Kímiom de Merídia

Kímiom de Merídia Caio Galeno

Resenhas - Kímiom de Merídia

Luiz Miguel 05/09/2018

Kimiom de Merídia - Excelente Ficção Infanto Juvenil
Recentemente conclui a leitura do livro "Kimiom de Merídia" uma grande aventura que, desde que descobri, fiquei muito curioso para conhecer mais a fundo.

Recebi o livro do autor no dia 17 de Maio, data do meu aniversário (vejam o vídeo abaixo) e iniciei a leitura no dia 25 do mesmo mês, data do aniversário dele. Totalmente por "coincidência", isso acabou se tornando algo bem legal. Mas sabemos que não existem coincidências, porém tudo é governado pela providência de um Deus soberano e perfeito. Aliás, este dilema entre destino e acaso envolve toda a trama da obra.

Escrito pelo jovem Caio Galeno, de 17 anos, esta fantasia, iniciada quando ele tinha apenas 11 anos de idade, é a primeira parte de uma trilogia que narra as aventuras de Kimiom, uma rapaz que perdeu o pai e cuja família vive envolta em mistérios. Tudo se passa numa espécie de futuro distópico, no qual o reino de Merídia é governado por um terrível ditador.

No meio de encontros e desencontros, Kimiom vai, aos poucos, descobrindo fatos sobre o passado de sua família e de si mesmo, desenvolve amizades e aprende a lutar, enfrentando inúmeros desafios muito além do que imagina.

Viajando pelo interessante mundo criado pelo autor, Kimiom e seus amigos descobrem lugares exóticos, personagens poderosos e precisam lidar com grandes dilemas pessoais. Aliás, o desenvolvimento dos personagens principais é fator marcante ao longo do livro.
A ambientação do livro é fortemente influenciada pela cultura oriental, em especial por animes e mangás, tão comuns entre adolescentes e jovens. Percebi elementos de Naruto e Avatar a lenda de Aang, mas o autor disse ter usado ideias tiradas de outras obras como séries que assitiu e livros que leu. Deu uma mistura interessante. Lendo isso, lembrei-me de minha adolescência quando, após assistir Cavaleiros do Zodíaco e outros animes, pegava o papel e escrevia histórias semelhantes envolvendo a mim e aos meus amigos da época. Infelizmente não fui adiante, por isso parabenizo o Caio pela dedicação, esforço e coragem em desenvolver uma grande obra iniciada ainda na infância. Muito legal mesmo!

A história é cheio de descobertas, lutas incríveis, golpes e magias e, no geral, mantém um tom leve e descontraído pela amizade e brincadeiras entre os personagens principais, mas também trata de perdas, lutas, angústias e aflições que cercam os mesmos. Recheada de muita fantasia a trama é bem desenvolvida, bem como a geografia dos locais, os idiomas e suas histórias. Caio foi bem coerente na forma como descreve o universo criado por ele. O livro acompanha ainda um mapa que nos ajuda a localizar os locais dos eventos.

Publicado pela editora UpBooks, Kimiom de Merídia possui uma bela capa e material de qualidade. Foi fruto de muito trabalho do jovem autor e um sonho que se tornou realidade devido o apoio de familiares e amigos. Um verdadeiro milagre como ele mesmo me disse e algo pelo qual glorifica e agradece a Cristo a quem deseja servir. Caio já vendeu quase 100 unidades e tem divulgado sua obra através de palestras em escolas, incentivando a literatura entre jovens e adolescentes de seu estado. Muito comunicativo e simpático, este irmão em Cristo, que mora em Fortaleza CE, se tornou mais um amigo que ganhei através do mundo virtual, além de mais um incentivo para que, um dia, eu também venha a escrever uma obra de fantasia.

Indico Kimiom de Merídia a todos que gostam de ficção e fantasia e, especialmente aos jovens e adolescentes que gostam de uma boa aventura. Termino com um belo parágrafo da obra e logo abaixo deixo a ficha técnica, o link para quem quiser adquirir seu exemplar e o blog pessoal do autor aos que desejarem conhecê-lo melhor.

“Não sabemos nossos destinos, mas sabemos que todos terminam com a morte. Para alguns, o ponto final é colocado após algumas palavras, outros, criam páginas e páginas de aventuras e sentimentos. Não sei o meu fim, não sei o que pode acontecer no futuro, mas eu juro... – Respirei fundo. – pelo suor que escorre em meu rosto... pelo sangue que corre em minhas veias... pelo coração que bate em meu peito... Eu vou proteger o que amo! Eu vou proteger as pessoas deste mundo! Eu vou libertar Merídia! – Gritei. – E por mais que me persigam, nada vai deter a Esperança!”

* Ficha Técnica:
- Páginas: 204
- Formato: 16x23

* Adquira o seu: Kimiom de Merídia - Editora UpBooks

* Escrito no Sangue: Blog pessoal do autor Caio Galeno

Parabéns ao Caio Galeno e boa leitura a todos. Que Deus vos abençoe!

site: http://diamanteseternos.blogspot.com/2018/09/kimiom-de-meridia-excelente-ficcao.html
Cesar 05/09/2018minha estante
Me empolguei pra ler... Já vai pra lista!!

Ellem - @colecionandoprimaveras 10/05/2018

Kimiom vive com sua mãe e irmãos em Merídia, uma nação subjugada por um imperador extremamente cruel.

Aos 16 anos, ele recebe a visita do seu primo, Sino, e descobre que há um profecia antiga que diz que Kimiom tem a grande missão de salvar seu país. Ele também possui poderes que o ajudarão.

Kimiom e Sino partem em uma jornada e aos poucos o jovem salvador ira se descobrir e entender a importância da sua missão.

OPINIÃO

Esse livro é uma fantasia juvenil e é o primeiro de uma trilogia. Eu gostei bastante dos elementos fantásticos dele. O universo foi muito vem construído, a magia e as tramas políticas foram muito bem explicados.

O que me incomodou foram as atitudes um tanto infantis dos personagens diante de um problema tão importante. Mas talvez o público adolescente consiga se identificar mais com a leitura.

Fora isso, o livro tem bastante ação, aventura, tramas, magia, amizade, romance.

site: https://www.instagram.com/p/BiVXUSQgsom/?taken-by=colecionandoprimaveras

Amante dos Livros 20/04/2018

Literatura Fantástica Cristã
Kimiom é o primeiro livro de uma trilogia, e o escritor Caio Galeno, cumpre bem o objetivo de nos apresentar, descrevendo o cenário, personagens e o contexto político e sócio cultural dos povos.
Enfatizando o crescimento do personagem protagonista, Kimiom, na sua jornada em busca da sabedoria para despertar e dominar, seus poderes até então desconhecidos.

Kimiom de Meridia, é um livro que faz parte do gênero "Literatura Fantástica Cristã", confesso que só tinha visto falar de "As Crônicas de Nárnia" do CS Lewis (Que ainda não li, apesar de estarem na minha lista de desejados), do mesmo gênero.

E pelo que li, nessas histórias, os heróis geralmente são frágeis, porém buscam em algo/alguém, forças para alcançar seus objetivos , tornando-se corajosos e determinados.

E com o Kimiom não foi diferente.
Um jovem que muito cedo perdeu o pai, e teve que assumir junto com a mãe, as responsabilidades pelo sustento da família.

Mais de 90% da população vivia em estado precário, e o jovem Kimiom, fazia o máximo que estava ao seu alcance, para conseguir manter sua mãe e seus dois irmãos, em uma condição um pouco melhor do que os demais.

Kimiom passou a ter sonhos, onde tinha poderes e controlava os quatro elementos da natureza. Outras pessoas sempre apareciam nesses sonhos e uma delas era o Sino, seu "odiado" primo.
Kimiom odiava todos os Luas, família paterna, por nunca os terem procurado, mesmo após a morte do seu pai.

Mas chegou o momento em que as verdades começaram a ser reveladas, e Kimiom, agora com 16 anos, descobre que "dentre cada geração dos Luas, um é capaz de dominar toda a natureza, os 4 elementos".

"- Kimiom, você é a coisa mais poderosa do mundo...
... Uma antiga profecia disse que um ditador se levantaria, um ser mal tentaria destruir o mundo, mas um herói iria derrotá-lo.
Você é esse herói."
Kimiom vê sua vida transformada depois dessa revelação de sua mãe e tem que partir para a sua caminhada, ao lado de uma das pessoas que mais odeia na vida... O Sino.

Muitas coisas acontecem no decorrer da estória, muitos outros personagens vão surgindo, novos segredos revelados e sentimentos profundos e verdadeiros vão crescendo, nessa busca por aprender as artes, nos 4 templos dos elementos vitais.

.... Resenha completa no blog

site: http://amantedoslivrosmercia.blogspot.com.br/2018/04/kimiom-de-meridia-resenha.html

Nathália Bastos 22/03/2018

Fantasia com muita mistura de cultura e ainda carregada de humor
- Você farás grandes coisas, meu menino. Coisas que você não pode imaginar.

Quero começar dando uma salva de palmas para esse jovem autor, sério (👏👏 - não achei um emoji melhor aqui kkk). Caio Galeno conseguiu não só ser criativo mas criou uma história que pra mim é única, essa fantasia é magnífica, com um bom toque de humor. Não é aquela leitura em que tudo acontece rápido, cada ação tem um significado, cada personagem cresce de uma maneira natural, Kimiom de Merídia é livro que serve para todas as idades, não somente pela fantasia, mas pela autodescoberta em que o personagem passa.

Kimiom é um garoto que muitos podem o considerar um azarado, perdeu seu pai cedo e com isso teve que tornar "o homem da casa", tendo que trabalhar para ajudar a sua mãe a sustentar a seus dois irmãos mais novos, e não para por aí, desde a morte de seu pai, Kimiom nutre um ódio por achar que ele não tinha amor e nem consideração pela família, já que ele foi assassinado a mando do governo e era um rebelde, e seu ódio estende até a família de sua pai, fazendo com que Sino, seu primo, tenha que engolir todo o desgosto que ele sente.

A trajetória de Kimiom começa quando sua mãe o obriga a fugir com seu primo Sino para treinar-lo e fazer dele um herói, pois segundo a profecia, Kimiom seria aquele a quem libertaria Merídia do seu governo opressivo e autoritário. Mas quem seria ele, um mero garoto pobre que luta pra ajudar sua mãe a sustentar a família a vir fazer parte de um profecia que para ele não passava de crença? Treinar Kimiom não era a tarefa difícil, o difícil era fazer Kimiom a acreditar na profecia.

Eu não devia nada a Marídia, contudo eu iria proteger minha família e dar a ela um lugar digno de se viver. Por mim, Athor ou Adamantor poderiam destruir o mundo com todo o prazer, mas eu queria vingar e proteger minha família.

Mesmo relutante, ele tenta compreender tudo que esta se passando, com isso Kimiom descobre que é possuidor de um grande poder, ele consegue dominar todos os elementos da natureza, mas para conseguir controlar e aprender a dominar-lo melhor, ele precisará viajar por vários lugares a fim de ser ensinado e treinado por mestres de cada elemento. No decorrer dessa jornada, ele passa a conhecer verdadeiramente seu primo Sino e ganha novas amizades como a Yunna que logo começa a seguir nessa jornada.

O que quero dizer para vocês sobre esse livro é: cada um tem um destino, mas cabe a você tomar a decisão de seguir em um jornada onde você terá obstáculos e obstáculos no caminho, pode demorar a chegar onde você tanto anseia, mas um dia chega. A história de Kimiom não muito diferente da nossa, Kimiom possui um imenso poder, e quando descobre isso, esse poder sobe a sua cabeça fazendo com que ele ache que é invencível, sem contar que por ele acreditar em um crença, fechou sua cabeça, fazendo com seja alienado, e no decorrer de sua jornada ele vai quebrando barreiras e se abrindo para o conhecimento. Sua maior vontade era viver a sua vida lá com sua família na mesmice, ele era muito relutante em sair para a "batalha", em querer abrir os olhos e ver que talvez com uma mera atitude talvez conseguisse mudar algo.

- A verdade não precisa de sentido. Ela é.
Confesso que passei por uma autodescoberta junto com o personagem, aquele começou fechado, cético, carregado de ódio, foi crescendo e amadurecendo, em parte porque se viu obrigado por tamanha pressão daqueles que acreditavam com toda a sua força na profecia, sua jornada ainda não acabou, esse foi só o começo, o primeiro livro nos faz conhecer toda a história e cenário, creio que o segundo será onde Kimiom se verá que não é mais um garoto fechado e verá como um grende lider.

Caio tem uma escrita que vou te contar viu, narrado em primeira pessoa, ele conseguiu conectar o leitor junto ao personagem, você realmente sente o que ele esta passando e isso foi essencial para conhecer-lo melhor. Outra coisa, é que ele é rico em detalhes, sabe quando você lê algo e do nada é transportado para dentro do livro, é dessa maneira, Caio não poupou nos cenários, parece que mistura de China dentro do Brasil (espero que você entenda isso kkk), ele misturou várias culturas, pensa assim: coloca dentro de um liquidificador China, Brasil, Mitologia (acredito que mitologia grega), Naruto e agora bate tudo até ficar homogenia, é isso o cenário do livro. (vocês entenderam né kkk). Só quero dizer o seguinte, não adianta kk, não fã de detalhes, isso me faz me perder na leitura, mas em certos momentos, no inicio da leitura, percebei muita repetição, talvez em palavras diferentes, era como se você terminasse um paragrafo sobre um determinado assunto e dois paragrafos depois ele falasse novamente, isso me deixou um pouquinho confusa, mas como eu disse, é bem no inicio, logo a história se solta e corre melhor.

Para terminar, só posso dizer que nunca diverti tanto com esses personagens, Sino é um graça e Yunna é aquela garota que prova que é mais do que uma Princesa, e Kimiom, esse é cabeça dura viu, mas crescer faz parte. Sei que é um fantasia cristã, mas para mim é como ler qualquer outra fantasia, aqui você não vê nada "inspirado da biblia" mas as vezes você percebe, assim, bem sutil, uma referencia, fora isso, só quero a continuação não demore muito a sair, e sim, é uma trilogia.

Não sabemos nossos destinos, mas sabemos que todos terminam com a morte. Para alguns, o ponto final é colocado após algumas palavras, outros, criam páginas e páginas de aventuras e sentimento. Não sei o meu fim, não sei o que pode acontecer no futuro, mas eu juro... Pelo suor que escorre em meu rosto... Pelo sangue que corre em minhas veias... Pelo coração que bate em meu peito... Eu vou proteger o que amo! Eu vou proteger pessoas deste mundo! Eu vou libertar Merídia! E por mais que me persigam, nada pode deter a Esperança!

site: bibliotecalecture.blogspot.com.br

evysouza07 21/03/2018

Resenha Kimiom de Merídia
O livro começa com explicações sobre a cidade de Merídia, os povos, culturas, inimigos.

Kimiom conta sobre sua luta diária em manter sua casa, mãe e dois irmãos mais novos e como é difícil lidar com a morte de seu pai.

Ao começarmos a leitura deste livro, percebemos o quão o autor foi detalhista e o quão ele entrou a fundo no estudo de todo o contexto histórico para nos trazer uma explicação que nos mergulhasse no mundo ao qual ele nos apresentara.

Kimiom tem que aprender a lidar com o seu odiado primo Sino, para caminhar rumo a seu destino, ao descobrir sua missão, ele tem que deixar sua família e acompanhar seu primo para uma jornada que o levará a muito conhecimento e aprendizado.

Os dois passam a viajar juntos para lugares onde Kimiom será preparado para conhecer o que lhe reserva o futuro.

Numa dessas viagens eles conhecem a Yuuna, princesa de uma vila e filha adotiva de líderes do local onde eles pararam para treinar, os três passam a ser amigos inseparáveis com um objetivo em comum, acabar com o Imperador Adamantor, um homem cuja política visa seus próprios interesses, sem pensar no seu povo que sofre.

Com o passar da leitura nos apegamos a amizade desses três, entre treinos, lutas e guerras, o autor deixou alguns espaços para mostrar o nascimento de uma linda amizade entre primos que nem se quer se falavam, e um romance delicado, sem ser nada muito forçado.
Preciso dizer o quanto gostei do personagem principal, Kimiom mesmo tendo uma vida difícil e mesmo tendo que lidar com tanta responsabilidade ainda tão novo, ele não deixa de ter um bom humor típico de um jovem na sua idade.

Os diálogos entre seus amigos e até mesmo com seus inimigos muitas das vezes traziam piadas, ironias e sarcasmo. Eu amei isso hahaha.

Confesso que sempre fico ansiosa para entender logo a história e passar para as partes de ação do livro, no fim do capítulo 6 em diante além das histórias temos bastante ação, as melhores partes para mim, onde pudemos nos despedir de um Kimiom frágil para conhecer um Kimiom poderoso.
Amo livros de ficção/fantasia, estou acostumada a sempre ler os internacionais, e fiquei muito feliz em receber este livro com autoria nacional, um grande passo para abrirem caminho para novas ficção/fantasias nacionais! Não quero escrever mais pois tenho medo de soltar grandes spoilers, se é que já não soltei!

Fiquei triste em apenas uma parte do livro: o fim. Não por ter sido ruim, pelo contrário, foi bem emocionante como vocês podem ver no quote acima, percebi que terá continuação, mas fiquei triste porque o que vou fazer com a curiosidade e as dúvidas que ficaram até lá? (lágrimas de ansiedade haha)

Bom, vou torcer para que o Caio lance logo a continuação, enquanto isso deixo a recomendação deste livro magnifico para todos que amam esse tipo de gênero como eu, e para quem não curte esse gênero vale a pena se aventurar e dar uma chance a Kimiom de Merídia, você não vai se arrepender!
É isso gente, espero que vocês tenham curtido a resenha e que tenham interesse de ler esse livro!

site: http://www.evelynsouza.com/2018/03/resenha-do-livro-kimiom-de-meridia-caio.html