Procrastinação Lilian Soares

Resenhas - Procrastinação

Anne Caroline 01/04/2024

Leitura fácil e dinâmica, com muitas dicas simples que mudam nosso dia a dia. Leitura bastante proveitosa

Naute 02/03/2024

Gostei muito da escrita da autora e das dicas.

O tema foi abordado de forma leve e me deixou curiosa para entender mais sobre a procrastinação.

Muitas coisas que foram ditas me fez ter essa reação: ? (agora tudo faz sentido)

Eliane Sousa 20/02/2024

Gostei muto do livro, pois são dicas simples e objetivas, sem muita enrolação. Vou listar as que eu mais gostei.

As pessoas adiam as tarefas por motivos como: a tarefa é desagradável, não sabe por onde começar ou ela não se conecta ao seu real, propósito de vida. Porém as tarefas não irão simplesmente sumir e permanecem por fazer e ocupando um espaço na nossa mente, o que intensifica a sensação de culpa.

Monstro do pânico: em ocasiões em que um prazo está muito próximo de se encerrar ou há
perigo de constrangimento público, uma parte do cérebro, ligada à tomada de decisões, de repente, reage, como uma espécie de “monstro do pânico”, apto a auxiliar, de modo hiperfocado, na concretização de qualquer tarefa.

A inconsistência temporal se refere à tendência do cérebro humano de valorizar as recompensas imediatas em detrimento das recompensas futuras. Entretanto, enquanto o Eu Futuro pode estabelecer metas, somente o Eu Presente pode agir.

O seu cérebro valoriza os benefícios em longo prazo, quando é forçado a pensar no futuro (amanhã), mas valoriza a gratificação imediata, quando se trata do momento presente (hoje).
Você não deve confiar nas consequências e recompensas de longo prazo para motivar o Eu presente.
Você deve fazer com que as consequências futuras se tornem consequências presentes

Eu não deveria ter feito isso: quando você reconhece o que fez e usa isso como um gatilho para imaginar uma nova maneira de
agir, interrompe o ensaio anterior e passa a usar a experiência como uma oportunidade para melhorar e crescer.
- Qual foi o problema aqui?
- O que eu poderia ter feito diferente para obter o resultado que eu estava procurando?
- Se eu pudesse fazer isso novamente, como eu faria agora, dada a nova sabedoria que eu adquiri?
Aceite o que aconteceu e reconheça que agora você está pronto (a) para explorar novas opções.

Imagine-se na mesma situação, mas com um comportamento diferente, visto que passou a usar a sabedoria que você tem agora (tente ensaiar essa etapa várias vezes). Quando estiver ensaiando, é importante ver e se sentir completamente imerso na situação. Seja muito específico, e envolva o máximo de sentidos que puder.

Quanto mais confortável você quiser se sentir, menos oportunidades e estratégias desejará explorar. Os procrastinadores se concentram em como se sentir melhor no momento em vez de buscar entender o que os faz se sentirem mal.
As evidências sugerem que os procrastinadores se confortam no presente com a falsa crença de que eles estarão melhor equipados, em termos emocionais, para lidar com uma determinada tarefa no futuro. De alguma forma, eles acreditam que desenvolverão essas habilidades de enfrentamento milagrosas para lidar com determinadas emoções que simplesmente não conseguem enfrentar no momento presente. Os procrastinadores reconhecem o dano temporal proveniente das más escolhas, mas não conseguem superar o impulso emocional em direção a uma diversão.

O procrastinador adora fazer planejamento das coisas. Afinal, planejar não significa executar tarefas. A lista de tarefas muitas vezes não leva em conta o real tempo de duração das tarefas. Ainda que sua mente consciente crédula acredite que você de fato pretende realizar os itens dessa lista de
maneira eficiente, a supramencionada zona cerebral tem “certeza” de que você não tem a real intenção de executá-los. Por isso, ela fica “feliz”. As listas de tarefas por si só são inúteis. Já o planejamento obriga você a enfrentar a realidade de quanto tempo você realmente tem e o quanto as coisas vão demorar.

O filósofo chinês Lao Tsé disse certa vez: “uma caminhada de mil léguas começa com um simples primeiro passo”.
Quando você toma uma decisão, o seu cérebro interpreta que você tem controle. E, como será enfatizado a seguir, uma sensação de controle reduz o estresse.
Pequenas medidas de progresso ajudam a manter o impulso em longo prazo, o que aumenta a probabilidade de finalizar grandes tarefas. Você não precisa decidir se deve ou não trabalhar durante um determinado período. A decisão já foi tomada.
É isso que você precisa fazer. Concentre-se no seu próximo passo, e depois no próximo passo, e depois no próximo.

Nas tarefas difíceis, é preferível dar prioridade ao prazer, quando o prazo se inicia, e esperar que elas se tornem mais importantes à medida que o término do prazo se aproxima.

Você não precisa de mais força de vontade. Você precisa construir hábitos. A reprodução exaustiva da correta forma de agir, diante de situações que podem desencadear o pânico, permite a formação de um hábito que favorece o foco no controle de excitação. O que acontece aqui com a técnica é que, ao agir imediatamente para se livrar daquela tarefa, do ponto em que ela se encontra, você evita que a inércia domine seu corpo e sua mente.
A chave é ativar e depois fazer, não ativar e depois pensar em fazer.
Os maus hábitos são fáceis de serem adquiridos, porque geralmente têm recompensas muito imediatas.
A pesquisa mostra que cada hábito tem três componentes. Existe a sugestão, que é o gatilho para iniciar um comportamento automático. Então, uma rotina, que é o próprio comportamento em si. Finalmente, uma recompensa.

A forma interrogativa em comparação com a forma declarativa de conversa introspectiva favorece a ação e a reflexão.

O desperdício de tempo difere do desperdício material no sentido de que não pode ser recuperado. A perda de tempo ocorre com muita facilidade, mas é muito difícil corrigi-la, porque o tempo perdido não se torna tão evidente quanto um material desperdiçado, caído no chão.

Dandi 10/02/2024

Interessante.
Pelo menos traz alguns insights científico, não coloca a culpa na pessoa por ser preguiçosa e apresenta algumas táticas.

Fran 03/02/2024

Resenha do livro
Sobre o ebook "Procrastinação: guia científico sobre como parar de procrastinar (definitivamente)" de Lílian Soares, que contém 142 páginas.
Trata-se de um trabalho científico da autora para combater a procrastinação, desse modo, ela traz relatos históricos de como determinados grupos utilizaram o tempo para aumentar a produtividade, desenvolve pesquisas para ajudar o leitor a identificar o grau de procrastinação que possui, e dá orientações de como combater esse mau hábito com base em experimentos científicos.
Sobre o que eu achei: A leitura é muito fluida, didática, pois ao longo do ebook, a autora vai nos ensinando vários métodos, com passo-a-passo para como vencer a procrastinação, e são tantas as alternativas, que me fez refletir a possibilidade de talvez ser impossível não superá-lo. E os relatos que a autora traz nos motiva a querer não somente continuar a leitura, mas a mudar de hábitos. E ainda que alguns dos métodos do livro eu já tivesse conhecimento, o fato de todos esses métodos estarem reunidos em um livro aumenta mais a credibilidade. A própria escrita empática e divertida da autora nos faz acreditar que não é difícil combater a procrastinação, pois no início da leitura, ela descreve como a procrastinação atrapalha a vida de um indivíduo, não só a produtividade, mas psicologicamente, a autoestima, e assim o leitor sabe que está perante do material correto para resolver esse problema, pois a autora escreve como se tivesse conversando diretamente com o leitor, traz a sensação de que estamos conversando com uma pessoa de confiança e que sabe como nos sentimos. Além das ilustrações do ebook descreverem exatamente como é nossa mente ao deparar com essa sensação. Ressalta-se que dependendo do grau de procrastinação, somente a leitura do ebook não vai solucionar o problema. A leitura tem o objetivo de ajudar o leitor, todavia contribui muito se a pessoa puder e estiver disposta a mudar de comportamento sem a necessidade da ajuda de um profissional. Assim, certamente, recomendo a leitura para pessoas que estejam interessadas no assunto ou já tenham passado por episódios de procrastinação, ou seja, todo mundo.

Bia~* 18/01/2024

Valioso
Antes de começar, vi uma resenha que dizia que o livro só dá dicas óbvias. Mas o óbvio pra um pode não o ser para outro. E obviedades, muitas vezes, precisam ser ditas.
Dito isso, achei o livro de grande valia. Traz estudos de neurociência pra explicar como e porque alguns recursos pra lidar com a procrastinação funcionam. Ajuda a desmistificar o que é essa reação, tirar a visão de que é coisa de gente preguiçosa.
O livro apresenta diferentes tipos de procrastinação e ferramentas (mentais, principalmente) que podem ser usadas para afastar esse hábito. Me vi como procrastinadora de diferentes tipos a depender da época da vida e da tarefa evitada. Identifiquei as formas como já reagi e como lido hoje com a procrastinação.
Enfim, é bom ler algo que te mostra uma lógica por trás de pensamentos que você tem e que parecem desconexos ou sem uma lógica linear. Ajuda muito a identificar o que funciona e o que só serve como tapa-buraco.
Além disso, o livro é leve, curto e interessante. Leitura rápida, útil e fluida. Recomendo!

Cintia.Borges 16/01/2024

Gostei do livro, possui dicas ótimas e práticas de como evitar a procrastinação, com mudanças simples e eficazes. " AS COISAS MELHORAM, JÁ CONSERTOU O QUE NAO ESTA BOM?"

byheloandrade 16/01/2024

Guia para procrastinação
Achei o livro interessante.
Forneceu várias dicas através de comprovações científicas, e mostrou várias situações no qual eu não enxergava, e que são bastante comuns ao nosso dia a dia. Porém, é mais um livro ?clichê? sobre o assunto. No geral, eu gostei, consegui obter alguns insights para aplicar na rotina

Suely Cristina 27/12/2023

Procrastinação
Não sou adepta a esse tipo de leitura, preferindo os romances ficcionais. No entanto, senti necessidade de aprender mais sobre este tema porque estava me identificando como uma procrastinadora.
A leitura foi muito fácil e forneceu várias dicas de como enfrentar essa situação. Gostei!

Ana 16/12/2023

Que livro incrível.
Uma virada de chaves, me fez refletir a respeito de muitas coisas, como eu tenho procrastinado.

Ana 10/12/2023

Gostei das dicas antiprocastinacao, mas no geral foi mais do mesmo! Mas vale a leitura sim. Dá para tirar um insight interessante!

Laila 18/10/2023

Pontapé inicial
Nunca tinha lido sobre o assunto, então achei o livro bem útil para começar a entender melhor sobre a procrastinação. Tem dicas bem úteis que podem ajudar.

bartgirl 08/10/2023

Procrastinação
Procrastinei pra ler esse livro? Sim KKKKKKKK mas gostei do guia prático. E amo quando se usa a ciência pra explicar as coisas. Recomendoooo pra quem precisa! Kk

tatisilvabarros 24/09/2023

Esse livro já estava no meu radar há um tempo, mas como boa procrastinadora (??), eu o estava empurrando com a barriga. Graças ao audiobook da audible consegui concluir essa tarefa com sucesso. Um livro/audiobook maravilhoso, nos ensina estratégias para mudar nossas atitudes e reprogramar nosso cérebro para sermos mais produtivos e aproveitarmos melhor a vida.
Preciso urgentemente colocar tudo o que aprendi em prática.