O Senhor das Moscas

O Senhor das Moscas William Golding

Resenhas -

JMariaChamomile 14/10/2022

O Senhor das Moscas
O Senhor das Moscas foi um livro que me surpreendeu bastante, e quando digo isto, estou querendo falar de todos os âmbitos da obra. Primeiramente quero comentar sobre a incrível percepção de espaço do autor, ele soube descrever o ambiente de forma abrangente, tudo nos mínimos detalhes, e em minha própria visão isso elevou o nível do livro.

Não é à toa que a obra de William Golding é um clássico de nossa literatura, já que toda a história é rica em detalhes e fonte de conhecimento. Quero ressaltar muito a obra (mesmo que eu não tenha dado uma das melhores avaliações), Golding soube usar as palavras criando um mundo realista, entretanto amedrontador.

Em relação a história quero ainda comentar sobre as personagens muito bem elaboradas desde o começo, cada um com seu lado bom e seu lado ruim, e claro contendo ainda seu lado mais selvagem. Isso me chamou a atenção na trama, o lado mais sombrio que foi se revelando aos poucos, enquanto um bando de crianças aprende a viver em uma ilha, o livro fala sobre o crescimento precoce dessas mesmas já citadas, além de ainda demonstrar o difícil convívio e aprendizado de como sobreviver em "sociedade".

Ao decorrer da história vemos quem são os aliados e quem são os quais devemos desconfiar, e a dado exemplo temos Jack que acabou por ter sua selvageria e sede poder lhe dominando a cabeça, de forma que se tornou um "crápula" rompendo boa parte do que se tinha tido como "comunidade" dos meninos. Ralph um dos personagens mais importantes é um menino divisor de águas, mas que ao decorrer da história como "chefe" ele vai conquistando o carisma do leitor, Porquinho desde o início me cativou, porém a ele tenho minhas ressalvas já que sua trajetória e fim inesperados foram complicados de entender, são tantas as personagens que me fisgaram, que me prolongaria demais falando de todos e os meus motivos de crer que eles sejam importantes, entretanto agora irei partir para minhas críticas negativas à história.

Menciono então que por mais que tenha gostado muito do enredo, ele contém falhas que me desagradaram, e aqui falo sobre o início muito arrastado e lento, isso remove grande brilho da obra, já que ela deveria de ter uma leitura mais leve para entrar em harmonia com a narrativa complicada e cansativa (isso cansativa). Creio que a trama se tornou cansativa após alguns personagens cometerem erros indescritivelmente semelhantes aos que já havia cometido (sem aprender uma breve lição), é difícil de explicar esta parte, pois ela é muito complexa. E por fim quero falar do decorrer confuso da história, com muitas das partas deixadas em branco e sem explicação, como a dado exemplo: o que os meninos estavam fazendo em um avião? Ou onde o piloto do mesmo foi parar?

Muitas das partes deixadas pouco esclarecidas retiraram muito da minha avaliação boa do livro, já que foram esses deslizes do autor que me fazem questionar um pouco o entrecho. Em parte sim o livro é bom, vale muito a pena ler e entrar nesse mundo de Golding que retrata um crescimento prematuro de crianças e ainda a loucura selvagem que é aderida aos poucos, por outro lado tem muitos pontos fracos, que cansam o leitor e deixam a leitura muito escassa e entediante em certos momentos.

Ana Rohrer 30/08/2020

É a obra mais reconhecida do autor britânico William Golding, autor premiado com o Nobel de Literatura em 1983.
O livro faz uma alegoria onde crianças procuram reconstruir a sociedade num local isolado.
A definição de papéis, bem como a liderança é o enredo desse clássico.

Ale 19/03/2022

Se Peter Pan não fosse um conto de fadas?..
Após a queda de um avião, um grupo de crianças sobreviventes se veem sozinhas em uma ilha. Poderia ser um conto de Peter Pan sob a perspectiva dos meninos perdidos, mas na ausência da supervisão de um adulto e o desenrolar da trama demonstra a capacidade humana de deixar o instinto dominar suas mentes e aos poucos não saber distinguir o certo do errado. Fiquei em choque com algumas atitudes dos personagens mas se até adultos estão sujeitos a submissão sem questionamentos, o chamado efeito manada, imagine então como crianças poderiam reagir nessas situações.