O humano do mundo

O humano do mundo Débora Noal

Resenhas -

Lais.Cristine 08/04/2024

Cada página desse livro é um soco no estômago. Me fez repensar muito a quantidade de privilégios e desigualdades existentes.

Erivaldo21 18/06/2023

A humana no mundo!
Débora Noal uma recém-formada psicóloga registra suas missões em um diário trabalhando como médica sem fronteiras. Sua cerreira começou no sus! Porém, não se sentia muito útil, queria ajudar gente mais vulneráveis, por isso, achou uma seleção para o MSF. Ao ser aceita, se depara com a realidade de quem sofre intensa desigualdade social, racial, injustiça, violência, tortura, fome. Débora sofre com quem sofre, chora com quem chora, é violentada com quem é violentado. Em regiões onde as necessidades e direitos básicos não existem, o cenário se mostra desolador. No Haiti, Guiné, República Democrática do Congo e Líbia ela vive todas as mazelas humanas e tenta ser o máximo humana para levar um pouco de conforto, apoio e carinho. Apesar de fazer seu trabalho com muito afeto e ajudar como pode, é pouco diante de tanta desigualdade, indiferença e violência. O relato nos faz refletir sobre ser um humano; sobre a importância do outro; sobre nossa zona de conforto e, principalmente é uma tapa na cara da ingratidão sabendo que existem pessoas que trabalha 12 horas para se alimentar com duas batatas, que a violência sexual em crianças e mulheres não choca mais, tornando-se quase normal. As pessoas estão deixando de ser humanas? Sejamos gratos!?

Marina 04/01/2023

O humano no mundo
Incrível a história de uma psicóloga sem fronteiras. Muito emocionante e sincero. Indico leitura para os profissionais da psicologia

Mariana 04/12/2022

Inspirador
Diários são recursos terapêuticos muito utilizados e incentivados dentro da Psicologia. Às vezes, servem até como material de estudo, como os diário de campo, ou as versões de sentido, dependendo da abordagem a qual se olha - etnografia, humanismo, etc. O livro de Débora é um diário, um recurso terapêutico utilizado por ela para dar vazão a toda experiência vivida, e na minha opinião, ele serve também como material de estudo, já que mostra a atuação da Psicologia em povos desprovidos de direitos, marginalizados, negligenciados, invisibilizados. Débora compartilha suas vivências e atuação, com muita sensibilidade, colocando-se como protagonista em meio a tanto sofrimento, de tantos povos que sofrem explorados e abusados. É interessante a forma como ela permite se expor, como uma Humana, não só psicóloga, não só colega de trabalho, não só amiga, filha... ela se coloca por inteira. Isso é um ato extremamente corajoso dentro de uma profissão que sempre tenta distanciar-se de seus pacientes, distanciamento esse que acaba até mesmo colocando nossa humanidade em cheque. Débora desfaz esse estereótipo com muita coragem e sensibilidade, mostrando brilhantemente, na prática, o que Jung dizia: "conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Inspirador seu trabalho, sua história e coragem. E que orgulho ter essa autora como colega de profissão!

Pat 15/09/2022

Mundo sem fronteiras
Penso na coragem de Débora. A cada nova história apresentada em seu diário, sentia como se fosse transportada para o lugar daquela lembrança. Faz a gente perceber a grandeza do mundo. Em vários momentos a emoção toma conta diante tanta tragédia e sofrimento.

Rodrigo Leão 24/08/2022

Incrível
Recomendo muito ,para pessoas que precisam levar um choque de realidade, para pessoas que se sentem muito forte ou grande , é um baita tombo .

Regina 28/07/2022

Débora percebeu, ainda muito cedo, que a vida pode ser muitas coisas, entre elas, incoerente. Há pessoas que têm muito. E há pessoas que não têm quase nada... ou nada. Como os haitianos, após os terremotos. Como os congoleses, que vivem na miséria e sobrevivem a uma guerra civil sem prazo de validade. Como as milhares de pessoas ?presas? nos campos de refugiados da Líbia. Ou como as

Julia.Miquelini 04/03/2022

Surpresa
Das coisas boas de ganhar livros mensais "sem escolha"! Algumas surpresas são extremamente demais! Eu fui muito, muito abalada pelo que li nessas páginas! O humano do mundo é horrível, e lindo ao mesmo tempo!
E os MSF continua sendo um sonho! ?? Quem sabe....

Giulia.Pessoz 09/09/2021

Extremamente necessário
A psico?loga De?bora Noal conta, por meio desse livro, suas experie?ncias vividas em algumas misso?es na Repu?blica Democra?tica do Congo, Haiti e Li?bia pela organizac?a?o dos Me?dicos Sem Fronteiras. De?bora conta a realidade de pai?ses devastados por desastres naturais, guerras e tomados pela viole?ncia absurda e aterrorizante, onde ha? vidas que cruzam com a crueldade humana, os desastres da natureza e a dura realidade da sociedade.
Por ser um livro de na?o-ficc?a?o eu achava que a leitura ia ser cansativa, mas esse livro me surpreendeu muito! De?bora na?o conta apenas o seu dia a dia em pai?ses onde a pobreza reina, o acesso a? a?gua e comida e? limitado e o conforto e? inexistente. Ela conta sobre vidas e histo?rias que a marcaram para sempre, pessoas que, por meio de uma intervenc?a?o psicolo?gica de De?bora, conseguem achar um sentido na vida diante daquilo tudo. Algumas pa?ginas te?m relatos crue?is de viole?ncia extrema, mas creio que o foco era mostrar que, em uma realidade na?o ta?o distante da nossa, ha? pessoas que sofrem todos os dias aquilo que no?s julgamos aterrorizante demais para ser verdade. E a escrita bem elaborada e carregada de reflexo?es faz o livro ser muito interessante de ler.
Recomendo o livro para quem quer uma dose de realidade. Uma dose doi?da, mas necessa?ria. Aprendi com o livro a importa?ncia de olhar para o lado, de ajudar o pro?ximo, de fornecer uma escuta a ele em meio aquele sofrimento intenso que e? muito diferente do nosso. E? um livro importante para conhecer duras realidades que sa?o corriqueiras na vida de um outro ser humano. Um livro extremamente necessa?rio para reconhecer a importa?ncia da ajuda ao pro?ximo e para refletir.

Rafa 04/09/2021

Humanos Invisíveis
O livro fragmenta um tratamento que vai além da psicologia. Destacando o que um simples contato humano é capaz de construir, superar e reverter. Por muitas vezes, sobrepondo as técnicas do profissional da saúde. Apenas uma ressalva, a autora poderia se aprofundar mais na história de cada vítima.

Grace santana 25/07/2021

Incrível
O livro é escrito como diário e apresenta algumas missões da psicóloga Débora Noal no programa médico sem fronteiras. O livro mescla histórias profundamente tristes que você precisa parar um pouco para respirar, com algumas pequenas vitórias do trabalho. Me emocionei em algumas partes, chorei, dei algumas poucas risadas. O livro é excelente mas não acho que seja pra todo mundo, principalmente por falar sobre abuso sexual e pode ser gatilho para algumas pessoas. Mas todo o trabalho da Débora e do MSF é admirável e necessário para trazer um pouco de humanidade a um mundo tão desumano.

fabiele :) 14/07/2021

SER humano
Livro com grandes relatos, mostra a importância de ver o outro e a importância desse pessoal que se doa para causas humanitárias.
Muitas vezes sabemos de guerras, conflitos mas pensamos nas pessoas que estão apenas sofrendo as consequências, as mulheres assediadas, as crianças que perderam toda sua família? Nem sempre ou melhor, quase nunca.

Uma leitura que deixa a reflexão do que é SER um humano e estar disponível para melhorar a vida de outros humanos, outros da grande família mundo, sem diferença de raça, cultura, nacionalidade, apenas outro humano.

Ana 12/06/2021

Admiro muito as pessoas que se doam por completo, uma doação desinteressada. Elas optam por isso e pronto. Saem de sua zona de conforto, caem num mundo ríspido, hostil, doente, e mudam a vida de outras pessoas. O humano do mundo é sobre a trajetória de Débora em suas missões pela organização Médico Sem Fronteiras. Nos mostra um mundo muito dolorido, cruel, desigual, mas também que as vezes é preciso muito pouco para tornar a vida das pessoas um pouquinho mais feliz. Gostei.