Uma história dentro da outra e Lendas do Rio Doce

Resenhas - Uma história dentro da outra e Lendas do Rio Doce

RUDY 02/01/2018

RESUMO SINÓPTICO/ANÁLISE TÉCNICA
RESUMO SINÓPTICO:

O livro traz as lembranças da infância da autora, ao lado da família, no Sítio de Cima, as margens do Rio Doce que nasce em Minas Gerais e termina no espírito Santo.
No pomar da casa grande do Sítio de cima, havia um ipê-amarelo, sobra da Mata Atlântica. Íam derrubá-lo, porém Vovó Carolina não permitiu, disse que faria seu pomar ao redor dele, e o fez. Do alpendre, avistavam as pastagens, a cachoeira Escura e o rio Doce; do jirau, viam o mundo: a floresta Amazônica, a África, o Japão, os cangurus da Austrália, e, da copa do ipê-amarelo, contemplavam as galáxias!
Pai João fez uma casinha com teto de vidro e um mirante na copa do ipê-amarelo e fez também um telescópio com argila e lente possante. Pai João era inventor e construtor, construiu vários acessórios e utensílios para melhorar a vida no sítio.
E era nesse cenário paradisíaco e feliz que vovó Carolina, mãe Maria e pai João, narravam as histórias e lendas pertinentes ao Rio Doce, para as crianças.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Ainda embevecida com obra tão fascinante, não encontro palavras para descrever os sentimentos emanados pela autora que conquistam o leitor a cada página e nos transporta a uma época onde a pureza infantil, tomava conta das brincadeiras e unia a família em torno de histórias e lendas de um local, hoje degrada pela poluição e maldade do homem.
Quero logo ressaltar também o desprendimento da autora que além de dividir suas experiência e memórias da infância, deixou os direitos autorais da obra para serem doadas na recuperação do rio Doce. Gesto generoso para resgatar bons tempos e lembranças.
Sou mulher da cidade, porém com alma de ruralista. Meu maior sonho é ter um pequeno sítio, próximo a cidade e viver de forma mais naturalista, perto da natureza. Na infância, quando morávamos em São Paulo, tínhamos um pequeno sítio na grande SP, onde passávamos os finais de semana, caminhando na mata, plantando, tomando banho de cachoeira... e foi essa lembrança que retornou ao ler o livro. Uma nostalgia sem limites que trouxe lágrimas aos meus olhos...
A escrita um tanto lírica e um tanto poética que contam histórias e lendas repassadas através das gerações sobre contos do rio Doce, é delicada, verdadeira, forte e carregada de sentimentos profundos.
É um daqueles livros responsáveis por resgatar o que há de melhor na infância, no amor familiar, nas lendas que por vezes até assustam, porém são narradas de maneira tão espetacular que intriga o leitor e instiga a querer saber mais e mais, ouvir cada vez mais histórias sobre o local...
Sei não exprimir a felicidade que senti com a leitura e acredito que seja um daqueles livros que devem ser vividos por cada leitor, afinal, narra as experiências pessoais da infância vivida pela autora, ao tempo que traz toda uma lenda ou várias lendas que exploram o poder da fantasia e transportar para locais inimagináveis.
E para complementar tudo isso, ainda tem as belíssimas ilustrações que fazem a imaginação se tornar mais criativa e viva dentro de nossa mente.
Perfeito o livro! Recomendo a leitura não apenas para as crianças, recomendo a leitura para todos, afinal aprender e viver fantasias reais, pode e deve acontecer com todos.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/12/resenha-95-uma-historia-dentro-da-outra.html
ana.santeiro 11/01/2019minha estante
Apesar de não ter vivido a experiência de férias em sítios, a leitura do livro da Geny nos traz uma noção real do que foram aqueles tempos no Sítio de Cima. Uma delícia de leitura, que enriquece nosso repertório sobre a cultural popular brasileira.

Michelle 14/03/2022minha estante
uma leitura que nos faz sentir vivendo essa aventura

Angela Cunha 07/11/2022minha estante
Deu uma saudade dos livros juvenis da Vagalume rs esse livro parece bem naquele estilo, aventura juvenil de qualidade e trazer lembranças, muitas lembranças!!!
Claro que já fui fisgada por sua indicação!!!!
Beijo

Milena @albumdeleitura 26/12/2017

Uma história dentro da outra e Lendas do Rio Doce
Tendo como pano de fundo a baía do Rio Doce - território às margens do rio que cruza parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo - Geny traz doces lembranças de sua infância feliz com a família no Sítio de Cima e das lendas passadas de geração a geração, contadas, à beira do fogão a lenha, pela vovó Carolina.

É assim que conhecemos a história do menino que caiu no rio e, para evitar sua morte, o pai, que tinha poderes, o transformou em um peixe de escamas douradas, a história do filho do caçador que ficava aos cuidados de um cão enquanto o pai ia trabalhar, entre tantas outras.

A narrativa é intercalada entre memórias pessoais - como a do telescópio feito de argila e o assombro causado pelo quadro da Mona Lisa - e as lendas e causos regionais. Eu nunca tinha ouvido falar sobre eles, mas a leitura do livro deixou bastante evidente a força da cultura popular presente na região e a importância de preservá-la, por isso, creio que as memórias do livro não pertencem apenas à autora, mas também, à toda comunidade.

A escrita é leve, interessante e de fácil assimilação. Li em questão de horas. As ilustrações estão bem caprichadas, assim como a obra de forma geral. Aproveite, e venha você também embarcar nesta incrível jornada pelo Vale do Rio Doce.

site: https://albumdeleitura.blogspot.com.br/2017/12/eu-li-e-voce-125.html
ana.santeiro 11/01/2019minha estante
As lendas recontadas por Geny nunca tinham sido publicadas. Daí a importância dessa edição primorosa feita pela Zit Editora. E a narrativa intercalada, entre lembranças da infância e as lendas, é deliciosa.