O Mistério dos Sete Relógios Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Mistério dos Sete Relógios

Fabio Shiva 05/07/2021

Queria sorvete, mas encontrei feijão!
Existe uma anedota bem conhecida que define bem como foi a minha experiência com esse livro: abrir um pote de sorvete e descobrir que alguém usou para guardar feijão! Sou um fã inveterado de Agatha Christie, a ponto de ter lido duas ou três vezes boa parte de seus livros (só esse ano já li seis dela). Pois então, imaginem a minha alegria ao constatar que ainda não havia lido esse “O Mistério dos Sete Relógios”, por ter confundido com outra obra de Agatha de título similar, “Os Relógios”. Mergulhei na leitura, feliz da vida por esse natal antecipado, mas ó, tristeza! Por volta da página 30 descubro que não se trata de um livro de mistério e assassinato, cuja grande diversão é decifrar as pistas para descobrir a identidade do assassino, jogo intelectual no qual Agatha tornou-se imbatível e fez por merecer o título de “Rainha do Crime”. Mas sim uma de suas embaraçosas tentativas de escrever uma aventura de espionagem, que eu pessoalmente detesto! Por isso a sensação que tive foi a de encontrar feijão congelado onde eu esperava me deleitar com um bom napolitano!

Mas por que, afinal, detesto tanto as histórias de espionagem de Agatha Christie? O grande ganho que tive com essa leitura foi justamente buscar evidências para responder a essa pergunta. Mas somente a partir da página cento e tanto, pois até então ainda me esforcei por gostar da história, pelo que ela era. Mas não deu. Não cheguei a desgostar a ponto de interromper a leitura (isso só aconteceu em um dos livros de Agatha, “Passageiro Para Frankfurt”, que abandonei na página 60). Mas li corrido e desatento, sempre na hora de deitar, para ajudar o sono a vir.

Tantos “mas” em um único parágrafo não são à toa. De fato, encontro muitas objeções às histórias de espionagem de Agatha Christie. A primeira e a maior delas é justamente o fato de eu ser tão fã das histórias clássicas de “Whodunit” (“quem matou?”) escritas por Agatha. Considero essas histórias mais um jogo de dedução que propriamente literatura, e nesse caso determinadas fragilidades na trama não têm a menor importância, o que não é o caso quando se trata de um romance que tenha outros objetivos além de propor um enigma ao leitor. Por exemplo, a verossimilhança. Vários crimes cometidos nos livros de Agatha são absolutamente inverossímeis, e é praticamente impossível que algum dia pudessem ser cometidos na vida real. Isso em nada atrapalha a diversão do leitor-detetive, muito pelo contrário: quanto mais complicado e impraticável for o crime, maior a diversão (tanto que existe até um subgênero do romance policial, que se dedica exclusivamente a “mistérios do quarto fechado”, linha que tem em John Dickson Carr um de seu maiores expoentes).

Outro fator é a bidimensionalidade dos personagens. Ninguém espera profundidade de um personagem de romance policial clássico (diferentemente do que acontece nos mistérios de Georges Simenon ou de P. D. James, por exemplo). Os personagens são mais ou menos como peças em um tabuleiro: “Coronel Mostarda na biblioteca”. Se acontece algum envolvimento romântico entre personagens de uma trama de mistério clássico, isso está a serviço do jogo do detetive: pode (ou não) ser apenas um despiste para desviar a atenção do verdadeiro culpado.

Mas (e aí vai um grande “mas”) em uma história de “espionagem” de Agatha Christie o jogo da dedução sai do primeiro plano e torna-se um elemento secundário da trama. Assim, em minha opinião, ficam incomodamente evidentes as fragilidades que em nada me afetam nas histórias de detetive: a inverosimilhança, os personagens rasos, as historietas românticas. E sobretudo o senso aristocrático de humor. Por algum motivo, Agatha parece associar a espionagem a aventuras rocambolescas e divertidíssimas (ao menos para os envolvidos). Isso me incomoda porque considero a espionagem uma atividade sórdida, que traz à tona o pior da natureza humana e onde dificilmente “os fins justificam os meios”. Isso não significa que eu não goste de ler romances de espionagem, veja bem! Contudo, nessa categoria tenho como ídolos John Le Carré e Graham Greene (quem já leu esses autores deve entender meu desgosto com as ingênuas histórias de espionagem de Agatha).

Sem contar que, no Brasil de 2021, fica difícil simpatizar com as piadas da aristocracia britânica de quase um século atrás (o romance é de 1929), piadas sobre golfe, sobre a estupidez dos lacaios, sobre a chatice de suportar narrativas tediosas sobre as crianças refugiadas do pós-guerra...

“— Cultura de almanaque, não é?
— Existe algo mais horrível do que isso? — disse Mr. O’Rourke, acrescentando com ar santarrão: — Graças a Deus, tive boa educação e não entendo absolutamente nada de coisa alguma.”

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Tuts 05/07/2021minha estante
Também não gostei desse livro. Um dos piores da Agatha na minha opinião

Fabio Shiva 05/07/2021minha estante
Olá, Tuts! Valeu pelo comentário! Fico feliz em saber que não fui o único!

Katia Rodrigues 06/07/2021minha estante
Amei o título da resenha! ?

Fabio Shiva 06/07/2021minha estante
Oi, Katia! Valeu pelo comentário e pelo bom humor!

Malu 13/01/2022minha estante
Oi, tudo bem, cada um tem a sua opiniao ne kk. Mas a sua ta errada viu parceiro. Se liga hein. Vão te caçar, conheço uns caras meio ?fans? desse livro, q sao meio louquinhos kk (sem ameaças aqui kk)

Maria 31/03/2022minha estante
O livro poderia ser melhor mas o interessante é, que igual a você, também não consegui terminar o passageiro para Frankfurt.

maluchaiber 15/10/2022minha estante
nossa, vcs são tudo doido só pode, o melhor da agatha sim. isso é papinho de quem gosta de assassinato no expresso oriente, vulgo o livro mais insuportável da agatha.

Brunny Rocha 23/11/2023minha estante
Meu amigo, gostei mais de ler sua resenha do que do livro kkkkkkk já tô até te seguindo

Aline MSS 06/12/2023

Um caso do Superintendente Battle
[LIVRO 10] Estou lendo por ordem de publicação e por mais q me agrade a versatilidade da autora, esse livro não me cativou e penei pra finalizá-lo.

De acordo com a sinopse da editora, Gerry Wade tem um grave problema: acorda sempre atrasado para o café da manhã, aborrecendo seus anfitriões durante sua estadia na mansão de Chimneys. Os outros hóspedes da casa decidem pregar uma peça no dorminhoco e colocam oito relógios no quarto dele, marcados para despertar às 6h30. A manhã chega e, para surpresa de todos, a brincadeira acaba tendo um resultado trágico.
Agora cabe à jovem Bundle e seus amigos investigar o que deu errado.

O diferencial desse caso é a ausência de detetives desvendando o ocorrido. As pessoas q seriam as maiores suspeitas do crime são as q buscam desvendá-lo. [Meme da Nazaré com as fórmulas matemáticas]??
O superintendente Battle faz parte do caso, mas ele mais atrapalha do q ajuda, então nem dá pra se animar muito.

A trama é bem inusitada e tinha tudo para funcionar, mas a quantidade de personagens prejudica um pouco o envolvimento do leitor com a história. Até existe uma sociedade secreta q aparenta estar conspirando p/ algo além da história, mas esse não é o foco do caso e por isso a decepção fica ainda maior.

Amo a autora, mas definitivamente não foi um dos melhores da rainha.

Li a edição física da Harper Collins do Box3 e indico de olhos fechados. Essa coleção é linda e deveria ter sido finalizada pela editora.
Pedro 07/12/2023minha estante
Não sei se foi uma resenha ou um desabafo, mas eu gostei. ?

Aline MSS 07/12/2023minha estante
??? Obrigada, Pedro. Aqui trabalhamos com a vdd e sem puxa-saquismos.?

Fabio 07/12/2023minha estante
Apesar de você não ter gostado, a resenha ficou impecável, Aline!

Aline MSS 08/12/2023minha estante
Obg. Fabio! Vc é show! A rainha tem créditos. ??

Sara277 11/01/2024minha estante
Muito feliz em saber que eu não sou a única que está tentando ler em ordem de publicação

Aline MSS 12/01/2024minha estante
Sim, Sarah. Tmj!??????

resenhasdajulia 03/02/2021

De todos os hóspedes da mansão Chimneys, Gerry Wade é o único que sempre acorda na hora do almoço. Então, seus amigos decidem lhe pregar uma peça, colocando 8 despertadores em seu quarto, para acordá-lo no horário certo.

No entanto, no dia seguinte, ele é encontrado morto e só há 7 relógios no quarto, sendo que 1 foi jogado pela janela.

Eu gostei muito da Bundle e, apesar de a história ser um pouco enrolada, adorei o final!

Miih.... 01/10/2023

O mistério dos sete relógios
Esse foi de longe o livro mais engraçado que li da Agatha até agora. Durante a leitura eu dava gargalhadas em várias cenas. O desfecho além de ser surpreendente é daqueles de deixar o coração quentinho.

Luisa Jordana 14/05/2020

O Mistério dos Sete Relógios
Primeira leitura de Agatha Christie que faço sem os personagens Hercule Poirot e Miss Marple. Mesmo sem seus principais investigadores, a rainha do crime conseguiu me surpreender e me divertir!

Um grupo de amigos resolve passar um fim de semana na casa alugada por Sir Oswald e Lady Coote. Alguns dos mais jovens do grupo resolvem pregar uma peça no preguiçoso Gerald Wade, que se recusa a levantar cedo para aproveitar o dia. A brincadeira consiste em comprar vários relógios despertadores e colocá-los no quarto do amigo dorminhoco. Na manhã seguinte, ao invés de acordar assustado, o Sr. Wade é encontrado morto por uma overdose de remédios para dormir, o que é mais do que estranho, e dos oito relógios que foram colocados em seu quarto, apenas sete permanecem no lugar. Depois de sucessivos acontecimentos estranhos, os amigos Bill, Bundle, Loraine e Jimmy resolvem investigar a morte de Wade e recebem a ajuda do exemplar investigador Battle.

O enredo foi muito bem construído, com personagens maravilhosos e é claro, um final de tirar o fôlego! Foi uma das melhores leituras de Agatha Christie que já fiz (minha opinião pessoal, claro) e me trouxe um elemento diferente das outras histórias, que foi o humor! Fazia tempo que eu não ria tanto com um livro, foi uma leitura que me fez muito bem. Minha personagem favorita foi Bundle, que é uma garota forte, destemida e que não desiste nunca dos seus objetivos, além de ser extremamente divertida! Nem preciso dizer que essa obra foi um enorme incentivo para continuar lendo uma de minhas autoras favoritas da vida, sem medo de ser feliz!

caspaeletrica 23/12/2022

7/10: O mistério dos sete anões
Um mistério decente da Agatha que embora às vezes se faça por comédia ou tenha alguns pontos bem ridículos, acerta com maestria na autencidade dos personagens e na engenhosidade do crime, como é de se esperar de Christie.

laura 12/03/2022

A Sociedade dos Sete Relógios?
Esse foi o primeiro livro que eu li da Agatha
Christie e não me decepcionei, mas acho que as
expectativas estavam muito mais altas!

No começo o livro não prende tanto, mas com o
decorrer da história você fica cada vez mais
ansioso pra saber quem é o assassino e entender
todo esse mistério do Seven Dials e da Sociedade
dos Sete Relógios.

A Bundle é uma personagem muito marcante, acredito que ela e o Battle são personagens cativantes e tomaram o protagonismo da história(menção honrosa pro Bill)!

Imaginei que seria aquele o assassino, mas
mesmo tendo imaginado, a forma como foi revelado na história não deixou de me surpreender. A maneira como tudo estava interligado e quem eram cada um dos "números" da sociedade foi incrível!
Raquel Maurren 12/03/2022minha estante
Agatha é incrível! Ela escreve os livros contando tudo, e depois, ela vai apagando as pistas. Assim, quase sempre não sabemos quem é o assassino.

Fábio Renato 12/03/2022minha estante
Oi, estou comprando esta coleção. Adoro os livros dela, estou relendo todos.

Jvmaximo 12/03/2022minha estante
Eu demorei uns 5 anos pra ler um livro da Ágatha que eu tinha justamente pq os começos não prendem muito mas o desenrolar da história vale muito a pena

lelezocaa 20/06/2021

Não é bem uma resenha, só comentários que quero compartilhar
Foi o primeiro que li tanto dessa autora como desse gênero. Simplesmente AMEI. Um dos meu favoritos com certeza. Me lembro de que quando li, fiz milhares de teorias ao decorrer da história (até falava sozinha em voz alta às vezes kk), e no final, fiquei de boca aberta (literalmente) com a revelação.
Confesso que, no começo, tive dificuldade com o vocabulário, talvez por ser de uma autora que não conhecia, e consequentemente, uma escrita diferente, mas ao longo dos capítulos, me acostumei.
Os personagens não são aqueles que você se apega (pelo menos, não para mim), mas eu realmente gostei da Bundle.
Para mim, foi outro daqueles livros que dá vontade de voltar no tempo e lê-lo de novo, pela primeira vez.
rayy1428 20/06/2021minha estante
lê O Assassinato de Roger Ackroyd que você vai AMARA

O Crowler 25/12/2021

Acabei surpreso
Achei que seria algo muito fácil de desvendar, no final acabou sendo bem surpreendente, embora eu não tenha achado tão sentimental quanto outros(A Mansão Hollow por exemplo).

Felipe 13/06/2021

O Mistério dos Sete Relógios
Décimo livro de Agatha Christie, publicado em 1929 e para os leitores de Agatha, alguns personagens e locações já são conhecidas para quem leu “O Segredo de Chimneys”.

Sir Oswald Coot e Lady Coote alugam a propriedade de Chimneys para uma temporada e convidam jovens para passarem uns dias. São eles Jimmy Thesiger, Rupert Bateman (conhecido como Pongo e secretário do Sr. Coote), Helen, Nancy, Soquete, Bill Eversleigh, Ronny Devereux e Gerry Wade. Este último tinha fama de dormir até mais tarde e os amigos resolvem pregar uma peça. Compram relógios e os mesmos são posicionados debaixo da cama de Wade para que despertem ao mesmo tempo. A surpresa pela manhã, foi que o rapaz não acordou com o barulho e logo perceberam que ele estava morto. Se inicia então uma investigação policial e o Superintendente Battle, outro conhecido das histórias de Agatha, vai atrás do assassino. Nesse momento, Lorde Caterham, dono de Chimneys, retorna a mansão junto com sua filha Bundle e relata o ocorrido. A jovem fica super entusiasmada com a história e começa a fazer uma investigação paralela e se une a Jimmy Thesiger e Lorraine Wade, dita irmã do falecido Wade. Logo um outro assassinato acontece sendo Ronny Devereux a vítima da vez. Bundle descobre uma sociedade secreta no bairro de Seven Dials e começa a suspeitar que eles são os responsáveis pelas mortes dos rapazes e que pretendem roubar um segredo da fábrica do rico Sir Oswald Coote. É um livro cheio de emoções, reviravoltas com bastante espionagem e suspense.

Essa foi minha primeira releitura desse projeto pessoal de ler todos os livros da rainha do crime em ordem cronológica. Eu lembrava de algumas questões, mas o assassino eu não lembrava. Acho que na época não li o livro com tamanha atenção e muitas coisas não se fixaram e lembro de ter achado o livro chato. Essa nova leitura me trouxe outras percepções e não é um dos meus favoritos da autora, mas é um livro bom e com um final surpreendente. Ao ler Agatha Christie sempre precisamos ter em mente que tudo parece ser o que realmente é.

isapoirot 31/10/2020

o livro me prendeu do início ao fim!
a trama é boa, toda a história acerca de uma sociedade secreta foi bem construída e o fato da maior parte dos episódios ser contado a partir do ponto de vista de Bundle, uma jovem envolvida nos acontecimentos, e não um detetive ou um profissional, fez com que nós tenhamos mais liberdade para dedução e mais empatia com as personagens!
me esforcei muito pra conseguir colocar algumas pecinhas no lugar, mas mesmo assim o final conseguiu ser surpreendente. agatha christie, como sempre, não nos decepciona!

Cerry35 12/07/2021

Eu JURAVA q não ia gostar desse livro, pois ele é bem diferente dos outros. Mas a Agatha Christie, como sempre, deu um tapa na minha cara e criou uma reviravolta incrível.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 28/08/2021

Um grupo de jovens passam uma temporada na mansão Chimneys. Um deles, costuma dormir até mais tarde, e por isso, os colegas decidem pregar uma peça no dorminhoco, colocando vários despertadores que tocarão ao mesmo tempo. Porém, a brincadeira não acabará nada bem.

Temos aqui uma trama de espionagem, com disfarces, sociedade secreta e uma reviravolta sensacional. Bundle,  a protagonista destemida, ficará responsável por essa investigação mirabolante. Sim, a trama é toda extravagante e pouco verossímil, mas não deixa de ser uma leitura instigante, inteligente e cheia de humor. Aliás, amei a comicidade ácida do Lord Caterham. Sensacional!

Mais uma obra da rainha do crime que faz com que o leitor devore páginas e páginas para tentar desvendar o mistério. E eu até acertei alguns palpites, maaaas, em outros aspectos, fui lindamente tapeada.

A verdade é: eu gosto muito de ser tapeada por ela. ??

Maria 26/11/2020

Resenha: O mistério dos sete relógios - Agatha Christie
A rainha do Crime, com mais de nem sei quantas publicações, entre livro, contos e até mesmo em outro gêneros literários, encantadora sua escrita, uma leitura divertida e instigante que gostaria de repetir.
_______________________

Essa foi a minha primeira leitura da rainha do crime Agatha Christie e fiquei encantada. O tempo inteiro eu só queria deduzir o assassino antes que fosse revelado, mas não tive sorte, haha. A história é envolvente, os personagens são carismáticos, tem humor, tem romance, tem politica e claro, muito, muito mistério e investigação. O mistério dos sete relógios vai nos contara a investigação da morte de Gerry Wade e porque sete relógios se encontram no local do crime quando deveriam haver oito. Através de pistas, Lady Eileen, seus amigos e o superintendente Battle tentam desvendar o mistério.

_______________________

Recomendo muito o livro, é um ótimo pedido para uma ressaca literária ou uma leitura rápida em um fim de semana, sempre é tempo de ler Agatha Christie.

Att,
Vitória Saraiva.