40 questões para se interpretar a Bíblia

40 questões para se interpretar a Bíblia Rob Plummer

Resenhas - 40 questões para se interpretar a Bíblia

Gleydson-Marinho 10/04/2022

40 questões para se interpretar a bíblia
Este livro é extraordinário. Não é um tratado hermenêutico, mas aborda questões extremamente relevantes que são úteis àqueles que querem, de fato, iniciar um processo sério de interpretação bíblico.
Exemplo deste fato é o apontamento Da Solidariedade Corporativa e a Prefiguração Tipológica, entre muitos outros.

Lucas 11/11/2021

40 questões para se interpretar a Bíblia - RESENHA
A introdução do autor fala muito bem sobre a proposta do livro:

“Este livro tem o propósito de ajudá-lo a entender a Bíblia. Como professor de Novo Testamento, ministro regularmente um curso introdutório sobre hermenêutica (interpretação) bíblica. Tive dificuldade para encontrar um livro-texto que considere, de maneira breve e acurada, todos os assuntos que investigamos no curso. (Os tópicos abordados em meu curso incluem: cânon, transmissão de manuscritos, versões bíblicas em inglês, questões gerais de interpretação, maneiras de lidar com os principais tipos literários da Bíblia e debates hermenêuticos atuais). Escrevi este livro para abordar tais assuntos em um único volume. Idealmente, este livro servirá como livro texto para um curso de introdução bíblica numa faculdade ou num seminário, mas me esforcei para escrever de modo que o livro seja proveitoso para qualquer cristão interessado. Meu alvo consistia em ser acessível, sem ser simplista, e erudito, sem ser pedante, não ignorando as questões práticas e a aplicação à vida real por parte do leitor cristão.”

Quem introduziu as divisões de capítulos e versículos que encontramos regularmente na Bíblia? O que pretendemos dizer com “autógrafos”? Qual é a definição correta de “inerrância”? Como os manuscritos bíblicos foram copiados e transmitidos ao longo dos séculos? Qual é o mais antigo fragmento existente do Novo Testamento e qual é sua datação? Quem determinou o que deveria ser incluído no cânon? Qual é a melhor tradução bíblica em inglês que temos ao nosso dispor? Qual é a mensagem predominante da Bíblia? Por que as pessoas não conseguem concordar quanto ao que a Bíblia significa? Neste livro fascinante e bem elaborado, Robert Plummer considera essas e muitas outras questões relacionadas ao entendimento da Bíblia. Fundamentado em erudição recente e apresentado em formato acessível, tanto prático como relevante, este livro é uma leitura prazerosa. Em essência, o autor nos oferece um livro sobre interpretação bíblica cortado em pedaços e porções palatáveis, usando um formato que torna mais fácil digerirmos um assunto que frequentemente entala na garganta de alunos iniciantes.

Bock trata com bastante precisão e clareza, desde o que é a Bíblia (como ela veio a existir, se tem erros, traduções, etc.), às questões hermenêuticas (pressupostos e regras de interpretação do texto), até a maneira específica como se deve interpretar gêneros literários diferentes.