Como Evitar Preocupações e Começar a Viver

Como Evitar Preocupações e Começar a Viver Dale Carnegie

Resenhas - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver

Aione 27/07/2020

Como Evitar Preocupações e Começar a Viver é o guia de Dale Carnegie sobre como lidar com preocupações escrito na década de 1940. O autor promete não trazer nenhuma solução revolucionária sobre o tema, apenas apresentar o que, provavelmente, os leitores já sabem a fim de estimulá-los a colocar os conceitos em prática. No Brasil, o livro já havia sido publicado por ao menos outras três editoras e, agora, ganhou nova edição pela Sextante.

Logo no início, é apresentado um guia de como o livro pode ser melhor aproveitado: há o pedido de que as passagens sejam lidas com calma — mais de uma vez, se for necessário —, além de que anotações sejam feitas, para que as notas possam ser revisitadas com o tempo. De fato, tomar esse posicionamento frente à leitura mudou minha relação com ela, não só por aumentar minha atenção sobre o que estava sendo lido, mas principalmente por me deixar com a sensação de ter tomado uma atitude em relação ao meu comportamento mental. Isso, por si só, auxilia bastante no alívio da ansiedade, por exemplo.

O avançar dos capítulos, divididos em partes temáticas que vão desde diferentes maneiras de como trabalhar os pensamentos até à compreensão da relação que há entre o cansaço físico e as tensões com as preocupações, de fato demonstra que muito do que é dito não é nenhuma novidade. Na realidade, o autor traz uma maneira objetiva de apresentar conceitos pré-conhecidos, de maneira que as ideias se apresentam mais claras e diretas a quem está lendo. No geral, a abordagem de Dale Carnegie foi bastante proveitosa e tirei benefícios da leitura de Como Evitar Preocupações e Começar a Viver, no sentido de ter me tornado mais ciente de ferramentas para modificar minha maneira de pensar e, assim, evitar gatilhos para minha ansiedade e inseguranças.

Contudo, a leitura também tem suas ressalvas. Em primeiro lugar, é necessário lembrar do lugar de onde Dale Carnegie fala. O contexto de vida durante a década de 1940 certamente não era o mesmo dos dias atuais, o que implica em os problemas não serem os mesmos e nem a maneira de lidar com eles. Naquela época, também, a compreensão de transtornos mentais era diferente da atual, o que faz com que Como Evitar Preocupações e Começar a Viver tenha frases como “cure a depressão em 14 dias” ou “a fé cura a depressão”. Por fim, a visão do livro é bastante meritocrática em diversos pontos e voltada principalmente a como lidar com questões financeiras — a partir da perspectiva, no geral, de homens brancos de classe média/classe média alta.

No geral, a leitura de Como Evitar Preocupações e Começar a Viver foi positiva, mas proveitosa especialmente através do exercício crítico de saber diferenciar o que seria útil e aplicável em meu contexto de vida daquilo inútil e, até mesmo, problemático, de acordo com minha própria visão de mundo. Uma leitura que pode auxiliar naquilo que se propõe a fazer, mas que não deve ser levada como verdade absoluta.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/07/24/resenha-como-evitar-preocupacoes-e-comecar-a-viver-dale-carnegie/
B@rbaraBG 28/02/2023minha estante
Estou gostando, como o autor disse, não tem nada de novidade nesse livro, são coisas óbvias que precisamos aprender e colocar em prática.

Josefine.Santos 17/05/2023minha estante
Não estou conseguindo ler.

FF7 25/02/2024minha estante
Como em qualquer outro livro?

Cammy 08/08/2021

Razoável
Uma pena, esperava mais.
Ele focou muito em dizer como muitas pessoas superaram as preocupações parando de se preocupar... Se fosse tão simples assim as pessoas não sofreria tanto.

Achei um pouco leviana e rasa a forma como ele aborda alguns temas como a depressão por exemplo.

Tem coisas boas o livro, mas o que não é bom se sobrepôs, infelizmente e não acho que valha a leitura.
Aline.afr 08/08/2021minha estante
Por isso eu parei de ler auto ajuda por volta dos 23.. além de perceber q a maioria dos autores nao criam nada, apenas copiam e modificam ?teorias? e fórmulas

Luiz Souza 31/12/2022

Nem se preocupe
O livro traz vários ensinamentos de que não devemos se preocupar em meio as adversidades da vida , isso só traz mais doenças e as vezes mais problemas.

Gostei bastante do livro ensina bastante.

Geraldo 11/07/2012

Tão Atual e Tão Defasado.
Com esse titulo de sentido totalmente antônimo devo começar esta resenha. Este livro cumpre perfeitamente o que o titulo propõe, evitar preocupações e começar a viver, se colocar em prática tudo, absolutamente tudo, com certeza suas aflições, angustias e preocupações cessaram.
O autor coloca dicas muito interessantes com o tema, uma das que mais gostei foi: VIVA O AGORA, o passado já foi e o futuro ninguém sabe!!!
Dale Carnegie divide sua obra em vários grupos, onde cada grupo tem vários títulos. Ele fala da forma que se deve proceder e coloca depoimentos de varias pessoas, celebridades ou não, que usaram devidamente essas dicas.
Agora que vem o "porém" e a explicação do titulo da resenha. Como foi escrita essa obra em meados dos anos 40, mais precisamente em 1948; a obra está repleta de depoimentos de pessoas que viveram ate esse ano. Gente que tem a vida atribulada, com problemas decorrentes com a rotina de até 1948. Pessoas que passaram pela Depressão de 1929, Primeira e Segunda Grande Guerra.
Tudo bem!, o livro está na 38ª edição, sendo revisado nos anos de 1975, 1981, 1982, 1984 e 2012. Mas ainda com relatos de gente da época de 1948. Tudo isso mostra que o autor afirma que preocupações, aflições e problemas não tem época. O ser humano passa por stress "desde que o mundo é mundo".
Bem que poderiam fazer uma versão do livro com depoimentos atuais, né!!!
Uma grande obra que passa pelo seculo 21 tão atual quanto na primeira metade do seculo 20.
Mariane 13/02/2019minha estante
O que teria de depoimentos sobre pessoas estressadas por causa de redes sociais, Whatsapp, pressão no trabalho por conta desse senso de que tudo está acontecendo muito rápido no mundo e as pessoas devem acompanhar (o que é impossível), depressão por ficar em casa o dia todo assistindo vídeos do Youtube e Netflix e não vivendo a própria vida etc... o problema é que ainda não tivemos tempo de analisar esses novos problemas de forma crítica, e muitas pessoas não tem noção do quanto são influenciadas pela internet e smartphones, por exemplo. A solução é, para mim, minimizar a utilização dessas novas ferramentas ao máximo, quando não for para benefício de ninguém. Quanto à outros problemas, como ser vítima de desastres naturais, ser procrastinador, não saber lidar com críticas, perder tudo em função da economia, não saber lidar com o estresse no trabalho, estes já são contemplados no livro e hoje é mais fácil superá-los devido à quantidade de informações que temos disponível, como a que o próprio livro oferece. São as angústias, como você mesmo disse, não importa sobre o que, que permanecem a mesmas, a forma como o ser humano sente a sua dor e lida com ela não muda, em sua essência, por isso o livro continua e continuará tão atual através dos séculos.

Felipe 12/12/2021

Simplesmente Incrível
Não me considero uma pessoa preocupada e ainda sim o livro me ensinou a como enxergar com mais clareza as causas e as consequências da preocupação, como isso afeta o nosso cotidiano/ambiente de uma maneira 100% prática, com exemplos das aulas do Dale que os seus alunos e a sua experiência de vida traziam.

Foi amor à primeira vista pelo autor, uma aula de autoconhecimento e de como ter mais saúde em ambientes estressantes e exaustivos.

Cristiano Nunes 28/03/2021

Destaques:
- Viva em compartimentos diários hermeticamente fechados. Não se aflija com o futuro.
- Sempre que surgir alguma preocupação escreva num papel qual seria pior coisa que pode acontecer. Aceite esse pior cenário e procure uma solução partindo desse ponto.
- Tome decisões com base apenas nos fatos. Liste num papel o problema, a causa, as possíveis soluções e a solução que você escolheu. Analise a situação e tome uma atitude.
- Lembre-se que as preocupações trazem um grande mal para a saúde física e mental.
- Manter-se ocupado é algo excelente para reduzir as preocupações.
- Não permita que coisas insignificantes arruínam o seu estado de espírito.
- Estime racionalmente a probabilidade da pior coisa acontecer. Muitas das vezes superestimamos essa probabilidade.
- Coopere com o inevitável.
- Deixe o passado enterrar os seus mortos. Não tente serrar serragem.
- Ninguém chuta um cão morto: a crítica injusta está frequentemente disfarçada de ciúmes e invejas.

Patrícia 16/10/2020

Devemos aceitar o pior que pode acontecer, temos que nos ocupar com outras atividades, relaxar, fazer exercícios, ocupar a nossa mente com outros assuntos para evitarmos pensar no que está nos preocupando. O livro nos traz ideias e sugestões de como colocar isso em prática.

Glauco.Rangel 21/10/2020

Sensacional
Dale Carnegie demostrou de forma simples e coerente o caminho para se evitar preocupações e viver bem. Recomendo aà todos está leitura.

Sikewiecz 07/01/2012

Mais um bom livro de Dale.
Reli após alguns anos. Este livro é tão bom quanto o "Como fazer amigos e influenciar as pessoas". Recomendado a todos!

Thauany 06/12/2021

Se você tá preocupado é só relaxar dããr
Uma auto ajuda que por meio de comparações mostra como devemos deixas as preocupações de lado e começar a viver o título é a suma do livro. Ele não é atemporal,pois evidência o período pós guerra do qual foi escrito e contém alguns pensamentos machistas e coloca por vezes a religião acima de outros conceitos racionais mas é bom livro para colocar a vida em perspectiva e visualizar quais preocupações são válidas e quais são aquelas que apenas nos destroem.

Lucas Lobo 18/09/2021

Você pode fazer da sua mente o paraíso ou o inferno.
Nesse livro podemos aprender a evitar preocupações com ensinamentos de grandes filosos estoicos, como: Marcos Aurélio, Sêneca e Epicteto.

Amei esse livro, esse escritor tá se tornando um dos meus preferidos, seus livros são fantásticos. Vou deixar alguns trechos abaixo para refletir.

"Raramente pensamos no que temos, mas sempre no que nos falta."

"Dois homens viram através das grandes da prisão, um viu a lama, o outro, as estrelas"

"Nossa vida é o que os nossos pensamentos determinam."

- Marcos Aurélio

Cris 04/07/2020

Como evitar preocupações e começar a viver
Livro muito bom, com orientações bem atuais. Dale Carnegie traz várias dicas para analisarmos nossas atitudes mentais para mudar de vida e evitar preocupações (excessivas). Viver com preocupações e ansiedade impedem de termos uma vida plena, ativa e feliz.

Tina 12/06/2020

Inspirador! Indico muito!
Incrível que tenha sido escrito a tanto tempo e permaneça tão atual.
Uma pesquisa extensa sobre o tema e exemplos que farão com que vc aplique e inspire-se em exemplos reais.
Gostei muito da forma de condução do autor, sem promessas, sem delongas, apenas a realidade.
Se vc quer mudar comece por vc!!

Madeira 30/01/2021

Um guia útil para a vida
Em dias de tanta correria e preocupações, o livro se mostra extremamente eficiente no que parece ser óbvio: ?preocupação é tão eficiente quanto mascar chiclete pra resolver uma equação diferencial de 3ª ordem?! É o tipo de livro que funciona bem como um guia útil para a vida e lê-lo sempre que possível, é uma ótima opção, para massificar o ?óbvio?!