Me chame pelo seu nome

Emme, o Fernando 26/01/2018

Um livro avassalador!
Opinião sem spoilers
***********************************************

Por alguns dias eu fui Elio...
Por alguns dias eu fui um adolescente de 17 anos em algum lugar da Riviera italiana...
Por alguns dias eu fui apaixonado por um homem chamado Oliver...
Por alguns dias nós nos amamos e ele me mostrou toda alegria e toda a dor que é possível sentir....
Ele é mais eu do que eu mesmo !!!

Essa é a mágica desse livro: ele não te conta uma história, ele faz você vivê-la.

O modo como a história é construída produz esse efeito de identificação entre protagonista e leitor.... (não importa seu sexo, sua orientação...)

O leitor é sugado (literalmente feito refém) para o ponto de vista de um adolescente de 17 anos chamado Elio, que ao passar as férias de verão na casa dos pais na Riviera Italiana, conhece um jovem filósofo chamado Oliver, de 24 anos, que chega para se hospedar lá.

A primeira parte é uma ode à literatura da paixão. É como se o autor tivesse anatomizado o cérebro de uma pessoa apaixonada e tivesse colocado no texto cada mínimo detalhe de seus pensamentos, aflições, inseguranças, medos, tormentos, pequenas alegrias e loucuras insanas.

O leitor se identifica porque qualquer um que já tenha se apaixonado na adolescência por alguém que parecia absolutamente inacessível vai compreender perfeitamente a verdade estarrecedora de cada minúcia, a aflição em querer ser visto e notado, mas não fazer a menor ideia de como...

O leitor é cativado pelo único ponto de vista do livro, o de Elio. Você quer viver o que é narrado! É quase uma angústia. Você começa a sentir o que apenas os melhores autores conseguem fazer: você começa a sentir o que o protagonista sente.

É literatura da mais alta qualidade, tecida com um cuidado exemplar com as escolha de cada palavra, com a construção de cada período, cada parágrafo.

Há algumas soluções maravilhosas para a narrativa. No momento em que Elio conversa com Oliver para lhe contar tudo que sente, eu fiquei literalmente me mordendo para saber como ele conduziria o diálogo e ficou perfeito, nenhuma palavra desnecessária, nenhuma fora do lugar.

A partir da página cem, começa a ficar cada vez mais claro para o leitor que o narrador em primeira pessoa não é nada confiável. Não por ser desonesto, mas simplesmente por estar perdidamente apaixonado. O leitor vai aos poucos percebendo que as conclusões a que ele chega não são nada confiáveis; a percepção do narrador está completamente distorcida pelos sentimentos contraditórios do desejo. Portanto, qualquer conclusão que o leitor possa tirar do comportamento de Oliver pode ser muito equivocada, mas aí já é tarde, pois o leitor já está tão envolvido que se deixa levar.

Esse é o grande trabalho que Elio e nós leitores temos durante a leitura: descobrir quem o Elio é, o que ele deseja e o que Oliver deseja. Como o leitor só tem a perspectiva do Elio, não é uma tarefa fácil entender a razões de tudo que acontece.

Algumas coisas de que eu não gostei:

- O envolvimento do Elio com uma amiga dele: Elio passa da categoria de amante apaixonado para categoria de adolescente mimado e caprichoso (ele vai acabar magoando-a). Mas é necessário entender que isso faz parte da personalidade dele: impulsivo, nunca nega o desejo, pelo contrário, segue o desejo sem qualquer reflexão (ele está se descobrindo).

- A ideia quase escatológica de identidade entre os corpos: o autor segue a ideia de uma intimidade máxima entre os dois e cria uma cena escatológica (a cena do "Deixa eu ver" em Roma). Eu pessoalmente prefiro a sabedoria dos antigos: sempre deve haver uma certa distancia, me identificar com o outro em um grau máximo não significa me fundir ao outro em um nível escatológico.

- Na ânsia de criar personagens não estereotipados, o autor cria personagens que são homens, se comportam como homens héteros, se interessam por mulheres e quase que por um acaso do destino vivem um amor.

Mas tudo é perdoável em relação a um livro tão magnífico, tão bem escrito. Uma narrativa poderosa que te envolve em um grau máximo.

A partir do momento em que os laços se estreitam e os dois se envolvem sexualmente começa um show de fantasia erótica. Seria muito fácil para o autor cair em um monte de clichês, em fantasias batidas, mas de novo, o autor não decepciona. É um jogo erótico muito bem construído e na verdade, até quase o final o livro é muito sensual: a imagem do verão na Itália, dos corpos com bastante pele a mostra, o suco de damasco, os pêssegos maduros, o sexo à tarde e na praia....

Uma das características mais interessantes do livro é essa constante avaliação que Elio faz sobre quem ele é, o que ele realmente deseja e o que Oliver deseja. Por isso o tema central do livro talvez seja realmente o reconhecimento da própria identidade.

Filme: a cena escatológica não é mostrada no filme e a grande cena do pêssego é cortada ao meio tendo uma solução totalmente diferente. A cena do pêssego tem uma carga emocional enorme no livro, no filme, censurada, ela não tem sentido.

O filme todo é muito bonito, mas muito menos POTENTE que o livro, pois parece mais preocupado em não mostrar demais ou não mostrar nada que choque muito as pessoas. O filme é menos melancólico, pois termina antes da época em que o livro termina. Além disso, as paisagens luxuriantes do norte da Itália (?) aparecem com um fotografia, na minha opinião, meio apagada. Esperava algo mais exuberante do filme!

Há uma cena no filme que faz falta no livro: o Elio pedindo para a mãe dele ir buscá-lo depois da viagem (quem já passou por isso sabe, é como ser engolido por um oceano).

Eu amei o filme por não ter esquecido de nenhum detalhe, mas não se trata de um "amor de verão" (para saber por que, só lendo o livro e seu final).

“Mystery of Love” do Sufjan Stevens é a música mais que perfeita para essa história!

Opinião com spoilers
***********************************************

Após fazer o leitor se identificar com a paixão de Elio, depois com seus desejos e impulsos, depois com seu amor correspondido, vem a separação e um lapso de tempo ABSURDAMENTE MELANCÓLICO.

É melancólico porque eles se separam por muito tempo, de forma quase absoluta e a morte de alguns personagens desperta no leitor um sentimento de tristeza: o tempo passou, algumas pessoas morreram e naturalmente o leitor chora.... Eu chorei compulsivamente....

> É legal perceber nas cenas de sexo do filme, que as cenas em que o Elio faz sexo com a Marzia, há sempre um enorme VAZIO ao redor do casal... Já nas cenas em que o Elio faz sexo com Oliver, os corpos preenchem TODA a cena, são maiores que a cena ....

Embora o autor diga em entrevista que "amor" é a melhor palavra para descrever o livro, eu creio que seja um livro sobre o desejo, mais do que sobre o amor. Sobre duas pessoas que não conseguiram ir além do desejo.

Oliver tem um temperamento típico do estereótipo dos norte europeus e norte americanos: é mais frio, esconde mais facilmente o que sente, internaliza aquilo que sente, é mental, reflexivo ...

Elio é o oposto: o estereótipo latino: impulsivo, intenso, inconstante, acaba deixando muito evidente aquilo que ele quer e aquilo que ele deseja sem muita reflexão:

"Encostou meu corpo contra a parede e começou a me beijar, pressionando o quadril no meu, seus braços quase me tirando do chão. Meus olhos estavam fechados, mas percebi que ele parou de me beijar para olhar em volta; pessoas poderiam estar passando. Eu não quis olhar. Ele que se preocupasse com isso...." (pág. 237/238)

Enquanto Elio não nega a paixão e se entrega de corpo e alma ao desejo, Oliver faz o contrário, ele inibe o desejo sempre que possível, internaliza, introjeta os sentimentos, reflete....

Devido ao facto de a narrativa ser em primeira pessoa, o leitor nunca fica sabendo os reais motivos das atitudes de Oliver. O leitor conhece apenas indiretamente o temperamento dele.

Mas não há motivos objetivos fortes (penso eu) para que eles não fiquem juntos.

> A profissão não é motivo: ele é filósofo, na academia e nos círculos intelectuais ninguém está interessado se a pessoa dorme com homens ou mulheres. Relembre as passagens em que os dois estão no círculo de poetas e o narrador/autor deixa claro que ninguém está muito interessado nisso. Se ele fosse advogado, médico, talvez a preocupação fosse válida;

> A diferença de idade também não é um empecilho tão grande quanto o livro tenta mostrar. Não é preciso ser muito inteligente para perceber que diferenças pequenas de idade entre pessoas mais novas são significativas, mas diferenças de idade entre pessoas mais maduras não são.

Há casais em que, mesmo diferenças de 10 anos ou mais se tornam insignificantes. Os dois se tornam tão parecidos com o passar do tempo que às vez nem é possível dizer quem é o mais velho e quem é o mais novo.

E desde quando diferença de idade é empecilho para alguém nesse mundo?

> Oliver não precisa escolher uma entre as duas coisas: poderia ter se casado enquanto Elio se formava e os dois poderiam voltar a se envolver alguns poucos anos depois (como muitos apaixonados fazem!)...

O mais provável é que Oliver escolha uma vida para o olhar do outro, o olhar do pai (que é intolerante), o olhar da sociedade, em detrimento do próprio desejo.

Afastar-se de alguém com quem se tem tamanha identificação de forma permanente, é no mínimo covardia.

Se há uma identificação no nível em que eles se identificam um com o outro, é natural que haja uma necessidade de manter o outro ao redor de si.

O Oliver acaba sendo um covarde!

Ocorre que a paixão sempre se dá pelo reconhecimento no outro de algo que há em nós mesmos. Desejar o outro é desejar ao mesmo tempo TER o outro e SER o outro:

"Eu queria muito que meus ombros fossem como os de Oliver. assim talvez eu não os desejasse. ... Eu queria ser como ele? Eu queria ser ele? Ou só queria tê-lo? Ou 'ser' e 'ter' são verbos imprecisos no emaranhado do desejo, em que ter o corpo do outro para tocar e ser o outro que desejamos tocar são a mesma coisa, apenas margens opostoas de um rio que passa de nós a ele, volta a nós e a ele novamente, em um ciclo sem fim em que as cavidades do coração, como as armadilhas do desejo, os buracos de minhoca do tempo e as gavetas de fundo falso a que chamamos identidade compartilham uma lógica sedutora, segundo a qual a distância mais curta entre a vida real e aq não vivida, entre nós e o que queremos, é uma escada em caracol projetada com a crueldade impiedosa de M.C. Escher. Quando separam nós dois, Oliver?..." (pág. 81/82)

POR ISSO ELES SE APAIXONAM E SE IDENTIFICAM TANTO UM COM O OUTRO.... eles vivem através do outro o que eles não conseguem sozinhos: Oliver se entregar ao desejo, Elio, saber conduzir o desejo....

É trágico, é muito triste, mas a tragédia se dá por escolha, não por imposição... Oliver escolhe não ir além do desejo e joga fora tudo que eles poderiam ter sido e construído juntos.

Principalmente se a gente lembra que esse desejo não vem apenas de atração física, mas uma identificação em vários níveis, principalmente INTELECTUAL.

Mas Oliver escolhe não viver esse amor (escolhe viver como um ator interpretando uma outra pessoa que ele não é). Como se eles pudessem simplesmente ignorar o desejo que sentem e viver, como Oliver diz, uma vida paralela.

Minha experiência de vida diz que isso não está ao alcance dos seres humanos: não dá para ignorar o desejo como se fosse um interruptor liga e desliga e viver essa vida paralela como se nada tivesse existido (a pessoa fecha a porta e ele sai pela janela...).

Ignorando que existe alguém lá fora no mundo "mais eu do que eu mesmo"....

Essa talvez seja a incoerência mais grave.

Eu particularmente acredito em uma dimensão TRÁGICA desse tipo de amor com essa identificação em vários níveis (Cor Cordium). Nenhuma vida paralela é possível diante de tal nível de identificação.

O que faz o romance ser um tanto incoerente: Gostaria muito de saber como alguém que se lembra dos detalhes de uma experiência há vinte anos, não tem a coragem de viver um amor tão irresistível e intenso como esse. É quase sobrenatural !!!

O facto de o autor, de acordo com entrevistas, originalmente ter tido vontade de "apenas fazer um romance na Norte da Itália devido a férias frustradas" talvez explique algumas incoerências... E qualquer busca por coerências serão sempre frustradas, pois não houve uma preocupação real com isso (o autor justifica o facto de o leitor não ter notícia do que se passa no mundo ao redor dos personagens dizendo que o romance é "interno"...seja lá o que isso signifique...)... .

Estamos falando de um texto marcante, mas não de um Henry James (óbvio), por exemplo, em que várias hipóteses interpretativas podem ser seguidas até a formação de quadros coerentes e igualmente válidos da realidade sugerida no texto. Nesse caso, talvez essas linhas interpretativas se desfaçam no ar em incoerências inconvenientes, o que torna o texto mais plástico, mais gráfico e menos verossímil.

Depois de ler o livro eu fiquei me perguntando afinal por que esse livro é tão triste? Por que ele me toca de forma tão profunda?

Talvez porque eu não entenda e não aceite que depois de um relacionamento tão íntimo os dois se separem totalmente durante tanto tempo (20 anos).... O que significa ser "Cor Cordium" de alguém, se esse alguém vai embora e se casa com outra pessoa? Mesmo que eles não mantivessem um relacionamento íntimo (sexualmente), por que não mantiveram a amizade durante esse tempo todo?

Isso é o que mais incomoda e é o mais difícil de aceitar: nem mesmo a amizade !!!

Você pode achar que tudo isso não passa de confabulações racionais, mas se eu estou errado, qual a diferença entre um amor verdadeiro e um estranho qualquer na rua???

Tudo faz mais sentido agora, Oliver tem medo até de abraçar Elio quando conta a ele que vai se casar, e mesmo mais de uma década depois ele tem medo de tomar uma bebida com Elio quando os dois se reencontram. Oliver não pode manter sequer a amizade porque a memória de tudo ainda persiste e ele tem medo do que ainda sente por Elio. Só 20 anos depois eles conseguem se reencontrar no verão de 2003. Oliver fugiu de seu desejo por Elio por 20 anos.

Oliver afasta Elio de sua vida como a castelã que manda matar o amante depois da primeira noite juntos, para que ele não conte nada a ninguém, mas principalmente para que não volte a desejá-lo mais uma vez....(pág. 167)

Eles têm tudo que a maioria de nós talvez nunca conheça: uma atração física que perdura por todos esses anos, uma atração intelectual, uma identificação em vários níveis.

Mas eles estão próximos de novo, agora.... e vivos.... Como Ulisses, 20 anos depois ele está de volta!

Algum ser humano consegue fugir ao desejo para sempre?

Por esse ponto de vista, o final pode ser mais aberto do que parece... e quem sabe vinte anos depois não seja a hora certa para que os dois possam ir além do desejo um pelo outro! Eu prefiro acreditar que sim, pelo menos para me consolar um pouco do desespero que eu senti ao terminar de ler o livro....

* Não é necessário interpretar a filosofia de Heráclito do livro e do filme de forma tão melancólica achando que, se tudo muda, então tudo chega ao fim e pronto (dando um prazo de validade para todo amor). A filosofia de Heráclito, aliás como bem mostra o filme, diz que algumas coisas para continuarem as mesmas, precisam mudar.

É possível amar alguém para vida inteira? Sim e Não. Sim, porque você não é mais o mesmo e, portanto, o amor pode se renovar sempre. Não porque você não é mais o mesmo e, portanto, o amor acaba.... Não é isso que define se o amor vai persistir ou não. Para mim não se trata de um "amor de verão"....
Thiago 14/02/2018minha estante
que linda sua resenha!! me senti assim também

Emme, o Fernando 16/02/2018minha estante
Eu terminei de ler esse livro em uma sexta-feira no trabalho e eu quase morri de tanto desespero, melancolia, choro... Minha colega de trabalho até perguntou o que tinha acontecido, se alguém tinha morrido kkk

Raul 09/03/2018minha estante
Fico feliz por nao ter sido a unico que senti um pouco de desespero ao terminar de ler o livro. Na verdade ainda o estou processando. Mas suas palavras é exatamente como me senti. Ótima resenha!

Claudia 18/03/2018minha estante
Obrigada!!!!..muito obrigada pela resenha tão rica em detalhes...vc me ajudo a fechar alguns raciocinios que ficaram no ar depois de ter lido duas vezes o livro....ao ler senti como se tivese a oportunidade de analizar esta historia, agradeço muito.
Muito obrigada de novo ?

Gabriela.Ribeiro 16/05/2018minha estante
Gostei demais da sua resenha, porque senti esse seu mesmo desespero, rs. Vi o filme, amei e procurei o livro. Ainda não superei o final dessa história. Fico repassando diversos momentos na minha cabeça e tanto o livro quanto o filme abordam temas poderosos. Fala sobre amadurecimento, desejo, conformismo, amor. Chorei demais lendo e vendo o filme por causa dos personagens em si, mas agora fico chorando porque to analisando a minha própria vida com outra perspectiva. Estou num processo de aceitação dessa história e sua resenha veio num ótimo momento!

Bernardo.Baethgen 08/06/2018minha estante
bem, eu acho que é possível amar alguém assim, sim. de acordo com a personalidade e a experiência ou falta de da pessoa. elio é um garoto timido. e mesmo depois de uma entrega física assim tão direta e something like hot, elio continua um garoto puro. justamente é essa a pureza com que ele se entrega a oliver. para o personagem elio, ele está apaixonado e pronto. oliver é o salvador, o pery, romeo, lohengrin, edgardo - lucia di larmmermoor - e andrea chénier. elio me faz ouvir tambem puccini, la boheme e madama butterfly ( a insensibilidade de oliver é digna da de pinkerton); elio concebe a relação com oliver como "um romance para o resto da vida", uma la boheme sem fim. ate que a realidade - ou talvez o destino - bate à porta (beethoven?) oliver não tem um pingo de hesitação em deixar elio, um elo, um fardo do qual já esta cansado. butterfly teve a alternativa do harakiri, imposto pelo codigo da sociedade japonesa. elio está livre para continuar vivendo. com dor, sentindo-se só e arrasado.

Douglas 10/07/2018minha estante
Gostei muito da tua resenha!!!
Terminei de ler ontem à noite e fiquei bem melancólico ou até mesmo triste depois do final do livro. Eu não esperava que o autor fosse tratar daqueles 20 anos de afastamento e os fatos deste período, mas sim que haveria uma cena final de despedida, um choro ali e outro lá, talvez se fosse assim, poderia ser mais fácil de lidar, pois a imaginação poderia nutrir uma ideia de reencontro próximo que não estivesse escrito no livro.

Massi 26/07/2018minha estante
É justamente por eles terem tido um relacionamento tão íntimo e intenso que eles não podem ser apenas amigos! O afastamento é mais que compreensível, no meu ponto de vista.

Amanda Barboza 27/05/2019minha estante
Amei sua resenha, acabei de assistir o filme e agora so me deu mais vontade de ler o livro.

Fernando 01/06/2019minha estante
Livro espetacular, sem comentários! Terminei em dois dias e já conhecia a história, pois assisti o filme antes de ler o livro. O poder que o livro tem em fazer você se sentir como o próprio Elio é inexplicável. Acho que todos concordamos que o choro é inevitável, mas o sentimento não é de tristeza, mas uma melancolia tão profunda que eu fiquei 2 dias sem conseguir trabalhar direito. É como se alguém muito querido tivesse morrido.

Elis 19/02/2020minha estante
É tão bom encontrar alguém que tenha sentido a mesma coisa na leitura de um livro! É realmente uma história avassaladora! Obrigada pela resenha!

Gorette 15/03/2020minha estante
Estou vivendo o livro também. Mas, não estou com a impressão triste que você teve, nem todos os amores nasceram pra ser eternos , nasceram pra ser apenas amores pelo tempo que durarem até um verão. Não acabei o livro ainda. Vi o filme então acho que seu o final.

Braitete 26/03/2020minha estante
Você leu minha mente e escreveu tudo que não consegui colocar em palavras.

@carolcdlc 18/07/2020minha estante
Nossa, falou tudo!
Me senti o proprio Elio enquanto lia!
Quando acabei já fui rapidamente ver o filme, que também amei!
A história é realmente muito boa e cativante!

Ericka 09/08/2020minha estante
Amei a resenha!!!! Estou impactada por esse livro e ele literalmente me prende.

26/08/2020minha estante
Acabei de ler o livro e não curti absolutamente nada dele. Escrita muito redundante e a história apesar de muitos ficarem encantados, não me cativou em nada. Poderia ter sido muito melhor!

Leodiogo 26/11/2020minha estante
Mds q lindo, amei

Sthefany148 27/01/2021minha estante
Poético em todas as páginas, mas achei q romantizaram mt a pedofilia entre os protagonistas

Giovana 05/03/2021minha estante
chorei muito e senti a tristeza e melancolia q vc relatou, esse livro me pegou de um jeito. quero muito reler um dia, depois que eu tiver superado kkkk

buttercup 24/03/2021minha estante
caraca que coisas maravilhosas que você escreveu, e jeito....
eu estava precisando de alguém que me compreendesse em muitas coisas como vc, e fazer as msms perguntas, pq eu fiquei tão melancolia dps? pq esse livro me afetou tanto? ele foi muito intenso, caraca uau, vc falou coisas que estava na minha mente mas não soube me expressar e nem para quem fazer isso. não entendo muito o fato de alguém não ser cativado pelo livro e pela história, parece que eu me apaixonei pelo oliver junto com elio do tanto que foi real

alex 02/05/2021minha estante
A resenha mais emocionante que já li. E como uma grande fã da obra é lindo ver alguém que conseguiu sentir muitas coisas que senti quando li a tal. Só posso dizer obrigada!

Iarlys 25/05/2021minha estante
Amo tanto esse livro!
Amei sua resenha. Você foi perfeito em tudo o que disse.

Só Paula 11/07/2021minha estante
a resenha mais maravilhosa que eu já li! Sou apaixonada pelo livro

Pantera 15/01/2022minha estante
Odeios essas resenhas, mas a sua... (Uuu)

Cristhian.Gomes 03/02/2022minha estante
Eu li o livro em um dia e, de fato, como você disse, foi uma imersão enorme. O resultado foi que eu terminei a história no chão da varanda chorando de soluçar e abraçado aos cachorros. Foi realmente avassalador, me senti extremamente melancólico. Faz alguns dias que li e, agora, após ver sua resenha, já começo a sentir um aperto no peito novamente. Quem sentiu sabe o quanto esse livro pode mexer com a gente. Acho que não superei ainda.

Luiz.Henrique 16/03/2022minha estante
fiquei com preguiça de ler kkkkkkk mas é sobre isso

Iarlys 16/03/2022minha estante
Luiz kkkkkkkk

Kaktus 27/03/2022minha estante
Que resenha maravilhosa!! Que delícia, que uso de palavras tão expressivas. É delicioso ver que identificou a obra de forma tão rica, eu estou assustada! Amo essa obra, amo o filme como igualmente amo o livro, são duas sensações diferentes, mas similares. Você voltou muito para o psicológico, as incertezas e a metodologia que o livro usou, mas não podemos esquecer da referência direta que a obra faz aos gregos, ás estátuas, às relações gregas da antiguidade (mais o filme do que o livro, e isso deixou tudo mais gostoso.) Mais uma vez, resenha magnífica! Parabéns.

Lua 19/08/2022minha estante
Ainda tô bem no início, mas estou um tanto surpresa pela capacidade do autor de criar um personagem como o Elio, único, muito observador e retratando tão bem a juventude no personagem diante das experiências que a vida lhe proporciona. Me encontrei no personagem, pois o trabalho com a mente é algo que faço muita das vezes, e o sentimento tão avassalador que ele tem pelo o Oliver, céus, é impossível eu não me enxergar nessa situação com alguém que admiro, mas pela ironia da vida sou obrigada a calar-me dos meus sentimentos. O ponto chave é a total admiração que Elio teve desde o primeiro momento que pôs os olhos em Oliver. É lindo.

I.m.melo´s 02/09/2022minha estante
Obrigada por esta resenha, obrigada pela melhor resenha que eu já li em toda minha vida, eu me identifiquei tanto com sua resenha pq vc falo oq eu senti ao ler o livro, vc falo sobre os mesmo questionamentos que tive enquanto li, e realmente oq dói mais e saber que não foi um simples romance de verão pq de fato não foi um romance de verão foi muito mais que isso, dói também saber que eles não terminam juntos e dói saber que nós meros mortais provavelmente não iremos ter um romance da mesma forma deles pq o deles foi verdadeiro só que nao terminam juntos dói o se dói

Iarlys 02/09/2022minha estante
Iasmin, suas palavras me encheram os olhos de lágrimas.
Realmente, dói e muito.

I.m.melo´s 04/09/2022minha estante
Fico contente em saber que vc se emociono com minhas palavras, enquanto eu as escrevia também me emocionei muito, pela dor, por saber que se dependesse do Elio eles iriam até o fim juntos e por saber da covardia do Oliver, que com todo os acontecimentos deixo tudo de lado, deixo de viver o seus sentimentos mais puros e verdadeiros

Iarlys 04/09/2022minha estante
??

Aísha 21/10/2022minha estante
Exatamente o que disse quando li há muitos anos. Após terminar, senti que durante meses, parte de mim ainda era Elio; ele habitava um lado do meu coração e teimou em sair de mim. Foram de fato meses para que eu parasse de sentir saudade; saudade do Oliver, saudade daquele verão, saudade da riviera. O Aciman fez de mim parte Elio, fez eu sentir os mesmos sentimentos, ter as mesmas dúvidas, os mesmos medos, e fora difícil demais deixar ele para trás. Por muito não conseguia aceitar que não estava mais lá, vivendo dentro do corpo dele, e nesse ano nunca senti uma ressaca literária tão forte... Levei tempo para lavar minha alma, e me desintoxicar da parte Elio que vivia dentro de mim. Digo sempre que a escrita do Aciman é uma completa, porém bela, armadilha. Não apenas impecável; profunda, poética e deliciosa, mas extremamente traiçoeira, perigosa e muito inteligente, pois uma vez que você o deixa te sugar para dentro, nunca mais conseguirá esquecer tal experiência. Até hoje, às vezes sinto que nunca mais irei ter essa sensação novamente, em outra obra, ou que nada é bom o suficiente agora, que senti tamanho poder/qualidade literária. Minha inspiração e maior exemplo de escrita sempre será a dele.

Fernanda.Kauanny 20/11/2022minha estante
Uma perfeita obra de arte que nos faz sentir na pele emoções nuas e cruas

Camila1856 13/01/2023minha estante
Nunca li uma resenha tão grande e tão bem escrita! Rica de detalhes e informações cruciais.

Camila1856 13/01/2023minha estante

carla264 29/01/2023minha estante
onde faço para ler

Jessy.Ackerman 14/03/2023minha estante
Nossa eu tô arrasada.

Matheus861 03/07/2023minha estante
Eu assisti ao filme antes de ler livro, uma coisa q sempre me pegou foi o fato do Oliver embarcar no trem sem sequer olhar pra trás. No parágrafo final do livro qdo o Elio praticamente implora pro Oliver olhas pra trás, ainda q por fingimento, isso acabou comigo ?

Isabella Vitória 31/07/2023minha estante
Que resenha magnífica, meu deus

thesillas 17/09/2023minha estante
caralho que resenha perfeita

Gabss_ 30/01/2024minha estante
Simplesmente me afoguei na sua resenha, se eu já estava com vontade de ler o livro, agora vou roer as unhas de ansiedade. Enfim, resenha perfeita, e, avassaladora.?

Alanna48 15/02/2024minha estante
O que mais me marcou no livro foi o fato de saber que aqueles pensamentos são reias, que o autor realmente passou por aquilo e que cada dor, angústia, indenização, cada pensamento retratado no livro foi real.

Acho incrível a forma como a obra prende a gente, tão intenso a forma como ele representa a auto sabotagem adolescente, a forma como mostra que temos uma impureza tão pura, sou suspeita pra falar sobre o livro já que realmente me vi como Elio, durante cada página do livro, até o final me senti dentro do corpo de Elio, sentindo o que ele sentia, pensando o que ele pensava, eu não era só uma leitora, eu era o Elio, e fui ele durante seis dias, se gritassem Elio eu era capaz de responder em nome dele.

É assustador ver como o desejo de ter alguém, pode se tornar paixão e a paixão pode SIM se tornar amor, estranho como duas pessoas podem se gostar intensamente mas de formas tão diferentes, acho que esse livro sempre vai me marcar e sempre vai estar na minha listinha de favoritos, se você tá se perguntando se vale a pena, na minha opinião, vale simmmm.

moana071 07/03/2022

maior decepção literária
é péssimo, horrível, um livro HORROROSO. não dou menos estrelas pq NÃO DÁ. eu só não abandonei pq tá na minha lista de ?18 livros antes dos 18?, mas fora isso?
o livro é horrível, lento, não anda, uma escrita horrorosa, os diálogos mal divididos (pelo menos na versão que li). pulei várias páginas e a história continuava NO MESMO LUGAR e na mesma chatisse. foi uma tortura me forçar a ler até o fim. TANTAS passagens PROBLEMÁTICAS, que não caberiam em um simples texto de resenha do skoob, que não me deixam entender o PORQUÊ desse livro ser tão aclamado.
a cena do pêssego é bizarra, a cena do cocô é tão sem noção, a obsessão do elio pelo oliver é tão nojenta ao ponto de ele desejar que o Oliver fosse cadeirante e assim, ele poderia ser ?superior? (sim, essa foi a palavra usada) a ele?
ele se esfregando nu na cama do outro, ele LAMBENDO o short do garoto, ele desejando cada coisa, ele falando cada coisa, ele é totalmente obcecado e esse livro me deu um nojo que não sou capaz de descrever.
é um livro horrível e nojento em todos os sentidos.
todo mundo sempre fala bem desse livro e eu estava TÃO empolgada pra ler e já posso afirmar que foi minha maior decepção literária do ano, quiçá da vida. Eu realmente tinha muita expectativa e esperava tudo menos isso.
Paty 07/03/2022minha estante
Dps dessa acho q nunca vou ler esse livro

Dri 07/03/2022minha estante
Também acho sem noção e nojento.

Maria4959 07/03/2022minha estante
E vamos de jamais ler esse livro!! ? Mais amg uma dúvida, que cena é essa do ??! ??

nomedepassaro 07/03/2022minha estante
Sempre fiquei receoso de ler porque achei o filme extremamente "meh", e depois dessa resenha eu vou passar longe HAHAHAHAHA

Bellesbooks 07/03/2022minha estante
Tbm foi uma decepção para mim, ele só vive no mundo da lua, agora não achei mal escrito. Que cena é essa do côco? Não me lembro.

olha sua dm

moana071 07/03/2022minha estante
ai gente de nada kkkkkk e pior é que fui olhar as resenhas e foi difícil achar UMA resenha negativa. fiquei chocada

moana071 07/03/2022minha estante
a cena do cocô é aquela na viagem de roma que elio pede pra olhar o do oliver e dps o oliver fica com a mão da barriga dele ENQUANTO ele faz cocô e o autor romantiza isso tipo ?ain agr ele sabe tudo de mim, não tenho nada a esconder e n sei oq? sendo q na vdd só é bizarro (e nojento)

Aísha 28/03/2022minha estante
Dá pra ver que ninguém entendeu nada do livro, senhor kkk A escrita é pura poesia; não é lenta e arrastada, é minuciosa e cheia de metáforas. É sobre mergulhar em cada olhar de 4 páginas, notar-se meio louco sobre seu primeiro amor, sobre amar tanto alguém que não conseguir entender como pode querer colocá-lo acima de si. Além das cenas consideradas "estranhas/nojentas", mostram uma relação tão íntima, um amor tão nu e cru, que não há essas barreiras vergonhosas que a sociedade criou. Dá pra perceber que ninguém aqui tem a mente fora da caixinha em que foram ensinados a viver; e isso inclui situações bobas fora desses exemplos, como achar que causa vergonha coisas naturais da vida, das fases, das idades, dos problemas, doenças, etc. "Esse livro é intensidade em forma de poesia", como disse uma vez uma influencer, que infelizmente, não lembro o nome.

moana071 28/03/2022minha estante
para moça, o livro é horrível. n vem justificar bizarrice com poesia não pq lamber o short de alguém, se esfregar nu na cama de alguém (q vc n tem a menor intimidade) e dizer q quer q ele seja cadeirante pra vc ser superior n tem nada de poético, apenas problemático.

Aísha 28/03/2022minha estante
As professoras de português choram com a interpretação de texto dos jovens brasileiros kk bom, sei que não mudarei sua opinião, e não tentei em momento algum fazer isso; sua experiência cabe apenas a você, e tudo bem. Apenar comentei para que as pessoas que não leram ainda, pudessem dar essa chance, e tirar suas próprias conclusões. Muitas ficaram apavoradas e nem ao menos deram a oportunidade, apenas. Fique bem?

luc 02/05/2022minha estante
você é uma garota, jamais vai entender como dois homens se relacionam sexualmente. o negócio do pêssego, o elio cheirando o short do oliver, você deitar na cama de alguém para sentir o cheiro da pessoa, isso é só as pessoas usando de outros artifícios para instigar a imaginação, e na real é bem natural.

Luccal1 09/10/2022

Que livro ruim
Sério foi odio do início ao fim, eu odiei tanto o protagonista que não consigo colocar em palavras. Ele enrolou tanto que eu queria que ele levasse um pé na bunda. O romance é muito bleh, além de extremamente problemático mas nada se compara AO PÊSSEGO. Extremamente desnecessário, quase vomitei e sinceramente li até o final esperando alguma redenção mas o final é tão ruim quanto o resto do livro. Não dá, se isso é representatividade não precisa não.
hey, it's ju 09/10/2022minha estante
nem terminei o livro e concordo plenamente com você!

gyovanna.wincheste 09/10/2022minha estante
mas essa é a mágica desse livro, a relação que o autor constrói entre eles tem camadas, vai se desenvolvendo aos poucos que é como uma relação de verdade da vida real funciona, é devagar e dependendo dos seus conflitos internos é mais lenta ainda, acho que você não entendeu esse livro

Katia.Elias 09/10/2022minha estante
Assisti apenas o filme e não gostei, tinha planos de comprar o livro e ele ser diferente, mas pelo visto também é tão sem graça como o filme.

Alessa 09/10/2022minha estante
vi o filme e odiei o protagonista e tbm a cena do pêssego kkkkk não me imagino lendo o livro.

nathaly107 09/10/2022minha estante
O segundo é pior kkkk

Biblioteca do Felipe 09/10/2022minha estante
A única coisa que salvou nesse livro, foram os diálogos entre a família, em muitos momentos foram interessantes... mas tbm não gosto da obra.

dora_isacz 09/10/2022minha estante
Eu gosto muito do livro, mas concordo com você que a parte do pêssego foi extremamente desnecessária. Porém, como dito em outros comentários, é uma relação que provavelmente pessoas da vida real teriam, por isso a demora, e talvez as fantasias.

gyovanna.wincheste 09/10/2022minha estante
Vocês não entenderam esse livro, e eu sinto muito por vocês, realmente sinto, espero que um dia vocês entendam e voltem depois

Luccal1 09/10/2022minha estante
Eu respeito o que ele tentou fazer mas acho que foi muito mal executado. A escrita é agonizante e acho que ele tenta demais filosofar sobre relações LGBT e descobrimento e esquece de deixar a leitura divertida o que faz bem difícil você querer que qualquer personagem não se ferre pra caramba por fazer você querer morrer pelas horas que você leu o livro

Alessa 09/10/2022minha estante
só porquê alguém não gostou de uma história, não significa que não a tenha entendido ?. As pessoas tem gostos e opiniões diferentes, se você gostou, bom pra você, mas ninguém é burro só porquê não gostou.

gyovanna.wincheste 09/10/2022minha estante
Eu sei moça tô dizendo que as vezes um livro não funciona pra uma pessoa mas funciona pra outra, e talvez seja porque o momento da vida que você está agora a impossibilitou de entender, momentos diferentes da vida nos fazem ter entendimentos diferentes sobre vários assuntos, talvez eu tenha gostado desse livro hoje mas quando eu estiver mais velha com outra cabeça e outra vida eu posso achar irreal, tantas possibilidades

Edilson5 29/01/2023minha estante
Eu odeio esse livro, é horrível.

Joao366 07/01/2018

Me chame de Oliver
O melhor livro que li nos últimos dez anos.
Uma narrativa tão intensa e cativante que me faz querer excluir todos os favoritos só para deixar o romance de Elio e Oliver reinando absoluto.

Estou devastado com o final, que não é trágico mas muito triste. Na metade do livro eu já estava chorando e estou até agora.

Me Chame Pelo Seu Nome entra para uma lista muito seleta de livros que indico para absolutamente todos.
Wally 08/01/2018minha estante
Estou muito ansioso o meu está pra chegar essa semana. E já sei que vou morrer de amores por essa história! ??

Camilla 13/01/2018minha estante
Terminei agora e não consigo parar de chorar! Devastada foi a única palavra que eu soube para descrever meus sentimentos! Que livro! Que amor! Que Élio! E que Oliver!

Joao366 16/01/2018minha estante
[SPOILER] Camilla, por mais que o Oliver, no fundo, não tenha esquecido o Elio, é muito triste ver que ele seguiu outro caminho; Que casou, COM UMA MULHER, teve filhos... Só queria que eles tivessem ficado juntos, envelhecessem juntos e, por fim, morressem juntos. Seria o final perfeito.
Estou relendo o livro e chorando, de novo.

Camilla 17/01/2018minha estante
[SPOILER] Pois é João! Super triste ver o Oliver não se permitindo ser plenamente feliz e viver! Como ele diz, ele esteve em coma por todos esses momentos de casamento com uma mulher, ter filhos e tal.. acho que quem mais sofreu nisso tudo, foi o Oliver.. talvez por não ter tido a sorte do Elio de ter sido criado por pessoas tão maravilhosas! E eu ainda esperava que a visita no final, fosse permanente.. quando ele disse "entrar no taxi.." me bateu um P*** depressão. Triste! Mas ainda assim LINDO!

leooc 18/01/2018minha estante
Concordo com você, que me faz ter a vontade de excluir todos os favoritos e deixar somente este reinando absoluto!!!!

Diego 18/01/2018minha estante
Eu não chorei no filme. Nem no livro até o momento onde o filme vai. Até aí. Depois disso a narração dos próximos anos é muito triste, eu vi minha vida ali, e não consegui parar de chorar até a última linha. Totalmente devastador. Esse livro ficará gravado na minha alma o resto da minha vida.

Joao366 19/01/2018minha estante
Camilla, você disse tudo: "Triste! mas ainda sim LINDO!"

Infelizmente nem todo mundo está preparado para viver foram dos padrões impostos pela sociedade, ainda mais naquela época... Mas eu achava que o Oliver está afim de quebrar esses padrões, por mais difícil que fosse para ele. Não aconteceu... E todos nós sofremos com o Elio.

Você já assistiu o filme? O final me deixou esperançoso...

Joao366 19/01/2018minha estante
[SPOILER] Didi, acho que eu estava de tpm quando li pela primeira vez hsuhasuha Por isso chorei tanto... Mas também chorei porque sabia que os dois tinham poucos dias para ficar juntos e, de alguma forma já imaginava que não aconteceria de novo. E realmente não aconteceu.
Aquele final, com os dois ao mesmo tempo próximos e tão distantes é de partir o coração. Impossível conter as lágrimas.

Thiago 14/02/2018minha estante
concordo totalmente!! último capítulo sabe-se lá como li entre lágrimas!! rs
I'm devasted!! =(

Thiago 14/02/2018minha estante
Concordo totalmente! Um ótimo livro, não sei como li o último capítulo em meio as lágrimas!!
I'm devasted!! ?

Nathan Soares 26/07/2021

Perfetto!
Eu nem ao menos sei o que escrever aqui porque estou tão pasmo com a escrita de André que não tenho palavras para descrever a beleza que é esse livro. Só posso deixar marcado que ninguém deveria deixar de ler uma obra tão poética e filosoficamente bem escrita como Me Chame Pelo Seu Nome. Não quero também pecar em não ser tão bom com as palavras que esse livro merece. Então deixo aqui apenas a minha indicação de que vocês, independentemente de cor, raça, gênero ou sexualidade, em algum momento ou durante todo o livro se verão ou serão Elio, diante de toda a descoberta e afloramento da paixão na juventude. Um romance como poucos!
Caroline 26/07/2021minha estante
Também estou lendo, Nathan. Precisei dar uma pausa para digerir a leitura agora q estou na parte que o Oliver vai embora

Nathan Soares 27/07/2021minha estante
Nossa! Eu não quis dar uma parada. Muito por conta da história ser tão imersiva e por não contar com capítulos definidos. Precisava saber o que iria acontecer aos dois no futuro. Essa foi uma leitura que me consumiu, estou até agora tentando digerir e imaginar os caminhos de ambos.

Caroline 27/07/2021minha estante
Eu assisti o filme, se for igual, já sei o que acontece :(

Nathan Soares 28/07/2021minha estante
Bem, o filme vai até certo ponto, o da separação deles. O livro vai além disso. Perpassa por mais alguns anos na linha do tempo da história de Elio e Oliver. Não quero falar mais se não acabo soltando spoiler. Acabo de descobrir que tem um segundo volume, Me Encontre, que já quero comprar e ler apesar de não ter um tostão para isso.

Caroline 28/07/2021minha estante
Aí meu Deus! Agora quero ler logo! Achei o filme BEM fiel ao livro (até a parte que eu li, pelo menos) e achei que o final também seria igual ao do filme ?
Sim, tem esse segundo livro, mas quando eu gosto muito de um livro, tenho medo de ler uma continuação e a história perder um pouco do brilho pra mim. Acho perfeita a história do Élio e do Oliver do jeito que foi. Mas confesso que agora fiquei curiosa sobre esse segundo volume

Nathan Soares 28/07/2021minha estante
Bom, eu sou muito piegas em relação a adaptações de livros ao cinema. Confesso que o filme, foi bem feito, mas senti falta do clima poético e filosófico do livro. Enfim, não tem como imprimir esse contexto na tela, mas gostei bastante do filme. Vi ontem ainda, assim que terminei o livro. Uma mania minha de só ver filmes adaptados depois de ler o livro. Eu também não sou adepto de continuações, talvez porque sempre acabam distoando muito do enredo do primeiro e acabam desconstruindo um pouco a personalidade dos personagens, mudando completamente os rumos que o leitor esperava que determinado enredo tomasse. Eu gosto de finais em aberto e nada felizes - um dos motivos de ter Nicholas Sparks como autor favorito - mas quero muito dar essa chance a Me Encontre por conta da escrita do Aciman. Nunca fiquei tão absorto em uma história quanto essa e tudo se deve não somente ao enredo bem construído, mas pelo forma de escrita abordado pelo autor. Por fim, não quero me alongar mais e ser cansativo ou enfadonho, espero que termine a leitura do primeiro volume e goste de como os caminhos de Elio e Oliver se encontrarão. ?

Caroline 28/07/2021minha estante
Exatamente, Nathan! Acho que não teria como o filme conseguir expressar o turbilhão de pensamentos e sentimentos na mente do Elio... Meu livro está todo grifado. Caso você leia o segundo, me conta o que achou! ??

Conto, sim. ??

ellen s 01/08/2021

Se não depois,quando?
Uma história onde você encontra o seu amor de verão(ou da vida toda).Você irá acompanhar em primeira mão,todos os pensamentos do nosso querido Elio.Os pensamentos,os erros,as diferenças,tudo isso fará com que você acredite que os personagens são pessoas como nós,que erram,caem e se erguem,que precisam fazer suas escolhas e simplismente viver.
Talvez você pense: será que eu nunca esbarrei com eles por aí?
Elio e Oliver acabam se envolvendo romanticamente em uma época que relações homossexuais não eram permitidas,desconsideradas.
O livro tem algumas problemáticas,sim eu sei,e não há como apenas fechar aos olhos pra isso e dizer "nada disso está acontecendo,proxima página".Mas independente de tudo isso,você sonhará com o dia em que poderá pisar em B. e sair por aí em passeios de bicicleta,pedalando levemente pelas ruas da Itália,caminhadas na praia,tardes na piscina,idas na livraria,partidas de tênis e todas as infinidades de coisas que podem ser feitas em nossa querida B.

"Mas sempre soubemos,e não dizer nada agora confirmava ainda mais isso.Encontramos as  estrelas,você e eu.E isso só acontece uma vez na vida."
Bru Samos 01/08/2021minha estante
Ameii a resenhaa
Adicionado com sucesso no quero lerr ????? kkkkk

ellen s 01/08/2021minha estante
mais uma bela capa na estante da bru(melhor ainda foi que eu te conquistei a fazer isso??????????

Bru Samos 01/08/2021minha estante
Clarooo você sempre aumentando a minha lista ?
Você leu e recomendou já vou adicionando no quero lerr ?

ellen s 02/08/2021minha estante
assim eu fico até emocionada??

lyreadings 21/10/2021minha estante
Eu realmente PRECISO ler esse livro.

ellen s 21/10/2021minha estante
você realmente tem que ler esse livro LOGO.

lyreadings 21/10/2021minha estante
Eu ireeeei

ellen s 21/10/2021minha estante
yeah??

Daniel 19/01/2018

Sobre Pêssegos
Este livro tem uma história bastante simples e linear. Não há grandes reviravoltas na trama, a não ser, é claro, no coração adolescente do protagonista narrador. E isso o livro retrata muito bem: aquele verão que muda a vida da pessoa, quando nos apaixonamos pela primeira vez. E dá-lhe sofrimento, dúvidas, insônias... e deleites.

O autor soube captar muito bem a atmosfera daquela passagem conturbada da adolescência para a vida adulta, aquele turbilhão de sensações (negação, reconhecimento, assimilação, aceitação). Soube também com precisão dosar a sensualidade e o erotismo sem parecer grosseiro ou piegas.

Agora, o que realmente me agradou neste livro foi a ausência de violência, homofobia, doença e morte, temas que sempre aparecem em livros com temática gay. É claro que estamos muito distantes de um mundo sem homofobia. É óbvio que a literatura e as artes de um modo geral também servem como denúncia... Alguns leitores até poderão achar que o cenário paradisíaco italiano e os pais do Elio, tão compreensivos, são idealizados demais... Mas achei muito reconfortante ver retratado este outro lado: uma história de amor, de amadurecimento, autoconhecimento. Como aquela nostalgia boa que sentimos de um verão inesquecível.

E sobre o filme, há algumas diferenças com o livro: as cenas de sexo são bem mais pudicas no filme; no filme não há a menina Vimini; no livro a estória continua décadas depois da despedida dos protagonistas. O roteiro bem amarrado, os atores escolhidos (apaixonantes), as lindas locações na Itália, a trilha sonora... Tudo torna um caso raro no qual podemos dizer que o filme é tão bom quanto o livro.
Menino Leitor 19/01/2018minha estante
eu adorei o filme

raphaeltf 19/01/2018minha estante
Muito obrigado pela sua resenha! Estou completamente ansioso para que o me chegue logo (deve acontece hoje, reze por mim kkk) e assim eu possa começar a ler. O filme então, nem se fala, acabei baixando em um torrent qualquer que achei na internet, porém não consegui assistir ainda, pois rola aquele sentimento de traição. Como se eu devesse esperar o fim do livro e o lançamento no cinema. Entende isso? Mas enfim. Obrigado realmente pela resenha, gostei bastante da sua opinião. Abraços.

Daniel 22/01/2018minha estante
Eu também saí encantado do cinema...
E quando ouvi Psychedelic Furs me deu vontade de dançar com eles rs

Douglas P Da Silva 24/01/2018minha estante
e maneira deliciosa, o livro consegue mensurar elementos que lhe dão leveza ? o frescor adolescente, o envolvente clima do verão italiano, a sensualidade dos corpos suados ao sol, a música pop dos anos 1980 ? e outros que representam toda a angústia do amadurecimento.

Thiago 14/02/2018minha estante
Adorei a resenha, obrigado.

Bernardo.Baethgen 08/06/2018minha estante
com certeza não é um amor de verão não. nem de longe!!!! o livro tem uma temática muito próxima de alexis, de yourcenar. mas in fact, a obra tem o mesmo desencanto à la schoppenhauer, expresso de forma sublime em tristan und isolde. a grande diferença é que em call me by your name, não há a tão esperada fusão de almas, manifesto destino na opera de richard wagner.elio é um garoto extemamente tímido, inocente; a maneira como ele se entrega a oliver é de uma pessoa muito simples, no fundo. gente mais fria, mais desconfiada, manteria uma distancia tecnica,principalmente, a partir do momento em que oliver se mostra arrogante a respeito da origem etimologica da palavra abricot. naquele momento eu realmente gelei. professor perlman foi muito cordial e calmo. só não concordei - digamos, muito - com a trilha sonora. melomano clínico, eu usaria wagner e cesar franck, faure e algumas obras para violão com o grande narciso yepes.

Bernardo.Baethgen 15/06/2018minha estante
o unico senao que ponho no filme é que algumas musicas poderiam ter sido incluidas como o libestod de tristan und isolde, que iria na direção da personagem do elio. ou ainda o maravilhoso e terrível concerto no. 1 para piano e orquestra de brahms, um concerto composto pelo grande compositora quando tinha a idade de elio. alias, a profundidade de elio é digna da que encontramos na musica de brahms

Alyen 24/06/2021

Se não depois, quando?
Elio e Oliver são tão apaixonantes que é impossível parar de ler. É algo novo, algo bonito e eu diria até que o sentimento dos dois seja puro.

Eu já conhecia a história, e não achei que gostaria tanto assim do livro, mas a verdade é que se tornou um dos meus preferidos.

Não só amei a história como adorei a forma como foi narrada, a escrita é simplesmente incrível, a forma como o autor escreveu... adorei cada frase, cada momento, tudo.

?"O tempo nos deixa sentimentais. Talvez, no fim, o tempo seja o motivo pelo qual sofremos."

?"Mas forçar a si mesmo a não sentir nada para não sentir nada... que desperdício."

?"[...] olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome."
Natham 24/06/2021minha estante
Melhor livro de romance que já li. Melhor casal.

Natham 24/06/2021minha estante
Vc teve a sensação de que a história dos dois não acabou com o fim do livro???porq tive essa sensação. Kkkkkk

Alyen 24/06/2021minha estante
siiiim MDS com toda certeza sim!

Alyen 24/06/2021minha estante
tem outro livro, mas não tenho certeza se é tão bom quanto este...

Natham 24/06/2021minha estante
O outro eu nem me dei o trabalho de ler,deu pra ver q foi escrito pelo autor com o único intuíto de encher linguiça e ganhar dinheiro em cima disso.

Natham 24/06/2021minha estante
A própria confusão de linha do tempo está mechido e não faz sentido.

infelizmente...

Gabriel 02/01/2021

"Se não depois, quando?"
Eu já havia assistido a adaptação cinematográfica de "Me Chame pelo Seu Nome" e por isso esperava um livro que fosse muito próximo do filme, mas não foi o que aconteceu.

A construção dos personagens principais é feita de forma muito cuidadosa e faz com que o leitor se sinta muito próximo, e até amigo, deles. Gostei muito do fato do autor saber retratar com respeito a bissexualidade do Elio.

Toda a ambientação faz com que a história se desenrole com naturalidade e faz com que tudo pareça muito próximo. As citações filosóficas e os diálogos muito profundos entre os personagens são excelentes e aumentam muito a qualidade da narrativa.

Apesar de achar a primeira parte do livro um tanto quanto confusa e maçante, eu gostei demais desse livro. As três últimas partes do livro passam muito rápido e faz com que você fique triste conforme as páginas vão passando (por saber que as férias do Oliver estão acabando).

Esse livro é uma grande obra de romance que deixa de lado todos os clichês de amor a primeira vista e etc. A história do Elio e do Oliver e muito forte e deixa muitas reflexões sobre aproveitar o presente e não deixar que as limitações nos impeça de viver intensamente. Diferente do que muitos pensam de primeira vista (eu também, inclusive), essa obra não é sobre um tipo de relacionamento específico ou sobre alguma pauta de liberdade sexual, mas sim sobre a vida e o amor.
nana 02/01/2021minha estante
AMOU?

Gabriel 02/01/2021minha estante
Gostei muito, me emocionou em diversos momentos, mas não considero um favorito da vida. Principalmente na primeira parte a história é um pouco arrastada e o Elio em alguns momentos tem pensamentos bem doentios, fora isso o livro é muito bom

nana 02/01/2021minha estante
me emocionei de mais lendo tambémmm, mexeu muito comigo e eu lembro que achei bonita de mais a escrita mas simmmm concordo sobre a primeira parte, até confundiu um pouco minha cabeça qndo eu li e sobre os pensamentos problemáticos do Elio, eu não lembro muito bem, mas sei que existem e lembro de tbm ter ficado meio incomodada

Gabriel 02/01/2021minha estante
É exatamente isso, a grande qualidade desse livro é a escrita. O autor constrói os sentimentos dos personagens de forma muito tocante. Não sei se vou ler a continuação porque sinto que a história já teve um final digno

Suh 03/01/2021minha estante
Que resenha! Está nas leituras de 2021 por causa dela.

Gabriel 03/01/2021minha estante
Espero que goste assim como eu gostei!

Solitto 28/06/2021

04 de fevereiro de 2018
Só falta uma coisa para Me chame pelo seu nome : ser bom. O autor constrói uma narrativa tão vazia e desinteressante, que na primeira parte do livro, a única coisa que se deseja é estar na última. Além disso, dá a impressão de que quando a leitura acaba volta ao início do livro, de tão previsível que a obra de André Aciman é, mostrando-se uma verdadeira tortura.
Saturno 28/06/2021minha estante
Ler uma resenha nunca foi tão satisfatório. Odeio essa obra.

Aline Lima 28/06/2021minha estante
Nossa eu ri nesse ?ser bom? KKKKKKKKK concordo e ainda acho no final de tudo uma perda de tempo esse livro

Solitto 29/06/2021minha estante
Saturniana fico feliz de ter te representado rs

Solitto 29/06/2021minha estante
Aline, também acho uma perda de tempo. Somos masoquistas, só pode.

Camila 29/06/2021minha estante
nossa eu odeio e essa bomba ainda tem continuação.

sir.pericles 04/01/2022minha estante
Fica na sua, tio kkkkk

Fernando Lafaiete 02/08/2019

Me chame pelo seu nome: Se l'amore...
******************************NÃO contém spoiler******************************

Como lidar como uma história que nos toca, nos afoga, nos consome e nos hipnotiza? Como confrontar nossas emoções que se mesclam com as dos personagens que saltam das páginas adquirindo vidas próprias? Talvez exemplificar em palavras não seja algo possível, já que emoções precisam ser sentidas e não necessariamente apenas parafraseadas em palavras. Amor, como descrever uma simples palavra como essa? Como lidar com um sentimento tão profundo que está além de nossas compreensões? Talvez para alguns tal significação seja mais simples do que faço parecer. Mas para tantos outros que se deixam mergulhar neste insano mar sentimental, compreender tal sentimento é algo complexo; uma complexidade necessária, que precisa ser libertada, sentida e fundida ao mundo. Precisa ser livre como os pássaros. Precisa ser preservada, como uma lembrança fulgral que nos define. Não podemos tratar o amor apenas como uma rosa plantada em um vaso, com sua beleza estonteante e com sua delicadeza cujo o tempo irá consumir e levar ao vento. Como mergulhado em um mar a ser explorado cuja emoções como as que descrevi, "Me chame pelo seu nome" não é apenas um livro. Não é apenas uma obra para ser lida, enaltecida por um tempo e esquecida logo em seguida. Trata-se de uma história para ser lida, relida, e eternizada, para que quando nos unirmos as estrelas, ela seja levada conosco, já que que estará marcada no mais profundo de nossas almas.

Pode parecer nas páginas iniciais que se trata nada mais do que um romance entre dois homens, a ser descartado ou encarado apenas como uma literatura qualquer. Mas não se deixe dominar por pensamentos prenociosos. Se permita conhecer um romance que está além de meras descrições como as que inicia este parágrafo. "Me chame pelo seu nome" é a pura emoção que se intensifica conforme vamos avançando na leitura. André Aciman apresenta uma premissa simples, mas mais do que bem explorada. "Uma família italiana, formada por um casal de professores universitários, com um filho acima da média, cuja tradição é receber durante as seis semanas do verão italiano, um visitante, que ocupará durante tal período o quarto do filho que o cederá." E é devido a isso que Elio e Oliver se conhecem, e desenvolvem uma relação de amizade, de descobertas, de cumplicidades e de amor. Uma relação intensa e real, que ultrapassa os limites e que nos desafia a decifrarmos os personagens e seus sentimentos mais profundos. Tudo é intenso, tudo é descrito de forma  a colocar as palavras e sensações em ebulição. Tudo é delicado e sutil. Tudo é respeitoso, e tudo é encantador. Até mesmo as cenas de cunho sexual são entregues de forma real, sem nos incomodar (nos impacta as vezes) e sem esbarrar na vulgaridade. Dois personagens que desejam não apenas se explorarem. Desejam ser um ao outro.

"Gostava quando nossas passadas ficavam sincronizadas, pé esquerdo com pé esquerdo, e tocavam o chão ao mesmo tempo, deixando pegadas na areia para as quais eu queria voltar e , em segredo, colocar meu pé onde o dele tinha deixado sua marca"

"Você é a única pessoa de quem eu gostaria de me despedir quando morrer, porque só assim essa coisa que chamo de vida vai fazer algum sentido. E se eu ficar sabendo que você morreu, a vida como a conheço, o eu que está falando com você agora, vai deixar de existir."

A escrita é poética, mas não possui sonoridade. É uma escrita apaixonante e bela, sem ser piegas. É uma narrativa onde cada toque, cada descrição, cada diálogo, transcrevem com exatidão as emoções dos personagens, e que nos desperta para a verdadeira significação do amor. Experiências e verdades a serem ditas e sentidas. Lembranças a serem mantidas. E experiências a serem eternizadas para todo o sempre. Problematizações quanto a sexualidade dos personagens em questão não é o foco. Os personagens se entregam, se permitem e se desafiam. Me chame pelo seu nome é a exploração ampla, mais palpável e mais visceral de um poema que muito me agrada e o qual apresento logo abaixo.

AMO-TE

Amo-te quanto em largo, alto e profundo
Minh'alma alcança quando, transportada,
sente, alongando os olhos deste mundo,
os fins do ser, a graça entresonhada.

Amo-te a cada dia, hora e segundo
A luz do sol, na noite sossegada
e é tão pura a paixão de que me inundo
Quanto o pudor dos que não pedem nada.

Amo-te com a dor, das velhas penas
com sorrisos, com lágrimas de prece,
e a fé de minha infância, ingênua e forte.

Amo-te até nas coisas mais pequenas,
por toda vida, e assim DEUS o quiser
Ainda mais te amarei depois da morte.

(Elizabeth Barrett Browning)

Ler "Me chame pelo seu nome" foi uma experiência única. Me orgulho de ser leitor e de não ter deixado esse livro passar por mim sem ser lido. Uma obra que me fez perceber que o amor é o mais caro dos valores a serem mantidos. Um sentimento para ser guardado e que será mantido em mim até o dia que me sentirei confortável para me unir a alguém de corpo, coração e alma, permitindo-me olhar em seus olhos e dizer com segurança: "Me chame pelo seu nome! "
Ander 02/08/2019minha estante
?tima resenha. :)

Fernando Lafaiete 02/08/2019minha estante
Obrigado Ander, fico feliz de saber que gostou. :)

ROBERTO468 02/08/2019minha estante
Resenha linda e poética. Traduz muito bem a obra.

Fernando Lafaiete 03/08/2019minha estante
Muito obrigado Junior. Tentei passar nessa resenha toda a força poética que ela possui e o quanto ela me impactou. Um livro que irei morrer indicando pra todo mundo. S2

Helder 04/08/2019minha estante
Linda resenha. Eu achei este livro tão bonito tb, mas me faltaram palavras pra fazer uma resenha. Não me senti capaz de colocar tantos sentimentos em palavras. Parabéns!!

Fernando Lafaiete 04/08/2019minha estante
Muito obrigado Helder. Esse livro mexeu muito comigo, de uma forma que poucos livros conseguem. Achei de fato tudo muito bonito e quis tentar passar na resenha todo o sentimento poético que ele me proporcionou. Fico feliz de ver que vocês gostaram.

iDatekth0 16/01/2023

senhor Jesus, que terror...
o livro consegue ser pior que o filme em todos os sentidos possíveis ?
não tem desenvolvimento e eu não consigo nem contar nos dedos quantas vezes o elio se humilhou por um cara bem mais velho que ele, QUE TERROR
me senti numa fanfic de uma escritora de 13 anos, não consegui nem terminar as últimas paginaskkkkkkk
haruurane 19/01/2023minha estante
sim! finalmente alguém pensou além do suposto romance desse livro, que na verdade é só uma espécie de lolita com uma história mais bonita e cenários mais belos. deprimente, de verdade.

iDatekth0 19/01/2023minha estante
SIM, é literalmente isso, romantizam demais por ser um amor de verão e pela estética italiana e tudo mais só que não dakkk
e a história é toda falando de sexo, não tem um diálogo bom

mirai0 20/01/2023minha estante
NEEEEE a escrita e boa tipo sla mas a história naokkkk

iDatekth0 20/01/2023minha estante
sim, a escrita é boa mas a história é péssima

Edilson5 29/01/2023minha estante
Eu odeio esse livro. Tá facilmente no meu Top 03 de piores leituras. Parece uma fanfic mal feita. É só o protagonista falando de sexo o tempo todo enfeitado com uma paisagem bonita de verão italiano. Nem a escrita eu gosto, acho arrastada e não leva a lugar nenhum. Realmente é um Lolita metido a chique. Eu lutei para terminar, mas passo longe dessa história.

iDatekth0 29/01/2023minha estante
também demorei pra terminar e olha que não consegui KKKKKKKK faltou umas páginas ainda e como eu já sabia do final por causa do filme, nem me dei o trabalho

@vcdisselivros 14/12/2021

Longe de ser agradável
O COMEÇO

Elio é um adolescente que passa os verões com a família e os amigos em um verdadeiro paraíso na costa italiana. Filho de um renomado professor universitário, ele conhece a rotina do pai e está acostumado a ver as idas e vindas dos jovens escritores que ficam hospedados seis semanas na vila da família.

Todos deixam sua marca, mas Oliver é diferenciado, o novo residente do verão encanta Elio com uma espontaneidade e presença sem igual. Resolutos, ambos se tratam com uma antipatia evidente, mas a paixão oculta se faz cada vez mais presente.

Com o tempo, as barreiras vão sendo vencidas e nasce uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida.

PAIXÃO DOENTIA

O título vendido como sensível, sincero e com o romance delicado da juventude tem sua cota de problemas e passa longe da beleza que encontramos em outras obras de representatividade.

O autor André Aciman, como homem heterossexual, mostra uma visão deturpada sobre o que acredita ser um relacionamento LGBTQIA+ sob a desculpa de dizer que fetichismo não é perversão, no entanto, por mais que tenhamos muitas formas de desejos, fica difícil comprar a versão de Elio e Oliver e o relacionamento tóxico de ambos.

Elio cria uma dependência emocional tão grande e tão rápido que chega a ser mórbido:

"Na noite em que o barquinho de pesca que ele embarcara não voltava, percebi que parte de mim não se importava se ele tivesse morrido, que havia até mesmo algo empolgante na imagem de seu corpo inchado e sem olhos, finalmente aparecendo na praia".

"Eu queria que ele morresse, eu mesmo queria matá-lo, até para que ele soubesse o quanto sua simples presença me incomodava, como era insuportável o fato de ele se sentir à vontade com tudo e com todos. Se não o matasse, então o deixaria aleijado para sempre, para que ficasse conosco em uma cadeira de rodas e nunca mais voltasse para os EUA. Se ficasse paraplégico, eu sempre saberia seu paradeiro e seria fácil encontrá-lo. Eu me tornaria seu senhor e me sentiria superior a ele, se fosse aleijado".

POR FIM

Tenha a certeza de que a lista de problemas seria muito maior se não fosse o espaço limitado do Instagram. Algumas coisas não devem ser romantizadas, mas o autor faz questão de dar outro tom até mesmo ao simples ato de fazer cocô...
Paulo 14/12/2021minha estante
Achei o livro ruim e o filme pior ainda.

@vcdisselivros 14/12/2021minha estante
Paulo, por aqui sinto que o livro foi pior, o filme ainda da uma bela maquiada ficando menos lamentável kkkk

Beatriz3364 14/12/2021minha estante
Nossa, me fez refletir muito! Eu fiquei totalmente apaixonada pelo filme! Acho que perdi a vontade de ler hahaha

@vcdisselivros 14/12/2021minha estante
Ana fica o aviso, mesmo quando não gosto da experiência eu recomendo a leitura, mas nesse caso não consigo. Também fui iludido pelo filme, agora ler o restante do a autor que está aqui na estante para ver se melhora.

Nicolas397 28/12/2021minha estante
EXTAMENTE TIROU AS PALAVRAS DA MINHA BOCA

Pepê 08/03/2018

Com o coração doendo!
O que tá no filme é metade da história. Estou inebriado de sentimentos. Chega o coração doer.
Julia 09/03/2018minha estante
ah então vou ler também! =)

Eloysa 21/03/2018minha estante
Vai ter continuação do filme. Será se vai deixar igual ao final do livro? Só dor e sofrimento ??

Julia 22/03/2018minha estante
Me chame pelo seu nome 2?

Eloysa 23/03/2018minha estante
Pelo que vi a intenção é fazer um triologia com a história. Previsão para o segundo filme é de 2020.

Pepê 01/04/2018minha estante
Também fiquei sabendo da continuação. Pelo que me disseram o filme vai ser 6 ou 7 anos depois daquele verão de 83. Estão preparando o roteiro, o Élio terá por volta de 24 anos.

Apollinea 05/12/2021

Eu vivi e amei junto com eles
É sem dúvida meu livro favorito, esse ano eu reli pela terceira vez e foi tão bom talvez até melhor que as primeiras. É sempre uma experiência, eu sempre posso viver na Itália, sempre posso sentir o gosto de damasco e sempre posso chorar por um amor de verão porque esse livro essa escrita me absorvem e me tocam o cerne.
Que o livro é sobre desejo todo mundo sabe, mas é muito além, é sobre juventude, liberdade e melancolia.
O Élio é extremamente inteligente e amado. Pode parecer dramático pra muitos, mas quem teve 17 anos e se apaixonou sabe exatamente o que ele tá sentido e descrevendo, a vontade que vem e desaparece, o jeito de flertar sem saber, a demora em perceber que alguém tá apaixonado por ele, o desejo pela pessoa que ele gosta, e principalmente a maneira como cada pequeno jeito e particularidade do Oliver é absurdamente interessante pra ele aliás dá pra perceber muito mais do Élio do que do Oli só pelo jeito dele de falar.
O Oliver é impossível de não gostar, até porque a maneira que ele é descrito leva a crer que toda a Itália ama ele, cativante, inteligente, boêmio e ainda assim reservado. Ele é cuidadoso e não é tão óbvio mas ele gosta tanto do Élio quanto o Élio gosta dele ( mesmo que não pareça eu sei ) há momentos em que se percebe muito o medo do Oliver e muito do que ele sente e também o fato de não achar que é tão correspondido, inclusive há cenas em que ele fala que para o Élio aquilo era passageiro ou só uma brincadeira e pra ele definitivamente não.

A família do Élio, o contexto a vida na Itália nos anos 80 e no verão, o mar o vinho e a paz, tudo isso é um espetáculo a parte, dá vontade de viver lá, de conversar com os personagens, de comer com eles de sentir a brisa na pele.

Essa foram minhas últimas palavras ( escritas) quando eu terminei de ler:
" Eu nem de perto li todos os livros que eu pretendo, e eu sei que vou passar por uma infinidade de palavra. mas essas últimas, Suas últimas, sempre vão me atingir no peito, não importa que eu já tenha decorado e sejam mais minhas agora do que suas."
Caroline 05/12/2021minha estante
adorei a resenha! também está nos meus favoritos ??

Apollinea 05/12/2021minha estante
Caroline my obrigada ??
sou muito mais feliz depois desse comentário

DaniMac 08/12/2021minha estante
Amei a sua resenha ,já li o livro e se tornou um dos meus favoritos, já indo para a releitura , o filme também. Sinto a mesma coisa, me teletransporto para a Itália e sinto a brisa na pele, é incrível a sensação que esse livro consegue me passar.

cryrachel 14/12/2021minha estante
amei tanto se eu ler mesmo saiba que foi por causa da sua resenha

Apollinea 14/12/2021minha estante
Rachel teu comentário tá no meu coração pra sempre. se ler algum dia porfavor comente comigo eu vou adorar