Desafio ao Poder

Desafio ao Poder Adam Johnson

Resenhas - Desafio ao Poder

Diogo 20/02/2020

História densa, chocante e emocionante
Desafio ao Poder, 2ª edição, 2017 (do original The Orphan Master's Son, 2012; Jun Do, 1ª ed. brasileira, 2012), é um romance de Adam Johnson, vencedor do prêmio norte-americano Pulitzer Ficção 2013.
Ambientado na Coreia do Norte, é uma história dividida em duas partes. Em sua primeira parte, narra a vida de Pak Jun Do desde sua infância no orfanato Longo Amanhã, o qual seu pai gerenciava, até o início de sua vida adulta. A segunda parte, por vezes narrada em terceira pessoa, ora narrada em primeira pessoa, coloca outros personagens em evidência e explora outros núcleos da história.
Ao longo da narrativa o leitor é apresentado à rotina dos cidadãos norte-coreanos, inspirada, principalmente, pelas viagens do autor ao país e suas pesquisas acadêmicas.
Por se tratar de uma narrativa ambientada em um país regido por um sistema totalitário, esta é uma história extremamente densa, chocante e emocionante tanto para aqueles que conhecem um pouco sobre a Coreia do Norte quanto para aqueles que não. Uma leitura um tanto quanto angustiante, mas que, ainda assim, vale a pena.

Amanda_cfranca 10/10/2022

Perfeito pra quem gosta de história.
Simplesmente, um dos livros mais incríveis que eu já li! É um misto de emoções, com suspense, romance e muitas surpresas. Além de trazer muitas reflexões sobre a vida, e como as coisas nem sempre são como nós pensamos. Deu até vontade de ler as 540 páginas outra vez, sabendo as coisas que eu não sabia quando li pela primeira vez. Além de tudo, me fez ficar ainda mais curiosa sobre essa nação tão pouco conhecida pela maioria de nós, que é a Coreia do Norte.

Lusiana 13/02/2022

Maravilhoso!
Como descrever esse livro? Sem mais, é simplesmente incrível. O livro faz uma crítica à sociedade norte coreana com tons de sarcasmo e te faz pensar a todo momento.
Valeu a pena lê-lo!