Direto ao Ponto

Direto ao Ponto Anders Ericsson...

Resenhas -

Carol Souza 01/06/2023

Levei meses pra ler? Concordo com a teoria, mas muito repetitivo, o livro é bom pra quem quer se aprofundar em prática deliberada?

Corinne 10/03/2023

Esperava mais do livro... acho que para compreender o livro melhor...precisaria saber mais sobre a prática deliberada.

Less 28/09/2022

Ciência e Expetise
Muito bom. Recomendo à todos que querem ser experts em música e outras áreas como ciência e esportes!

gleyce.jeferson 25/07/2022

Direto ao ponto
Um livro sobre o conceito da prática deliberada, apresentando os estudos que foram feitos com grandes experts de suas áreas, constatando que a pratica é o fator preponderante na conquista de qualquer habilidade, derrubando a mistica que determinadas pessoas nascem com talento e outras não, bem como analisando o estudo tradicional priorizando o conhecimento e não a habilidade de colocar em pratica o que foi aprendido, entendendo que para ter resultados com maior facilidade o indivíduo tem que ter a ajuda de mentores que chegaram nos resultados almejados pelo mentorado, priorizando a pratica nas deficiencias para melhor evolução dos resultados conquistados.

Pri 04/03/2022

Bom livro
O livro trata, à luz da ciência, de desmistificar tudo o que o senso comum acha que sabe sobre os grande humanos de sucesso (os experts, sejam eles desportistas, cientistas, músicos etc.).

A grande lição desta obra é que aprendizagem é um ?super-poder do qual qualquer pessoa pode se aproveitar e colocar em funcionamento a fim de se aperfeiçoar.

Podemos aprender com os experts e Ericsson nos conduz através de um livro muito agradável e acessível de se ler.

Danielle.Duca 29/12/2021

Não há nada de objetivo no livro! O título não reflete a leitura, que por muitas vezes se torna repetitiva e enfadonha. No entanto, há que se reconhecer que traz a lição de que devemos esquecer essa história de ?talento inato? p o sucesso de determinada pessoa, qualquer um pode alcançar êxito em qualquer área desde que seja bem orientado e treinado, através da prática deliberada. Apesar de cansativa vale a leitura.

Luiz 28/05/2021

Mostrando que talento não é nada.
Se no livro "Garra" de Angela Duckworth é dito que mais do que talento, é o esforço que tem maior papel no sucesso de uma pessoa. Em "Direto ao Ponto", o autor desmitifica a ideia de talento, mostrando que é mais uma questão de como se pratica do quê qualquer outra mágica que venha a definir uma pessoa como genial ou talentosa. Capítulo a capítulo ele traz experimentos, estudos e conclusões que vão, pouco a pouco, desmoronando a ideia de que uma pessoa venha a nascer com talento para uma determinada área, como se tivéssemos um gene que definisse no que somos ou não bons. Além disso, ele explica como nós mesmos podemos nos tornar um expert em um determinado campo de nosso interesse, seguindo uma prática adequada, guiada por feedback e centrada em corrigir nossas falhas até que representações mentais complexas sejam formadas. Na conclusão, dá exemplos de como a prática deliberada poderia ser aplicada em campos como a educação, melhorando significativamente o ensino e preparando novos experts. Em um mundo onde 50% dos profissionais são verdadeiros experts em sua área, diferente dos dias atuais onde somente 5% podem ser considerados, nossa sociedade veria um avanço extraordinário. E o primeiro passo para que possamos tornar este sonho em realidade é as escolas.

Val Donato 24/07/2020

Expertise.
Uma leitura um pouco cansativa e alguns coisas que o autor repete muito deixa um pouco chata a leitura. Mais é um livro interessante de se ler, fala muito da prática deliberada que objetivo é alcançar o seu potencial e sobre a representação mental. Foco e concentração.

Leilane 17/05/2020

Não consegui terminar
Li 70% e marquei como lido pra poder deixar minha resenha. Primeiro que o título não tem nada a ver com o conteúdo do livro - de "direto ao ponto" não tem nada. Extremamente prolixo. Os ensinamentos ficam perdidos no meio de dezenas de histórias e estudos. E a versão kindle não tem nem índice pra orientar melhor a leitura. Os capítulos não têm resumo, não destacam o principal. O conteúdo pode ser bom, mas fica difícil identificar quais são, de fato, os segredos da expertise identificados pelo autor. Chegou num momento em que eu estava pulando as páginas rapidamente tentando identificar algo de útil. Não gostei e não recomendo.