Lenin

Lenin Moniz Bandeira

Resenhas - Lenin

Gleis 14/11/2021

Vida e obra de um lider
A leitura desse livro foi uma grande curiosidade que eu tinha a cerca dessa figura tão emblemática que foi Lenin.
O livro é de grande valia para historiadores que buscam compreender o legado de Vladimir Ilyich Ulianov e tudo que ele fez em prol da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O autor Moniz Bandeira, apresenta uma edição revista e ampliada, tornando-se um clássico biográfico de Lenin.

Igor13 04/07/2018

Opinião de um não socialista
Impossível não reconhecer a qualidade deste livro. Não se trata do leitor ser de 'direita' ou de 'esquerda' (a imensa maioria fala isso sem nem saber minimante as origens do termo e como ele está ultrapassado, tendo em vista a complexidade dos nossos tempos em comparação à Revolução Francesa).

Este já é meu quarto livro do Moniz Bandeira e não paro de me surpreender.

Resumidamente:
1) O livro é muito bem escrito e, apesar das ideais discutidas serem profundas, a leitura flui fácil;

2) Numa obra não extensa, traz muita informação de Lenin e diversos autores diferentes. Não diverge em momento algum para assuntos secundários ou de menor importância. Segue a proposta do título com diligência;

3) Destaco essa passagem, já na conclusão: “Mas a profecia de Trotsky confirmou-se. A organização do partido tomou o lugar do partido; o Comitê Central tomou o lugar da organização; e finalmente o ditador tomou o lugar do Comitê Central. E as terríveis previsões de Rosa Luxemburg (uma socialdemocrata famosa na Alemanha que avisou Lenin para não acabar com a democracia e instituir a ditadura do partido) sobre o destino da Revolução Russa efetivaram-se, com os métodos de terror usados pelos bolcheviques, com a extinção da democracia política, em nome da ditadura do proletariado.”;e

4) Por último, só lamento que não fui aluno deste professor. Não se trata de gostar ou não de Lenin ou do que ocorreu na Rússia, mas entender, minimamente, as ideias, agentes envolvidos e cronologia dos fatos.

Vitor 06/04/2023

O retrato de um líder
Vladimir Ilyich Ulianov, Lenin, foi um líder admirável! A revolução russa foi algo histórico, derrubar a monarquia czar era algo impossivel mas, já diria Charlie Brown Jr., o impossivel é só questão de opinião. Lenin uniu todo o proletariado para ir contra aquela forma de governo e conseguiu edificar seu projeto de governo da "ditadura do proletariado". Não concordo com os ideais do velho Vladimir Ulianov pois sou de direita, mas admiro a forma como ele lutou pelo seu objetivo. Para encerrar essa resenha, uma opinião pessoal que eu não costumo perder uma oportunidade sequer de dize-la em alto e bom tom: Stalin é um desgraçado!!

Alexandre.Nunes 21/04/2020

Um compêndio
Apesar de não concordar com muitas teses do socialismo, é inegável que falar a palavra Revolução sempre terá como um dos grandes nomes Vladimir Ulianov. Um pequeno resumo de uma história de lutas e de acirramentos para formar o tão sonhado comunismo.

Márcia 19/11/2022

Quem foi Lenin?
Bakhtin tem me levado cada vez mais para dentro da Rússia. Para entender meu filósofo da linguagem no seu âmago, é preciso entender a Rússia de seu tempo, a revolução Bolchevique, seu líder, organizador e idealizador, Lenin, assim como seu sucessor, Stalin (lendo agora), e assim por diante.
Meu trajeto começou com ?O manifesto Comunista?, de Marx e Engels. O que vi em Lenin, após a leitura do livro em epígrafe, foi um revolucionário que procurou consolidar, no campo da sociologia e da política, a teoria do Estado, que Marx e Engels elaboraram, só que adaptando-a às condições da Rússia daquele tempo. Em Lenin, teoria e prática se fundem. Fiquei chocada com a quantidade de obras que escreveu e publicou: cerca de dez milhões de palavras, segundo o autor desse livro.
O que achei edificante: o marxismo-leninismo, como ficou conhecido, pregava a educação das massas, pois, só poderia haver revolução com consciência socialista: ?preocupar-se o máximo possível para elevar o nível da consciência do proletariado em geral?. E mais: ?um analfabeto está fora da política: é preciso primeiro ensinar-lhe o alfabeto?.
Lenin era um cara que procurava persuadir, ganhar pela argumentação, porém, compreendia também que só pela força e pela revolução a humanidade poderia se livrar da contínua sangria que a sociedade de classes lhe impunha. Sobre o imperialismo, via-o como um cartel que reparte o mundo entre si. Só que Lenin não admitia o caminho das reformas e considerou e também colocou em prática a inevitável necessidade de uma revolução violenta. Marx e Engels também achavam. É óbvio que haveria uma contrarrevolução, pois ninguém entrega poder e riqueza de mão beijada.
Lenin mudou a face do mundo; quis estabelecer uma revolução mundial, mas concluiu que o grau do poder político ?não é idêntico em todos os países e em condições diferentes?. Lutou bravamente; morreu após sofrer cinco derrames, em 1924, aos 53 anos.
Pra mim, restou a pergunta: daria para fazer uma revolução desse porte sem luta sangrenta? Lenin sonhou em extinguir a exploração do homem pelo homem, mas se esqueceu que a índole desse mesmo homem é má, não boa, quando o assunto é DINHEIRO e PODER, principalmente.

Kevin 27/05/2023

Bom apesar do Trostskismo
O livro é bem resumido e de rápida leitura e serve como um guia de leitura dos textos de Lenin, contextualizando suas obras. Descreve bem alguns eventos que ocorreram durante a revolução, como por exemplo a organização
, disputas dentro do POSD e sua participação na primeira guerra mundial.

Apesar dos aspectos positivos do livro achei que o autor é muito tendencioso. Ele cria uma imagem como quase de um demônio de Stalin o deixa apagada sua participação na revolução e só o cita para fazer críticas infundadas. Tem uma enorme exaltação da figura de Trotsky e as vezes é até controverso.

O livro em si é bom, mas é necessário fazer a leitura sabendo que o autor é tendencioso, alguem com pouco conhecimento sobre os eventos pode acabar não percebendo.