Blacksad, Vol. 2

Blacksad, Vol. 2 Juan Díaz Canales

Resenhas - Blacksad Arctic Nation - Volume 2

Adriano 21/07/2022

O segundo volume de Blacksad mantém a mesma qualidade do primeiro, tanto em roteiro quanto na arte absurdamente linda. Temos dessa vez uma trama envolvendo o sequestro de uma criança, em meio à questões sociais raciais (com referências diretas ao nazismo e à KKK), que terminam com uma reviravolta inesperada. Saio satisfeito, e ansioso pelo próximo volume.

Marcelo.Castro 21/03/2020

Boa evolução
As qualidades do 1o volume da série seguem nesse 2o volume, sem ser necessariamente uma continuação ou uma história interdependente. Interessante a inserção do personagem no contexto histórico do pós guerra e as tensões raciais, com destaque para o retrato dos supremacistas brancos como a nação ártica que dá título ao volume.

Sidnei 11/05/2021

BlackSad
BlackSad é um investigador destemido e muito inteligente. O lance noir e a quantidade de detalhes é um ponto muito forte dessa série fantástica, daquelas que você rele e reve varias vezes o mesmo quadro procurando todas as referências. Nesse vol 2 temos nosso detetive com um parceiro nada convencional tentando descobrir o paradeiro de uma menininha sequestrada no meio de uma trama de supremacia branca - literalmente animais brancos, que foi uma belissíma sacada - que remete a KKK e os nazistas. Show demais galera. Corre pra conferir. A sesi-sp é uma editora maravilhosa. :)

Rafael Mussolini 16/09/2021

Blacksad: arctic-nation
"Blacksad: arctic-nation" de Díaz Canales e Guarnido é o segundo volume de uma série de cinco histórias que tem o gato preto John Blacksad como protagonista. Dessa vez ele investiga o desaparecimento de uma garotinha em um bairro decadente e tomado pela violência. Os autores seguem vinculando personagens a características de animais e nesse volume as referências ficam ainda mais fortes, pois, um dos temas tratados no quadrinho é o preconceito racial. Apesar de se tratar de uma série você não precisa necessariamente ler na ordem de publicação. Cada volume traz uma história com começo, meio e fim explorando de forma criativa as características dos livros e filmes de investigação.

Mais uma vez ficamos diante da ilustração incrível de Juanjo Guarnido. As suas escolhas para ilustrar cada cena são sempre um deleite aos olhos e deixam a narrativa ainda mais instigante. Guarnido trabalha com os diversos tipo de ângulos e apresenta detalhes em sua aquarela que colaboram com a experiência de leitura transportando o leitor para o universo da HQ. Em Arctic - Nation o bairro The Line se desenha diante do leitor com muita precisão. Tudo isso somado ao ótimo roteiro de Díaz Canales que sabe criar frases de efeito, de duplo sentido e cheias de ironia.

Arctic - Nation apresenta uma história um pouco mais embasada e mais bem trabalhada que o primeiro volume. Isso vai desde o número de páginas, como na apresentação de personagens, desenvolvimento da trama e as estratégias de investigação do detetive Blacksad para solucionar o mistério da vez.

A história se passa numa cidade fictícia do norte do Estados Unidos que enfrenta muita pobreza, uma explosão de violência através da atuação de gangues, do controle de um grupo supremacista branco que persegue a população negra e promove segregação racial, além de uma polícia ineficaz. Partindo desse cenário, os autores vão discutir sobre racismo, violência, corrupção, degradação da Educação, exploração dos mais ricos, entre outros temas.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2021/09/blacksad-arctic-nation-vol-2-de-diaz.html

LeopVEVO 29/12/2021

Leia agora
É simplesmente fenomenal, eu amo historias de detetive noir, o traço do guarnido é muito lindo, cada pagina é ilustrada com perfeição.

Matheus 08/05/2019

Recompensa para quem chegou até o Vol. 2
Em geral séries tem em seus segundos e terceiros capítulos uma queda grande de expectativa dado a necessidade de concentrar na grande estreia tramas importantes. Blacksad destrói esse padrão com louvor.
A arte continua em um nível muito alto e a construção narrativa ainda melhora do vol. 1. Uma investigação que traz grandes surpresas e reviravoltas em um cenário que discute racismo, preconceito, facismo de forma muito inteligente. A produção da SESI é no ponto certo para não encarecer muito um produto com pouca paginação e dar destaque ao traço de Guarnido.
Vale ler e reler para entender todas as construções feitas em tão poucas páginas.
LEITURA MAIS QUE INDICADA!

Saren 16/01/2022

Detetive noir atuando em questões raciais
É um álbum pra ver mais de como as relações raciais são representadas ali.

A história em que o Blacksad conhece o Weekly.

Tropos bem clássicos desse tipo de história e meu gato favorito lembrando que detetive noir só veio ao mundo pra sofrer.

Samuel.Santos 03/02/2022

Não aguentei de ansiedade, após ler o primeiro volume de Blacksad comprei logo a coleção inteira, de tão bom que achei.

O segundo capítulo não decepciona, apesar de não seguir uma linha cronológica com o volume anterior a história avança ao construir melhor a personalidade do protagonista e seu ar badass/fodão.

Também gostei muito a pegada mais social dessa segunda história, com questões raciais e políticas para se refletir. E a cereja do bolo na minha opinião é o plot twist do final que eu realmente não esperava e achei genial.

Super recomendo a HQ!

Henry 31/05/2022

Um suspense noir animal
Se o primeiro volume já havia me cativado, o segundo é ainda melhor. Blacksad parte numa investigação para encontrar uma criança que foi, supostamente, sequestrada.

A ambientação juntamente com o clima noir trazem um tom que remete aos suspenses dos anos 50/60. Os desenhos possuem uma ótima qualidade de detalhes e fazem com que os animais se assemelhem perfeitamente aos humanos, explorando bem as características e os aspectos estéticos.

A obra faz referência ao nazismo e às seitas fascistas (principalmente Ku Klux Klan), expondo suas influências na época e a supremacia do povo branco. A intolerância e o racismo são temas muito abordados também.

História sensacional e instigante. Me agradou muito. Os personagens são muito cativantes, destaque para o protagonista, Blacksad.

Super recomendo!

Armando.Edra 01/09/2023

A hipocrisia de uma sociedade doente
Que baita história do nosso detetive gatuno, Blacksad! A edição consegue trazer um tema tão cotidiano (racismo estrutural) de uma forma muito bem escrita e desenvolvida.

Ao meu ver, nesta história o protagonista quase que é carregado pela história em si. O que seria uma investigação passa a ser um desdobramento das hipocrisias causadas por um grupo supremacista que se auto desmantela por causa da busca por mais poder.

Blacksad tem me agradado por botar o dedo na ferida, de ir fundo nos problemas sociais que nós temos. Os dois primeiros volumes foram fortes neste aspecto, veremos como se saíram os próximos.

VictorBrunetti 12/01/2024

Magnífico.
Tudo que eu elogiei no primeiro com um bônus de ser uma história excelente. Pqp que reviravolta. Me vi boquiaberto a cada página no final.

Erika Neves.1 04/01/2020

Não é necessário ler o primeiro volume, já que cada volume trás histórias completas e independentes.
Gostei bastante dessa história, até mais do que a primeira, principalemnte por tocar nessa questão da segregação racial, que existia nos EUA, durante a década de 50.

skuser02844 29/02/2020

Achei o roteiro deste volume melhor que o do anterior. A arte de Guarnido é lindíssima. Neste volume são abordados temas como: intolerância, vingança e suas consequências. Valeu muito a pena esta leitura.

Caique.Emanuel 15/10/2022

Instigante
Esse segundo volume tem mais o aspecto de detetive do que o primeiro, blacksad vai mais fundo aqui, mesmo com uma ajuda inusitada.
O teor da história acaba sendo pesado e trás questões sociais pesadas, o desfecho e bem diferente, plot inesperado.