A fórmula da felicidade

A fórmula da felicidade Mo Gawdat

Resenhas - A fórmula da felicidade

Carla.Parreira 19/02/2024

A Fórmula da Felicidade (Mo Gawdat). Melhores trechos: "...Existe ampla evidência de que nós podemos realmente gerenciar nossos pensamentos. Nós fazemos isso sempre que nos pedem para completar uma determinada tarefa (por exemplo, o que você está fazendo agora ao instruir o seu cérebro a ler estas linhas). Nós dizemos ao nosso cérebro exatamente o que fazer e ele obedece. Ao pé da letra! Quando estamos aprisionando numa ilusão, não adianta tentar resolver a equação da felicidade. A vida se torna tão confusa que nós nem tentamos. Começamos a aceitar que nosso destino é ser infelizes. Então nosso sofrimento dura mais e é mais profundo... Quando avaliamos um acontecimento, nosso cérebro tende a errar por excesso de precaução. Tendemos a considerar o pior cenário para nos prepararmos para ele, e tendemos a transformar a verdade de modo que nosso cérebro limitado possa processá-la de forma rápida e eficiente. Está tudo muito bem até você perceber quantas vezes isso leva à infelicidade... Às vezes deixamos de perceber a distinção entre felicidade e diversão. Trocamos nossa felicidade verdadeira por armas de distração em massa: festas, bebidas, comida, compras em excesso ou sexo compulsivo... Quando você está apreciando uma vista espetacular, a primeira tarefa do seu cérebro não é relaxar e desfrutar a vista, mas considerar qualquer aspecto dela que não pareça correto e possa, portanto, reapresentar uma ameaça... A felicidade é sempre encontrada no lado positivo de qualquer conceito... Quanto mais tempo você mantiver seu cérebro na zona positiva, mais difícil será para ele voltar para a negatividade, e mais a parte inútil do seu cérebro vai diminuir (se você não a utiliza, felizmente ela desaparece)... Às vezes, quando você se afasta do seu caminho, a vida lhe dá uma boa cutucada e isso não é ruim!... Vamos ser realistas. Falando sério, o que é que pode acontecer de pior? Essa pergunta faz você visualizar o pior cenário possível para o seu medo. Sei que você deve estar sofrendo agora só de pensar nisso. Me desculpe. Mas tenho ótimas notícias. Identificar o pior cenário possível ajuda você a chegar ao fundo do poço. E de lá você só pode subir... Essa pergunta é a grande virada para longe do medo e na direção da coragem. E daí se eu perder meu emprego? A minha vida vai acabar? Vou morrer de fome? E daí se me vaiarem? Vou deixar de existir? Além do pensamento em minha cabeça chamado vergonha, existe realmente algum dano que resulte do fato de ser vaiado? Se esse é o pior cenário possível, você percebe que se ignorar a dor associada a ele consegue sobreviver? Vamos continuar subindo... Qual é a probabilidade disso acontecer? Honestamente, qual é a probabilidade de ocorrer o pior cenário possível? Isso já aconteceu alguma vez com você? Quantas vezes você já viu isso acontecer com outra pessoa? Quantas vezes você viu palestrantes horríveis no palco, e quantas vezes você os viu serem vaiados? Faça as contas. Continue subindo. Existe algo que eu possa fazer agora para evitar esse cenário? Essa, meu amigo, é a minha pergunta favorita. É aqui que você transforma o seu medo em ação... Consigo me recuperar? O que acontecerá se eu não fizer nada? Qual é o melhor cenário possível? O custo de não fazer nada é geralmente mais alto do que o custo de enfrentar o seu medo. E quando as coisas dão certo, a oportunidade faz o risco valer a pena... Viva este momento como se fosse o último... Se nada é meu, então nada pode ser perdido... A maioria das religiões é de uma rigidez desnecessária. Elas se afastaram da premissa principal; pregam uma expectativa exagerada de julgamento e aplicam um 'tributo', mas seus líderes não dão o exemplo... Uma equação sempre vai se comportar conforme o esperado. Dependendo dos valores usados, o resultado é absolutamente conhecível. Vida e morte, riqueza e pobreza, saúde e doença simplesmente acontecem. A vida é o que é. Não existe intervenção divina... O projeto não pode ser responsabilizado pelos resultados de nossos próprios atos... Nosso universo é muito complexo para ser previsto. Entregar-se a um projeto que está além da nossa capacidade de entendimento é libertador. Essa liberdade é a felicidade. Tente moldar seu destino e aspire a mudar o mundo para melhor. Saiba, no entanto, que a sua contribuição para a equação do grande projeto é limitada. Aceite os casos em que bilhões de outras variáveis afastam o resultado das suas expectativas. Entregue-se e admire o brilho do projeto e, assim, conseguirá curtir a vida ao máximo..."

Brand 28/01/2024

Surpreendente!
Desde o começo percebe-se a alta carga emocional pelo qual o livro vai ser levado, mas isso não impede que no desenrolar dos capítulos os argumentos sejam todos muito lógicos e racionais, já que o autor é um engenheiro.

As frases em destaque e os esquemas visuais tornam tudo mais didático, por mais que em algumas partes (principalmente no final) possa ficar matematicamente difícil de se imaginar rs

A mensagem principal é clara, e toda a narrativa fez muito sentido na minha realidade, com certeza usarei muitos conceitos aprendidos na prática. Inclusive, pretendo relê-lo futuramente.

?Viver é melhor que sonhar? citando um verso de Belchior, que se encaixa perfeitamente aqui.

Adriano Schiessl 24/11/2023

É um livro que não se consegue parar de ler!
É um livro que não se consegue parar de ler! Incrível a sensibilidade e clareza do autor para descrever conceitos difíceis. Excelente a forma de abordagem do tema pelo autor. A sua história pessoal contribui de forma a desnudar o processo de construção da felicidade.

sandy100jr 02/03/2023

Esse livro se tornou um grande amigo
Posso até me emocionar na resenha desse livro. Como disse no título, ele foi pra mim um grande amigo em um momento que eu me vi tentada a não buscar a felicidade.
O autor escreve de forma envolvente seu trabalho em busca de um estado de espírito de ?felicidade? e de bem com a vida, colocando depoimentos pessoas e como superou um grande trauma.
Um livro que vou levar pra toda vida, certamente que sim.

Lavínia 15/10/2022

Durante a leitura desse livro viajamos por uma história pessoal e uma reflexão sobre a nossa forma de pensar e de agir na vida como um todo. Cheio de reflexões e análise do nosso dia a dia e como nós completamos diante das situações.

Mica CM7 14/07/2022

Confie no projeto
Eu achei que leria mais rápido, porém gostei de ter lido da forma que li. Acredito que aproveitei bastante.

É um livro de "alta ajuda", mas eu diria, que é muito mais informativo e um lembrete. Aprendi muita coisa, como tbm relembrei de outras.

O livro consiste na experiência de vida do autor e como ele conseguiu resolver a equação da felicidade. E nisso, ele discorre vários conteúdos para que entendamos a fórmula e coloquemos em prática.

A maioria do que ele aborda nesse livro é cientificamente comprovado e o que sofre é questão de fé. Então sim, amei o livro, quero muito colocar em prática a fórmula da felicidade no meu dia a dia (já vejo benefícios) e indico a leitura, se vc quer transformar a forma como vc enxerga a vida.

Robswida 17/02/2022

Esperava mais
Um livro que apesar de pequeno tem muitas informações sobe a vida de uma maneira geral , interessante no começo porém achei que do meio para o fim ficou um pouco fora de contexto , mas um bom livro .

DAN LIMA 11/12/2021

Um livro que peguei sem expectativas nenhuma, e o resultado disso? Foi um convite a sair da zona de conforto, com a experiência de vida do autor que nos provoca a refletir profundamente, voltando ao passado e ao momento atual. Abordando diversos temas. É muito mais que o título do livro. Impressionante!!!
Escrita envolvente, instigante a cada página, que ocasiona possibilidades variáveis em determinados contextos. Deixando o leitor pensante na leitura e após a leitura. Surpreendente!!!
O livro deixa o leitor com a sensação de quero mais, quero aprender, quero mudar, quero
praticar e quero mostrar para todos que é possível alcançar esses conhecimentos...
É de fácil assimilação, com exemplos diversos que facilitam o entendimento de cada assunto apresentado no decorrer dos capítulos.
Recomendo de imediato.
;-)
Mica CM7 01/06/2022minha estante
Fiquei com inveja boa da sua experiência rsrs

Gui Luz 14/05/2023minha estante
eu também peguei o livro emprestado, sem muita expectativas, mas o livro me surpreendeu a cada página, senti ao longo do livro que estava tendo uma conversa com alguém muito sábio e com experiência nessa vida. Absorvi cada mensagem e sinceramente foi um dos melhores livros que já li.

Evelin Bianca | @paginasete7 02/12/2021

#20 A Fórmula da Felicidade
Qual a tua definição de felicidade? O que é preciso para ser uma pessoa feliz? Mo Gawdat tinha acabado de perder seu filho por um erro médico, com todos os motivos para se sentir infeliz, quando descobriu a fórmula da felicidade. Entendendo a felicidade como a nossa configuração padrão, o autor defende que para retornarmos a ela precisamos remover tudo aquilo que nos torna infelizes, ao invés de procurar coisas que nos façam felizes.

A fórmula apresentada por ele é simples: abandonar as 6 Grandes Ilusões, corrigir os 7 Pontos Cegos e apoiar-se nas 5 Verdades Definitivas. A seguir ele descreve cada uma das partes que compõem a equação.

Entre as ilusões, Mo define quem não somos e quem realmente somos, o que pensamos que sabemos e o que realmente sabemos, a subjetividade do tempo, nossa tentativa de controle e o medo que nos aprisiona. Depois, nos pontos cegos vemos como o nosso cérebro tem a tendência de ignorar inúmeras questões focando apenas no que interessa pra ele, o que geralmente é negativo e não é verdade. Sobre as verdades, o autor parte da premissa de que seremos libertos, mas cada verdade vai nos tirar do sério. Então apresenta o agora, a mudança, o amor, a morte e o Projetista. Dentre essas verdades, um ponto muito interessante é a forma como ele chega a uma definição de Deus e da vida, como um jogo, com regras e níveis pelos quais passamos.

O encerramento do livro traz a conversa de Mo com Ali, seu filho, como a forma que encarou seu processo de luto e superação que o faz enxergar a vida de outra forma. Ali cumpriu sua missão neste mundo, mas deixou para o pai a missão de levar o que aprendeu sobre felicidade para todas as pessoas que puder. Como um engenheiro da Google, Mo Gawdat tem uma linguagem bastante lógica para apresentar seu conhecimento, propõe reflexões e revoluciona nossa maneira de pensar a felicidade. Que livro incrível! Pra ficar marcado na memória e trazer mudanças para a vida.

20/24
289 páginas
Lido: de 27/09 a 16/10

sarah 25/08/2021

apesar de não ter sido uma leitura rápida, foi até bem boa!
Eu me senti tão próxima e queria muito ter conhecido Ali haha.
Mas mostra como a gente tem essa linda capacidade de ver as coisas que forma exagerada. Nada é de todo mal.

ffabianesouzaa 29/05/2021

Que livro incrível!
Começa falando sobre como nosso cérebro funciona, e como algumas vezes esse funcionamento pode atrapalhar nossa felicidade. Muitas lições práticas são ensinadas, e tenho tentado usar essas ferramentas na minha vida.

Os últimos capítulos, na parte 4 do livro, são essenciais para a vida e apresentam uma perspectiva, sobre a evolução x criação, que eu nunca havia pensado!

Recomendo a leitura, e pretendo ler novamente!
Ju 29/05/2021minha estante
Eu comprei esse livro mas nunca realmente engatei a leitura, olhaaa acho que vou ler

ffabianesouzaa 29/05/2021minha estante
Vale a pena Ju!! Recomendo muito :)

Raysa 21/02/2021

A fórmula da felicidade
Este livro me veio em um bom momento. Nós ajuda para colocar em perspectiva muitas coisas sobre o que é real e o que é ilusório em nossa vida!
Aqui o autor tenta descortinar todas as ilusões que nos impedem de ser feliz, e defende que a felicidade está em descibrir e aceitar as verdades.
Com uma abordagem baseada na lógica, uma escrita simples e direta, ele consegue provar facilmente a maior parte de suas teorias (nem todas, na minha opinião)
É um livro realmente muito útil para desenvilmento pessoal, pode ajudar quem está passando por um processo de luto, separação, tristeza, incerteza ou estagnação.
Conversa um pouco com o livro "o segredo da Dinamarca" já resenhado e favoritado aqui, pois fala sobre felicidade e de técnicas plausíveis para conquistá-la, de forma clara e sem promessas milagrosas.
Algumas viagem teóricas e exemplos ficaram muito extensos ou repetitivos.
Acaba sendo uma bonita homenagem do autor a seu filho e o legado que ele deixa. Fiquei feliz de poder ter sido tocada por essa mensagem.
?NOTA: 9,5
??RECOMENDO? Sim.

Mari 13/10/2020

Lições sobre vida e morte.
Tem muitas partes monótonas, mas eu gostei de ler sobre como ele superou a morte do filho e transformou a sua vida depois uma experiência tão dolorosa.