citação: "O destino é uma grávida: não se sabe o que irá parir"

Ler para Recomeçar 24/03/2020

1001 vidas
Não sou fã de contos. Mas esse me remete a histórias da minha família. Histórias contadas, comidas, descrições. Me sinto lá!

Rafael_Santiago 26/12/2022

Cativante
Ótimo livro. A trama central é algo já presente no inconsciente popular, tendo sido absorvida pela cultura pop, seja por meio de filmes, novelas, desenhos ou longas de animação. O interessante ao ter contato com esse livro foi beber bem próximo de boas fontes, a tradução é de fato muito caprichada, muito cuidadosa. O rigor com as notas mostra o nível de aprofundamento na cultura árabe que o tradutor possui. O texto em português ficou super fluido e agradável de ler, possuindo um ritmo perfeito, nada cansativo e ainda cativante. Finalmente começando ler ?As mil e uma noites? posso dizer que o mesmo impacto que a ?Ilíada? e ?Odisseia? me causaram com o gênero poesia, esse livro também me causou com o gênero narrativo. Os recursos utilizados, as várias camadas que a história vai ganhando, os dramas secundários se desdobrando dentro de um maior, os pontos de virada. Coisas que mesmo hoje observamos nas produções mais modernas das mais cults às populares: está tudo ali. Aí você para e pensa que se trata de uma compilação de histórias onde as mais antigas datam do século IX: uau! Penso que qualquer leitor que curte contos ou gêneros narrativos em geral deveria tomar contato com pelo menos algumas noites para entender um pouco sobre as origens. Só fica uma dica, tomei contato com um extrato desse livro (inclusive tradução) a partir do livro ?O mundo da escrita? do Martin Puchner e eu fiquei tão curioso para saber o desenrolar da narrativa extraída que finalmente decidi ir atrás do primeiro volume, mas agora decidi que vou ler todos os volumes. Então a chance da ?ahr?z?d te fisgar pra valer são bem altas!

Breno.Leme 08/01/2023

Agora entendo a grandiosidade desse livro
Uma vez quando adolescente, me deu estalo na mente comprar A Divina Comédia, achei tudo muito grandioso e nunca mais li nada assim. Tenho uma estante com centenas de livros (quase chegando a mil), mas fazia tempo que não lia algo assim que eu pensasse ?meu Deus, preciso compartilhar isso com um amigo?. As histórias hoje é tudo muito bobinha geralmente, tem livro bom, mas olha o tanto de livro que parece a mesma baboseira que é lançada com aquelas capas sempre com 2 jovens, desenhado numa arte digital com cores pastéis e falam sempre são colocados como gênero de Romance, mas estes autores esquecem quem romance nem sempre precisa ter amor romântico? e pra mim fica muito engessado o gênero.
Um romance excelente que saiu inclusive na Arábia Saudita é do sapinho Firebelly: Uma Viagem ao Coração do Pensamento.

Enfim, passado um tempo nunca mais li nada desse tipo, até que li Sherazade do Sérgio Toppi e fiquei tão maravilhado que fui atrás dos livros traduzido pelo professor Mamede Mustafa.

E que livro! Posso dizer que entendo do porque ser milenar, cada história grandiosa que chego ficar boquiaberto e, falar que falta ?fantasia?? é criminoso, a história do gênio da ?lâmpada? que na verdade é um demônio que ficou preso num jarro de chumbo é incrível, desde o primeiro momento que o jovem encontra o ifrit, até o a parte que eles começam contar histórias mirabolantes é sensacional. Tem uma passagem de um castelo transformada em pedras pretas tipo ônix e dentro dele tem um cara que foi amaldiçoada pela prima e ficou metade humano e metade pedra e como vai escalonando é demais! Mas entendo a galera reclamar que é bem machista, até o professor fala na apresentação da última fraudação do livro 5, tem um vídeo que ele fez no YouTube sobre isso, ficou muito bom.

Enfim, já comprei todos os 5 livros e estou lendo mais e mais, tem umas passagens muito pesadas, mesmo falando que esse ramo é sírio, a maioria dele passa no Iraque, achei bem maneiro, não é um país que comumente escutamos falar. Ma

Taci.Souza 28/02/2023

A proposta do Livro das Mil e Uma Noites é incrível: usar histórias como garantia de sobrevivência. Essa premissa, associada a perspectiva de uma personagem feminina assumindo o controle, sempre me fascinou. Não sei de quem foi a ideia de reunir esse tesouro da cultura Árabe nessa coletânea tão rica e preciosa, mas foi uma ideia fantástica. Embora apresente constantes repetições ao longo da narrativa (algo comum em se tratando de coletâneas dessa natureza) a leitura se mostrou interessante, surpreendente e reveladora.

Bruna Peixoto 18/05/2022

As histórias são boas, mas algumas são bem parecidas. E eu esperava que o rei sahriyar fosse mais participativo, queria que tivesse partes dele refletindo após as histórias, mas infelizmente isso não acontece.

Eduardo 03/03/2023

Mul e uma Noites
Primeiro livro de uma obra colossal. Apesar do tamanho, a leitura flui rapidamente. No entanto, não é uma leitura que deva ser corrida...