Angola Janga

Angola Janga Marcelo D´Salete

Resenhas -

paulajustino13 07/04/2024

Chuva de conhecimento!
HQ belíssima! As ilustrações são incríveis, e o conteúdo então? É uma parte da história do Brasil que eu praticamente não conhecia, então amei saber mais sobre Palmares, os quilombos, os conflitos? E pela HQ ter sido o resultado de um longo processo de pesquisa, foram informações de muita qualidade, me atentei e anotei até umas referências usadas para pesquisar mais sobre!
Só tive um pouco de dificuldade pra acompanhar as mudanças na linha do tempo da história, isso atrapalhou a continuidade e compreensão total da leitura, mas com certeza é um livro pra indicar a todos.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/03/2024

D´Salete recupera as relações entre os negros aquilombados e assenzalados ,entre o quilombo e o seu entorno da época ,lembrando que o quilombo não ficava isolado do mundo colonial

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788595710139

zscella 04/02/2024

Guerra de Palmares.
Conta sobre Palmares, suas divisões e seus principais líderes em formato de HQ, é uma história incrível e que prende muito o leitor, a ilustração é impecável, o livro em si foi muito bem feito, vale a pena compra-lo em formato físico e ter a experiência.

Luiz Santiago 21/01/2024

Ótima narrativa
Mesclar história, ação e poesia visual foi um grande acerto do autor aqui. Um romance gráfico histórico sobre Palmares, escravizados e expedições para massacrar esses assentamentos. Quadrinho sensacional.
[Plano Crítico]
planocritico.com

Adriano 12/01/2024

Durante todo o período que estava lendo, ficava pensando o tempo todo em uma adaptação em um preto e branco estilo o "Abraço da Serpente" com uma fotografia como "O Regresso" durante as lutas e interação dos personagens. É inacreditável que ainda não exista uma adaptação cinematográfica com batalhas tão bem desenhadas. Enfim, 10/10, a primeira leitura do ano é um dos melhores quadrinhos que já li!

Caroline Z. 09/01/2024

Entediante
Que HQ arrastada! Tem 400 páginas, mas a história toda poderia ter sido contada com a metade disso.
Por mais que o panorama histórico seja interessante, fiquei muito entediada. Sem contar que as digressões deixaram tudo muito confuso. Se ele ao menos tivesse alterado as cores para representar o passado teria ajudado.
Não é uma obra que eu recomendo.

adrian_rodriguesr 06/01/2024

Só conflito
De forma geral, essa hq retrata muito bem os conflitos vividos na época entre pessoas negras e brancas, típico ?portugueses contra indígenas?
E é bem isso mesmo, é possível notar até a influência que os portugueses causam, a manipulação que eles fazem pra causar conflitos internos
Recomendo demais leitura

Aline221 20/12/2023

Bem feito
Muito bom! eu ja sabia um pouco sobre os quilombos de palmares pelas aulas de história, mas ver os quadrinhos ambientados dentro da visao dos oprimidos e nao dos opressores é lindo. apesar de todo o peso da história, quando vemos os branquelos rascista batento com chicote e jogando sal por exemplo, mesmo sendo pesado, nos faz relembrar a história do brasil, que nunca deve ser esquecida, para que assim não se repita.

livro importantíssimo e que deveria ter mais reconhecimento.

Di3gao 30/11/2023

Primoroso
Angola Janga vai muito além de Zumbi e do que vimos nas aulas de história, ela traça toda uma história de Palmares.

O enredo foi muito bem articulado e linear, representou fielmente esse período histórico, explorou seus eventos e preencheu suas lacunas com uma ficção embasada, desenvolveu o passado de figuras importantes, foi uma forte história sobre resistência e trouxe a perspectiva dos povos oprimidos, quebrando a narrativa eurocentrista que fomos ensinados na escola. A arte do quadrinho é bela, fluída e foi dirigida com maestria, isto é, o leitor percebe claramente a movimentação como em um filme, os enquadramentos foram planejados e cada detalhe também conta um pouco da história. Entretanto, a narrativa é muito confusa, a mudança de tempo e perspectiva não foi bem elaborada, não achei imersivo e não me vi preso na história.

Portanto, Angola Janga é uma obra grandiosa e muito necessária, porque o autor, após anos de pesquisas muito profundas e ricas, ensina ao leitor, de forma didática e em uma linguagem de fácil acesso, sobre um período histórico do Brasil apagado e de importante discussão. Recomendo muito para conhecer mais do nosso passado!

Madu 22/11/2023

Amei a proposta do livro, levanta uma parte importante da história brasileira e a apresenta por meio de quadrinhos, que convenhamos, são lindos (esse livro todo é lindo, de se apaixonar). Ao final, temos uma explicação mais direta, com uma ordem cronológica e tudo. Amei, vale super a pena

yasminkfouri 21/11/2023

??
Por mais de ser um livro meio grande, foi fácil e rápido de ler, porque é uma história em quadrinho, e quase não tem falas...

@limakarla 29/10/2023

Esta HQ já seria incrível por si só, mas quando penso que foi o resultado do projeto de mestrado do autor, fico ainda mais chocada com a qualidade em cada um dos aspectos, já que ele também faz os desenhos.

Além disso, nem preciso dizer quão importante é contar a história do nosso país, principalmente quando é de forma acessível, clara, que nos conta sobre um homem tão importante para a história dos escravos no Brasil.