O Mestre dos Mestres

O Mestre dos Mestres Augusto Cury

Resenhas - O Mestre dos Mestres

Tania.Cruz 12/12/2021

Básico
Leitura simples e bacana. Não é um livro que ao menos para mim prenda muito a atenção, mas é bom para aqueles momentos em que não dá para dar muita atenção ao que se lê, porque as vezes os pensamentos estão a mil!

Rui Alencar 05/04/2014

...Quem se embriaga com o orgulho está condenado à infantilidade emocional e à pobreza intelectual, além de fazer da sua vida uma fonte de ansiedade. O orgulho gera muitos filhos, um dos quais é a dificuldade de reconhecimento de erros e uma necessidade compulsiva de estar sempre certo. Aquele que recicla seu orgulho e se liberta do jugo de estar sempre certo transita pela vida com mais tranquilidade. A pessoa que reconhece suas limitações é mais madura do que a que se senta no trono da verdade...

Sáh Serra 02/06/2022

O Maior Poeta.
Deveriamos ser o reflexo desse amor.
Me pergunto nos perdemos no meio do caminho?
Seu lindo projeto tem se perdido até mesmo nos meios que afirmam pregar seus ensinamentos.
Vemos o amor que ele pregou ser distorcido e convertido em discursos de ódio.
Como isso aconteceu?
A história de Cristo é admirável.
Acompanhar a análise da sua plenitude em meio a tantas turbulências, ver sua tranquilidade em meio ao caos me faz ter um anseio de me tornar uma pessoa melhor.
Me tornar a sua imagem e semelhança.
Cristo era um poeta da inteligência e do amor.

HARRY BOSCH 28/02/2018

O Mestre
É um ótimo livro,na qual o autor traz uma interpretação diferenciada sobre os ensinamentos de Jesus.Particularmente esta obra me ajudou em um momento muito delicado de minha vida,em meus invernos existenciais....

Viviane.Dias 26/04/2020

Belíssimo livro do apaixonado por Jesus, Augusto Cury!
Como psicólogo e terapeuta, Cury analisa a inteligência emocional e psíquica de Jesus através de suas falas e ações diante das dificuldades e das problemáticas causadas pelos escribas, fariseus e por seus próprios discípulos. A forma como Cristo tratou as pessoas, como falou com elas e as acolheu em seus braços e palavras de amor, dividiu a história da humanidade em antes e depois Dele. Cury vai discutir como a psicologia de Jesus, se minimamente praticada, poderia transformar drasticamente a nossa humanidade até os dias de hoje.
Há cerca de 10 anos, li os 2 volumes do livro O vendedor de Sonhos desse mesmo autor e confesso que nunca mais peguei mais o li por não ter gostado da narrativa lenta e repetitiva. Continuo achando a escrita do Cury prolixa em diversos momentos, podendo ser mais enxuta sem perder conteúdo, no entanto gostei da paixão e das reflexões sucitadas e pretendo ler toda a coleção em 5 volumes sobre a figura de Jesus.

Luísa 26/01/2022

Sensacional
Um livro que todos deveriam ler, sendo cristão ou não. O autor trabalha com responsabilidade e deixa claro que em momento algum a pesquisa dele busca a teologia. Gostei muito como ele organizou as ideias dele. Os capítulos são muito bem divididos, casam um com o outro e a ideia central do livro e de cada capítulo é muito bem desenvolvida.

Te faz refletir sobre a vida e mostra o quanto o mundo perdeu em não estudar profundamente a inteligência de Cristo e se o tivesse seríamos muito mais felizes. Sem preconceitos, tolerantes, sabendo lidar com nossas emoções e muito mais. Concordo plenamente.

Sendo cristã foi uma experiência bem muito boa ver um ponto de vista novo sobre tudo o que eu já tinha lido nos evangelhos e tido minha própria interpretação.

Enfim, recomendo muito amei demais. Escrita incrível.

Aline 28/07/2013

Volume I - sobre a Analise de Cristo
Sob o ponto de vista da psicologia Cury aborda atitude que Cristo tomou no momentos de sua vida.
Como pode um homem ter passado por tantas provações, privações e ainda assim se manter lúcido e integro?
O livro também faz uma investigação na capacidade que Jesus tinha de liderança tornando - o o maior líder que já existiu.

Alice 09/09/2022

"O maior trabalho de um mestre não é fornecer respostas, mas estimular seus alunos a desenvolverem a arte de pensar. Todavia, não há como estimulá-los a pensar se não aprenderem sistematicamente a perguntar e duvidar."

Wells.Jesus 03/04/2024

Um Jesus mais humano...
O livro traz um olhar mais humano pra jornada de Jesus, ou seja, saindo um pouco do Jesus inalcançável que a religião criou.
Livro ótimo, o autor expõe as ideias de maneira simples, sem muita enrolação direto ao ponto, tem alguns clichês o que é normal

Carol Omena 23/01/2013

FANTÁSTICO!

Bianca 22/07/2019

Temas contemporâneos, pontos de vista interessantes e muito senso comum
O tema do livro - uma análise da inteligência de Jesus Cristo - é bastante interessante: busca estudar a mente de Cristo do ponto de vista de um psiquiatra, de forma racional, relacionando os ensinamentos Dele às práticas de saúde mental e emocional.

O estudo parte dos quatro evangelhos, enquanto relatos históricos da existência de Jesus. Fala de saúde mental: sobre a importância do indivíduo tomar as rédeas da própria vida e enfrentar os males psíquicos, da resiliência, da criatividade e do autoconhecimento. Também fala de questões éticas e filosóficas: a importância de temas como fidelidade à própria consciência e o comportamento íntegro.

Também traz muito de senso comum: a importância da convivência com amigos, de extrair "sabedoria nos invernos da vida" e da interiorização que traz crescimento pessoal. Como todo livro do Augusto Cury, a análise vem recheada de clichês, figuras de linguagem simplistas e repetições, com aquela roupagem reconfortante típica da auto-ajuda.

Apesar disso, o livro também aborda questões muito contemporâneas - como o fato de a fé transcendental não anular a racionalidade humana ou a ciência - embora de forma muito superficial (o que não poderia ser diferente em um livro de 160 páginas).
Embora afirme não entrar na esfera religiosa, o autor reconhece a importância da espiritualidade e a grandeza das virtudes cristãs, como o amor incondicional, o perdão, a paciência, a convivência com os divergentes e a ajuda aos necessitados. Ele destaca muito a vontade de Cristo de criar um novo homem em cada um de nós, e identifica no "velho homem" combatido por Cristo a origem de todos os males psíquicos.

Penso que uma análise à luz da ciência jamais dará conta de analisar a existência de Cristo em toda a sua grandeza e complexidade, e me pergunto se esta proposta limitada à racionalidade poderia de alguma forma "deformar" a visão sobre Ele,
fazendo-nos esquecer sua divindade e transcendência. Porém, ao mesmo tempo vejo que a obra despertou em mim uma admiração por Jesus Cristo que nem mesmo as palavras dos líderes religiosos costumam inspirar, então concluo que o saldo da leitura foi positivo.

BlancBunny 03/09/2019

O Mestre dos mestres - Resenhas Letti_Books
Este é um livro que recomendo muito para aquelas pessoas que, mesmo não sendo religiosas, se sentem curiosas a respeito de como o homem Jesus viveu na Terra, através dos olhos do psicanalista Augusto Cury , você vai se surpreender com tamanha inteligência que Jesus tinha e em como ele passava seus ensinamentos para todos ao seu redor de forma que possamos utilizar até hoje no nosso dia a dia. E não estou falando de religião, e sim da inteligência emocional e suas diversas aplicações na vida.
Vale muito a pena ler essa obra, garanto que você irá se surpreender de forma positiva em todos os capítulos lidos ?

Deise.Maria 29/03/2023

O mestre dos mestres
Ah que extraordinário essa análise sobre o olhar de Augusto Cury , amo os livros dele e este me surpreendeu por uma análise profunda apesar de se identificar como ateu , o psiquiatra e psicólogos Augusto ele traz aqui toda a trajetória da biografia de Jesus baseado mos quatro evangelhos. E destaca a importância dele no mundo com sua inteligência emocional, o impacto que Jesus teve na vida social das pessoas culturalmente desqualificadas e desprezadas pelo poder Governental de seu tempo.seus discursos baseados no amor, na humildade e gentileza gera até os tempos atuais uma transformação no ser humano .um forma de repensar sua história e se interiorizar .Palta está que Cury tanto elevou ao longo do livro , transformação do ser humano num ser pensante que precisa se livrar de suas amarras e de tudo que engessa sua inteligência , preconceitos, as eleições impostas pela sociedade, culturas rígidas e um memória limitada apenas no sua própria esfera.Para adquirirmos sabedoria e uma vida plena é preciso analisar de perto a vida de Jesus que foi um dos homens mais sábios e que estava a frente de qualquer mundo acadêmico, cultural e científico. Ele trouxe lições importantes que desafia a sabedoria de qualquer escola secular. Viveu de forma humilde , enfrentou uma sociedade voltada apenas para a busca de um líder que o tirassem do julgo dos romanos .Mas Jesus não buscava destaque , nem poder seu único objetivo era transformar e intrriozar a mente das pessoas , trazer a elas uma verdadeira mudança na dua forma de pensar e eleva-las ao amor real e a vida plena.
Levando para os dias atuais Augusto Cury destaca que a vida de Jesus teria o mesmo impacto e influenciaria milhões de pessoas além de impactar todo o campo científico, filosófico e sistema governamental.
O mestre dos mestres é um livro sem igual e de fato Jesus era e é o maior líder que já viveu no mundo nenhuma mensagem e forma de viver e ensinar foram mais profundas e tocantes como a dele , era adornada de empatia, compaixão pelo próximo, era acessível a todos sem distinção, livre de pré-conceitos, que eram tão duramente arraigados em sua época,Jesus estimulava os seus ouvintes a pensar e criar um vínculo com ele .Hoje os pais , os professores, a sociedade em si precisa aprender a transformar seu modo de pensar e viver por meio das lições deste mestre. Principalmente os líderes, o maior homem que já viveu e se tornou o maior mestre ensinou muito sobre humildade, simplicidade e uma forma de liderar sem julgo e imposição.

Monyque 25/07/2023

Em O Mestre dos Mestres, o autor faz uma original abordagem da vida desse grande personagem, revelando que sua inteligência era bem mais grandiosa do que imaginamos.