O Mestre dos Mestres Augusto Cury

Resenhas - O Mestre dos Mestres

Paulo.Cesar 17/08/2019

Recomendo
Um livro fascinante. Não se trata de religião, é sobre inteligência.

Bianca 22/07/2019

Temas contemporâneos, pontos de vista interessantes e muito senso comum
O tema do livro - uma análise da inteligência de Jesus Cristo - é bastante interessante: busca estudar a mente de Cristo do ponto de vista de um psiquiatra, de forma racional, relacionando os ensinamentos Dele às práticas de saúde mental e emocional.

O estudo parte dos quatro evangelhos, enquanto relatos históricos da existência de Jesus. Fala de saúde mental: sobre a importância do indivíduo tomar as rédeas da própria vida e enfrentar os males psíquicos, da resiliência, da criatividade e do autoconhecimento. Também fala de questões éticas e filosóficas: a importância de temas como fidelidade à própria consciência e o comportamento íntegro.

Também traz muito de senso comum: a importância da convivência com amigos, de extrair "sabedoria nos invernos da vida" e da interiorização que traz crescimento pessoal. Como todo livro do Augusto Cury, a análise vem recheada de clichês, figuras de linguagem simplistas e repetições, com aquela roupagem reconfortante típica da auto-ajuda.

Apesar disso, o livro também aborda questões muito contemporâneas - como o fato de a fé transcendental não anular a racionalidade humana ou a ciência - embora de forma muito superficial (o que não poderia ser diferente em um livro de 160 páginas).
Embora afirme não entrar na esfera religiosa, o autor reconhece a importância da espiritualidade e a grandeza das virtudes cristãs, como o amor incondicional, o perdão, a paciência, a convivência com os divergentes e a ajuda aos necessitados. Ele destaca muito a vontade de Cristo de criar um novo homem em cada um de nós, e identifica no "velho homem" combatido por Cristo a origem de todos os males psíquicos.

Penso que uma análise à luz da ciência jamais dará conta de analisar a existência de Cristo em toda a sua grandeza e complexidade, e me pergunto se esta proposta limitada à racionalidade poderia de alguma forma "deformar" a visão sobre Ele,
fazendo-nos esquecer sua divindade e transcendência. Porém, ao mesmo tempo vejo que a obra despertou em mim uma admiração por Jesus Cristo que nem mesmo as palavras dos líderes religiosos costumam inspirar, então concluo que o saldo da leitura foi positivo.

Silvia 17/07/2019

O Mestre dos Mestres
O livro abrange uma leitura simples porém apaixonante nos mostrando como JESUS interagia com as pessoas deixando sempre lições que faziam as pessoas refletirem e mexiam com o interior trazendo cura para vários problemas emocionais, de relacionamento, de enfermidades, amei conhecer melhor a personalidade do homem mais inteligente e amoroso que pisou nesta terra. Recomendo a quem já é apaixonado por ELE e quem ainda não se apaixonou pois é impossível continuar sendo o mesmo com relação a JESUS depois dessa leitura. ??

Nah Amaretto 25/04/2019

O livro traz a análise da inteligência de Cristo de forma simples, com passagens emocionantes, mostra como Cristo é uma pessoa especial, e como seu modo de lidar com a vida pode auxiliar o tratamento do stress, ansiedade e depressão.

CAMILA 25/03/2019

Análise da Inteligencia de Cristo
A obra do Augusto Cury mostra a análise do personagem da história, Jesus Cristo, onde através dos ensinamentos e aprendizagens que foram deixados nos evangelhos, sob o ponto de vista psicológico. As atitudes que ele possuiu e atuou, revelam que quando se esperava que ele falasse, silenciava, quando seria para ter atitude punitiva, o perdão era seu melhor aliado, mostrava-se humilde, quando soube que seria preso, entregou-se ao seu destino. Porque ele não tentou escapar, porque não fugiu o que se passou por sua mente nos seus momentos finais.
O Livro nos, a cada obra que vamos tomando conhecimento, desfaz o que lá no ínicio possuiamos faz refletir, e pensar, sobre diversos temas, dentro da história de Cristo, muitas perguntas, mas pouquissimas respostas uma conclusão fechada. E até o ato final análisa-se não só sobre Jesus Cristo, o Filho de Deus, mas quem vem a ser Deus, e se ele existe, porque a terra possui tanta maldade, e nada a faz cessar.
Para entender essa obra, voce precisará ler todos os livros, e retornar a alguns capitulos, pois a cada página novas indagações, e perguntas farão voce pensar e refletir sobre tudo que vem pensando ser, e não ser.

Michel Chagas Aragão 26/12/2018

Augusto Cury é psiquiatra, cientista, pesquisador e escritor. Publicado em mais de 70 países, já vendeu no Brasil, 28 milhões de exemplares de seus livros. Em o Mestre dos Mestres primeiro volume da coleção Análise de Inteligência de Cristo, Augusto Cury faz uma original abordagem desse homem que mudou o mundo através de uma inteligência mais grandiosa do que imaginamos.

Antes de tudo é interessante saber em seu próprio relato que Augusto Cury era um dos mais extremistas ateus. Isso faz refletir diversos momentos como afirma ele mesmo que esse livro também é indicado não somente a cristãos, mas também para ateus, para psicólogos, estudantes da área de filosofia, sociologia, funcionando como um documento de autoajuda e para fiéis um aprofundamento da inteligência de Cristo.
Baseando-se não apenas em sua experiência, mas estudando a maioria dos ateus não tem como fundamento ideias profundas sobre a existência ou não de Deus, apenas tem uma forte indignação sobre injustiças, incoerências e discriminações sociopolíticas cometidas pela religiosidade.
Existem mais de cinco mil manuscritos do Novo Testamento o que torna o mais bem documentado dos escritos antigos. Augusto mostra que não haveria como criar um personagem como Cristo, pois todas as humilhações e fraquezas que os discípulos passaram não seriam descritas por eles mesmos intensificando o quanto eles eram falhos. Pedro jurou que não negaria Jesus e o negou mesmo assim. Isso poderia ser prejudicial para um homem servo de Deus e poderia ser escrito de outra forma. Mas o impacto que a atitude de Cristo a demonstrar o seu amor mesmo sendo negado foi maior que Pedro decidiu escancarar a sua fraqueza.
A ciência pode conquistar a Lua, descobrir planetas, mas não consegue fazer com que o ser humano entenda que não existem diferenças entre nós. A cor no universo pode ter significado diferentes, mas para verdadeiros cristãos a cor da pele não divide, mas une. A religião que deveria unir está dividindo as nações e as pessoas estão sendo mais automáticas em suas atitudes. Se cada um olhasse para dentro de si e percebesse que precisamos um do outro para seguir. Se Cristo fosse aplicado em unidades escolares como forma de educar e entender o ser humano as crianças se tornariam adultos melhores, sabendo que não somos perfeitos, mas podemos corrigir nossos erros com pensamentos e atitudes benéficas.

fernando.e89 14/12/2018

Um livro para todos!
Mesmo sendo um pouco repetitivo, Cury é um grande mestre em organizar idéias e mostrar o lindo caminho para uma mentalidade simples sob a tutela do mestre dos mestres Jesus Cristo. Um livro que todos deveriam ler!

Catharina 16/10/2018

O Mestre dos Mestres
Cumpre exatamente a proposta: uma introdução despretensiosa à inteligência de Cristo do ponto de vista psiquiátrico. Não é um livro religioso, e talvez por isso mesmo suas conclusões sejam tão impactantes e revigorantes. Recomendo para qualquer um que queira conhecer um pouco a figura humana de Cristo e/ou que precise uma boa revolução nas suas ideias e tabus para uma vida mais repleta.

sabrinnesantos 07/08/2018

Interessante, porém esperava mais
Religiosamente falando o livro não é nem um pouco surpreendente. Não ensina nada que um cristão já não saiba sobre Jesus.
Apesar disso, achei o livro interessante. Seu conteúdo em si, mesmo sendo repetitivo, é rico em ensinamentos e nos faz refletir sobre diversas situações.
Confesso que não obtive nenhuma vontade de ler os demais livros da série ou do autor, pelo fato de não gostar muito de livros de autoajuda.

Alih 03/05/2018

É um livro Otimo
Com muito conteúdo, com pensamentos fortes e com fatos que despertam fé!

Amanda.Nascimento 30/03/2018

Inspirador
Eu amei o livro do começo ao fim! É minha primeira leitura de livro do escritor Augusto Cury, e achei muito inteligente, profundas e reveladoras as colocações sobre a personalidade e características de Jesus. O livro cumpre o que promete superando e muito as minhas expectativas. Já quero ler os demais livros desta série.

HARRY BOSCH 28/02/2018

O Mestre
É um ótimo livro,na qual o autor traz uma interpretação diferenciada sobre os ensinamentos de Jesus.Particularmente esta obra me ajudou em um momento muito delicado de minha vida,em meus invernos existenciais....

Rose 28/10/2017

Cansativo
Sinceramente, achei o livro meio cansativo, Esperava mais. De Jesus mesmo, não houve grande aprofundamento, não acrescentou nada que eu já não soubesse.

Luciana 14/07/2017

Livro perfeito
Livro passa o amor de Jesus em palavras simplismente adorei

Izamacharette 09/07/2017

O mestre quedevemos seguir seus passos.
Um livro perfeito que fala do mestre que civeu nessa terra sofreu de todas as maneiras massempre teve amor e compaixão com todos e sempre tratou a todos de igual maneira independente de sua situação financeira ou outro tipo de situação.