Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Pi_Pera 01/04/2024

Me desculpem mas eu ODIEI esse livro, é um livro arrastado e chatinho, demorei horrores pra ver esse diacho, e eu gostava bastante do filme, peguei ódio

namorada do hozier 31/03/2024

"você é meu regresso, oliver."
? tirando as nove mil questões um tanto problemáticas, eu gostei do livro. (mas nao o suficiente)

"bastaram duas palavras dele para que eu visse minha apatia se transformar em vou tocar qualquer coisa até você me pedir para parar, até chegar a hora do almoço, até a pele dos meus dedos se esfolar camada por camada, porque gosto de fazer as coisas para você, farei qualquer coisa por você, é só pedir."

"ser feliz talvez não fosse tão difícil, afinal. eu só precisava encontrar a fonte de felicidade dentro de mim em vez de esperar que ela viesse dos outros na próxima vez."

"você me faz gostar de quem eu sou, de quem me torno quando você está comigo. se existe alguma verdade no mundo, ela existe quando estou com você."

"conte histórias de pessoas inquietas que sempre acabam sozinhas e odeiam estar sozinhas porque é a si mesmas que não suportam."

"ele era bom, e vocês dois tiveram sorte de se encontrar, porque você também é bom."

"nós éramos um do outro, mas tínhamos passado tanto tempo separados que agora éramos de outras pessoas. posseiros, nada mais que posseiros, eram os verdadeiros requerentes de nossos corações."

"encontramos as estrelas, você e eu. e isso só acontece uma vez na vida."

nao sei se tenho muito a dizer sobre esse livro além de que comecei odiando, mas ao desenrolar comecei a gostar. é um livro na visão de um personagem um pouco desequilibrado emocionalmente, podemos dizer. mas nao é um livro ruim, apesar de ter algumas problemáticas envolvendo assuntos nos livros e questões do próprio escritor.

Clarisse 30/03/2024

Cor cordium
"Nossos corações e nossos corpos nos são dados apenas uma vez. A maioria de nós teima em viver como se tivesse duas vidas, uma é a maquete, a outra a versão final, e todas as versões entre elas. Mas a vida é so uma, e antes que você se dê conta, seu coração se cansa, e quanto ao seu corpo, chega um momento em que ninguém mais olha para eçe, muito menos quer chegar pero dele. Agora há tristeza. Não invejo sua dor. Mas invejo sua dor"
QUE LIVRO INCRIVEL, supera 100000x o filme, tem muuuitos detalhes que o filme não colocou e lendo o livro tudo faz mais sentido, virou um dos meus favoritos. Amo como o Elio se expressa e faltou muito os pensamentos dele no filme. A temida cena do pêssego faz muito mais sentido agora, os choros dele tbm, o livro me fez chorar no meio por umas reflexoes lindas que eu tinha por conta do livro. cor cordium virou a minha palavra italiana favorita

TainA504 29/03/2024

Difícil de entender
A história em si ainda tenta se salvar, os personagens são complexos demais e poucos detalhistas. Acho que a única coisa que ainda dá pra continuar lendo é pq a pessoa fica com aquela curisosidade de saber se a relação entre os dois vai dar ruim no final ( por conta de vários motivos )

wHTyge 26/03/2024

Comentário
"Call Me By Your Name", é uma obra envolvente e profundamente lírica que explora a complexidade das emoções humanas e os matizes do primeiro amor. A narrativa, que se desenrola durante um verão idílico na Itália, capta a essência ardente e efêmera da paixão juvenil entre Elio e Oliver com uma prosa intensamente poética e sensual. Aciman habilmente descreve a confusão emocional e os desejos intensos que caracterizam a relação dos protagonistas, tornando suas experiências universalmente ressonantes. Embora o ritmo por vezes introspectivo possa não agradar a todos, o livro brilha em sua capacidade de evocar lugar e emoção, oferecendo uma leitura cativante e tocante sobre o despertar sexual e emocional.

saasbe 26/03/2024

O filme deu vida a essa história rasa
Começo dizendo que vim ler o livro porquê recentemente tomei vergonha na cara e assisti ao filme e como todo o leitor tem a mania de dizer que o livro é sempre melhor eu não perderia a oportunidade de pegar os dois para comparar e, me deparei com aqueles casos raros onde o FILME é melhor.

Pontuo desde o início que duas das coisas que mais me pegaram foi a diferença de intensidade e da personalidade dos personagens entre o filme e o livro..
Como assim Saas? Bem, eu explico. Pra começar, o Elio é chato. É um personagem sem carisma, não cativante e etc etc na minha visão o Timothe conseguiu dar vida ao Elio, ele com certeza salvou a história com a atuação dele.

Para mim fica claro que o Elio é um personagem apaixonante no filme e apenas no filme.

O Oliver então?é uma tristeza. É um personagem raso que nunca fica claro oque ele quer, nem quem ele é de fato.
Assistindo ao filme eu consegui sentir pelo menos raiva dele pela forma que ele trata o Elio mas no livro isso é tao?sei lá, mau feito, mal trabalhado que nem isso dá pra sentir. Nunca fica claro os motivos dele não ter dado uma chance para ele e para o Elio, na verdade, tanta coisa não fica clara nessa história dos dois.

Não existe química entre eles no livro. Não dá pra se apaixonar pela paixão deles.

Outra coisa que esqueci de mencionar os pensamentos do Elio são bem preocupantes kkkk as coisas que ele diz as vezes pela misericórdia kakakakaka não sei dizer se isso é coisa de adolescente porquê eu nunca fui assim da cabeça mas chega a ser sinistro a forma que isso é trabalhado no livro.

Enquanto pra mim no filme ele realmente passa a imagem da total devoção ao primeiro amor, no livro ele parece um doido varrido obcecado

Terminando o livro um sentimento de desapontamento me atingiu resumindo.

Comentando agora sobre outras coisas devo ressaltar que a escrita as vezes é tão confusa e logo depois tão bem escrita. Tem tanta coisa que a gente le e não faz sentido, outras que parecem estar ali por estarem e no final, nada acrescenta em nada e você se sente frustado.

Ouvi falar muito sobre intensidade, intensidade essa que só vi nas telas e não consegui enxergar nem absorver pelo livro e acho que isso foi uma das coisas que mais me frustrou?a falta de emoções dos personagens, coisa essa que foi tão bem feita no filme e que nos conecta de verdade com todo o cenário.
Um exemplo: o Elio voltando de Roma. É simplesmente DOLORIDO acompanhar o retorno dele pra casa, ver ele chorando, com o coração partido por ter que se separar de uma paixão tão gostosa tão recente e tão jovem?
MAS NO LIVRO ISSO É TÃO RASO TÃO SUPÉRFLUO.

A atuação do Timothe é tão bem feita que a gente consegue sentir a frustração, o medo, angústia, de todas as fases de se apaixonar por alguém.

Finalizo dizendo que a melhor coisa que fizeram foi alterar o final do filme porquê o restante do final do livro é uma encheção de linguiça ENORME. Desnecessária que não acrescenta em nada.
Final do filme >> final do livro

Enfim, acho que foi uma das maiores resenhas que já fiz e fiz inclusive enquanto ainda estava lendo porquê foram tantos pensamentos, tantos pontos que fui achando e debatendo sozinha que tenho certeza não ter colocado tudo que queria aqui.
wailnetxer 28/03/2024minha estante
Tô até com medo de ler o livro depois dessa

arthur1370 23/03/2024

Um dos melhores livros que eu já li em questão de escrita e história. houveram algumas partes que eu só queria pular como todas as vezes que o poeta em roma abria a boca, tirando isso é um livro perfeito do início ao fim e é diferente do filme e os dois, tanto o livro como o filme, mostram a história de uma forma e isso é espetacular

Biaa__ 21/03/2024

O livro do meu filme favorito
Eu nn sei nem descrever como esse livro fez eu me sentir. Eu esperei tanto tempo por ele, e agora eu terminei ele e...

Ele descreve com tanta poesia o sentimento de primeira paixão, de perda, remorço. Mostra que, as vezes, o tempo nn cura tudo, nn nos permite esquecer. Mostra de uma forma tão linda o sentimento de se apaixonar e se torturar por isso, de querer e não querer alguém.

Consegui sentir a dor dele, me vi nele, esse livro é simplesmente uma poesia.

Minha perte favorita é a conversa entre o Elio e o pai dele...foi simplesmente confortante, lindo, foi lindo.

Cada pagina traz um sentimento diferente, mostrando a confusão do Elio, a tentativa de seguir em frente do Oliver...belíssimo.

Entrou para a minha lista de, alem de filme, livro favorito. ?

iambrunag 21/03/2024

Um tapa teria doido menos
Me senti devastada desde o início desse livro, desde o primeiro momento em que Elio me apresenta a Oliver, eu já sei que ele não vai ficar. É uma sensação sem respaldo em nada, e ainda assim quanto mais Elio me diz mais eu entendo a sensação. Já senti o mesmo desespero, o mesmo ciúmes obsessivo, a mesma indignação, a mesma resignação diante do fim. Poucas vezes senti meus próprios impulsos e pensamentos tão bem refletidos em um personagem, me identifiquei nos melhores e nos piores momentos, e me perguntei se estava fazendo algo certo da minha vida. Elio não perdeu Oliver sozinho, mesmo que por 20 anos “apenas”, todos nós perdemos Oliver. Todos sentimos saudades da camisa azul esvoaçante, dos óculos escuros, dos shorts de cores e personalidades instáveis. Amamos Oliver atráves dos olhos de Elio, e eu nao sabia se esse era o Oliver real ou a idealização dele. É assim na vida também, amamos o que idealizamos dos outros não a pessoa em si.

Eu gosto de como Elio pinta o Oliver para que meus olhos possam conhecer, as cores, a textura, simples como um passe de mágica e a memoria dele está lá de repente. Tenho certeza de que o conheço, eu poderia olhar para um penhasco qualquer e me lembrar da sua presença.

"Nunca imaginei que o tinha trazido até ali não só para mostrar meu mundo a ele, mas para pedir ao meu mundo que o deixasse entrar, para que o lugar onde eu vinha para ficar sozinho nas tardes de verão o conhecesse, o julgasse, para ver se ele se encaixava, para que o lugar o absorvesse, para que então eu pudesse voltar a ele e lembrar."

Sinto que Elio não quer so me mostrar a suas memorias, ele me convida a reconhecer o sentimento. Tem dias que eu entro em uma sala, ando por uma rua e me deparo com meus próprios fantasmas passando por mim, a memoria é uma coisa poderosa, a impressão imaterial que deixamos no universo, como nossa presença pode ser gravada no espaço tempo de outras pessoas. Eu entro na garagem da minha falecida avó e posso sentir o cheiro do frango caipira, posso ouvir o rádio a pilha tocando no quarto, a textura do sofá, a imagem dela sovando a massa caseira na mesa da cozinha… Consigo ver, sentir, quase tocar, mesmo que a casa já não exista mais por inteiro, sobrou so a garagem e saudade, o resto o tempo e o fogo levou. Mas como o Oliver permanece para sempre no Penhasco de Monet do Elio, ela também está la. Uma realidade que ja nao existe no agora, mas permanece nessa dimensão peculiar.

"Você está a milhares de quilômetros daqui, mas basta eu olhar para essa janela para pensar no calção de banho, na camisa vestida às pressas, e de repente você está ali, debruçado no corrimão, acendendo o primeiro cigarro do dia… vinte anos hoje. Enquanto esta casa estiver em pé, aquele será seu canto-fantasma… e o meu também, eu queria dizer."

Eu senti saudade de tudo e de todos. E o livro não é sobre o meu tudo e meus todos, mas é através da lente de tudo e do único de Elio que eu vi minhas dores refletidas. As minhas saudades foram contadas pra mim por um estranho, ainda não se passaram vinte anos pra mim, mas Elio me fez reconhecer o caminho com as migalhas que deixou.

"Vinte anos atrás foi ontem, e ontem foi esta manhã, e esta manhã parecia a anos-luz de distância. — Sou como você — disse ele. — Eu me lembro de tudo."

Foi a primeira vez que eu li a ultima palavra de um livro e imediatamente queria estar de novo no começo. Não canso da jornada, posso fazer isso pra sempre.

Winnie Maggie Yse 20/03/2024

Se não tivesse o romance principal, seria muito bom
É legal você conhecer os personagens e até que é legal acompanhar os raciocínios do Elio, mas o romance principal além de ser pedófilo traz muitas cenas ?? tanto entre o Elio e o Oliver, tanto na cabeça do Elio(quase larguei por causa das coisas(...) que o Elio pensava). Mas sinceramente, acho que é bom as pessoas lerem para formarem sua própria opinião (se tiverem gostado do filme comprem o livro, e se não tiverem gostado leiam em PDF, igual eu)

Rony Diego 16/03/2024

O desejo muito bem definido
Gosto muito dessa história por conta do filme e me surpreendi por causa da forma como o desejo é descrito aqui no livro, principalmente algumas partes que são um prato cheio para a psicanálise.
O final diferente do final do filme também me pegou bastante. Não esperava esses reencontros...

Space_girl 15/03/2024

Um livro lindo, envolvente, intenso e poético. Uma obra fascinante que me prendeu do início ao fim, Foi incrível mergulhar nos pensamentos de Élio.

robbswife 15/03/2024

Intenso, nostálgico, desesperador, feliz.

Um dos melhores livros que li, escrita impecável, muitas vezes me vi sentindo exatamente o que Elio estava sentindo. Íntimo. Riquíssimo em detalhes, nunca desnecessários. Personagens magníficos, relações incomparáveis.
Se não depois, quando?

Gabriel 14/03/2024

Eu adorei!
Não tenho certeza se acho melhor que o filme, mas, mesmo assim, vale muito a leitura. Finalizei em 3 dias que, para mim, foi um tempo bem rápido.
A história é praticamente a mesma do filme, com poucas diferenças que só quem é muito fã, vai notar.

Nota 5/5 com certeza.