Pense 2x

Resenhas - Pense 2x

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Jamile @miledantas_literaria
Olá faroleiros.

Hoje trago para vocês um romance e que é uma dica de leitura notável: Pense 2x, do autor Sérgio Pereira. Essa história fará o leitor mergulhar numa realidade triste e, infelizmente, comum a alguns jovens. Também vai induzi-lo a pensar no quanto suas atitudes podem atingir as pessoas ao seu redor.

João Vitor, Pedro e Milla são jovens comuns moradores da cidade do Rio de Janeiro. Enquanto João e Pedro gozam de uma vida confortável, Milla é uma garota de classe média baixa. Todos eles estudam na mesma escola, porém Milla é a novata que, graças a uma bolsa de estudos, teve a oportunidade de estudar ali.

Recém-chegada, a garota está totalmente perdida entre os colegas. Então, na porta da biblioteca, um acidente leva Milla a se esbarrar em João e, de quebra, conhecer Pedro. O que Milla não esperava era a atitude grossa e preconceituosa de João, que logo foi xingando a garota e humilhando ela na frente de Pedro mesmo depois de ter pedido desculpas por derramar café em sua blusa.

Milla tinha um problema com sua aparência e fazia tratamento psicológico para superar o bullying sofrido no colégio anterior. Ela não esperava que fosse encontrar ali mais intolerância e preconceito.

Estudando na mesma sala, os encontros eram constantes. Para piorar a situação do relacionamento deles, João tinha uma namorada tão fútil e preconceituosa quanto ele: Carol. A menina magra e esnobe fazia de tudo para ofender e humilhar Milla.

Ao mesmo tempo Pedro, um cara do bem e amigo, tentava apaziguar e orientar João. Eles cresceram juntos e tinham uma proximidade grande. Proximidade essa questionada por Carol que acabou por expor sua orientação sexual na frente de todos os amigos deles, somente porque João começou a ver o quanto Carol era ruim e que ele não a amava, terminando o relacionamento do casal.

Nessa altura Milla e Pedro haviam cultivado uma amizade sincera, o que incomodou demais João. Perturbado pelo constrangimento passado, e a ignorância do seu amigo João, que alegou sentir repulsa pelo fato dele ser gay, Pedro leva seu sofrimento as últimas consequências.

É aí que João, no momento de desespero, encontra em Milla toda ajuda, carinho e sinceridade que ele nunca encontrou em casa ou com Carol. E desse relacionamento dos dois nasce o amor verdadeiro. João tem a oportunidade de apreciar com Milla outra realidade, uma que ele ignorava e repudiava. O garoto terá todos os motivos para mudar, e “pensar duas vezes” antes de agir, ferindo as pessoas ao seu redor.

É incrível como podemos encontrar lições de vida muito importantes numa história. A gente sente que ganhou ali um aprendizado para a vida. Foi assim que me senti ao terminar de ler Pense 2x, de Sérgio Pereira. Até determinado capítulo da história, a leitura me incomodou um pouco, pois ela contém cenas marcantes de bullying e agressão verbal. Isso, porque sou uma leitora sensível e muito emotiva.

Por isso, ao perceber qual a mensagem abordada pelo autor fiquei completamente rendida à história e aos personagens. João é um protagonista forte e que mais sofre transformações ao longo da história, mas Pedro é o mais sensível deles. Já de início percebemos seu amor por João, porém Pedro nunca cogitou contar ao amigo o que de fato sentia. E Milla é marcante. Quando acompanhamos tudo que ela passa na vida, vemos que tinha tudo para sequer estudar e ser responsável. Mas a garota optou por dar a volta por cima e ser alguém na vida.

É por isso meu ensejo em dizer que este livro traz diversas lições que, na verdade, são advertências para o que muitos jovens passam hoje em dia. Algumas são sobre: bulimia e anorexia, bullying, intolerância, preconceito e uso de drogas.

Pense 2x é emocionante e envolvente. Indico essa história para adolescentes e adultos também por ser uma leitura fluida e instrutiva. Mas que não deixa de ser um romance super fofo, afinal.

site: http://www.clubedofarol.com/2019/03/resenha-pense-2x.html