Uma forma de saudade

Uma forma de saudade Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Uma Forma de Saudade

DaniMassao 30/03/2024

O poeta em sua faceta cotidiana.
Costuma-se pensar que o poeta é alguém muito diferente da gente. Tanto pelo fato de ser hermético em seu texto, ou por ser piegas em demasia. Porém, o ser poeta nada mais é que um cidadã(o), o qual escreve algumas coisas.
Neste livro, isso se demonstra da forma clarríssima, ao passo que acompanhamos os relatos(quase íntimos) do grandioso poeta Carlos Drummond de Andrade(CDA) em relação aos amigos e familiares.
Ao longo do livro, percebemos não o poeta CDA, mas o senhor Carlos, com seus respectivos problemas, pensamentos, intercorrências no cotidiano e seu sentimento em relação a perda( tópico central do livro). Idas e vindas para visitar camardas doentes, dificuldades na locomoção para as visitas e inúmeras burocracias presente no fim da vida, são exploradas com uma visão simples e ao mesmo tempo muito detalhada do cotidiano.
Empermeada em textos quase crônisticos, o cidadão Carlos passa por sua vida e sentimentos em relação a efemeridade da vida de forma sutil, no qual nos evoca sentimentos de melancolia, risos e até mesmo saudade( mesmo que não haja tal justificativa).
De toda forma, o livro é uma obra agradável e de fácil assimilação. Observar que a poética, nada mais é que um reflexo do nosso viver é algo interessante. Contudo, não é uma leitura para todos. Caso esteja procurando os signicados para a poesia do Poeta, ou respostas para a arte poética de CDA, este livro definitivamente não é para você. Mas caso queira aprofundar nas relações do cidadão Senhor Drummond é muito válido e recomendada a leitura.
marialeitura 30/03/2024minha estante
Ótima resenha !

Teco3 27/11/2021

Extremamente íntimo
Acho que um ponto central no livro é que se trata de um diário de memórias familiares escritas para seus netos como forma de mostrar a continuidade da sua familia. Isto é, não foi um livro escrito pelo poeta Drummond para seu publico, foi escrito pelo Carlos, filho de sua mãe e de seu pai e irmão de cerca de uma dezena para seus descendentes. É um livro bem singelo. Sua primeira parte é composta pelo seu diário a respeito de seu pai, mãe, irmãos e seus amigos Rodrigo e o poeta Manuel Bandeira. A segunda parte é composta por poemas inspirados nas pessoas da primeira parte. Cada capítulo da primeira parte diz respeito a um familiar e sempre termina com a morte deste. É uma obra pesada, que lhe vai fazer pensar a respeito da vida e da morte, e acima de tudo em sua família.

Davi 17/06/2020

Obra-prima
Um compilado, em forma de diário, da vida de Drummond, escrito pelo próprio. Uma vida inteira escrita com beleza, com o olhar que só alguns têm. Drummond é absurdo!

bnolasco 22/05/2020

Uma forma de saudade - CDA
Ótimo livro em se tratando de estudo de fontes primárias.

drikamath29 10/04/2020

Carlos
Um livro de histórias tristes. Lembranças do Carlos, o Drummond. ?