Senti na pele

Senti na pele Ernesto Xavier

Resenhas -

Ize 14/04/2022

"É isso que o racismo faz com a gente: abafa nossa voz, encolhe nossa alma, faz você se sentir uma pessoa minúscula e faz doer cada célula do corpo."

Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

Senti Na Pele é um microfone aberto para espalhar a voz e o protagonismo negro, espalhar a coragem pra quem quer se abrir e perceber, de alguma forma, que não se está sozinho.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592736149

Guynaciria 13/01/2023

Senti na Pele- relatos / Ernesto Xavier / @tocalivros selo Malê @malê / Narrador Leo Raoni e Thais Cabral

Relato sobre como os jovens negros são tratados nesse país, do ponto de vista de um homem que sofreu cada um dos atos de racismo aqui declarados.

Livro surgiu após vários ataques racistas na plataforma facebook, quando o autor resolveu se posicionar e do seu relato surgiram vários outros, que lhe foram enviados.

Quando um garoto negro é abordado na rua por policiais, sem nenhum motivo aparente, além da cor, sofrendo violência física e a prisão ilegal temporária, ou quando uma menina negra e espancada e empurrada em uma piscina e quando questiona o motivo da violência escuta, isso é por você ser negra.

Não dá para imaginar sendo uma mulher branca, a quantidade de atos racistas que ainda acontecem diariamente contra milhares de pessoas em nosso país, e como se a capa de privilégios nos cegassem para esses micros atos de agressão.

Quando vemos uma pessoa se posicionar contra cotas raciais e nos calamos, para não ter mais um momento de desconforto perante uma pessoa que vai aumentar o tom de sua voz, se negando a entender o obvio e ainda nos agredindo, dizendo que somos ingênuos, nesse momento devemos sentir vergonha, de não nos posicionarmos firmemente a favor de quem merece o nosso apoio.

Ao escutar esse livro, consegui visualizar a minha parcela de culpa, e me envergonhei. Mas essa resenha não é sobre mim, mas sim sobre a voz de milhares de pessoas que precisam e devem ser escutadas e respeitadas.

#selomalê #tocalivros #sentinapele #racismo #relatos #ernestoxavier #leoraoni #thaiscabral #audiolivro #leitura2023 #lido2023

Aline Mota 25/05/2023

Memórias
Este é um livro emocionante, preparem-se antes de ler.
É um livro fluido, porém com relatos densos. É organizado a partir de relatos de negrxs que se dispuseram a colocar para fora casos de racismo uns até nunca antes revelado. A linguagem nos aproxima dos declarantes como se estivéssemos em uma conversa.
Livro necessário e urgente para todas as idades, porque infelizmente atitudes racistas aparecem também na infância, pode ser debatido em uma reunião de família, a fim de instruir nossas crianças e jovens. Infelizmente refleti durante a leitura do livro que já fiz uma brincadeira racista quando criança, naquele momento achei que fosse uma brincadeira, a mãe dela ficou muito brava e cortou nossas relações, hoje tenho essa percepção e pude fazer essa autoanálise de meus próprios comportamentos durante a infância e juventude(foi engraçado para quem?) e a mãe dela estava certíssima, jamais poderia ter tido uma atitude daquelas e sei que a magoou bastante. A alguns anos venho formando uma consciência de me reconhecer negra também e hoje sinto na minha pele o que a minha coleguinha sentiu quando falei do cabelo dela, porque a três anos decidi usar meu cabelo natural, que é cacheado, crespo e bem cheio (daqueles que ficam bem pra cima) e sofro com falas pejorativas de meu próprio pai. Em síntese é um livro super essencial para formação humana.