Market Garden

Market Garden Bruno Seelig

Resenhas - Market Garden

Emerz 01/12/2020

Uma última história aos moldes dos anos 80/90, uma narrativa adolescente bem divertida, dívida em duas partes, inicialmente foi publicada independente e pois republicada pela editora Mino (que tanto amo).

Na primeira história o grupos dos garotos tramam um tática para evitarem o bullying do valentão da escola, daí que vem o nome da primeira história "Blitzkrieg" uma tática de guerra.

A segunda história se passa alguns ano depois da primeira, e o enredo dessa consiste em roubarem um carro, comparem bebidas alcoólicas e irem a uma festa.

As duas histórias como disse antes são bem adolescentes e por isso é fácil de se relacionar com elas, pois são situações comuns que acabamos vivenciando.

Por fim o traço do Seeling, eu já acompanhava suas ilustrações antes de lê suas obras, eu particularmente adoro o traço dele e as cores que ele usa.
@quadrinsdobatera 08/12/2020minha estante
Tô bem afim de ler esse, oh.

Cilmara Lopes 14/02/2018

Essa hq é dividida em duas partes:
I. Blitzkrieg
II. Market Garden
Inicialmente foi publicada independe apenas com a primeira parte, foi um baita sucesso, tanto que esgotou rapidamente.
Na CCXP do ano passado consegui essa republicação que trás a parte II.
Conhecemos um grupo de jovens que bolam o plano "blitzkrieg" para se salvar do valentão "Anderson Bonato e suas malditas baquetas" e esse episódio termina de uma forma um tanto inusitada.
Após cerca de dois anos, esse grupo de amigos bola mais um plano alla infalível, "Market Garden" para conseguir dar uma escapada para um festa na noite anterior a prova do vestibular.
Se você sente falta de "Geeks and freaks", "Manual de sobrevivência escolar do Ned", "Os Goonies", "Anos Incríveis", vai amar essa hq, ela resgata esse ar nostálgico dentro do contexto atual, tem um ritmo incrível no desenrolar da história.
Parece que eu já conhecia os personagens de tão bem desenvolvidos, são cativantes!
É uma leitura prazerosa, tem o time certo para prender leitor!
Corre atrás!

Dango Yoshio 25/11/2022

Maneiro
A edição da Mino compila duas histórias, ambientadas nos anos 80/90: Blietzkrig e Market Garden.

Na primeira, os 4 amigos querem se livrar do valentão que fica batendo neles com baquetas. É bem curtinha e tem um final que eu não tava esperando.

A segunda se passa dois anos depois da primeira e tem um foco maior nos conflitos internos dos personagens, a expectativa dos pais versus a vida que eles querem viver.

Gostei muito da ambientação, cenários e roupas dos personagens. Dá uma sensação de viagem no tempo muito doida.

Uma leitura divertida e nostálgica.

silas. 12/09/2018

Recomendado
Preciso de mais aventuras. Tomara que o Bruno Seelig (um dos vencedores do 30º Troféu HQMIX) faça! Aliás, ele escreve e desenha muito bem, de uma maneira que me divertiu e cativou. As últimas páginas dos dois pedaços de Market Garden são um show à parte.

História em quadrinhos bem legal pra quem teve ou tem grupinho de amizade na escola!

strangrish 29/03/2019minha estante
eu só não gostei muito da fonte que ele usou na primeira história (na verdade acho que é escrita a mão né), tinha algumas palavras que ficaram difíceis de ler...

Mustang 13/06/2019

Market Garden
PERDER A BATALHA, MAS NÃO A GUERRA! Cansados de bullying, quatro amigos decidem declarar guerra contra seu pior inimigo na escola. A estratégia? Uma tática militar de ataque surpresa usada com sucesso na Segunda Guerra Mundial! Anos depois, com nova aliança, a pequena tropa traça mais uma manobra militar, driblando pais desavisados com finalidade de transportar “suprimentos” para uma festa na véspera do vestibular.
O time de desenhistas que produzem pra editora MINO é incrível, aqui Bruno Seelig conseguiu reproduzir daquelas historias gostosas sobre amizades verdadeiras e bons companheiros de aventura, chegou a me dar nostalgia e lembrar de clássicos como "Goonies" e até mesmo "Conta Comigo"!
A forma que ele tratou o bullying sofrido pelos amigos e como reverte-lo foi o ponto alto pra história se desenvolver, cada personagem teve sua função bem elaborada e deixou as coisas fluirem naturalmente. Gosto de histórias que não precisam despejar muitas informações ao leitor, em Market Garden ja entramos dentro do assunto, seguimos os fatos e ja vemos o desfecho da trama se finalizar. Essa história só tem um defeito, ela acaba e a gente quer mais aventuras desse time...hahaha.
Nota: 5/5

site: https://www.instagram.com/p/BwP4gRkA-SJ/?utm_source=ig_web_copy_link

caarolparker 17/04/2020

Curto
Muito bom! Típica narrativa adolescente, apenas faltou mais situações dos personagens e interação com demais.

Padu Ribeiro 03/11/2023

“Market Garden” é uma HQ nacional do quadrinista Bruno Seeling, lançada na CCXP de 2017 e publicada pela Editora Mino, que reúne duas estórias curtas sobre um grupo de amigos em momentos diferentes da adolescência.

Na primeira delas, 'Blitzkrieg', quatro amigos cansados de sofrer bullying decidem declarar guerra contra o valentão sem noção da escola. A estratégia? Blitzkrieg, uma tática militar usada com sucesso na Segunda Guerra Mundial que consiste numa espécie de guerra-relâmpago em que se unem forças em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que os inimigos tenham tempo de organizar uma defesa. Dois anos depois do Blitzkrieg, temos a segunda estória: “Market Garden”. Novamente, o grupo de amigos recorre ao uso de uma tática militar para alcançar seus objetivos. O objetivo dessa vez é simples: arrumar cervejas e transportá-las até uma festa, escondidos dos pais. Tudo isso na véspera de um simulado para o vestibular.

As histórias sutilmente perpassam os dilemas típicos da adolescência: aceitação, bullying, escola, tensão pelo vestibular, garotas, amizade, pressão dos pais, futuro profissional, etc. Do grupo de cinco, apenas três têm personalidades marcantes, mais trabalhadas. Mas é o suficiente. É divertido acompanhar as desventuras mirabolantes desse quarteto/quinteto, e fiquei na vontade de mais estórias, pois me transportaram para o ensino médio, e me fizeram sentir saudade desse tempo. Acho que o formato apresentado funcionaria muito bem como uma série regular de histórias curtas.

Os desenhos do Bruno Seelig combinam muito bem com a proposta da HQ, com um traço desproporcional, mais grosso, bem marcado nos contornos, mas, ao mesmo tempo, limpo. Vi na internet alguém dizendo que remete ao desleixo dessa geração anos 90, bem engraçado e simples de ler, e que o fato de ser todo impresso em azul lembra os cadernos de escola dessa época que eram preenchidos de letras e desenhos mal feitos por jovens sonhadores. Além disso, os cenários são cheios de referência ao mundo nerd e à época e nos ajudam a entender melhor o gosto desses garotos. Além da estilização dos personagens que já mostra muito da habilidade do artista para construir “tipos” que darão o tom da sua história, a narrativa visual do Seelig é bem dinâmica, com ângulos ousados e bastante movimentação.

No fim, são 2 histórias bem curtinhas que ficam entre o clichê e uma representação divertida que vai te trazer nostalgia dos tempos de escola. É uma HQ bem feita, bem desenhada, divertida e de leitura rápida, que vai te pegar pela empatia. Boa indicação para quem gosta de qualquer aventura infantil daquelas típicas do autor Stephen King, como “Conta Comigo”, e para passar o tempo, se conseguir por um preço.