Pequenas Tragédias

Pequenas Tragédias Alexander Púchkin

Resenhas - Pequenas Tragédias

Nath Mel 23/02/2023

Puchkin é um dos maiores autores russos sendo um dos grandes percursores da literatura russa moderna.

Iniciei esse livro de teatro para conhecer um pouco sobre o autor e me surpreendi. Ele é realmente muito bom, divertido, cômico.

Eu não sou uma grande fã de ler teatro mas adorei. Lembrei muito de Shakespeare e Goethe.

Vale a pena conhecer as obras desse incrível autor.

Nataly 07/02/2021

PEQUENAS TRAGÉDIAS - 1830
Meu primeiro contato direto com Aleksandr Púchkin foi por meio dessa coletânea que reúne quatro breves peças de teatro escritas por ele em 1830.

A primeira, "O cavaleiro avarento", conta a história de um pai avarento e de um filho ganancioso, mostrando até onde pode-se ir por dinheiro.
"Mozart e Salieri" usa-se da liberdade poética para reconstruir os possíveis momentos finais do compositor Mozart, vistos pelo ponto de vista do amigo, também músico, Salieri.
Em "O convidado de pedra", acompanhamos as conquistas amorosas de Don Juan, que retorna à Madri disfarçado após ter sido exilado.

Molière, Shakespeare e Mozart são algumas das inspirações para as três primeiras peças; a quarta é uma tradução adaptada feita por Púchkin de um fragmento da obra "The city of plague", de John Wilson, que trata sobre a epidemia ocorrida em Londres em 1665.

Todos os textos, mesmo que trágicos, estão permeados de ironia e situações absurdas, o que dá uma dinamicidade à obra.

Além das peças, a edição conta com notas explicativas muito completas e também com um posfácio muito elucidativo, que ajuda a entender melhor a composição dos textos. Todo o material de apoio do livro (assim como a tradução das peças, diretamente do russo) é assinado por Irineu Franco Perpetuo.

LaraF 21/07/2014

Muito gostoso de ler. Com ironias e chacotas o livro é leve de ler..

Julio.Argibay 12/07/2018

Aproximacao
Puchkin, segundo alguns, eh o pai da literatura russa. As duas estórias apresentadas neste livro são curtas e comuns e devem ter sido interessantes na época.

mere 25/09/2020

Achei que seria um livro complexo mas que nada. Um livro fácil.de.ler.