Poema-Piada

Francisco Alvim

Resenhas - Poema-Piada

Lucy 30/07/2021

Cumpriu com o esperado
Poemas são sempre bem-vindos, pois se posso dizer que a minha carrera leitora se fez sobre um gênero textual, esta foi principalmente sobre poemas.
E sim, Gregório de Matos me fazia rir e pensar, de um jeito estranho, pois eu era muito jovem. E sempre amey o período Simbolista. Me julguem.
Pois é, fiz uma atividade com os xófens e coloquei poemas interpretados no canal toda poesia, pois o interesse era todo o jogo poético, para incentivar a prática da prosódia da fala também. E a maioria gostou do Mário Quintana com o poema do peixinho que morre afogado (sim eu sabia que gostariam) e o da Clarice Lispector, mas um dos alunos disse que ficou muito triste depois de fazer as audições e eu prometi que faria uma atividade com poemas engraçados.
Pois bem, não é fácil lembrar de cabeça os poemas engraçados que já lemos na vida, e a graça das piadas estão ligadas aos nossos contextos, portanto, não é necessariaente fácil fazer uma pessoa rir sem que haja um tipo de acordo em comum ali. Quero dizer que sem um conhecimento de mundo, uma experiência, uma concordância em relação a estas experiências e tal e qual, às vezes as coisas não são tão fáceis de se fazerem rir, a não ser que se fale de pum com as crianças... aí... aí a gente ri muito.
Então fui pesquisar na internet por tags, livros, coisas assim e achei só esse livro. Pois é... fiquei feliz na minha tristeza.
Vou coeçar a fazer mais compêndios no meu blog.
Poesia e poemas são engraçados sim. E não digo de versos e cordel, pois estes são de outro lado, próprios de uma cultura muito distinta de nobreza específica.
Pois bem, vou pegar uns e outros que me vêm à mente e os que li e me fizeram rir e são de livre leitura para sala de aula, curti a leiturae recomendo, a edição é bonita, mas acho que meu bolso n cabe tanto gasto nestes tempos.
Obrigada pela compiação ao organizador.

Adriana Scarpin 08/01/2021

Esse micro livro dá uma lembrancinha incrível, um mimo, a seleção é boa e divertida e quando se intitula breve, é mesmo.

Mari 28/11/2021

Rápido e rasteiro
De leitura rápida, o livro reúne poemas-piada de diversos autores e tempos. Algumas clássicas, como "Eles passarão, eu passarinho". Outras mais desconhecidas.

Luiza Bugelli Valença 27/05/2022

Rindo à toa
Na música Rindo à Toa, do grupo de forró Falamansa, o cantor diz: ?Hahahahaha mas eu tô rindo à toa, não que a vida esteja assim tão boa, mas um sorriso ajuda a melhorar.? Este trecho, define bem a obra ?Poema piada?, uma coletânea de poemas piadas que reúne 27 autores importantes da literatura brasileira.

O livro propõe o riso frente aos absurdos da humanidade, sejam eles: amor romântico, vida laboral, sexualidade, etc. O fato é, esta coletânea prova que no final das contas, nos resta transformar as dores em humor.

Entre os renomados poetas que foram inclusos nesta obra, encontram-se: Hilda Hilst, Vinicius de Morais, Leminsk, Gregório de Matos, entre outros.

Por fim, recomenda-se este livro para aqueles que precisam descobrir como transformar tragédias em comédias, afinal, é o que nos resta.

Carol 28/08/2019

O Poema-piada: Breve Antologia da poesia engraçada é um livro organizado pelo Gregório Duvivier que conta com vinte e sete poetas brasileiros, alguns dos quais eu não conhecia anteriormente, e outros que passei a redescobrir na poesia.
Com breves piadas e jogos de linguagem, as palavras brincam com a emoção e a simplicidade. Em poucos passei direto, em muitos precisei ler e reler na tentativa de absorver e memorizar cada palavra.
E como toda antologia, como bem defende o organizador, muita coisa boa ficou de fora. Mas fica a expectativa para uma próxima edição.

@lidcomisso 07/11/2020

Relativo
Uma seleção de poemas que reforça o conceito de que a graça é relativa e está nos olhos de quem lê. Meio sem graça, aos meus olhos.

Carlos Duarte 20/06/2022

[ Resenha ] Poema-Piada
? sofrer, vai ser minha última obra.

Paulo Leminski, sempre bem vindo.

Antologia emocionante; curta, com o conteúdo necessário.