Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

anicca 26/06/2020

Flerte com pedofilia?
Em primeiro lugar, parto da premissa que cada pessoa percebe e compreende o mundo e suas ferramentas e eventos de modos distintos. Portanto, cada um concebe cada coisa à sua maneira.

Mas não acho que isso se aplique a este livro, pois por mais que esteja vestido de romance e autodescoberta (também cospe e escarra um péssimo exemplo de representatividade, mas que é aceito pela carência de modelos saudáveis), por baixo da máscara há nada menos que normalização de comportamentos absurdos, que mais soam como desvio de caráter.

A evolução da trama ser irrisória e, os personagens, insossos, não parecem grande coisa diante das práticas terríveis, porém romantizadas que ocorrem durante a jornada dos pombinhos do mundo invertido ? e olha que tais defeitos comprometem o ritmo da leitura e mesmo o envolvimento com a história.

Em suma, conhecê-lo foi um tempo desperdiçado (ah, como poderia ter investido em tramas construtivas e reflexivas...) e me fez reconsiderar drasticamente os meus critérios de seleção literária ? curiosidade por si só não me move mais, é apenas um pontapé.
chris 03/09/2021minha estante
não sei por que, mas esse livro me passa meio uma vibe Lolita nas entrelinhas

jucbruiz 12/01/2022

Impressões
No começo eu achei que ia ser putaria e humilhação do início ao fim, para a minha surpresa, o livro é muito mais do que qualquer coisa que eu poderia imaginar.
Para o meu lamento, me identifiquei muito com o Elio, não só pela personalidade mas por ter um Oliver e uma história parecida também...
O livro é maravilhoso, o pai do Elio... Nunca errou, e se errou, foi tentando acertar!
Leiam!

Luan 15/10/2021

foi bonito
A forma como o autor me fez ser sugado pela historia, foi como se eu tivesse vivendo cada momento, pela ótica do Elio. A escrita do autor é muito bonita e emocionante, faz você sentir cada turbilhão de sentimentos que o protagonista sente ao decorrer do livro. O escritor mostra o amor de uma forma muito bonita e real. Acho que o que eu mais gostei foi como o tempo acaba sendo o vilão, o que faz o final ser muito dolorido e sufocante, me fez pensar em como é importante viver as coisas no momento presente.
Geovana 15/10/2021minha estante
Se ainda não viu o filme, recomendo!

Soph 15/10/2021minha estante
Simm veja o filme

Eduardo 15/10/2021minha estante
um dos meus favoritos, agora veja o filme, é belíssimo

Manu.Werle 03/06/2020

sem psicológico
É uma verdadeira obra de arte. O autor escreve de uma maneira muito intensa, detalhada e principalmente sensual. É isso, um livro que aborda a vida e seus inúmeros problemas e alegrias de uma maneira sensual.
É um livro cuja narração é cheia de comparações e sentimentos, o que, em alguns momentos do livro, me cansou um pouco, e fiquei com vontade de sair no soco com o Elio kkkk e, em outros, me fez me apaixonar pelas descobertas e interpretações do personagem em relação a si mesmo.
Impossível não se identificar com um monte de coisas, e por isso o livro fica carregado de trechos grifados e post-its

Recomendo muito a leitura.

Mii 19/01/2021

A escrita é apaixonante
O livro é envolvente, e os personagens cativantes.
A história te emociona, te faz rir, e muitas vezes sentir como quem está apaixonado.
Você também ?viaja? para a Itália, e suas belíssimas paisagens.
A forma com que o autor escreve faz a leitura ser fluida.

É um livro que vale a pena ser lido.

eufernandafreitas 13/12/2020minha estante
Eu simplesmente amo esse livro. Fico chocada que alguém possa não gostar (kkkk), mas entendo teus motivos.

Carol 14/12/2020minha estante
mg, sobre a parte da ?merda?, eu jurei q era xixi. tem ctz que era isso? eu tentei me esquivar de todas as formas e meio que apagar isso do contexto, e se vc ler tendo em mente isso, não fica tão estranho. realmente essa parte foi uma das mais sem noção, grotesco mesmo, mas tento imaginar que foi xixi kkkk o q vc acha?

Vivi 14/12/2020minha estante
Ó, tipo amg, eu sempre pensei que tinha sido merda mesmo, até pq ele senta no vaso sanitário e o Oliver acaricia a barriga dele lfjsksjalsjakfdjkfjsksjsk

Victor 09/01/2021

Intensamente poético
Não sabia se ia fazer essa resenha, mas acabei escrevendo algo no final das contas.

Ao iniciar a leitura você logo percebe que o livro é em um estilo mais narrado, com poucos diálogos, mas acho que a grandiosidade da obra é justamente essa, apesar de um pouco cansativo em alguns momentos, André destrincha os pensamentos mais íntimos de Elio sejam suas inseguranças até mesmo os mais variados nuances do desejo.

Com uma escrita poética e ao mesmo tempo crua em algumas partes, Aciman consegue descrever os sentimentos de forma tão intensa que é quase palpável, e você vai se pegar desejando ter uma conexão tão forte com alguém assim como Oliver e Elio.

Por ser bem descritivo, é fácil imaginar as paisagens e lugares descritos, e só digo uma coisa, a vontade de visitar a Itália após ler o livro deve ser algo comum a todo leitor.
luquescunha 09/01/2021minha estante
Eu não gostei muito do filme... o livro é melhor?

Victor 09/01/2021minha estante
Olha...se você já não gostou muito do filme, acho que não vai ter paciência pra o livro.

João 10/01/2021minha estante
To esperando minha cabeça esquecer um pouco do filme pra ler ele

luquescunha 10/01/2021minha estante
As vezes eu acho que assisti errado , as yags veneram esse livro e eu e meu namorado não gostamos, tipo ???????

Íris 10/03/2023

Me chame pelo seu nome e eu vou chamar você pelo meu.
É uma das narrações mais intensas que já li. A paixão, o amor e o desejo tão bem descritos que são nostálgicos. Tão cru, tão nu. Tão intenso que chega a ser sufocante.

É uma obra-prima. A reflexão sobre o tempo, sobre a vida, o diálogo do pai e do filho, a química dos amantes... Impossível não se apaixonar pelo livro. E a crise existencial logo após é inevitável.

rory 07/06/2021

bom mas poderia ser melhor
apesar de achar a questão da idade extremamente problemática, o livro tem seu quê de poesia e escrita bastante fluída apesar de ser em alguns momentos confusa. chorei tanto no último capítulo que achei que fosse desidratar.

K.G | @kennedy guedes 20/01/2018

Escrita " Bonita" pra pouco conteudo.
ENTAO EU LI ME CHAME PELO SEU NOME.... E PACEIRAS EU TO BEM CHATEADO.

To chateado porque eu queria ter gostado mais desse livro, queria vir na internet e elogia-lo em todos os lugares, porque a Literatura LGBTQ(RSTUVXZ) merece SIM, estar mais presente, merece sim, um maior reconhecimento, fico feliz pelo sucesso do livro, mas infelizmente ele nao aconteceu pra mim.

Resumidamente a sinopse, é a historia de um garoto que o pai dele meio que da aulas de verao pra escritores, e em um desses veroes, ele acaba se apaixonando por um desses rapazes, Que é um rapaz mais velho mais maduro... e os dois meio que vao tendo ai os seus " vamo no banheiro pra gente se beijar" so que no caso aqui é um penhasco.

A primeira coisa que impacta nesse livro logo no começo é a forma com que o autor escreve. É UM ESCRITA EXTREMAMENTE POETICA, extremamente romantica e floriada, por parte de um dos personagens, que narra a historia em primeira pessoa.

Quase nao existem dialogos, o livro possui Longas e longas descrições, tipo UM PARAGRAFO PRA EXPRESSAR QUE O CARA TA LOUCO PRA DAR (nao disse o que....).
Isso pra mim torna a leitura EXTREMAMENTE MAÇANTE em alguns momentos, e torna a historia UM POUCO IRREAL, ja que as pessoas nao se expressam dessa forma. O que faz com que a escrita seja bonita, porem rasa, nao me transmitiu sentimentos, nao me transmitiu verdade.

Por outro lado o autor conseguiu trazer BELEZA a narrativa, conseguiu trazer leveza, ATE AS CENAS DE SEXO SAO FOFAS.

O enredo pra mim tambem ficou MUITO A DESEJAR, durante 90% do livro, o autor traz uma historia MUITO CLICHE, bastante previsível, e ele mascara tudo isso com uma escrita bonita, MAS SE VC PEGAR O CERNE DA HISTORIA, é morna, sem graça, sem surpresas.

Os protagonistas sao MUITO IRRITANTES, O mais jovem é imaturo e carente, o mais velho, é um pouco " embuste" e distante. Não conseguir TORCER, NAO CONSEGUI GOSTAR DELES.

O final tem uma amadurecida na historia, mas eu ainda nao sei se gostei ou nao do rumo que as coisas tomaram

Pra mim é um livro que peca no excesso, e tambem peca por faltar muitas coisas.

O livro nao tem inconsistências, nao tem furos, a sua experiência com ele vai depender muito da sua visao de RELACIONAMENTO, de romance, DE NARRATIVA, vai muito da sua percepção pessoal.

AGORA VOU VER O FILME, PQ TEM UMAS CENAS, QUE EU NEM COMECEI A VER, MAS A CALCINHA JA CAIU COM A UMIDADE. HAHA
Lai 20/01/2018minha estante
Qria ver tua resenha de Não conte a ninguém da Rebecca Done...

Zotori 18/02/2018minha estante
Acho que você foi a única pessoa que descreveu exatamente o que eu sento com essa leitura.

Alessandra 17/03/2018minha estante
Exatamente o que eu pensei! Tava até me achando estranha por não estar morrendo de amores pelo livro. Leitura maçante demais. Descrições demais. Diálogos de menos.

Tatiana Patrícia 15/05/2018minha estante
Também me senti assim... Querendo muuuito gostar do livro, massss...
Não foi o que eu esperava!

Marli.Ramires 05/09/2018minha estante
Geralmente estou de acordo com suas resenhas! Mas este livro eu achei mais realista do que sonhador sabe? O rapaz que estava descobrindo a própria sexualidade passa essa situação de crise, do tipo: gosto dele, mas gosto dela também. Um dia estava de boas com os próprios desejos e no dia seguinte estava subindo pelas paredes. (ALERTA DE SPOILER) E o final.... ah o final.... que gostaríamos de ter visto e não vimos está mais próximo da realidade do que nunca! Como abir mão das próprias realidades e se lançar num relacionamento completamente novo e não exatamente aceito pela sociedade? Acho que faz muito sentido para muitas pessoas hoje em dia...

mariana 01/08/2021minha estante
sim cara eu só assisti o filme e achei completamente problemático e tóxico, mas NINGUÉM fala disso e todo mundo passa pano

faiellyshelf 01/08/2021minha estante
O filme é brincadeira de criança perto da bomba que é o livro ??

Gabes_Ricci 14/01/2024

Um livro sobre desejo? Paixão? Amor? Não sei ainda
Eu gostei da leitura, mas sinceramente senti que me faltou um pouco de leitura clássica para entender a profundidade das falas em alguns momentos.

Tem algumas coisa bizarras, mas nada tão fora da linha do que muitos autores chamam de "amor". Gostei profundamente do pai do Elio, suas falas a respeito de como devemos sentir tudo que temos que sentir, bateu forte.

Oliver e Elio são um tanto estranhos nas suas interações, mas achei uma representação muito melhor do "interesse" do que como normalmente ele é representado na mídia, me identifiquei mais do que iria normalmente.

Avisos/Gatilhos:
° Diferença de idade (adulto / menor) romantizado (17/24);
° Homofobia (internalizada);
° Racismo (antissemitismo);
° Estupro estatutário (gráfico).
nana' 14/01/2024minha estante
simm

mr gallant 11/02/2022

depressão
consegui ler rápido, história linda, envolvente e muito triste. sério, chorei muito com o final do livro, estejam preparados emocionalmente para essa leitura.