Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Kauann.Kalinski 23/01/2024

Sem dúvidas um livro que me traumatizou.
Trago aqui a opinião de um leitor adolescente que sonha em ter um grande amor, alguém que ame filosofia tanto quanto eu, leia os clássicos e se apaixone por seus ensinamentos sobre o humano e pela história.
Pois bem, acho que com esse pequeno detalhe sobre mim, você deve ter noção do impacto que o livro causou em mim, caso já tenha lido, pelo contrário sugiro que se prepare para um romance gay conturbado entre um adolescente e um escritor, datado na Itália dos anos 80. Saiba que é uma história que te fará repensar sobre amor e paixão, e vai te dar uma vontade muito grande de conhecer a Itália e... Comer pêssegos.

gabi.3 22/01/2024

Encontramos as estrelas, você e eu.
Esse livro vai me destruir todas as vezes. eu simplismente não consigo colocar em palavras tudo o que essa história me faz sentir, é impossível descrever... e parece que a cada releitura tudo só fica melhor, eu descubro mais detalhes e particularidades que eu não tinha notado antes e eu me apaixono ainda mais.
além da história em si ser emocionante, esse livro é extremamente bem escrito, é lindo, é poético. eu me identifiquei tanto em diversas partes, e a ambientação é tão maravilhosa que dava vontade de chorar, eu literalmente conseguia visualizar os lugares e parecia que eu realmente estava lá.
desejo, amor, amizade, paixão, dor e muita muita poesia. um favorito pra vida toda ?

samuel39 21/01/2024

Me chame pelo seu nome ?
Oliver é escritor vai que foi revisar seu manu escrito na casa de férias dos pais de Elio que acabam se apaixonando um pelo outro, o livro é narado pelo personagem principal , eu particurlamente gostei bastante do livro,um romance Gay perfeito que tem a leitura bem fluida com direitos a momentos picantes.... amei cada segundo do livro de André Cimar

lina 21/01/2024

Se não depois, quando?
Foi uma leitura conflituosa. ainda não tenho certeza se essa avaliação condiz bem com minha experiência, mas o ponto mais forte, que definitivamente foi o principal responsável por essas estrelas, é a escrita FODA do André Aciman. a narração sensível e fluída desse cara transformou uma história que seria mais esquisita do que já é em simplesmente arte. a combinação de referências a elementos históricos, literários, musicais, culturais, sensoriais e sexuais em cada página na minha opinião é a coisa mais foda e atraente desse livro. e a ambientação (verão em uma casa rica pra cacete em uma vila italiana meu deus!!!!!!!!) também impactou muuuito positivamente minha experiência.

quanto à história, não sei se gosto ou odeio. sinto que muita coisa não faz sentido e muita coisa não precisava existir nesse livro. pêssegos, por exemplo. gostei do final. estava gostando muito do começo mas a partir do momento que eles começaram a ficar juntos muita coisa desandou e o elio ficou cada vez mais maluco e tarado enquanto o oliver foi se revelando cada vez mais cuzao. esse casal tem seus momentos, não gosto nem desgosto totalmente deles. o oliver me incomodou MUITO e acho que a problemática de um relacionamento com grande diferença de idade foi muito bem retratada ? mesmo não sendo o foco do autor eu acho. de qualquer forma, foi uma leitura com qualidade narrativa mas história mediana. e se não fosse um casal homossexual não teria o menor brilho. fuckheterossexuais !!!!!

dudica. 18/01/2024

SOU INCAPAZ DE EXPLICAR O TANTO dE SENTIMENTOS QUE TIVE LENDO ISSO de verdade quero me matar na frente do autor alguem me ajuda
vale refeição 19/01/2024minha estante
me emociono com o coitado do pêssego, sofre tanto ?

lessalucass 18/01/2024

Um choque total
Eu não sei o que falar sobre esse livro mas a cada página que se passava eu ficava mais chocado ainda, teve momentos de felicidade, nojo, ódio, indignação e muito surto, enfim, várias emoções.
A escrita em si achei bem confusa, eu não sabia quem estava falando ou se estava realmente acontecendo algo ou se era só um pensamento, mas até que foi uma leitura boa.

Camila1856 17/01/2024

Nossa lembro que ha muito anos atras quando li esse livro eu chorei no final e sofri junto com o elio 🤬 #$%!& me senti um gay adolescente nao correspondido tambem

hannna 17/01/2024

Primeiro amor
O primeiro amor. O primeiro amor é sempre o mais difícil, nem sempre é o melhor, é complicado chegar nele e é mais complicado ainda sair dele. E é isso que acontece com o Elio.
A priori vi o Elio como alguém frívolo demais, ansioso, devoto demais. Parecia que ele não sentia nada pelo Oliver a não ser tesão, ele depositava toda sua idolatria no mesmo, e eu realmente como leitora o julguei inúmeras vezes. Mas quando foi se aproximando do final do livro eu finalmente caí em mim. Elio tem 17 anos; ele é um adolescente, tudo pra ele será intenso, e ele estava vivendo tudo aquilo pela primeira vez, então, é entendido o medo da relação, o medo da rejeição, a idolatria e toda intensidade que trouxe para aquela relação. Oliver foi seu primeiro amor, e continuou sendo por mais de 20 anos. Cheguei a conclusão de que esse livro não é sobre Elio e Oliver se apaixonando, é sobre Elio descobrindo e passando por seu primeiro amor.
A escrita de Aciman é extremamente poética, bela e gentil, por muitas vezes, imaginei que talvez fosse assim estar dentro dos pensamentos de Elio.

szactrl 17/01/2024

''Se você se lembra de tudo, eu quis dizer, e se realmente gosta de mim, então antes de ir embora amanhã, ou quando estiver prestes a fechar a porta do táxi e já tiver se despedido de todos os outros e não houver mais nada a ser dito nesta vida, então, só desta vez, vire para mim, ainda que de brincadeira, ou como um adendo que significaria tudo para mim, e, como fez naquela vez, olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome.''

junirou 17/01/2024

Envelhecendo mal?
Reli o temido Me chame pelo seu nome e perdi o encanto.

Me chame pelo seu nome atualmente é um livro bastante criticado e constantemente problematizado por aí, e pra ser honesto, hoje em dia eu não discordo e nem sou diverso perante isso. Mas querendo nós ou não a obra existe, e de todo modo, eu não a considero de todo ruim. Revi o filme também, só que o filme eu realmente não curto mais tanto assim, achei ele ok, acho que é principalmente por conta dos atores protagonistas, nenhum deles me descem.

Em geral, eu acho um livro muito bem escrito, e eu só reli e revi o filme, porque eu queria ter uma nova perspectiva sobre o mesmo e também porque tenho um leve interesse na continuação. Acredito que minha releitura mudou um pouco a minha visão do livro. Mas sinceramente, continuando achando um bonito romance de verão, eu amo essa ideia de viajar para Itália num verão de 1983 com o Elio, desbravar por seus devaneios e descobertas sobre si e a respeito de sua sexualidade ao lado do Oliver e da Marzia. Sempre vou achar isso tudo fascinante, muito bem escrito, sincero e bonito. Élio é um personagem muito bem desenvolvido, ele é assustadoramente jovem, real. Ele tem um lugar no meu coração literário desde a primeira vez que li e vi o filme.

Enfim, não sei se recomendo o livro nos dias de hoje, mas vale a pena a experiência.

P.S: Estou cogitando ler a continuação.

bruno 17/01/2024minha estante
perdi a vontade de ler a continuação quando descobri que é sua perspectiva do pai do elio quando ele se relaciona com uma mulher mais jovem

junirou 17/01/2024minha estante
eu tenho curiosidade pq o outros personagens vão retornar na história tb

mirai0 28/01/2024minha estante
o problema do livro eu acho que não é nem a idade em si (nunca cheguei a reler mas me lembro bem), porque adolescentes tendem a se apaixonar por pessoas mais velhas. acho que é mais a questão sexual corporal entre um tonhao e um QUASE adulto ? e o fato do oliver se eu nao me enganar já ter mulher, é isso mesmo? o que torna meio paia pra mim porque o Oliver sabia muito bem o que tava fazendo, o Elio apesar de saber que ele iria embora um dia, não. Foi mal nao consigo gostar mais apesar da boa escrita

junirou 28/01/2024minha estante
eu entendo você miraii, realmente, tudo isso é muito válido. por isso que eu sou mais fã de deixar o livro cair no esquecimento, principalmente, pq as pessoas criticam não só o livro como quem gosta e eu acho isso chato demais. ?

mirai0 28/01/2024minha estante
acho que vem mais de observar os pontos importantes e tal e reconhecer que a obra é "problemática". então dá pra você gostar da escrita por exemplo e não gostar da história

junirou 28/01/2024minha estante
isso é verdade!

Jujupter 17/01/2024

Talvez depois.
Acho que, a história deles foi maior doque qualquer outra coisa nesse livro, ele tenta fazer o leitor pensar nas emoções mas oque mais queremos é que as emoções ardentes de um jovem de 17 anos sejam exploradas. Sei de todas as problematicas desse livro mas n podia ficar sem saber a real história do Elio e do Olivier, e agora que eu sei, vou levar eles cmg também.

Vinicius39 16/01/2024

UM ESPETÁCULO
Juro, esse livro é MUITO bom. é inexplicável a experiência que você tem lendo esse livro, principalmente o final, o final é emocionante. esse livro me fez querer ir pra Itália e Roma só pra me sentir como o Élio.
A melhor coisa foi o Élio achando que o Oliver era de um jeito meio rodado sendo que na verdade ele mesmo era daquele jeito que ele odiava do Oliver E EU AMEI ISSO, porque muita das vezes a gente olha pra uma pessoa, critica e na verdade a gente é exatamente igual ou até mesmo pior.
esse livro vai estar no meu coração pra sempre ?