O destino de uma nação

O destino de uma nação Anthony McCarten

Resenhas - O destino de uma nação

Clio0 23/02/2024

É a segunda obra de McCarten que leio e a qualidade permanece.

Não é exatamente uma ficção histórica ou sensacionalista apesar do título, e isso pode afastar alguns leitores mais interessados na carnificina e detalhes escabrosos que várias obras em torno da Segunda Guerra Mundial trazem.

Pelo contrário, aqui temos uma breve biografia de Winston Churchill que não dá desculpas para suas muitas falhas como ambos, ser humano e estadista. A ideia de McCarten parece ser justamente a de mostrar como um político que poderia ter passado como apenas mais um na longa lista de Primeiros Ministros ingleses se não fosse pela eclosão do regime Nazista.

Uma boa parte do livro lida com a reação política ao posicionamento de Churchill e as consequências econômicas de tal período. Há, obviamente, destaque para seu discurso mais conhecido "Lutaremos na Praia" e suas decisões de combate e retirada de tropas.

Recomendo aos aficcionados de plantão.

Lucas Malta 03/03/2022

Para amantes da história
Terminar o livro de Anthony McCarten foi uma das tarefas literárias mais satisfatórias que tive este ano.

O livro ?O destino de uma nação? conta um momento ímpar de uma figura pública amada e odiada, num período ainda mais conturbado da história mundial.

Eu já havia assistido o filme (inspirando neste livro) por isso, foi impossível evitar a lembrança de várias cenas, descritas nessas páginas.

Mas como todo bom livro, os detalhes e aquela vontade de saber cada vez mais a cada capítulo, fazem da leitura um momento muito mais prazeroso que ver as imagens na tela.

Para os amantes da história das guerras e pra aqueles que também querem conhecer nossas figuras políticas que se eternizaram ao longo do tempo, essa leitura é mais que uma obrigação.

Jeferson Souza 09/09/2021

...O líder que a nação precisava...
Livro muito bom, de fácil compreensão que descreve a vida de Winston Churchill, como foi sua carreira e preparação para assumir o ministério da Inglaterra no pior momento da história desse país.

Retrata também um Winston mais humano, diferente daquele herói quase que mítico como é descrito em outras biografias.

Um livro que demostra como um homem através de discursos consegue dar ânimo e esperança a uma nação.

Cyntia.Saray 06/10/2020

Pedestais servem a estátuas, não a pessoas (...)
Acredito que, de todas as leituras sobre Churchill que realizei até o momento, essa trouxe maior "humanidade". Grande parte dos livros o retrata quase com misticismo e exageros. Como se em momentos de grandes decisões tivesse a resposta certa ou, quando falhava, tal desfecho não o atingia. Pois bem, esse livro traz um ser humano: complexo, excêntrico, indeciso, decisivo, persuasivo, apaixonado, cauteloso, estrategista. São tantos traços de uma personalidade forte, que cometeria injustiças em tentar descrevê-lo. Apenas faço o convite para que leia o livro e desfrute de um fragmento minúsculo da imensidão dramática que fora a Segunda Guerra Mundial. A genialidade se mostra em tempos de incertezas. Aqui vemos um belo exemplar disso.
Hugo.Lousada 06/10/2020minha estante
Surpreendentemente, estátuas são mais representativamente humanas do que os próprios humanos. Vide Jacques Le Goff...

Rennan.Lourenco 04/02/2023minha estante
Apesar de todos os erros que cometeu e das críticas por suas decisões, ele não desistiu e sua resiliência foi gravada na História.

Rbraga 19/08/2020

????????????????????????????????

Greice 02/08/2019

Introdução a Churchill: longo e superficial
O livro é muito bem escrito e fácil de entender, mas bastante superficial. Para provar o argumento que deseja, o de que Churchill chegou a cogitar termos de paz com Hittler, o livro têm mais páginas do que deveria. Como alguém formada em Letras, a análise dos discursos de Churchill pareceu -me apenas introdutória. Ao mesmo tempo longo e superficial, passando por alguns lugares comuns, a premissa central é interessante e as notas biográficas servem como introdução para aguçar a curiosidade sobre essa figura mítica e complexa, que foi Churchill. Em muitos momentos quase abandonei a leitura, mas, no final, valeu a pena, uma vez que nunca havia lido nada sobre Churchill. Se você já tem uma boa leitura sobre esse importante líder britânico, essa obra acrescentará pouco. 3/5

Ernani.Maciel 25/08/2018

O livro trata dos principais dilemas e decisões tomados pelo Churchill, em um período específico e crucial.
Já assisti a vários filmes sobre o tema abordado neste livro, mas pouco retive.
A leitura é a melhor maneira de fixar um tema em minha mente.
Faz algum tempo que desejo aprender mais sobre a Segunda Guerra Mundial; comecei bem ao escolher esse livro.

O livro trata dos principais dilemas e decisões tomados pelo Churchill, em um período específico e crucial, durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, também narra a respeito da sua intimidade, perfil de liderança e dedicação total e irrefutável à Grã-Bretanha.

Para compreendermos o que Churchill enfrentou, o autor pincela a respeito de outras grandes personalidades, sendo: Hitler, Mussolini, Roosevelt etc.

Utilizando um estilo biográfico, linguagem simples e direta, o autor fez um ótimo resumo dos fatos; acabou por instigar-me a buscar mais conhecimento a respeito da Segunda Guerra Mundial.

Edição: excelente. Folhas amarelas, letra de bom tamanho. Boa tradução.

Arca Literária 29/06/2018

resenha disponivel no link

site: http://www.arcaliteraria.com.br/cozinhe-com-os-monges-dom-joao-baptista-barbosa/

Álisson Ferreira 01/03/2018

Se preparou a vida toda para ser líder
O livro mostra uma trajetória destinada a política e liderança que Churchill viveu. Muitos erros cometidos, experiências importantes de sua trajetória e acertos poucos mas importantes numa situação difícil que uma nação passou.

Leandro 16/02/2018

O DESTINO DE UMA NAÇÃO: AS PALAVRAS QUE MUDARAM O MUNDO
A história é escrita pelos vencedores. Por isso é tão comum ver Winston Churchill como um fiel combatente aos ideias nazistas, tendo dedicado vários anos de sua vida ao cargo de Primeiro-Ministro e ajudado a vencer a guerra. Mas e se fosse possível conhecer um outro lado do líder?
(...)

Para mais, acesse Diário de Seriador!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2018/02/o-destino-de-uma-nacao-as-palavras-que.html