Como evitar preocupações e começar a viver

Como evitar preocupações e começar a viver Dale Carnegie

Resenhas - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver

Jane: 18/04/2024

O que de pior pode acontecer?
Dale Carnegie, como sempre, atual e cirúrgico.

Como ele mesmo diz no início, este livro não tem a intenção de trazer algo novo, mas de ajudar-nos a praticar o que já sabemos que precisamos fazer.

Imagine o pior cenário! O que de pior pode acontecer? Trace um posicionamento para cada um dos resultados, se prepare para o pior (se for necessário), aceite o inevitável, ponha a cabeça no travesseiro, e durma tranquilamente. O que de pior pode acontecer? E se acontecer? Abrace as mudanças e comece a viver.

Genial! Sou grata pela oportunidade de conhecer esta obra.

MarcusC 14/04/2024

Remédio para ansiedade
O autor apresenta métodos eficazes para atenuar a ansiedade diária por meio de uma escrita clara e acessível, enfatizando a importância de viver o momento presente. O livro também é enriquecido com inspiradoras histórias de indivíduos que superaram suas preocupações.

Larissa3718 15/03/2024

Dale Carnegie Pioneiro
Dale Carnegie ||

Preciso fazer um post exclusivo para falar de Dale Carnegie! Há muito tempo, como uma pessoa muito tímida e introvertida que sou, eu queria ler o famoso ?como fazer amigos e influenciar pessoas?, e eu demorei muito mas por fim li no último mês junto com outro dele ?como evitar preocupações?. Preciso dizer que já leio livros do gênero há algum tempo e tenho certa experiência e conhecimento para com livros desse tipo, que requerem certo ?saber filtrar? informações realmente relevantes que podem nos ajudar com ?ideias colocadas somente para vender?, e é muito fácil se perder nessa armadilha.
Quando comecei a ler esse livros, já tinha essa habilidade de discernimento desenvolvida, e também já conhecia o renomado ?Dale Carnegie? e sua excelência como profissional. Apesar disso, comecei a achar uma leitura entediante no começo, mas passou. O estilo de Dale em seus livros pode parecer entediante a princípio, porém é somente porque ele busca escrever de forma profissional, científica e com muito embasamento, quase que como um artigo científico. É um livro antigo, talvez até pioneiro em certas partes, e isso mostra sua superioridade em relação a outros livros do gênero mais atuais. Além disso, se traz muitas informações com clareza, embasamento e demonstração. Como dito no prefácio, é também fica nítido em sua leitura, para escrever o livro Dale não copiou, recortou ou retalhou de outros livros, ele leu muito, estudou, se aprofundou, experienciou, praticou, visualizou, experimentou e vivenciou tudo e escreveu o livro com suas próprias palavras e percepções, é isso que o torna único e tão relevante!
Dale Carnegie foi um escritor e orador norte-americano (1888-1955), reconhecido mundialmente pelos seus best-sellers, tem diversos treinamentos onde suas aprendizagens do livro são colocados em prática

Alessandra.Pinheiro 13/03/2024

Necessário para os ansiosos
O livro é um abraço resiliente e meigo com as nossas crises de ansiedade. Ansiedade é excesso de futuro derivadas de nossas preocupações e este livro vai te ensinar como nem iniciar crises e perceber soluções plausíveis para seus problemas sem precisar desperdiçar sua vida.

FF7 25/02/2024

Incrível
Esse livro é um verdadeiro manual de como viver de uma forma mais leve. Com bastantes histórias reais (embora mais antigas) e lições objetivas e palpáveis, ensina muito bem a deixar de lado preocupações que muitas vezes não são determinantes para nosso cotidiano.

sophia1711 25/01/2024

Como Evitar Preocupações
Um livro com título interessante, porém provavelmente não compraria por conta própria, no caso ganhei de presente.
Apesar disso, a leitura foi muito boa. Embora o livro tenha sido lançado na década de 40, o autor trás ideias e lições atemporais. Alguns capítulos eu lia pensando como era clichê, mas às vezes somente a noção do aprendizado era óbvia, e não a prática deste (que se tornou muito útil).

Joilson Brandão 22/01/2024

O livro traz situações reais de como a preocupação excessiva pode causas danos a saúde e em outros aspectos. E trás métodos eficazes de como lidar com esse mal e ter uma melhor qualidade de vida.

Carol Souza 13/01/2024

Um manuscrito pra me lembrar todos os dias que vai dar tudo certo independente das minhas preocupações, acho perfeito a forma que Dale expunha e confiava na vontade de Deus, me lembra uma pessoa importante na minha vida que me fez enxergar o cuidado de Deus na minha vida.

Danielle.Zische 23/12/2023

Perfeito
Li/ ouvi por recomendação de uma amiga.
Era tudo o que procurava e precisava, muitas coisas das quais nos preocupamos nem sequer acontecem.
No momento em que comecei a ler, senti um alívio, e de fato relembrei momentos de tensão, estresse e ansiedade desnecessários, pois o fato imaginado não chegou nem perto de acontecer ou aconteceu de uma forma tranquila e em paz.
Livro a ser lido anualmente e praticado diariamente.
??????

Layziane 09/12/2023

Dale Carnegie nunca decepciona, livro maravilhoso e super necessário. Se todo mundo lesse, o mundo seria diferente

Carla.Parreira 21/10/2023

Como evitar preocupações e começar a viver
Eis alguns trechos: ?...O melhor meio de nos prepararmos para o futuro é nos concentrarmos com toda a nossa inteligência, com todo o nosso entusiasmo, no trabalho que estivermos realizando hoje, para que ele seja o mais soberbo possível... Claro que você deve pensar no dia de amanha: pensar e preparar-se cuidadosamente. Não deve, porém, inquietar-se... A metade dos leitos existentes em nossos hospitais é reservada a pacientes atacados de distúrbios nervosos e mentais, pacientes que caíram sob o fardo dos ?ontens? acumulados e dos terríveis ?amanhãs?... Cada dia constitui nova vida para quem sabe viver... Quando estamos preocupados, a nossa mente pula de uma coisa para outra, e perdemos todo o nosso poder de resolução. Por outro lado quando nos obrigamos, a nós mesmos, a enfrentar o pior, e o aceitamos mentalmente, eliminamos todas as ideias vagas que nos assaltam, colocando-nos numa posição que nos permite concentrar o espírito no problema que precisamos resolver... É difícil a gente entregar-se a preocupações, quando se está ocupado com alguma coisa que requer planejamento e raciocínio... Justamente quando estamos livres para gozar os momentos de lazer ? justamente quando deveríamos ser mais felizes ? é quando os demônios negros das preocupações nos assaltam... Quando não estamos ocupados, as nossas mentes tendem a se transformar quase num vácuo. Qualquer estudante de física sabe que a ?natureza odeia o vácuo?. A natureza também se esforça por encher a mente vazia. Encher com o quê? Usualmente com emoções. Por quê? Porque as emoções de preocupação, medo, ódio, inveja são dotadas de vigor primitivo da energia dinâmica da selva. Tais emoções são tão violentas que tendem a expulsar de nossa mente todas as emoções e pensamentos felizes e pacíficos... O segredo de sentir-se miserável é ter tempo para a gente se preocupar se é feliz ou não... Quase todas as preocupações e infelicidades de que somos vítimas provêm da nossa imaginação, e não da realidade... Todos nós podemos suportar os desastres e as tragédias e triunfar sobre tudo isso ? se tivermos necessidade de fazê-lo. Talvez pensemos que isso não é possível, mas a verdade é que todos nós possuímos recursos interiores surpreendentemente poderosos, que nos farão sobrepujar todos os obstáculos, se apenas lançarmos mão deles. Somos mais fortes do que julgamos... Quando nada posso fazer para resolver os acontecimentos, deixo que eles se resolvam por si... Para todos os males sob o sol, há sempre um remédio ? ou não há nenhum. Se é que há, procure encontrá-lo; se não há, não se importe... Há um único cainho para a felicidade, e esse caminho é deixar de nos preocuparmos com as coisas que estão além do poder da nossa vontade... Se tivermos pensamentos felizes, seremos felizes. Se pensarmos em coisas que nos causam medo, seremos medrosos, se pensarmos em doenças, provavelmente ficaremos doentes. Se nos entregarmos à autopiedade, todos quererão evitar-nos, afastar-se de nós... Devemos interessar-nos pelos nossos problemas, mas não devemos preocuparnos com eles... Qual a diferença entre interessar-nos e preocupar-nos? Interessar-se significa procurar compreender como são as coisas e tomar calmamente as medidas necessárias para enfrentá-las. Preocupar-se significa dar voltas em círculos inúteis enlouquecedores... A nossa paz de espírito e a alegria que a vida nos proporciona dependem não do lugar onde estamos, ou do que possuímos, ou do que somos, mas unicamente das nossas atitudes mentais... Qualquer homem poderá ver que, ao modificar os seus pensamentos com respeito às pessoas e às coisas, as coisas e as pessoas se modificam com relação a ele... Pense e aja alegremente, e você se sentirá alegre... Talvez não sejamos suficientemente bons para amar aos nossos inimigos, mas, pelo amor da nossa saúde e da nossa felicidade, vamos, ao menos, perdoar-lhes, esquecê-los. Isto é a coisa mais sabia que podemos fazer: ?Que nos façam mal ou nos roubem?, disse Confúcio, ?não é nada, a não ser que continuemos a nos lembrar do que aconteceu?... Ao invés de odiar os nossos inimigos, tenhamos piedade deles e demos graças a Deus por não ter a vida feito de nós o que eles são. Em lugar de amontoar condenações e vinganças contra os nossos inimigos, concedamos-lhes a nossa compreensão, a nossa simpatia, o nosso auxilio, o nosso perdão e as nossas preces... Conte as bênçãos que recebeu ? e não os seus aborrecimentos... A única maneira de encontrar felicidade é não esperar gratidão, mas dar apenas pela satisfação de dar... Esse problema de a gente não querer ser a gente mesmo é a fonte que se oculta atrás de muitas neuroses, psicoses e complexos de inferioridade... Não há ninguém mais infeliz do que a criatura que deseja ser outra coisa que não o que é; em seu corpo e em sua mente... Onde é que fomos buscar a ideia de que uma vida agradável e segura, sem dificuldades, confortável e fácil, pode, por si só, tornar alguém feliz ou infeliz? Pelo contrário: as pessoas que vivem a se lamentar continuam a lamentar-se mesmo quando são colocadas suavemente sobre uma almofada, ao passo que, no curso da história, o caráter e a felicidade se revelaram sempre em pessoas que se achavam em toda espécie de circunstâncias ? boas, más, indiferentes ? quando essas pessoas assumiram a responsabilidade dos seus atos... A coisa mais importante da vida não é ?capitalizar? sobre os nossos ganhos. Qualquer idiota pode fazer isso. A coisa realmente importante é tirar proveito das nossas perdas. Isso requer inteligência ? e constitui a diferença entre um homem de tino e um tolo... Esqueçamos a nossa infelicidade procurando criar um pouco de felicidade para os outros. Quando somos bons para os outros, somos melhores para nós mesmos... Deus e nós temos negócios em comum ? e quando abrimos o coração para receber a Sua influência, o nosso mais profundo destino se cumpre... Na prece, a criatura humana procura aumentar a sua limitada energia, dirigindo-se à origem Infinita de toda energia. Quando rezamos, ligamo-nos ao inexaurível poder que faz girar o universo. Pedimos que uma parte desse poder seja concedida às nossas necessidades. Só o fato de o pedirmos faz com que as nossas deficiências humanas sejam atenuadas, e que nos sintamos fortalecidos e refeitos. Sempre que nos dirigimos a Deus, em prece ardente, mudamos, tanto na alma como no corpo, para melhor. Não seria possível a um homem ou a uma mulher orar por um simples momento sem que conseguissem algum resultado... Qualquer psiquiatra nos dirá que, quando nos achamos deprimidos, tensos, angustiados, nos fará bem contar a outra pessoa as nossas dificuldades. Quando não pudermos ?desabafar? com ninguém, sempre o poderemos fazer com Deus... Lembremo-nos de que a crítica é muitas vezes um cumprimento disfarçado. Quer muitas vezes dizer que despertou ciúme e inveja. Lembremo-nos de que ninguém chuta jamais um cão morto... Quando você for atacado ou criticado, deve lembrar-se de que isso é muitas vezes feito porque dá a quem chuta um sentimento de importância. Isso quer dizer, com frequência, que se está realizando qualquer coisa, e que se é, por isso, digno de atenção. Muitas pessoas tem grande satisfação em atacar aqueles que são mais bem educados e tem mais êxito do que eles... Embora não possa evitar que os outros me critiquem injustamente, posso fazer uma coisa infinitamente mais importante: Decidir se permitirei que a acusação injusta me perturbe. Vamos esclarecer este ponto: não pretendo afirmar que devemos ignorar todas as críticas que nos fazem. Longe disso. Afirmo que devemos ignorar apenas as críticas injustas... Aja da melhor maneira que puder; depois, abra o seu velho guarda-chuva e evite que a tempestade de críticas lhe escorra pelo pescoço... O descanso não é uma questão de não se fazer absolutamente nada. Descanso é reparação. Um curto período de descanso possui tal poder reparador, que mesmo cinco minutos de cochilo ajudarão a impedir a fadiga!... Aprenda a repousar enquanto está fazendo o seu trabalho!... Eu nunca vi gato cansado, um gato com colapso nervoso, um gato sofrendo de insônia, preocupações ou úlceras no estomago. Você, provavelmente, evitará tais tragédias, se aprender a repousar como os gatos... Uma criatura pode preocupar-se tanto com a insônia a ponto de diminuir a sua vitalidade e ser atacada por germes. Mas foram as preocupações que causaram o mal, e não a insônia em si... Lembre-se de que a falta de sono jamais matou alguém. As preocupações causadas pela insônia são, habitualmente, mais prejudiciais do que a insônia... Leia livros de historia! Procure ver o ponto de vista de dez mil anos ? e veja como os ?seus? aborrecimentos são triviais, em termos de eternidade!...?

Juli 13/09/2023

RÉDIAS
Lendou outra vez! Sim, gostei muito das ideias e opiniões do livro; veio na hora certa; já está transformando a minha vida.

Desta vez, reli fazendo um resumo escrito a mão no carderno. Agora, vou repassar para o computador e me organizar para sempre estar consultando seu conteúdo.

Entendo que preocupações são parte de um processo emocional que, na maioria das vezes, nos adoecem, e saber sobre os mecanismo por traz desta situação nos favorecerá em muito como pessoas que oferece a si próprio uma vida melhor e mais convicta, podendo assim, entregar para os próximos, relacionamentos melhores (interdependência).

O livro é recheado de histórias de pessoas que, de alguma forma, lidaram ou foram acometidas por preocupações e suas soluções para viver melhor.

Como "preocupações" é algo que acomete praticamente a todos sugiro que leiam esse livro.

Abraços!???

Paulinha 10/07/2023

Carnegie é Carnegie...
Vamos lá, o livro é top como os demais de Carnegie. Aqui o autor já aborda mais sobre os seus próprios relatos e experiências. Li o outro livro que gosto muito - "Como influenciar pessoas e fazer amigos", me encantei, continua sendo o meu favorito dos livros de Carnegie. Nesse livro, ele expõe suas dificuldades e quantas preocupações que muitas das vezes são desnecessárias. A psicologia fala que: "a maioria das nossas preocupações nem irão acontecer, são frutos da nossa mente que quer se defender e se precaver e com isso sofremos por antecipação", portanto, devemos cuidar com nossa forma de pensar e proteger nossas emoções.

O autor também ensina de forma muito didática e pragmática como devemos sair do emaranhado de preocupações e como solucionar nossos problemas afim de quê, acabarmos com nossas preocupações.

Aqui o autor aborda preocupações em todas as áreas da vida, ele abre um leque pessoal e expõe suas experiências pessoais.

É um livro muito bom! Recomendo...

Boa leitura!

Daniel638 30/06/2023

Digo e repito: Dale Carnegie deveria ser leitura obrigatória a todos. Ele faz relatos de experiências tão simples, mas com resultados incríveis! Às vezes, o óbvio precisa ser dito!

mari 28/06/2023

Livro pra ficar de cabeceira
Um livro pra ser relido várias vezes, aborda praticamente todas as origens das preocupações e como lidar com elas, lições preciosas para serem meditadas para o resto da vida. Gostei muito da escrita do autor e como é fluida. Indico para TODOS.