O Livreiro

O Livreiro Pedro Herz

Resenhas - O Livreiro

Moya2 23/06/2023

Decepcionantemente raso
Esperava muito mais do livro, que não passa de relatos de causos contados pelo autor com a profundidade de um pires.
O início até que é interessante, mas o resto não passam de reles pinceladas sobre o que deveria ser uma riquíssima história.
Em alguns capítulos fica clara a ?cultura? preconceituosa, estrutural e institucionalizada, outros são dignos de colunas sociais de jornalecos sobre a vida de celebridades (vulgo fofoca de rico), e até mesmo a eloquência que se espera de um livreiro com mais de 70 anos de profissão fica a desejar.

Beatriz 25/05/2023

Um livro pra quem gosta de livros
Esse livro traz uma tristeza maior agora q perdemos a Cultura, pq a história do Pedro se mistura com ela e nos traz uma dimensão MT maior do q ela foi e significou para a cultura e o mercado de livros no país.
A escrita do Pedro é MT gostosa e nos faz fluir pela história da vida dele e sobre suas reflexões sobre o mercado de livros.
O livro parece a forma q ele encontrou de mostrar para nós leitores oq perdemos e tbm nos dizer quais são os desafios q encontramos em nosso país para q o livro seja uma mercadoria mais popular, onde todos nós, q fazemos parte dessa sociedade, erramos, leitores, pais, escritores, editores, vendedores, governos etc.

Jafé 18/04/2022

Para quem gosta de ler, conhecer a história de um livreiro e sua livraria é um presente. A história de Pedro tem de romance a aventura, passando pelo bom humor, claro. Construir um negócio de leitura no país onde isso não é prioridade e ainda ser pioneiro em algumas áreas é motivador.

Catarine Heiter 29/08/2021

Adoro obras biográficas, principalmente quando seus protagonistas tem uma vida relacionada aos livros! Melhor ainda quando a gente também faz um passeio histórico enquanto apreende detalhes de uma vida. Narrado de forma adorável, com certeza trouxe novos conhecimentos e um entretenimento de qualidade.

Cris609 26/05/2021

É a história da maior livraria do Brasil, do começo aos desafios enfrentados pelo livreiro, como o próprio Pedro Herz se nomeia, em plena era digital. Foi super interessante e empolgante ver o início de tudo. Me fez sonhar e ter fé no futuro. Um alento nos dias em que vivemos.

Izaelle 07/04/2021

Um pouco da nossa história como leitor
Como assim tão poucos leitores leram esse livro aqui no Skoob? Ler esse livro é conhecer uma parte da nossa história como leitor.
Quem nunca foi a uma livraria cultura passar um tempo agradável entre os livros? Quem teve o privilégio de poder ir até a livraria cultura do conjunto nacional e se sentiu o Peter Pan na terra do nunca?
Amei conhecer um pouco da história, dividir um pouco das preocupações do seu Pedro (sim, me senti falando com um conhecido, coisa de quem lê bibliografia) com os rumos dos leitores, da leitura. Embora infelizmente a vida, a economia e as livrarias não estejam num bom momento financeiro, espero que tudo passe e esse bem nacional que é a livraria cultura possa passar por mais esse capítulo.
Dona Eva, quão visionária foi ao começar tão pequeno e chegar a ficar tão grande. Um livro gostoso de ler e ir descobrindo como um estoque de 10 livros viraram milhões e como a família Herz contribuiu para muitos dos melhores momentos da minha vida como leitora.

danprestes 03/02/2020

null
Mais que uma narrativa da criação e crescimento de uma livraria, O livreiro vai mostrar as mudanças pelas quais o mercado livreiro e as relações editoriais passaram no século XX no Brasil. Vale também pelos textos em anexo.

Rodrigo Frotaa 03/05/2019

Abalado
Cara uma história incrível de uma livraria queimada e jogada na lama pelo Pacto da Mediocridade. Segue os links:

Sun's daughter 03/05/2019minha estante
show!

Eliane Maria 22/07/2018

O que achei das memórias
Amei conhecer como surgiu a Livraria Cultura.
A narrativa também foi ótima, pois foi escrita de uma forma descontraída.
Aprendi algumas coisas que eu não sabia, como por exemplo, que existe uma Escola de Formação de Livreiros na Suiça.
Pedro Herz, também nos brinda com algumas passagens bem engraçadas de seu cotidiano, sem com isso deixar de nos contar alguns episódios também tristes de sua vida.

Pri Cabral 11/07/2018

O hábito da leitura, aliado à veia empreendedora de Pedro Herz, transformou uma simplória livraria ambulante na grandiosa Livraria Cultura.

Pedro Herz fala de si com fluidez, remontando o passado e trazendo os contextos históricos e situacionais em que ele estava inserido (ditadura militar e a censura, o avanço da Internet e a necessidade de adequação às novas perspectivas tecnológicas etc.). Com isso, o autor coloca fragmentos de sua história de vida -tanto pessoal quanto profissional - e expõe os dilemas e situações inusitadas com as quais ele teve que ter "jogo de cintura" , equilíbrio e "boa mira".

O autor fala não se limita a fala só da própria vida, e vai além exemplificando alguns fatos que considero de grande valia principalmente para quem atua ou pretende atuar no empreendedorismo.