MEREÇA SER FELIZ

MEREÇA SER FELIZ WANDERLEY S. DE OLIVEIRA

Resenhas - MEREÇA SER FELIZ

marcelgianni 29/05/2017

Combate ao orgulho
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso, veja minha resenha completa no link mais abaixo), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

É uma obra indicada para espíritas ou para quem tenha alguma base no Espiritismo e seus preceitos, pois toda a sua linguagem é de aprofundamento sobre temas praticados na Doutrina Espírita. Ele tem a função de alertar os trabalhadores espíritas sobre o mal que o orgulho está causando em suas vidas, já que muitos praticantes do bem estão se sentindo infelizes e desmotivados dentro de suas atividades.

Dessa forma, o livro tenta mostrar as verdadeiras causas dessa infelicidade – que estão atreladas ao orgulho e suas variações -, propondo ações e atividades de combate a esse terrível vilão. De uma forma geral, o livro nos mostra que a humildade é o caminho para a felicidade.

Embora seja um livro pequeno, sua leitura é bem demorada, por ter uma linguagem bem rebuscada e repleta de ensinamentos e conceitos, que fazem com que o leitor tenha que refletir um bom tempo sobre cada informação fornecida. Recomendo sua leitura de forma pausada, como por exemplo um capítulo por dia.

O livro aponta como roteiro para a felicidade a busca pelo autoconhecimento, resultando em uma posterior autoanálise, que impulsionará a ação pela melhora, num combate de enfrentamento íntimo, já que determinará a real situação de cada ser, expondo suas virtudes e seus defeitos e pensamentos mais encobertos.

A conscientização surge quando aprendemos a utilizar a informação para a transformação.
Para combater o personalismo, a humildade -aliada à empatia e à alteridade- , é o caminho para se chegar à paz interior. Isso só é possível por meio da busca pela interiorização, que, segundo a autora, “é a investigação permanente de si próprio“.

A obra faz duras críticas ao modelo de espiritismo que vários espíritas têm seguido pelo mundo, já que o orgulho e a hipocrisia vêm ofuscando sua capacidade de reconhecimento e humildade, fazendo com que se preocupem mais com a “fachada”, com o prestígio, que com o seu estado interior e seus valores morais e bons exemplos.

site: https://idaselidas.wordpress.com/2016/12/19/mereca-ser-feliz-ermance-dufaux/

Mari 06/06/2021

A proposta da obra Mereça ser feliz é trazer para o leitor uma avaliação consciente intrapessoal, com intuito de propor a reforma íntima e o encontro da própria felicidade.

O livro foi inspirado através de um curso de vinte dias ministrado pelo Eurípedes Barsanulfo, realizado no Hospital Esperança no mundo espiritual.

Os enfoques que encontramos no livro são direcionados para os trabalhadores espíritas, que com os conceitos da Boa Nova, internalizam de forma deturpada esta condição. Nos círculos espiritistas, existe na sua maioria uma criação de alguns estereótipos religiosos.

A maior parte dos espíritas tem como objetivo e função de sempre ajudar o próximo, de serem caridosos para com os sentimentos alheios, mas nesse contratempo, percebemos, que também somos criaturas em fase evolutiva e que temos fraquezas, ainda mais em se tratando do sentimento do orgulho. Muitos espíritas utiliza a vivência exterior do Espiritismo, esquecendo de aplicar a sua vivência real dos princípios espíritas.

As obras de Ermance Dufaux, evidencia de forma precisa o orgulho, como o principal ponto de vista para a mazela moral, produzindo uma ilusão, onde ainda não temos plena capacidade de controlá-lo.

HARRY BOSCH 25/04/2023

MEREÇA SER FELIZ
Um verdadeiro roteiro para a felicidade.Pois a felicidade está amplamente vinculada ao merecimento e merecimento é a divina concessao da vida,que responde ao nossos esforços no bem com maiores possibilidades para trabalhar e servir,aprender e amar,na conquista da harmonia interior que é o outro nome da felicidade.E ainda profundas reflexoes sobre como trabalhar gradualmente o ogulho.