A Mansão Hollow (The Hollow)

A Mansão Hollow (The Hollow) Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Mansão Hollow

Victoria (Vic) 08/08/2020

Eu amo a Agatha, mas fiquei muito decepcionada com esse livro. Achei que demorou muito para a ação desenrolar, e apesar de gostar muito de uma boa construção de personagens, achei que teve muita coisa ?para nada?, porque achei extremamente previsível e algumas coisas ficaram rasas e mal explicadas. Além disso, Poirot estava irreconhecível e apareceu muito pouco. O ponto alto do livro para mim foi a Lady Lucy, uma personagem interessantíssima. Enfim, uma pena pois estava com altas expectativas...

Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - A MANSÃO HOLLOW
A Mansão Hollow é um romance policial da aclamada Agatha Christie, publicado pela primeira vez em 1946. Mais uma vez, temos o detetive Poirot investigando um caso de assassinato com muitos suspeitos.

Poirot é convidado para almoçar na Mansão Hollow, e assim que chega lá, se depara com o assassinato de um médico, que está agonizando no chão enquanto a esposa ao lado dele segura um revólver. Além disso, ainda há três testemunhas e a maior suspeita é que a morte tenha sido planejada por todas as pessoas envolvidas na cena do crime.

O detetive entrevista todos os que estavam lá, conhece cada um com mais profundidade e, nisso, nós leitores começamos a suspeitar de todos eles, ou achar que é impossível que aquele personagem seja culpado.

O médico morto era um doutor famoso em sua cidade, cuidava muito bem de seus pacientes quando no consultório, mas quando em casa, reclamava e dizia que não conseguia mais ver tanto doente num só dia. Após uma semana de trabalho cansativa, ele vai com sua família ansiosamente para a Mansão Hollow, um dos poucos lugares que davam tranquilidade ao médico. Entretanto, na Mansão, ele encontra Victoria, um amor antigo que queria voltar para ele.

A situação da investigação só piora quando Poirot descobre que a arma na mão da mulher do médico, não era a que tinha o matado. Algo que achei interessante e diferente dos outros dois livros da Agatha que eu li, é que dessa vez Poirot só aparece na metade do livro, pois o começo inteiro é acompanhando a vida do doutor e a história de sua vida. O crime só é revelado, no entanto, quando Poirot entra na mansão e se depara com a morte.

Assim como os outros livros que li da autora Os Crimes ABC e Os elefantes não esquecem (Resenhas aqui e aqui), recomendo muito a leitura de A mansão Hollow. A história é cativante, os personagens são envolventes e o mistério é muito bem construído. Então, se você ainda não leu Agatha Christie, trate de ler!!!

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2020/01/resenha-mansao-hollow.html
Gustavo Faccin 20/04/2020minha estante
Olá! Algum desses vc indica para meu filho de 11 anos? Ou ainda são complexos para a idade dele?

Wagner 05/06/2020

Essa Miss Marple tá diferente...
O início mais difícil que eu tive até o momento. Sem contar que ter Poirot no livro e ele servir praticamente de enfeite é um desperdício ao personagem. Sua presença se faz completamente desnecessária, podendo ser substituído pela Miss Marple, em que some e aparece com a resolução.
Até mesmo pelo superintendente Battle
E final bem óbvio ao meu ver. Agatha se esforça ao máximo pra te tirar da trilha, mas chega a um ponto que não cola mais
Personagens muito difíceis de aguentar também, além de um clímax romântico bem clichê

Jessé 23/04/2020

Christie em pleno furor imaginativo
A Mansão Hollow é um romance policial que apresenta um dos casos de Hercule Poirot. Eu já li vários livros protagonizados por essa personagem, mas não estava preparado para o que encontraria aqui.

Essa história tem um furor muito acentuado. A autora conseguiu descrever tipos humanos muito verossímeis e cativantes, e isso, para mim, vale ouro. Eu conseguia praticamente enxergar cada personagem em minha frente com seus dilemas, vícios e virtudes. Henrietta Savernake é um totem. Acho que poucas personagens conseguiram me encantar dessa forma. Lady Lucy Angkatell também é tão humana, com suas maldades em tons divertidos, que nos comove. Também não posso deixar de citar Eward Langkatell, que com sua covardia e coragem paralelas chegou muito perto de representar o que de fato é um homem.

Enfim, estou extasiado com a leitura. O assassinato foi muito engenhoso e (quase) conseguiu enganar o nosso detetive bigodudo, mas no final tudo se resolve. Eu sei que Agatha Christie é apenas literatura para divertimento, mas esse livro conseguiu me arrebatar com a grande dose de humanidade presente em suas páginas. Pode ler que é sucesso.
Dayanne Soares 24/04/2020minha estante
tu ainda tá com aquele blog, Jessé?

Jessé 25/04/2020minha estante
to, mas quase n to mais atualizando

bom que cê me lembrou

JANA 05/05/2020

Super indico
Do meio pro final fica impossível largar!

John Christow - assassinado por??

Henry - poderia ter matado por ser o grande desejo da Lady/Lucy.

Henrietta Savernake - amante com ciúmes de Verônica.

Edward Angkatell - apaixonado por Henrietta e vendo John como seu único empecilho.

Veronica Cray - ex amor que após ter proposta negada o ameaça e ainda mente sobre tudo que aconteceu.

Gerda Christow - esposa traída, submissa, humilhada em tudo.

Inspetor Grange - responsável pela investigação

Lady Angkatell - chata dona da casa queria que Edward casasse, mas com ele apaixonado por Henrietta e essa por Jonh não daria certo. Pensamento dela "Se ao menos John saísse da vida dela, pensei que Henrietta se casaria com Edward."

Midge Hardcastle - a morte dele não traria benefícios pra ela.

David Angkatell - adolescentes rebeldes não cometem assassinatos sem relevância pra sua vida.

Monsieur Poirot - solucionador de casos

Gudgeon - mordomo suposto assassino segundo a camareira, mas que só estava encobrindo a patroa.

Céu 30/05/2020

Bem méh.Previsível, mas não muito.Não me prendeu em momento algum, e de todos os livros da Agatha que já li, esse foi um dos mais fracos.
ramslaymer 30/05/2020minha estante
Boa essa visão, pq 'A Mansão Hollow' foi um dos poucos que li da Agatha... Então acho que preciso explorar ela mais!

claudioschamis 26/03/2009

A capa da edição que eu li era roxa. Mas isso não vai mudar muito. Agatha parece que tenta se superar a cada livro, mas é complicado superar o quase insuperável.

Zéh 13/06/2009

Este livro é onde a Dama do Crime consegue explorar mais profundamente os personagens nele presentes. Isso torna a leitura uma experiência incrível e pode-se sentir a humanidade em cada um dos personagens do livro, com destaque para Henrieta

Angel 24/06/2020

Antes de começar esse livro, por acaso, fiz a leitura de "O Veredicto", da mesma autora. Ocorre que, a diferença se da apenas no formato. Enquanto aquele é escrito como peça de teatro, este tem a narrativa em seus mínimos detalhes. O final, infelizmente não foi uma surpresa para mim, mas não deixou de ser extremamente interessante conhecer todos os personagens e, de certo modo, descobrir que todos tinham um motivo.

Lari 03/05/2020

O desfoque
Este livro traz consigo uma ideia parecida a dos crimes ABC: a melhor maneira de se livrar da culpa é distribuí-la em outros lugares.

gabrielssouza 19/01/2015

Genial!
Um dos melhores livros da Agatha na minha opinião, pela forma que os personagens são profundamente explorados. Foi muito interessante ler esse mistério conhecendo o psicológico de personagens tão bem escritos, com destaque para Henrietta, que acabou se tornando uma das minha personagens favoritas de livros.
Ronni 06/04/2015minha estante
Concordo plenamente! ^^
Mas também não posso deixar de dar crédito à minha pequena Madge. Foi outra personagem que me envolveu muito. Tipo, elas duas, a Henrieta Saverback e a Madge se personificaram em minha mente.
Muito bom o livro.

Dalton 06/04/2013

Poirot, genial.
Numa enorme casa, há pessoas com de alto nível social. E dentre elas, há alguém capaz de cometer um crime a sangue frio. Simplesmente impressionante como nós desconfiamos da pessoa errada! Eu achei ter total consciência de quem era o assassino. " Li livros dela e já sei como as coisas acontecem, sei como ela gosta de trabalhar, então é ele o assassino." foi o que eu pensei lendo o livro... Fiquei totalmente espantado quando errei a minha própria afirmação. E eu nunca gostei tanto de estar errado! Agatha Christie simplesmente é a escritora de romances policiais mais brilhante e engenhosa de todos os tempos. Claro, na minha opinião.
Nay 13/01/2016minha estante
HAHA Realmente! A Agatha nos faz ficar felizes por estarmos errados. Não importa o quanto já tenhamos lido dela, ela sempre surpreende.

Caroline 27/05/2020

Gostei bastante, errei quem tinha assassinado, fiquei feliz com quem foi morto kkkkk
Cara chato.

Mandy 25/07/2020

A mansão Hollow
Perdi o ritmo de leitura e acabei demorando nesse mais do que esperava. O início é meio lento, demorei para engatar. O livro é bom, mas não é um dos meus favoritos da Agatha Christie. Gostei muito do fato dela ter apresentado mais profundamente cada personagem, foi bem interessante.

Brendon.Rios 06/04/2020

Um crime bem desenvolvido
A forma como Agatha Christie aprofunda os personagens nesse livro me fez envolver-se profundamente com a história e inicialmente até esquecesse que se tratava de um assassinato, assim como os outros livros da autora que já li, foi quase impossível largar o livro e a curiosidade só aumentava a cada página. Outro fato que aumentou muito a curiosidade para com esse livro foi o fato de o Poirot só aparecer depois de alguns capítulos, ficava ansioso pelo momento que o detetive iria aparecer com todo seu charme característico. Tive o prazer de ler na edição lindíssima de capa dura da Record/Altaya que aumentou ainda mais minha satisfação com a leitura, resumiria tudo dizendo que é um ótimo livro da Dama do crime e que eu super recomendo