Star Trek: Discovery

Star Trek: Discovery David Mack

Resenhas - Star Trek: Discovery

void_Indigo 14/06/2023

Uma boa história fora de contexto
Recentemente descobri os livros dessa coleção sobre a série Star Trek Discovery. Esse é o primeiro livro.

A história é bem cativante, cheia de aventura, perigos e desafios, bem no estilo de Star Trek. Uma nave alienígena aparece subitamente em um planeta com uma colônia em desenvolvimento e começa a atacar os colonos. A Sehnzou, comandado pela capitã Philippa Giorgiou e com Michael Burhnam como primeira oficial vão em auxílio à colônia, e, por algum motivo (inexplicável), a Frota também manda a Enterprise, comandada pelo capitão Christopher Pike e com o jovem tenente Spok como oficial de ciência, em uma missão absolutamente fora do normal (esse nem é o furo principal). Um impasse é criado e Burham e Spock conseguem acessar a nave alienígena, onde eles tem de superar vários obstáculos para impedir novos ataques e por fim ao impasse entre os capitães Pike e Philippa.

Como já assisti a série, posso dizer que o contexto da história do livro passa longe do que é contado na TV. O principal furo foi que o autor colocou Michael e Spock, que na série são irmãos (adotivos, mas irmãos) quase como se não se conhecessem!! Além disso, como citei, a Frota envia o capitão Pike com ordens completamente sem pé nem cabeça, completamente fora do espírito da Federação e do universo Star Trek. Acho que autor queria juntar as duas naves das séries atuais e fez um mexidão sem tomar muito cuidado com os ingredientes.

Ignorando essas ratadas, não deixa de ser uma boa história de aventura de Star Trek. Eu recomendo a leitura, mas recomendo as séries mais ainda!