O Jogo do Amor/"Ódio!"

O Jogo do Amor/"Ódio!" Sally Thorne
Sally Rooney

Resenhas - O Jogo do Amor e Ódio

Aione 25/03/2021

O Jogo do Amor Ódio, de Sally Thorne, foi um dos dez finalistas da categoria Romance de Estreia do Goodreads Choice Awards em 2016 e será adaptado para os cinemas com Lucy Hale e Austin Stowell nos papéis principais. Publicado no Brasil pela Editora Universo dos Livros, atualmente está disponível para aquisição apenas em eBook.

Lucy e Josh se odeiam. Assistentes dos sócios-diretores de uma editora, passam o dia em interações passivo-agressivas um com o outro. Quando a oportunidade de uma promoção aparece, a competição entre os dois se torna ainda mais acirrada — assim como a tensão entre eles, que talvez não seja movida apenas pelo ódio.

O Jogo do Amor Ódio me proporcionou uma leitura divertida e deliciosa. Apesar da intriga entre Lucy e Josh ser bastante imatura, me deixei levar pelo aspecto divertido da história e acabei por adorar a dinâmica entre os dois. A tensão sexual que existe entre eles é perceptível desde o início, o que nos joga em uma atmosfera sensual e nos faz torcer para que enfim fiquem juntos. Foram muitas as passagens em que senti frio na barriga junto de Lucy, que narra a história, principalmente quando ela passa a compreender melhor suas emoções por Josh. Também, quando eles assumem o flerte, as provocações passam a ser diretas e abertamente sexuais, outro ponto que me fez adorar o romance e me divertir com ele.

A narrativa em primeira pessoa, embora leve e fluida, tem também seus traços de confusão. Há passagens com informações um pouco truncadas pelo estilo de escrita de Sally Thorne, assim como a edição em português apresenta alguns erros de revisão, sobretudo na sinalização de diálogos e em palavras excedentes ou ausentes. Há, também, trechos que indicam problemas de tradução. Porém, algo que gostei no estilo da autora é o uso de muitas cores na narrativa, especialmente por indicarem a percepção de Lucy sobre Josh, já que ele tem um sistema de camisas coloridas diferentes para cada dia da semana.

O livro não é perfeito. A personalidade de Josh, descrita como de alguém extremamente grosseiro, não ficou tão evidente para mim — ele me pareceu tão provocativo quanto Lucy —, e, mesmo se tivesse ficado, tenho meus receios com protagonistas masculinos desprezíveis, que demandam esforço para demonstrar seu lado positivo. Além disso, algumas revelações finais sobre o interesse dele por Lucy são bem obsessivas, mas romantizadas. Temos, ainda, uma repetição marcante sobre a estatura de Lucy, e um final que não entrega todas as expectativas construídas ao longo do enredo, deixando a desejar nesse sentido. Porém, apesar dos problemas, O Jogo do Amor Ódio me conquistou por ter sido tão envolvente a ponto de a boa sensação que a leitura me proporcionou ter superado os incômodos.

Para quem procura uma leitura para relaxar, dar risada e — por que não? — sentir as emoções de uma paixão crescente, O Jogo do Amor Ódio é uma ótima opção. O fato do livro trazer como pano de fundo o mundo editorial é um acréscimo a quem se interessa pela área, embora ele não explore tanto esse aspecto — algo que eu gostaria de ter visto com mais presença no enredo.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/03/24/resenha-o-jogo-do-amor-odio-sally-thorne/
Geise 17/05/2021minha estante
E gente, fui ver mais a fundo do desse hype de livro e mds........ quanta coisa problemática

Geise 17/05/2021minha estante
Acho que ele vai sair da minha tbr

Geise 17/05/2021minha estante
Quero ficar longe de radiação

Marca texto verde 10/07/2021minha estante
Tava pensando em ler, quais são as coisas problemáticas?

Geise 12/07/2021minha estante
Eu vi um booktuber, falando mais afundo que, mesmo com a dinâmica e comédia do livro, tem muita falas gordofóbicas e algumas falas machista no livro. Não lembro direito o nome do canal. Mas ainda não me deu a chance de ler o livro. Espero que eu está sendo apenas equivocada.

Hiju 20/10/2021minha estante
Qual é a classificação???

Anny 15/12/2021minha estante
Quais são as coisas problemáticas?? Lembro de ler esse livro ano passado, mas não lembro de ter algo de errado nele, se vc puder falae quais são... pode ser q na época eu não tenha notado tais problemas..

Geð¦ 21/01/2022minha estante
Gordofobicas e machistas?? Eu li outro livro entt, pq até mesmo as provocações q os dois faziam ao decorrer do livro n eram desse tipo, aconselho vc a procurar opiniões de mais gente q leu o livro,pq se o livro tivesse tais falas n seria tão famoso ou comentado.

Geise 21/01/2022minha estante
foi um comentário do Twitter que eu li, depois de fazer o comentário fui olhar com os meus próprios olhos qual era realmente a verdade dos fatos, veja a data do comentário, faz 8 meses do ocorrido. Só era mais uma pessoa do Twitter que estava espalhando fake News. desde já, tenha uma boa noite

Geise 21/01/2022minha estante
@Geh e até mesmo 6 meses atrás voltei ao fato de estar talvez sendo equivocada por causa do vídeo e Twitter que tinha visto.

Booksmylife 22/01/2022minha estante
Qual é a classificação??

Maria12372 11/02/2022minha estante
Qual é a classificação??

Marina 16/08/2022minha estante
Se eu não me engano, a classificação é +16

Duda 08/01/2023minha estante
Achei um pouco problemático o livro e n tem nada de inimigos para namoricos....mas é mto divertido ver eles dois interagindo

Maria 11/01/2023minha estante
O livro é um dos meus favs. As pessoas dizem de falas gordofobicas, a principal chamou sim o chefe de "Gordo do pinto pequeno", porém, ele assedia ela em vários momentos!!!

Camila 17/03/2023minha estante
Adorei! Li em 3 dias, entrando na madrugada. Eles são mto fofos

lewina21 27/03/2023minha estante
Eu tive a impressão de que a narrativa se perdia as vezes

Júlia 12/05/2023minha estante
Assim, a leitura de perde em várias partes.O livro não é HORRÍVEL, mas também não é MARAVILHOSO.Uma história que não flui, não sai do lugar

Júlia 12/05/2023minha estante

Mariana1013 22/06/2023minha estante
Gostei do livro, a leitura vai ficando interessante e estigante

Itz_LauanyAesthetic 30/12/2023minha estante
Não achei o livro problemático ele aborda temas, e mostra o desenvolvimento dos mesmo pelo mundo Cristão. E também são coisas do dia a dia que a gente não pode evitar então, caso aborde, por exemplo, gordofobia e algo que a gente não pode evitar que alguém vai passar. Então não não acho que o livro seja problemático, e a classificação é +12

Izabela 09/12/2021

Eu nunca pensei que esse dia realmente iria chegar, mas aqui estamos nós. O primeiro livro que eu avalio com apenas uma estrela. Normalmente, sou muito chata com isso. Não me sinto bem dando menos de duas estrelas, afinal, o livro foi o trabalho da vida de alguém. Mas tudo tem limites, não é mesmo? Esse daqui testou meus limites (e minha paciência) e aqui estamos nós. Já vou avisar de primeira que o negócio não ficou muito bom para o lado do livro quando, em menos de cinco páginas, eu já dei de cara com comentários gordofóbicos gritantes na história. Como por exemplo, temos a personagem principal, Lucy, falando que gostaria que seu colega de trabalho, Joshua, fosse "feio e gordo", assim seria mais fácil odiar ele. Além de um apelido que ela dá para seu chefe, que se repete durante o livro todo, que também usa o corpo gordo como ofensa. Como uma mulher gorda que lidou com muitas coisas ao longo dos anos, eu posso afirmar que isso me deixou muito incomodada enquanto eu lia. Inclusive, pensei em abandonar o livro (coisa que não faço deve ter uns seis anos). Eu continuei a leitura apenas para poder reclamar com propriedade e escrever essa resenha como um alerta, afinal, até então eu só via comentários positivos sobre essa história. O que me lembra, a gordofobia não foi o único problema. Vou explicar isso melhor ao longo da resenha, mas o livro como um todo é algo bem problemático. Inicialmente, eu queria ler por conta do filme que vai sair (que já tem até trailer), mas acabou que terminei apenas por questão de honra (e ódio) mesmo. Izabela, você está exagerando. Não, não estou. Aqui vão dois trechos que me tiraram do sério (teve mais, mas acredito que esses já vão deixar bem claro onde quero chegar):

"(...) Joshua deveria ser baixo, gordo, com uma fenda nos lábios (...). Mas ele não é assim. Mais uma prova de que não existe justiça nesse mundo". - Página 10

"Abro a boca e ergo a língua como uma paciente com problemas mentais esperando o medicamento." - Página 27

Dito isso, vamos começar com a sinopse (porque não quero nem gastar meus pequenos divertidamentes escrevendo uma descrição da história): Lucy Hutton e Joshua Templeman se odeiam. Não é desgostar. Não é tolerar. É odiar. E eles não têm nenhum problema em demonstrar esses sentimentos em uma série de manobras ritualísticas passivo-agressivas enquanto permanecem sentados um diante do outro, trabalhando como assistentes executivos de uma editora. Lucy não consegue entender a abordagem apática, rígida e meticulosa que Joshua adota ao realizar seu trabalho. Ele, por sua vez, vive desorientado com as roupas coloridas de Lucy, suas excentricidades e seu jeitinho Poliana de levar a vida. Diante da possibilidade de uma promoção, os dois travam uma guerra de egos e Lucy não recua quando o jogo final pode lhe custar o trabalho de seus sonhos. Enquanto isso, a tensão entre o casal segue fervendo, e agora a moça se dá conta de que talvez não sinta ódio por Joshua. E talvez ele também não sinta ódio por Lucy. Ou talvez esse seja só mais um jogo.

Aqui vai ter reclamações, mas não spoilers, ok? Vamos lá. Tudo para eles é um jogo. Se encarar sem virar o rosto durante o trabalho? Um jogo. Reclamar do que o outro falou com o RH da empresa? Outro jogo. Se odiarem? Mais um jogo. Tudo vira uma comeptição sem sentido com eles. Nada disso é saudável e, por mais que muita gente goste dos livros "enemies to lovers" (inimigos que se apaixonam) esse daqui não é bem por esse caminho, por mais que venda essa vibe, uma vez que o tal do ódio dura menos de cem páginas. Logo eles estão em mais um jogo, levemente doido, em que a tensão entre eles é algo absurdo.

Vamos falar sobre Lucy. Eu já peguei um ranço absurdo dos comentários capacitistas e gordofóbicos dela, mas no final acabei com pena da personagem pelo que a autora fez com ela. A personagem tem como único traço de personalidade amar/odiar seu colega de trabalho. Achei a família dela, a história deles em si, fofa... mas meio que acaba aí tudo sobre ela. Ela não tem amigos, não tem vida social, não se relaciona com as pessoas de forma alguma e tudo que ela respira é o colega de trabalho que ela ama odiar. Agora sobre Josh, ele é o boy lixo que fica disfarçado entre as problemáticas que surgem mais para o lado de Lucy. Ele a provoca o tempo todo, dentro do jogo maníaco deles, e tem uma obsessão por controle da vida dela (coisa que vemos de forma gritante no final... sobre a agenda, não é spoiler, mas quem leu vai pegar onde quero chegar).

Acabei de, literalmente, respirar fundo aqui do outro lado da tela. Essa resenha é um desabafo. Eu queria que tivessem me alertado sobre tudo isso, mas tudo que via (e muito ainda vejo) é puro amor e elogios para esse livro que me deixou chocada. Você tem todo direito do mundo de gostar do livro que for, mas se esse é um dos seus favoritos, gostaria de pedir, de coração, que repense baseado em alguns dos pontos que comentei (principalmente sobre o capacitismo e gordofobia). Afinal, se machuca uma pessoa e/ou um grupo de pessoas, coisa boa não pode ser, né?

site: http://www.brincandodeescritora.com/2021/12/jogo-do-amor-e-odio-sally-thorne.html
luannavlessa 09/12/2021minha estante
*contém spoilers*
Estava super animada pra ler esse livro há alguns meses pois todo o booktube e booktok o panfletavam como um livro incrível e 5 estrelas fácil. Mas o que encontrei, além dos comentários gordofobicos, uma personagem principal sem personalidade alguma, sério não aguentava mais ler páginas e páginas dela pensando só no Joshua, 0 desenvolvimento para personagens secundários, um final em aberto HORRÍVEL e o Joshua que me fez passar uma raiva enorme, além de ter umas atitudes ridículas e sinceramente assustadoras (porque eu se fosse a Lucy jamais ia achar aquilo da cor do quarto dele fofa). Enfim, uma leitura que eu não recomendo para ninguém

kaio 09/12/2021minha estante
nossa quanta problemática nesse livro bell, ainda bem q nunca tive vontade de ler

Duda 10/12/2021minha estante
Exatamente achei q só eu via isso as coisas absurdas r ofensivas q ele fala chegou até me deixa triste com esses comentários durante a leitura

Duda 10/12/2021minha estante
Ela *

eduarda 11/12/2021minha estante
ai que delícia de resenha

Duda259 11/12/2021minha estante
li esse livro alguns meses atrás esperando tudo que tinham me prometido, no primeiro capítulo eu já quis abandonar por causa dos comentários gordofóbicos, pesquisei várias resenhas para ver se alguém alertava e falasse sobre isso, mas tudo que eu achei foi comentários apaixonados sobre o livro, pensei que embora as problemáticas pelo menos a história poderia ser legal então continuei a leitura e a parte legal nunca apareceu. sem falar nos personagens, onde temos a lucy que o único traço de personalidade dela é ser baixinha e o josh que se resume em ter problemas com o pai e ser obcecado pela colega de trabalho, enfim esse livro me deixou com ódio!

julia 21/12/2021minha estante
vc foi guerreira pra conseguir terminar, eu n aguentei. Resenha MARAVILHOSA

Valeria.Dantas 24/12/2021minha estante
deveria ter vindo ler isso antes de comprar o livro ??

Larissa 28/12/2021minha estante
Eu me senti exatamente assim, sempre que a Lucy faz algo "fora do normal" ela se compara com alguém "doente da cabeça" Me deu um ódio, mas apaguei avaliando por 3,5 achei o romance mais ou menos.

mai 09/01/2022minha estante
muito obrigada pela resenha. eu agora prefiro não ler pra não surtar de raiva ou me sentir afetada pelos comentários da personagem

MaLu 22/04/2022minha estante
Eu comecei a ler esse livro e não consegui passar de umas dez página, vim aqui ler resenhas pra ver se me animava a continuar e encontrei a sua , que apontou exatamente o que tá me incomodando. Logo de cara já encontrei comentários gordofóbicos, que me deixaram bem desconfortável, sem contar a dinâmica tenebrosa do casal e esse jogo ridículo entre eles.

Lele 17/09/2022minha estante
Não querendo ser chata, mas esse foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida.
Eu odeio ler romance sem ser dark romance (justamente por nao ter so romance abordado), e finalmente achei esse que me interessou bastante. Tem essas problemáticas que eu não concordo nem um pouco, claro, mas isso não faz o livro ser ruim
Falando assim, parece ser o pior livro já escrito na face da Terra
Por acaso já leu Teto para Dois? Aquele sim é extremamente problemático, mal elaborado, protagonista de centavos e um péssimo romance! Mas o Jogo do Amor/Ódio é sim um livro bom, um livro que prende com uma leitura super de boas para +14
Se você achou isso desse, você definitivamente não pode ler dark romance, especialmente Penélope Douglas

eduarda 17/09/2022minha estante
dark romance ta destruindo o resto do seu cérebro então, e repare como em momento nenhum ela disse q tinha interesse nesse gênero kkkkkkkkkk esse ngc faz piada com SÍNDROME DE ESTOLCOMO, além de ser SIM um livro preguiçoso e mal construído, e vc mete uma dessa

Lele 17/09/2022minha estante
O livro não é mal construído, só foi lido por pessoas erradas. Se você leva pro lado pessoal, essa é uma questão totalmente diferente. Não gostar da personagem tbm é uma coisa completamente diferente. E não, dark romance não está me destruindo, pq tbm aborda temas importantes, se vc ler os certos. Ela não disse nada sobre, mas eu disse, e do mesmo jeito que ela deu a opinião dela, eu tbm dei a minha
Antes ler um livro assim do que romances leves e fofinhos que dão vontade de vomitar a cada página

eduarda 17/09/2022minha estante
MANA VC TÁ LENDO DEVILS NIGHT E QUER FALAR Q ABORDA TEMAS IMPORTANTES KKKKKKKKKKKKKKKKKK e larga de ser hipocrita, quer reclamar de romance clichê só pq não faz o seu estilo, mas na hora de ser esse livro o problema foi ela q ?leu errado?. aceita q é mal construído sim, isso ultrapassa opinião. o livro é maçante além das problemáticas, o final não mostra nem o cargo que é o foco do livro inteiro, o homem enrola ela pq quer provar que é algo além de ?só bonito? kkkk isso é um livro bom pra vc? só se você tiver só lido esse. talvez salvaria se fosse um conto. ainda quer vir encher o saco quando alg aponta as coisas erradas, ngm merece plmd

Lele 17/09/2022minha estante
Primeiro, Devils Night tem sim temas importantes no meio, n sei se você já leu pra pelo menos estar falando dele. Segundo, já que é pra falar mal de livros, também estou falando livros que me incomodam. Qual o sentido de o casal não ficar junto se não tem NADA impedindo eles? "A, ele tem uma ex" e????? Isso não entra na minha cabeça. Livros que realmente tem algo que separa o casal como esse, aí sim tem algum tipo de conteúdo. E quando eu digo que o livro é bom, eu digo que eu gostei do livro. Ele aborda essas problemáticas? Aborda, mas e daí? Só porque eu leio quer dizer que eu sou gordofóbica ou coisa do gênero? Eu nunca disse que o livro é perfeito, eu disse que o livro é bom
E quem tá enchendo o saco aqui não sou eu, apenas vim expor minha opinião sobre o livro, de uma resenha que nem foi você que fez

eduarda 17/09/2022minha estante
não só li devils night como estou no último conto, e não, não tem nada de importante, muito menos em corrupt e hideaway, jurou kkkkkkkkkkk. e outra q você tá literalmente criticando o que acontece nesse livro (??) uma vez que NADA impede eles, e nem enemies esse livro tem, infantilidade sem fim q você chama de boa construção. e a parte do ?aborda? aborda, mas e daí?? não vou nem te responder. não significa necessariamente q vc tem os mesmos pensamentos do livro, mas sim q vc apoia a obra preconceituosa de uma pessoa preconceituosa e sem vergonha q teve a coragem de escrever essas porcarias. e tá enchendo o saco sim, veio em uma resenha de 1 ano atrás falar que a mulher leu o livro ?do jeito errado?? kkkkk se toque mulher

Lele 17/09/2022minha estante
Vou ignorar completamente o resto porque isso é totalmente sobre opinião, e opinião não se discute, mas falar que eu apoio o preconceito você está sendo bem precipitada, já que eu já passei por gordofobia várias e várias vezes, e sei o quanto é ruim
Infelizmente não dá pra mudar o mundo e eu já aceitei isso, ent simplesmente ignorei o fato da gordofobia, porque eu amei demais o livro
O importante é você conseguir se aceitar, se você se aceita de vdd, personagens que nem existem não podem abalar você
E disse a mulher que precisa se tocar. Fiquei mais ofendida com você dizendo que sou preconceituosa do que com o próprio livro

eduarda 17/09/2022minha estante
meu deus kkkkkkkkkkkk não é possível, vc só pode ta se fazendo. seja bem sincera, em algum momento eu menti sobre o fato de vc apoiar uma obra/pessoa preconceituosa? pq foi isso que eu disse, coisas que vc mesma prova, uma vez que apoia o livro e defende.

Lele 17/09/2022minha estante
Eu disse que apoio o livro, não a gordofobia. Sabia que o livro não fala só disso né?

eduarda 17/09/2022minha estante
e outra, pois é né. você tem esse pensamento q não vou criticar, mas tem pessoas no mundo tentando se aceitar e não é esse tipo de coisa que ta ajudando a combater (ou no mínimo não incentivar kk) o preconceito. e não é como se o livro só fosse gordofobico, ele diminui mulheres altas e assim como já disse, faz piadas (3 vezes!) com síndrome de estolcomo, q pra mim foi a gota d?água. minha consciência fica limpa de não apoiar esse tipo de obra, a sua eu já não sei kkk

eduarda 17/09/2022minha estante
apoia o livro, e que livro é esse? um livro gordofobico kkkkkk ????? bisha pelo amor de deus, não é possível que vc não raciocina. o livro pode falar mais do que for que não justifica e nem ameniza nada do que foi escrito ali.

Lele 17/09/2022minha estante
Se a pessoa não está preparada para ler o livro, problema da pessoa. Eu li depois de ter me aceitado, e não me afetou em nada já que eu foquei no romance. Minha consciência está tranquila apoiando um dos únicos livros de romance sem ser dark que eu gostei

eduarda 17/09/2022minha estante
mds larga de ser maluca, que texto nojento. vc coloca a culpa na pessoa que não consegue se aceitar ao invés da autora preconceituosa? o livro é +14, muita gente lê pra as vezes fugir um pouco da realidade e distrair a cabeça e vem essa onda enorme de comentários ridículos. cria vergonha nessa sua cara

Lele 17/09/2022minha estante
Okay, acho que já dá pra eu falar kakakakak
Me desafiaram no Twitter a defender um livro que falasse de temas assim, então procurei uma resenha bem elaborada pra fazer isso, pq eu levo desafios bem a serio kakakaka
Não achei que teria uma repercussão assim por ser uma resenha antiga, peço desculpas pelo incômodo
Nenhuma pessoa em sã consciência apoiaria esse livro
Desculpa mais uma vez, não era minha intenção te irritar ou ter essa repercussão, e já que vc tinha respondido, pediram para eu continuar e ver onde isso ia dar
Deu até nojo escrever oq eu escrevi

??

Lele 17/09/2022minha estante
Desculpa aí, não queria atrapalhar sua noite

eduarda 17/09/2022minha estante
só acho q esse tipo de brincadeira não tem um pingo de graça, mas enfim. qual seu tt entao

Lele 18/09/2022minha estante
Mas não é brincadeira, é um desafio
É Piper Leh McLean

labbacchio 05/01/2022

How You Doing?
Sinceramente, eu não estava esperando nada desse livro.

Para falar a verdade, o que eu mais tenho visto aqui no Skoob é gente falando mal de The Hating Game, então pode-se dizer que fui ler sem expectativa alguma para o livro ? bem, tinha expectativa, mas no sentido negativo. Todavia, diferente do que esperava, achei o livro muito bom.

Não vou mentir, não chegou a ser um livro que eu li e pensei "Meu Deus, eu adorei, entrou para os meus favoritos!", mas também não desgostei ? gostei bastante, na verdade. A ideologia do livro é bem genérica ? não que eu não estivesse esperando isso, é claro ? e em algumas partes reparei em certas falhas no desenvolvimento ? fora que em certos momentos achei meio confuso, mas vou falar mais sobre depois ?, além de algumas cenas um tanto gordofóbicas ? eu diria que foi o que mais me incomodou ?, mas, em compensação, os personagens são envolventes e a escrita prende bastante ? literalmente, se não contar com minhas pausas (e eu faço várias, sinceramente), li o livro inteiro em umas 3 horas e meia (e olha que são 400 páginas e eu estava com sono). Um ótimo livro para sair de uma ressaca literária, eu diria.

Agora, para aprofundar melhor todas as minhas opiniões, vou dividi-las em pontos ? atualmente tenho feito isso em todas as minhas resenhas, to achando interessante.

Primeiro ponto: desenvolvimento mediano. Não dá para dizer que o desenvolvimento do livro é realmente ruim, mas, se for para ser sincera, reparei em várias falhas. Em certos momentos acontecem algumas coisas meio sem sentido ? o que acaba por deixar as cenas nas quais acontecem meio confusas ?, mas não atrapalhou muito minha leitura ? bem, não pesou na leitura, mas na nota pesou. Além de ter reparado nessas falhas, também achei que não só a parte do enemies to lovers, como também toda a relação dos personagens poderiam ter tido um desenvolvimento melhor.

Segundo ponto: ideologia genérica. Não é como se isso não fosse esperado do livro, é obviamente um clichê, mas acho que é bom comentar sobre. Não posso dizer que isso é exatamente algo ruim, ser clichê e previsível em livros de romance, em muitos casos, é uma das coisas que faz a leitura ser tão leve e fluida.

Terceiro ponto: personagens envolventes. Mesmo o livro não tendo um desenvolvimento tão incrível, achei que o desenvolvimento particular de cada personagem foi suficientemente bom, e a personalidade de ambos os protagonistas deixou tudo ainda mais interessante. A forma como Josh e Lucy interagem e mostram os traços de suas personalidades é incrível, e a experiência de acompanhá-los durante o desenvolver ? mesmo que este não tenha sido muito bom ? de sua relação foi perfeita ? e hilária, é claro.

Quarto ponto: enemies to lovers rápido demais. Sei que já citei esse ponto na parte do desenvolvimento, mas realmente acho que deveria aprofundar o assunto, já que o livro é bem vendido como enemies to lovers. Sinceramente, essa questão pesou bastante na minha nota, porque eu estava mesmo esperando um *enemies* to lovers. Bem, é inegável que, ao menos no início, teve a parte do enemies, mas acho que aquilo não passou do capítulo 6. Assim, durante o resto do livro os personagens realmente tinham uns bate-bocas, mas no máximo aquilo contribuiu para o livro ser leve e engraçado.

Quinto ponto: leitura rápida, leve e envolvente. Honestamente, esse livro pode ter a falha que for, ainda assim não me impediria de ler. A leitura é tão leve e rápida que eu só vim realmente reparar nas falhas depois de acabar, enquanto analisava melhor todos os pontos, porque, se eu tivesse escrito essa resenha assim que acabei e sem analisar nada, seria basicamente eu dizendo que é tudo perfeito e dando nota 5 ? vim do futuro para dizer que só disse isso porque havia esquecido totalmente das cenas gordofóbicas. Sério, vale muito a pena para quem está querendo sair de um ressaca, você lê que nem sente.

Sexto ponto: críticas sociais medianas. O livro não conta com nenhuma crítica bombástica, mas pode-se notar algumas em relação ao ambiente de trabalho. Sinceramente, eu poderia aprofundar esse ponto, mas o livro não conta com nenhuma crítica boa o suficiente para aprofundar ? e eu, particularmente, acho que dava para ter tido algumas.

Sétimo ponto: cenas gordofóbicas. Não vou mentir, eu havia esquecido totalmente de pontuar isso, mas achei importante editar a resenha e adicionar esse ponto. O livro contém um apelido em específico onde usam o termo "gordo" num sentido extremamente pejorativo, e eu achei isso um tanto ridículo. Não sei ao certo se na versão original ocorre a mesma coisa, já que li em português, mas isso de fato me incomodou bastante. Como alguém que já sofreu bastante com essa questão de gordofobia, acho inadmissível que eu mesma tenha esquecido de pontuar isso. Esse ponto, com toda certeza, é comprometedor o suficiente para me fazer tirar uma estrela.

Oitavo ? juro que é o último, sério ? ponto: um ótimo desfecho. Já em muitas coisas que li nesse estilo venho reparando em finais ruins ou sem sentido, mas achei o desse livro interessante. A autora conseguiu dar um desfecho decente para a história, dando realmente um fim à ideia principal do livro e ainda fazendo você conseguir imaginar exatamente um cenário futuro para o mesmo.

Sobre recomendação, por mais que tenha as cenas gordofóbicas que, sinceramente, incomodaram bastante, eu recomendo ? estou editando isso alguns dias depois de ter feito essa resenha, e agora não sei ao certo se recomendo tanto assim, mas ainda é recomendável (eu acho). O livro pode não ter um desenvolvimento tão bom ou uma ideologia tão original, mas a leitura é tão boa que isso pode ser facilmente ignorado. Pode ter 400 páginas, mas a escrita é tão leve que acho que, se você sentar para ler e focar na leitura, acaba em uma tarde ? ou em uma madrugada, como foi meu caso.
hay :) 05/01/2022minha estante
concordo até em certo ponto em relação ao enemies to lovers rápido demais, mas se você prestar atenção no primeiro capítulo do livro, vai ver que a Lucy abordou na primeira frase que "odiar e amar alguém são coisas pertubadoramente parecidas", e depois de ler o livro você percebe que oq eles sentiam um pelo outro nunca foi ódio, e sim amor :)

labbacchio 05/01/2022minha estante
@hay :) sim! mas é esse o ponto, não dá pra ser um enemies tu lovers se nunca realmente se odiaram ??

labbacchio 05/01/2022minha estante
eita foi tu no lugar de to

Alane.Sthefany 05/01/2022minha estante
Eu me decepcionei com esse livro, principalmente com a tradução, mas dei 3 estrelas, por causa do protagonista, o Josh, achei também incoerente ser nomeado enemies to lovers, porque achei bem franco isso, com o que eu já li (de enemies to lovers de verdade), mas o final para mim, foi o melhor, achei a leitura arrastada no início e principalmente no final, mas o final realmente começou a ser uma leitura fluída, e foi um final bem mais elaborado que muitos livros que começam bom do início, meio, no entanto, por pressa, não sei, do autor, de terminar logo, deixa várias coisas soltas, e esse não foi assim.

fraco*

Alane.Sthefany 05/01/2022minha estante
leitura arrastada no início, e principalmente no meio* mas no final realmente, começou a ser fluída*

labbacchio 05/01/2022minha estante
@Lannêh pra mim a leitura foi bastante fluida, mas concordo com a maioria do que disse

Alane.Sthefany 05/01/2022minha estante
Você ler em inglês ou em português ?

labbacchio 05/01/2022minha estante
@Lannêh eu pensei em ler em inglês, mas uma amiga disse que leu em pt e achou mto bom

e, de fato, fui olhar certas cenas em ingles e me pareceram mais engraçado em português

leu*

Pergunto isso, porque a grande maioria falou mal da tradução, acho que isso afetou um pouco a leitura, às vezes, eu nem sabia quem estava conversando, nos diálogos, tinha que reler ... E não foi só eu que reclamei disso, quem sabe, se tivesse uma revisão, melhorasse esse aspecto

Alane.Sthefany 05/01/2022minha estante
Entendi, mas mesmo assim, 9 Josh, é um amor, se tornou um dos meus crushes literários ??

labbacchio 05/01/2022minha estante
@Lannêh realmente não acho que a questão da tradução tenha pesado muito no meu caso, cheguei a reler as cenas que achei meio "confusas" e não vi tanta diferença

labbacchio 05/01/2022minha estante
@Lannêh sim!!! amo personalidades como a dele, me passou uma vibe bem adam (the love hypothesis)

qro mto ler esse??

labbacchio 05/01/2022minha estante
leia!! eu quero ver a adaptação ???

ME ESPERA PARA VER

juh 05/01/2022minha estante
se bem q se vc esperar por mim, ce n vai assistir nunca?

vdd viu

Thaíssa Pereira 05/01/2022minha estante
Eu gostei

eu tbm ??

Ibañez 09/01/2022minha estante
eu comprei esse livro, mas descobri q tem muita coisa gordofóbica :/

labbacchio 09/01/2022minha estante
@Ibañez SIM!!! eu esqueci totalmente de citar isso na resenha, acho q dps vou editar sinceramente

cheguei a baixar a nota quando lembrei disso, mas acabei nao editando por preguiça ?

Ibañez 09/01/2022minha estante
@labbacchio só vou ler msm pq gastei dinheiro KSKSKSKSKKK

labbacchio 09/01/2022minha estante
@Ibañez eu editei superficialmente só pra pontuar esse fato, se quiser reler e analisar se não ficou ruim pra caralho eu agradeço bastante ???

-Koraline 12/11/2021

Romance cão e gato da Sessão da Tarde
O Jogo do Amor e Ódio é um livro que segue a clássica sequência de enemies to lovers, em que duas pessoas rivais são secretamente apaixonados um pelo outro. Lucy é uma mulher determinada e bem sucedida, assim como Joshua, seu inimigo, com que divide a sala de escritório, até que uma promoção faz com que os dois entre em uma competição. O livro é super gostoso de ler, a autora escreve com bastante fluidez, mas muitas cenas são pouquíssimo desenvolvidas e tive dificuldades para entender o que estava acontecendo, como a cena do vestido preto. O livro também usa de vários estereótipos e apelidos machistas e gordofóbicos, e para um livro lançado originalmente em 2016, esse tipo de nomenclatura já deveria ter sido extinguida, afinal, esse tipo de linguajar era usado em livros e filmes até por volta de 2010/12. O final do livro é apressado e a resolução do conflito foi tratada de forma incoerente, já que nada do foi mencionado por Josh nas últimas páginas havia sido sequer abordado anteriormente. Apenas de alguns problemas, o livro vale a pena, especialmente com o filme da Lucy Hale chegando.
Ana Mendes 12/11/2021minha estante
eu achei esse livro tão sem sal... a construção foi fraca demais... esperando pra ver se o filme supera

Fabiana.JucA 12/11/2021minha estante
Gostei demais desse livro,achei eles a definição de romance cão e gato. Ansiosa pelo filme!

rayssa b 11/04/2022

eu meio que abandonei esse livro na metade porque não estava me sentindo tão apegada a ele, mas conforme fui lendo a história foi ficando melhor e esse final me deixou toda boba, adoro clichês e esse não me decepcionou. O Josh e a Lucy são muito fofos mesmo se odiando na maior parte do tempo, perfeitos ???
rayssa b 11/04/2022minha estante
E AGORA POSSO ASSISTIR O FILME ??

Jeniffer 11/04/2022minha estante
Tem filme?

rayssa b 11/04/2022minha estante
tem siim, só não tem em nenhuma plataforma :(

Pam 14/08/2022

Aquele famoso enemies to lovers
Livro bem gostosinho de ler, do tipo que te tira da ressaca literária.
Adorei o casal principal e o jogo de ?gato e rato? que eles faziam, sempre negando os sentimentos que tinham um pelo outro.
Mas confesso que fiquei decepcionada com o final, que acabou deixando algumas pontas soltas e sem nenhuma explicação.

Debora.Mello 22/11/2021

Que jogo vamos jogar agora?
Sem dúvidas entrou para um dos melhores do ano, é tão bom ler livros assim que te fazem ficar com aquele sorrizinho bobo no rosto.. dar risadas altas.. que transmite tudo aquilo que de fato a história aborda, comecei a ler o livro confesso sem muitas expectativas, vi um trecho em algum lugar gostei e fui atrás e ainda bem que fiz isso, e descobri essa história de aquecer o coração.
Temos Joshua e Lucy que acabaram trabalhando juntos depois de uma fusão entre duas editoras, e os dois são completamente opostos um do outro, ou será que não? De inicio os dois trabalham numa mesma sala e a partir daí vários tipos de jogos por assim dizer são implementados entre os dois, como por exemplo, "o jogo do ou algo assim". E nisso eles vão criando uma relação tão arraigado que eles mesmo não fazem ideia, mas como sempre só de rosas não se vive, e surge algo no trabalho para desestabilizar essa relação que criaram entre si mesmo que inconscientemente, no entanto talvez esse jogo saia pela culatra e tome um rumo totalmente diferente que nenhum dos dois espera... ou será que esperavam so não tomavam atitudes?
Sem dúvidas uma história estilo sessão da tarde, leitura super fluída.

Ana Paula 12/01/2022

Moranguinho ?
o livro escalou super rápido na história, realmente é eita atrás de eita, quando estava chegando no final comecei a ficar com medo de não ter como acabar bem a história, mas então mais um eita e acabou do jeito mais fofo e incrível do mundo todo ?

i.need.books 19/02/2023

Melhor que o filme
Eu vi esse filme há alguns meses e só agora fui ler o livro. Eu simplesmente amei: leitura fluída, personagens bem desenvolvidos e um enemy to lovers perfeito. Super indico
Luizinha 20/02/2023minha estante
Esse livro superou todas as minhas expectativas!!! Muito bom, passei raiva? Demais, mas valeu a pena kkkk

i.need.books 20/02/2023minha estante
Kkkk

Joyce Adrielle 08/07/2020

Odeio, mas amo.
Dizem por aí que o contrário do amor não é o ódio e sim a indiferença.

Ao sentir ódio por alguém, significa que você pensa na pessoa o suficiente para sentir algo.

A leitura é ótima. Bem clichê comédia romântica, vale a pena se você quer uma leitura leve com um final previsível.

Só acho que faltou um epílogo ou um "algum tempo depois". O final ficou aberto como se fosse ter uma continuação.
Gabi 18/08/2020minha estante
Tem um epílogo de bônus sobre Josh e Lucy no fim do outro livro dela, 99 percent mine. É bem fofinho ?

Joyce Adrielle 18/08/2020minha estante
Sério!? Vou procurar então. Obrigada pela dica ?

Julia 16/01/2021minha estante
socorro Gabi onde encontro esse epilogo? esse outro livro so tem em inglês?

ACaroln 19/02/2021minha estante
Aaaaa onde eu acho o epílogo??

Joyce Adrielle 21/02/2021minha estante
Pelo que procurei só tem em inglês esse 99 percent mine.

ACaroln 22/02/2021minha estante
Eu tbm só achei em inglês, queria tanto ver oq acontece nesse epílogo.. ?

Luana.Patricio 03/01/2022minha estante
Eu amei também!!! Agora assiste ao filme amg ?

Aline.Petronilio 03/01/2022minha estante
Já saiu por aqui? :o

Luana.Patricio 04/01/2022minha estante
Tem só legendado por enquanto

beatosta 23/12/2021

Comecei a ler por conta do tiktok e não me arrependo.
Agora só estou esperando o momento que vou ver o filme e ver se está sendo fiel ao livro
Leiam vocês não vão se arrepender
Isabela52 23/12/2021minha estante
Eu quero mt ler esse livro só que me dizeram que ele tem gordofobia, é verdade?

beatosta 23/12/2021minha estante
se tem, eu nem percebi.
vou procurar saber sobre isso

vivimaciell 23/12/2021minha estante
O filme também é muito bom ??

Isadora 23/12/2021minha estante
esse livro eh bom dms

fê! 23/12/2021minha estante
tô pensando em colocar na minha book list, qual é a classificação indicativa?

Rhana 23/12/2021minha estante
Fê! Pelo que que eu saiba é +16

beatosta 23/12/2021minha estante
acho que esse livro é meio um new adult

fê! 23/12/2021minha estante
muito obrigada!

priscila 29/05/2021

Que livro e esse?????
Perfeito em todos os sentidos. Engraçado demais, apaixonante, divertido. Virou meu livro favorito com toda a certeza! O primeiro livro que eu amei totalmente a personagem principal. E o Josh é meu mais novo crush literário, eu lutei a ler esse livro em todos os sentidos mas não consegui, cedi, ele é maravilhoso.
Livro pra devorar e deixar o coração quentinho! Leitura fácil e muito fluida. Amei! Demais! Super recomendo! ! !

Isa 29/12/2021

gente, que final foi esse?
Mdsss, eu estava seriamente pensando em dar 4 estrelas e meio, mas depois desse final são 5 estrelas com certeza.O livro me prendeu do início ao fim, o único problema foi que o enemies durou muito pouco, durou só até uns 50% do livro, eu gosto quando dura até uns 80% KAKAKAKAKKAKA. A autora foi um pouco sem noção em algumas partes, meio problemática, e tipo parecia que a Lucy era OBSECADA pelo corpo do Josh, mesmo dps dele ter dito para ela que a maioria das mulheres só ficava com ele por causa do corpo.Mas o livro é maravilhoso, o romance é perfeitinho e é bem rapidinho de ler
Roberta Moreno 29/12/2021minha estante
O que seria enemies?

Isa 29/12/2021minha estante
inimigos, não se gostando sabe

Alana358 31/07/2023

Achei esse livro bem fofo no geral, adorei o Enemies to lovers, os personagens são tão fofos!! Li o livro bem rapidinho, a leitura foi fluida,não tive dificuldade alguma de ler, na verdade eu só me pegava cada vez mais querendo ler mais para descobrir como seria o final. Foi muito gostoso ler esse livro, você vai lendo, vai lendo e quando vai ver já terminou ele KKKKKK.
Só não dou cinco estrelas porque algumas coisas me incomodaram no livro, tais como no livro vivia citando como a protagonista era baixa eu não via necessidade alguma deles meterem uma dessas, era donada, não gostava de algumas atitudes dela e me irritava que a Lucy só olhar para o Josh como um objeto sexual, mas tirando esses pontos, eu realmente gostei do livro.