Ode do Infortúnio

Ode do Infortúnio Alana Gabriela

Resenhas - Ode do Infortúnio

Silvana 17/11/2017

— Senti sua falta, Marjorie. Na verdade toda a linhagem Edinger sentiu! — minha avó sussurra contra meus ouvidos. Um calafrio percorre a minha espinha e faço o possível para não me contorcer. — E por isso estou feliz por você estar aqui.

Marjorie Edinger está de mudança para Afternoon Fall. Ela nasceu lá, mas desde seus quatro anos quando seu pai Mathias faleceu, sua mãe Soraya decidiu que não queria viver naquele lugar e elas se mudaram para Brooks Hill. Mas agora Marjorie está indo morar com sua avó Lucíola, que ela praticamente não conhece. Sua mãe tomou essa decisão porque será impossível para Marjorie continuar vivendo em Brooks Hill depois do que aconteceu. Depois de ela ter sido considerada culpada. Infelizmente ela estava no lugar errado, na hora errada e conhecia algumas pessoas que fizeram coisas erradas e por isso Marjorie acabou sendo acusada de uma infração que não cometeu. E enquanto esperava pela audiência em que foi considerada culpada, Marjorie vinha cumprindo serviços comunitários nos bairros mais afastados e deteriorados da cidade, por isso ela já cumpriu sua pena.

Logo que chega em Afternoon Fall, uma placa marca o número de habitantes residentes na cidade: 2240. A cidade foi preservada desde a idade moderna e as casas são quase todas no estilo vitoriano. E o clima parece que não muda, é sempre outono. Quem leva Marjorie até a cidade é seu tio Bauer e quando chegam na mansão de sua avó, ele pede que Marjorie aguarde no carro para não chamar a atenção dos moradores locais. O que é praticamente impossível já que Bauer é um policial e levou Marjorie até a cidade em sua viatura. Lucíola recebe Marjorie de braços abertos, mas Marjorie que sempre foi introvertida fica meio sem ação. Na primeira semana em Afternoon Fall, Marjorie fica praticamente dentro de casa e as únicas pessoas que ela vê são sua avó e seu vizinho Jerome cuja janela do quarto dá de frente para o quarto de Marjorie.

Mas então Marjorie decide conhecer um pouco mais sobre a cidade e acaba entrando na floresta que rodeia a cidade e acaba encontrando uma cabana aparentemente abandonada. E ao explorar o local ela encontra uma espécie de cela trancada com correntes e um enorme cadeado no porão. E o curioso é que não tem ninguém dentro da cela que Marjorie consegue abrir com um grampo de cabelo. E as coisas só ficam mais estranhas quando Marjorie tenta voltar para casa e parece ter algo seguindo ela pela floresta. E ela só consegue encontrar a saída da floresta com a ajuda de Graham, outra morador misterioso de Afternoon Fall. E Marjorie nem desconfia que tem algumas pessoas de olho nela e uma dessas pessoas é Alanis, que pertence a um grupo do qual Jerome faz parte. E sem Marjorie saber eles estão debatendo se vale a pena chamar Marjorie para fazer parte do circulo. Mas o pior acontece quando todos na cidade descobrem o motivo de Marjorie ter vindo para a cidade e sua avó diz que o que aconteceu com ela em Brooks Hill é culpa de Afternoon Fall em sua tentativa de trazer Marjorie novamente até ela.

— Afternoon Fall cobra os seus e por esse motivo ela estava te destruindo em Brooks Hill, com a única finalidade de tê-la de volta. E se não a obtivesse, Marjorie, você sofreria uma terrível destruição a ponto de virar pó para sempre. Uma simples e ínfima marca no túnel da vida. Por isso você voltou para a cidade. Somente por isso. Porque ela a queria aqui.
— Vó, o que está dizendo…?
— Sua mãe sabia dessa verdade, ela estava com medo, tentando evitar esse Infortúnio a todo custo, mas quando percebeu que não estava dando certo concordou com seu retorno. Ela sabia que se ficasse mais um ano distante de sua terra você morreria. – ela fala rapidamente, para não perder a coragem. – E essa é a verdade sobre a sua vinda, Marjorie. Afternoon Fall é a causa de todos os seus problemas em Brooks Hill e o suplício de sua vida.

Demorei para escrever essa resenha porque não sabia como expressar o que senti lendo esse livro. Demorei para escrever, mas não para ler porque o livro, apesar do tamanho, é tão interessante que a gente nem vê as páginas passar e quando percebe ele já terminou. E fiquei frustrada no final porque como é uma trilogia, fiquei morta de curiosidade para saber as respostas das questões levantada durante a história. Ficou muita coisa em aberto. A Alana foi muito má nesse livro porque ao longo da história ela foi levantando várias questões e só aumentando a minha curiosidade e no fim as respostas não vieram. Mas a autora já se pronunciou que as continuações não vão demorar porque assim como nós ela também é uma leitora e sabe como é dificil ficar anos esperando por respostas.

O livro como vocês já perceberam é uma mistura de fantasia com suspense e terror e tem uma mitologia própria. E uma coisa que gostei muito foi que temos a narrativa em primeira pessoa pela Marjorie, preferida do povo, mas também temos narrações em terceira quando acompanhamos outros moradores da cidade. Isso deixou o cenário muito mais amplo e assim dá para saber o que está acontecendo fora da visão da Marjorie. Mas ainda assim os mistérios e segredos não foram revelados, só algumas coisas que a autora foi soltando aos poucos. A sinopse do livro não revela muito e só vamos descobrindo as coisas conforme vamos lendo o livro. Eu fiquei naquela tentando adivinhar sobre o que realmente era a história. Quando vi eles falarem sobre circulo já imaginei que ia ter bruxas, mas depois pensei que era sobre lobisomens. Enfim, vocês vão ter que ler para descobrir hehe.

Os personagens são todos interessantes e nenhum deles é o mocinho ou o bandido. Todos tem atitudes boas e más ao longo da história, então qualquer um pode se revelar o grande vilão a qualquer momento. Chegou uma hora que eu desisti de descobrir quem era o errado da história porque volta e meia um deles tinham algum tipo de atitude que me deixava frustrada por não saber a verdade. Mas ao mesmo tempo isso, esse grande mistério envolto em um clima sombrio, foi que o que me fez dar cinco estrelas ao livro. Não vou falar sobre cada um dos personagens porque o interessante é cada um tirar suas próprias conclusões conforme vai lendo a história, mas não posso deixar de citar a cidade, que tem seu grande destaque como se fosse um dos personagens da história. Enfim, recomendo o livro com certeza. Leia e se deixe seduzir por todo esse mistério criado pela Alana. Mais um livro que amo da autora.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2017/10/resenha-ode-do-infortunio-alana-gabriela.html

Luiza Helena (@balaiodebabados) 21/11/2017

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Ode do Infortúnio é o primeiro livro da trilogia Os Segredos de Afternoon Fall. Esse é um projeto da Alana que já venho acompanhando um tempinho e fiquei muito feliz quando finalmente pude conferir na íntegra.

Ode do Infortúnio se passa na cidade da Afternoon Fall, uma cidade pequena onde todo mundo conhece todo mundo desde sempre. Logo nas primeiras descrições da cidade, percebemos que ela tem ares melancólicos e isso se reflete em todos os personagens.

Boa parte da história é narrado em primeira pessoa pela Marjorie, mas também temos alguns capítulos em terceira pessoa focados em outros personagens. Esse tipo de narração caiu como uma luva para a história porque, assim como Marjorie, estamos no escuro sobre os babados de Afternoon Fall. Com capítulos focados nos outros personagens, além de conhecê-los mais a fundo, aos poucos vamos sabendo sobre os segredos que guarda essa pequena cidade.

Pelas narrações da Marjorie, percebemos que ela tem alguns conflitos internos, resultantes de algumas de suas ações no passado. Fora que, assim como eu, ela tem sérios problemas de confiança, que também são resultantes de ações passadas e só aumentam quando ela percebe que todo quer usá-la para alguma coisa. Comentei com a Alana que a Marjorie tem uma “alma velha, sofrida”; não uma alma velha tipo a minha que nasceu velha mesmo e tem 85 anos, mas uma alma carregada por conta de experiências fortes em pouco tempo de vida.

Marjorie pode até ser a protagonista de tudo, mas os outros personagens não ficam atrás. Como falei, os capítulos em terceira pessoa são focados nesses personagens. Nesses capítulos, os personagens estão, quase sempre, dividindo o foco com outros, mas percebe-se o quão bem eles foram construídos.

Logo quando chega em Afternoon Fall, Marjorie desperta o interesse, não só por ser nova no lugar, mas por conta da sua linhagem. Os principais interessados nela são um grupinho de adolescentes de sua escola. Apesar de se dizer democrata, o grupo é liderado por Alanis. Ela é dissimulada e um tanto manipuladora, que vive e respira controlar tudo e todos. Quando uma determinada coisa começa a fugir do controle, Alanis se desespera e toma atitudes precipitadas, sem se preocupar muito com o resultado. Estou bem curiosa como Alana vai desenvolver nos próximos livros uma certa ligação que Alanis tem com um certo personagem.

Continuando o squad, temos Jerome, Enzo e Reagan. Jerome é o cara que mais se martiriza por conta de algumas ações de seu grupo. Ele também é o que mais bate de frente com as opiniões de Alanis, fazendo com que Enzo e Reagan tenham o cargo de pacificadores (OK que Reagan está mais para a faz-tudo de Alanis, mas segue o baile). Junto com Alanis, os quatro fazem parte de uma linhagem antiga de moradores da cidade. Bom, só por essa informação dá pra desconfiar que eles estão envolvidos em tretas e mais tretas.

Não fazendo parte do squad, mas também interessada em Marjorie, temos Hellene (quase minha xará). Hellene é filha do dono do jornal da cidade, então já sabemos que a menina vai atrás dos podres da galera e expor todo mundo. Hellene é bastante determinada e tem um senso forte de fazer justiça, mesmo que tenha que passar e usar algumas pessoas.

Aumentando a gama de pessoas de olho em Marjorie, temos a xerife Norabel e o misterioso Graham. Norabel é uma pessoa que se utiliza do seu cargo para futricar na vida dos outros. OK que ela só quer manter Afternoon Fall nos eixos, mas não sou muito fã de pessoas marocas. Assim como sua filha Alanis, ela também é controladora e perde um pouco a cabeça quando as coisas saem dos eixos. Já Graham, bem… Como falei pra Alana, eu ainda não tenho uma opinião muito formada sobre ele, mas sei que ele tem altos planos escondidos por trás de cada ação sua.

Creio que a única pessoa que não tem motivações secundárias para Marjorie é sua avó Lucíola. Pelo que vemos dela na história, ela é uma mulher bem sofredora mesmo e carrega consigo altos segredos. Assim como Marjorie, eu ficava com muita raivinha porque a mulher não espocava logo os babados tudo, maaas ela não contar não significa que Marjorie não vá descobrir.

Por tudo que já falei, dá pra ver que a história é um suspense só, além de ser fantasia urbana. Pois é sim e é maravilhosa. A escrita da Alana já passa isso desde o início da história, se aprofundando mais ainda ao longo dela. Como o nome da trilogia indica, Afternoon Fall tem muitos segredos, não só seus habitantes, mas a cidade também. À medida que a história vai avançando, segredos são revelados, galera fica maluca e descontrolada, gerando altos conflitos. E quando você percebe, o livro acabou, deixando o gosto de quero mais… E depois daquele final, quero muito mais sim senhora

Por eu ter nascido numa cidade que é cheia de lendas, adorei a mitologia que Alana criou. Ela pegou alguns elementos folclóricos já conhecidos e juntou com os de própria autoria, resultando em uma mitologia muito bem embasada e que nos deixa curiosos para saber bem mais sobre o que realmente acontece em Afternoon Fall. Claramente você terá respostas sim ao fim desse livro, mas Alana deixou algumas a serem respondidas mais na frente.

Ode do Infortúnio já está disponível na Amazon (grátis para clientes Unlimited). Adquira o seu e venha descobrir que segredos essa cidade - aparentemente pacata - reserva.

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2017/11/resenha-227-ode-do-infortunio.html
Alana.Freitas 29/11/2017minha estante

Pri 18/08/2018

Uma cidade intrigante
Estava muito curiosa para ler esse livro desde que foi lançado pela Alana. Mais uma vez, a autora me surpreendeu com um livro fantástico e não vejo a hora de poder ler o segundo da trilogia.

"Existe uma coisa chamada escolhas, Marjorie. Todos têm oportunidades de fazer as suas."

Marjorie Edinger é uma adolescente de cabelos avermelhados que está bastante encrencada. Depois de cometer o pior erro de sua vida, nem mesmo sua mãe consegue mais tratá-la como antes. Parece que sua vida será sempre marcada por esse acontecimento e nem ela, nem as pessoas que a conhecem conseguirão superar a fatídica noite.

"Deveria saber que segredos sempre acabam colocando as pessoas em problemas muito maiores. E aparentemente você se enroscou nessa rede de mentiras e não sairá dela tão cedo."

Por isso, sua mãe decide que o melhor para Marjorie será morar com sua avó paterna, Lucíola Edinger, uma mulher de quem ela mal se lembra de um dia ter conhecido, que mora em uma pequena cidade chamada Afternoon Fall, em um canto longínquo e frio do Canadá.

"Desejo ter ciência de tudo isso porque ontem percebi, com horror, que para morar em Afternoon Fall é necessário conhecer seus segredos e suportá-los, por mais que sejam confusos e insólitos."

Apesar de não ficar satisfeita com a mudança em sua vida, Marjorie compreende que afastar-se de tudo por um tempo será bom. Além disso, ela terá oportunidade de conhecer melhor quem foi seu pai e como foi sua vida, já que ele morreu quando ainda era pequena, e entender porque sua mãe nunca mais quis pisar naquele solo, nem contar histórias de lá.

"— Se você calar a verdade e enterrá-la, ela ficará por lá. – ela lê em voz alta, acompanhando a linha do texto com o dedo. – Mas, pode ter certeza que, um dia, ela germinará. – Lucíola fecha o livro marcando a página, tira os óculos e encara meu semblante."

Desde o primeiro instante, a cidade intriga a menina. Partindo de seu monótono clima chuvoso e outonal até os seus habitantes cheios de segredos. Seu sobrenome parece despertar uma emoção curiosa nas pessoas, como se fosse poderoso e perigoso, o que não faz o menor sentido para Marjorie. Os Edinger são uma das famílias mais antigas da cidade, contribuindo para a fundação de Afternoon Fall, mas, por algum motivo, também é temida. A senhora Lucíola é a única da linhagem que resta, até a chegada de Marjorie, o que desperta uma atenção indesejada de todos que moram no pequeno lugar. A população é repleta de superstições e para uma cidade pequena onde todos se conhecem, a jovem Edinger percebe que existe muito a ser descoberto e que ela não é a única que possui segredos que preferiria manter guardados.

"— O peso do meu nome atrai os olhos das pessoas e talvez por isso vocês estejam aqui, não? – brinco, um pouco desdenhosa porque em algum momento decidi que trocar farpas é uma atividade maneira. – Sabe, eu acho que o nome não deve ser relevante quando se vai conhecer ou tentar ser amigo de uma pessoa. O nome não deve ser pertinente porque você não é o que herdou. Eu não sou. Jamais serei."

Fiquei feliz em concluir mais uma obra maravilhosa da Alana. Esse livro é cheio de mistérios e, mesmo revelando uma boa parte deles, ainda deixa muitas brechas para a sequência, muitas coisas a serem descobertas. Apesar de parecer um pouco sombrio, não achei a história pesada. Foi uma leitura que fluiu super bem e que a cada capítulo me deixava mais curiosa para desvendar todos os segredos.
Marjorie é uma personagem inteligente, mas é possível perceber que sua cabeça não está completamente no lugar depois dos últimos acontecimentos. Sua avó é uma pessoa legal, interessante, mas que guarda segredos demais. Muitas vezes eu senti que ela deveria ter tentado se abrir mais com a neta, ao invés de ficar com tanto medo. Essa hesitação que ambas sentiam em confiar e compartilhar as coisas uma com a outra, apesar de ser compreensível, me incomodou em muitos momentos, porque fazia com que elas tomassem atitudes que não seriam necessárias. Existem diversos personagens intrigantes nesse livro, mas o que se supera é Graham. O que é esse cara? Outro de quem gostei, mas também com um pé atrás, foi Jerome. Preciso saber mais sobre ele antes de concluir algo a seu respeito. Já alguém de quem não gostei logo de cara foi Alanis. A pessoa acha que pode mandar em tudo e todos só porque tem uns planos mirabolantes e umas coisas secretas. Acaba com ela, Mar! XD

"Há um tipo de escuridão que me atrai, mas que me levou a viver uma série de problemas. Talvez seja isso que minha avó goste de chamar de infortúnios."

O enredo é bem interessante. Alana mescla realidade com fantasia e torna a história muito crível. Ao mesmo tempo, é difícil entender, pelo menos no início, o que de fato é estranho naquela cidade e o que pode ser só fruto da imaginação conturbada de Marjorie. Além disso, a autora soube dosar bem a quantidade de segredos e revelações, de forma a não deixar o leitor entediado, sem que nada fosse explicado, mas também guardando muitas coisas para o final e os próximos volumes.
A narrativa é, na maioria dos capítulos, sob o ponto de vista de Marjorie, em primeira pessoa. Alguns capítulos mudam de perspectiva e a narrativa passa a ser em terceira pessoa. Gostei desse tipo de escrita, porque nos aproxima mais do protagonista, ao mesmo tempo que permite ver através de outros personagens.
A diagramação do e-book está muito bem feita. Os livros da Alana sempre são bem trabalhados e esse não é diferente. Possui detalhes no início dos capítulos e nas divisões das partes. Espero um dia ter a oportunidade de ter um livro físico dela em mãos.
Por fim, recomendo muito a história para quem curte livros de fantasia com toques de suspense. Mas, caso o enredo não tenha te chamado a atenção, vale a pena dar uma olhada nos outros livros da autora. Ela tem um escrita muito versátil e tem gêneros para todos os gostos.

site: https://www.sigolendo.com.br/2018/08/resenha-ode-do-infortunio.html

Bela 17/04/2019

Uma cidade feita de segredos
Esse livro estava na minha meta de leitura do ano passado, mas em meio a tantas leituras eu acabei não conseguindo lê-lo. Então, resolvi que leria Ode do Infortúnio logo no inicio deste ano. Que decisão maravilhosa! Que saudade eu estava da escrita dessa autora! E que vontade de continuar lendo esta história! Alana, por favor, precisamos providenciar esta sequência.

Tudo começa quando Marjorie Edinger se envolve em uma situação escusa e acaba fichada pela polícia. Então sua mãe decide que ela deve passar uns tempos com a sua avó Lucíola na pequena cidade de Afternoon Fall. Marjorie não sabe exatamente o que pensar desta decisão: ao mesmo tempo em que se sente abandonada pela mãe, ela lhe entende e se sente culpada por ter trago tanta confusão para sua família. Mas, sua avô acredita que todas as coisas ruins que aconteceram à Marjorie se deram exatamente por ela estar longe da cidade em que nasceu e agora tudo irá ficar bem.

"Os segredos de uma vida, os quais ela guardou com afinco há tantos anos, agora se tornaram pesados demais, segredos dos quais ela não consegue se esconder, pois sempre estão ali, espreitando, esperando de forma paciente para serem dissolvidos por lábios trêmulos, escorregadios e traiçoeiros."

Pouco depois de chegar à cidade, Marjorie se depara com uma situação no mínimo estranha e ela se pergunta quanto daquilo foi fruto da sua imaginação. Logo ela irá descobrir que Afternoon Fall é feita de segredos, alguns tão antigos quanto sua própria linhagem, uma vez que os Edingers são uma das cinco famílias fundadoras da cidade. Além dos segredos, também existem as fofocas. Apesar de que, ela já esperava encontrar fofocas por Afternoon Fall se tratar de uma comunidade pequena. Mas isso não torna as coisas mais fáceis porque ela é o que há de mais novo na cidade e todos estão curiosos para saber o que trouxe uma Edinger de volta ao pequeno povoado do Canadá.

"? Com o tempo você vai descobrir que ser uma Edinger não é tão valioso assim."

Então, Marjorie decide que irá conseguir as suas respostas por si própria. Pois, sua avó Lucíola é uma das pessoas que chega a nos irritar pela sua resistência em conversar com a neta sobre a cidade ou sobre seu filho falecido, o pai de Mar, lhe entregando apenas enigmas ou pequenos fragmentos do que aconteceu. Porém, logo descobrimos a existência de uma espécie de sociedade secreta, formada pelos filhos das familias fundadoras: Jerome, Alanis, Enzo e Reagan. Mas não sabemos até que ponto tudo não se passa de uma brincadeira de adolescentes e qual a extensão dos segredos que eles guardam. Existe também uma fera que está atacando alguns moradores, um ser chamado de chiffre noir, mas ainda há muitas perguntas a respeito desta criatura a serem respondidas.

"? Se as histórias não fossem verdadeiras não seríamos assolados por seres anômalos que habitam os bosques e deturpam a floresta com sangue e morte. ? Jerome reitera numa calma absoluta, seu olhar se tornando soturno e impassível. ? Há segredos demais nessas montanhas, só não tenho certeza se as árvores ficarão em silêncio por mais tempo. As árvores ouviram e presenciaram coisas demais."

Marjorie é uma personagem fácil de se afeiçoar, nos identificamos rapidamente com a curiosidade que ela sente a respeito da cidade e de seus habitantes. Graham é um dos personagens que mais intrigam o leitor e a própria Marjorie. Mas confesso que fiquei bastante desconfiada de Jerome, ele me pareceu uma pessoa um tanto instável e não fiquei tão feliz com seu interesse por Marjorie. Me pergunto se teremos um triângulo amoroso aqui, mas não sei se estou muito animada para isso. Quanto a Alanis, ela parece ser alguém um tanto egoísta e prepotente e conquistou rapidamente a minha antipatia.

"Nem sempre conseguimos as respostas que desejamos, Pôr do Sol. ? Graham me lança um sorriso lépido, frio e sóbrio. ? Lembre-se disso toda vez que me vir."

A escrita da Alana é rebuscada, mas não tive problemas com isso, na verdade até gostei de ler algo mais elaborado. Entretanto, palavras como infortúnio, insólito e resoluto não são tão comuns e podem ser difíceis para pessoas mais novas. Todo o clima de mistério que envolve a cidade também envolve o leitor e eu me vi completamente absorta e empenhada a ler e descobrir cada um dos segredos de Afeternoon Fall. Inclusive, a cidade muitas vezes nos parece ser um personagem de Ode do Infortúnio, com vontades e sentimentos como qualquer pessoa. Ou talvez ela possa ser uma espécie de divindade, capaz de interferir na vida e destino de seus habitantes. Em um enredo que mistura fantasia e realidade, o livro termina com a sensação de que ainda há muitos mistérios a serem desvendados e não pude evitar o sentimento de ansiedade pelo próximo volume desta história.

"? Afternoon Fall cobra os seus e por esse motivo ela estava te destruindo em Brooks Hill, com a única finalidade de tê-la de volta. E se não a obtivesse, Marjorie, você sofreria uma terrível destruição a ponto de virar pó para sempre. Uma simples e ínfima marca no túnel da vida. Por isso você voltou para a cidade. Somente por isso. Porque ela a queria aqui."